Ministro Amorim reitera na Câmara acerto na escolha dos caças suecos

ministros-estado-20120216-26-size-598Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa, Celso Amorim, reafirmou nesta terça-feira o acerto do Governo Federal na escolha dos 36 caças Gripen NG para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo Amorim, as aeronaves fabricadas pela empresa sueca Saab foram escolhidas, no âmbito do projeto F-X2, por critérios técnicos, como performance e transferência de tecnologia, e de preço – estes últimos associados aos custos de aquisição e manutenção.

“Mesmo com o reajuste, o Gripen saiu mais barato e vantajoso do que as demais opções”, disse o ministro, ao explicar por que, durante as negociações, o valor ficou cerca de R$ 1 bilhão acima do previsto inicialmente.

“A Estratégia Nacional de Defesa, além disso, diz que o fator decisivo para aquisição deve ser a menor dependência possível do fornecedor. E, nesse sentido, teremos propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, argumentou, ao defender a escolha do Gripen.

Segundo Amorim, como as negociações para reequipar a FAB datam de alguns anos, foi preciso recalcular os custos dos novos aviões a partir das condições econômicas atuais. “O projeto F-X2 é parte de um conjunto de ações para proteção do espaço aéreo. Desde 1995, a Aeronáutica tem procurado um novo tipo de caça multiemprego. Os Gripen serão importantes para capacitar a indústria aeroespacial brasileira”, disse.

O ministro da Defesa explicou que o reajuste nos valores da proposta inicial foi influenciado também por fatores de natureza tecnológica, até mesmo para incorporar maior participação da indústria brasileira no projeto. “Não adianta você pagar mais barato, para pagar para fora. O que a gente quer é criar emprego – emprego de alta qualidade – no Brasil”.

De acordo com o processo de fabricação definido pela FAB, 13 caças vão ser desenvolvidos na Suécia, com o acompanhamento de engenheiros brasileiros; oito deles serão feitos também na Suécia sob a coordenação de brasileiros supervisionados por suecos; e os 15 restantes terão construção e montagem no Brasil. Ao todo, 160 profissionais brasileiros, entre técnicos e engenheiros, estarão no país europeu envolvidos na iniciativa e absorvendo conhecimentos.

O ministro fez a defesa da aquisição dos caças suecos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, onde participou de audiência pública. Estiveram também no evento o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.

Fonte: MD via NOTIMP

13 Comentários

  1. Não deviam restar duvidas de que esse foi o acordo possivel. A oposição a primeira opção foi grande por parte da midia corporativa e dos discipulos da armada yanke, que preferiam de fato os vespões antiquados mas, ainda, satisfatórios, a cagada da descoberta e da informação publica da indignidade yanke azedou a tendencia ao encaminhamento do governo na sua direção, por questões “menores” de dignidade bolivariana, o que levou aos Suecos, e a oportunidade de se construuir laços com um pais culturalmente muito mais promissor para nossos interesses. No fim foi a sabedoria de fazer de limões e gelo encontrados no caminho uma bela limonada. Parabéns, e eu acredito.

    • Alem de posivel mais confiavel com algumas dificultades,alguns boicotes a enfrentar mas dificuldades e boicotes posiveis de ser igualaveis ou ate mesmo superados EU particurlamente era a favor do caça Frances mas apos as divulgações do caso de espionagem onde os FRANCESES AO INVES DE REPUDIAR OS ATOS COMETIDOS PELOS EUA QUIZERAM CONPARTILHAR INFORMAÇÕES PERDI TOTALMENTE A CONFIANÇA NESTE PAIS O PERIGO É REAL PARA O BRASIL NÃO É HORA DE NOS DIVIDIRMOS APOIO COMPLETAMENTE ESTE ACORDO SEM DEIXAR DE APOIAR INVESTIMENTOS PARALELOS CONTINUEM O CAMINHO ESTA CORETO lapp.

    • Julio.
      Fatos extras que não se deve externar por envolver relações exteriores e soberania nacional jogaram os Franceses para escanteio.
      O atual governo ja estava entregando Alcantara,o programa aeroespacial e o geoestacionario aos Yankees em troca de blindagens de suas podridões.
      Então surgiu o santo Snownden e tudo mudou.
      Os Russos ja teriam nos dado o SU35S e o SU27SM3 totalmente apenas com a imposição que respeitacemos a propriedade intelectual pertencente a eles.Ou seja,os teriamos totalmente e tudo o mais que quisessemos deles adiquirindo espertiase e vindo a desenvolvermos proprios projetos mas sem podermos ter o direito de exportarmos o contido no pacote inicial e sim o que viessemos a criarmos mas entrariam tambem algum possivel veto de exportação a paises que não fossem do agrado deles.
      Eu sempre defendi o Gripen dentro do FX2 mas nunca deixei de esternar minha preferencia pelos Sukhois.
      A torcida dentro do quadro de caçadores pelos Sukhois era grande e aguardada com euforia.
      Ao final demos preferencia pelo pacote com mais liberdade.

      • Hummmm,garoto bom ! Ainda arrotando caviar,kkkkk, a russia doando caças eh a melhor piada do ano,kkkk, logo os russos que estao na pindaiba ,kkkkk, ouça um conselho de um sabio que ja demostrou ser superior R….. a vc senhor mestiço , nao fale tantas mentiras , tente controlar a sua vontade de ser algo relevante ,porque pior doque minhas piadas sao as suas tentativas de ficar em evidencia ,tente outra vez !

    • Cara vc deveria trocar de psiquiatra ,kkkkkkkkkk, coleguinha receptador da bolsa lan house ,entenda que politicamente falando nao ha diferença em adquirir SH ou GRIPEN, o primeiro eh 100% americano , o segundo eh 50% americano ,30% ingles e 20 % sueco.sendo a suecia um protetorado anglo-saxao ,temos entao um gripen 100% pertencente a nada da humanidade,kkkkkkk, o govierno petralha saiu pela tangente ,fez uma media com a escoria que os bajula e continua com a bundinha na alça e maça americana,kkkkkk, chuuuupa que nisso vc eh ferah ,kkkkkkkk !

      • Hô! Saurio puro sangue lagarto, é isso aí seu contra ponto inteligente? Ufanar seus irmãos yankes? Criadores do teu universo? Na verdade lagartão você só mostra o que já estava evidente, que desrespeito a pessoas e depois a países com os quais você e seus irmãos aprenderam a temer. Como o Brasil que só precisa de um pouco mais de cidadania com convicções patrioticas para as ambições de vocês em seus proprios traseiros. E com certeza terão prazer, afinal, como você, escondem suas mais baixas e indignas sensações sob o manto de uma falsa religiosidade. Você e transparente e todos os sentidos inclusive no vazio.

    • Stadeu tu me vem postar uma outra materia de um outro site que não tem nada haver com a materia aqui discutida e ainda menosprezar a escolha Brasileira pelo Gripen NG.
      Alem de demonstrar incapacidade de produzir proprio raciocineo que venha acrescentar algo a materia aqui discutida,voce ainda demonstra total incompreensão em discernir a diferença de compra de material consecionado e de acordo de participação em programa de compartilhamento tecnologico.

    • Porque esse espanto meu caro.Afinal de contas subornos sempre foi praxe governamental e privada Americana.Quando outros subornam eles reclamam.

1 Trackback / Pingback

  1. Ministro Amorim reitera na Câmara acerto na escolha dos caças suecos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.