EUA acreditam que Irã realizou ataques aéreos contra Estado Islâmico no Iraque

Imagem meramente ilustrativa

Os Estados Unidos têm indicações de que o Irã tenha realizado ataques aéreos sobre alvos do Estado Islâmico no Iraque nos últimos dias, disseram autoridades norte-americanas nesta quarta-feira. 

Um alto representante iraniano negou que o Irã tenha feito ataques aéreos contra o grupo militante no Iraque.

Autoridades norte-americanas, falando em condição de anonimato, disseram que os EUA possuíam indicações de que o Irã havia realizado ofensivas aéreas utilizando jatos F-4 Phantom nos últimos dias.

O porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que os EUA não estavam coordenando suas atividades militares com o Irã e acrescentou que cabia aos iraquianos gerenciar seu espaço aéreo.

A possibilidade de que forças militares dos EUA e do Irã estejam separadamente realizando ataques aéreos no mesmo país levantou questões sobre o grau de coordenação que isso pode exigir, mesmo indiretamente, para evitar um contratempo.

Um alto representante iraniano disse que nenhuma ofensiva havia sido executada e que Teerã não tinha intenção de cooperar com Washington.

“O Irã nunca se envolveu em quaisquer ataques aéreos contra o Daesh (Estado Islâmico) no Iraque. Qualquer cooperação em tais ataques com a América também está fora de questão para o Irã”, disse o representante, sob condição de anonimato.

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, que está em Bruxelas para uma reunião da coalizão liderada pelos EUA, disse não ter informações sobre tais ataques.

Embora o Irã, país xiita, e os Estados Unidos tenham se estranhado há décadas, eles têm o Estado Islâmico como inimigo comum, após o grupo radical sunita ter tomando grandes faixas territoriais no Iraque e na Síria.

Por Philip Stewart, Parisa Hafezi, Lesley Wroughton e Dominic Evans

Fonte: REUTERS

 

7 Comentários

  1. Estranho os EUA suspeitarem,não são eles os donos na verdade,aqueles que sempre tem razão ?
    Bem que poderia ser verdade pois pelo menos assim o Irã estaria tentando consertar essa mer%$#@a que os EUA fizeram no Iraque e Síria.

  2. Só não entendo por que essa celeuma, afinal não é interesse de todos destruirem esse tal de estado islamico? Se o Ira atacou e o Iraque ou a Siria não reclamaram, qual o problema para os yankes, deviam agradecer afinal estariam poupando grana do contribuinte yanke. Parece aqueles pitis de afrescalhado por ter encontrado uma concorrencia que lhe ofusca.

    • O Phantom II é realmente bonito, sim.

      Mas, aproveitando, Israel (e sua poderosa ‘Hall é pra rir’) poderia dar uma sobrevoadinha lá no Iraque pra dar uns pegas nos Iranianus mal feio e bobo não é verdade! Aproveitar a oportunidade e descontar o tanto de pincel atômico e flipchart que gastaram durante os últimos anos… rsrsrs!

      • Ué! E já que o Irã semanalmente ameaça Israel de aniquilação, por que a gloriosa força aérea deles não ataca Israel minha cara groupie?

  3. Curioso que eu tenha crescido ouvindo e relacionando Xiitas com “radicais islâmicos e terroristas”. Hoje vê-se que o papel se inverteu completamente. Os sunitas é que são os tarados da vez.
    Ou será que sempre o foram?
    Senão vejamos:
    Sírios, maioria sunita.
    Arábia, nem se fala.
    Líbia, maioria sunita.
    Grupos como o Talibã, al-Qaeda e trocentos outros também são de origem sunita e muitos dos quais nascidos onde? Na Arábia, claro. Arábia aliada de quem?

1 Trackback / Pingback

  1. EUA acreditam que Irã realizou ataques aéreos contra Estado Islâmico no Iraque | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.