Rússia não pode continuar gasoduto South Stream, está encerrado

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a Rússia não pode continuar o projeto do South Stream. Ao mesmo tempo, apontou o presidente russo, a Rússia está pronta para construir um outro sistema de dutos para atender às necessidades da economia turca, criando na fronteira um hub gasífero adicional.

Vladimir Putin constatou que as relações em matéria de energia entre a Rússia e a Turquia subiram para um nível estratégico. De acordo com o chefe de Estado russo, a Rússia vai aumentar em 3 bilhões de metros cúbicos a oferta de gás para o mercado turco no âmbito do projeto do Blue Stream.

Além disso, Vladimir Putin anunciou que, a partir de 1 de janeiro de 2015, a Rússia diminui em 6% o preço do gás para os consumidores na Turquia.

Fonte: Voz da Rússia

Intercâmbio comercial entre Rússia e Turquia deverá atingir 100 bilhões de dólares

O volume de comércio entre a Rússia e a Turquia deverá chegar no final desta década a 100 bilhões de dólares, disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

“Temos planejado que em 2020 o valor do comércio entre os dois países chegará a 100 bilhões de dólares. Neste momento, a vontade política para isso está presente”, expressou Erdogan, falando em coletiva de imprensa após as negociações com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em 2013, conforme o chefe de Estado da Turquia, o volume de comércio entre os dois países atingiu a marca de 32 bilhões de dólares.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

 

16 Comentários

  1. Devido à crise na Ucrânia, a Europa mandou suspender a construção deste gasoduto, que se beneficiava à Rússia, beneficiaria muito mais a Europa.
    .
    A ideia era só “toca o terror” na Rússia, mas, nunca desistir do gasoduto.
    .
    Se o negócio é “tocar o terror”: — Vem o “Dimirzinho” e: — ENTÃO TOMA!!!!
    .
    Pois bem, esta decisão de Vladimir Putin, faz-me lembrar de dois provérbios portugueses:
    .
    — “Onde se dá, aí se leva.”
    — “Chumbo trocado não dói.”
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Li essa materia ontem no Zero Hedge e veio na mente a questao das relacoes Turquia e Siria. Parece-me que Turquia apoia os islamitas que querem depor Assad. Quem mudou de posicao, Turquia, separando-se dos EUA e se aproximando do BRICS ou Putin preparado a sacrificar Assad.e abracar Erdogan.

      • Salve JOJO,
        .
        Para termos a resposta de seus questionamentos, teremos que aguardar um pouco mais para vermos melhor os resultados políticos deste encontro de Putin e Erdogan.
        .
        Quanto ao resultado politico/comercial, já ha resposta, está aí na matéria deste post, porém, se usarmos de perspicácia e um pouco de imaginação, podemos notar a mente pragmática e nacionalista de Putin ao lado da mente, porque não dizer, islamita/nacionalista/ pragmática e magoada com a Europa de Erdogan.
        .
        De fato, há magoa nas duas mentes em questão. Não fosse a magoa de Putin com a recente postura da Europa no que diz respeito à Rússia/Ucrânia, este encontro não ocorreria para produzir o resultado que estamos vendo.
        .
        No que tange a questão Síria, Putin já protagonizou severas criticas e acusações fortes a participação de Erdogan no apoio aos radicais islâmicos que tentam derrubar Assad. Ainda no que tange a Síria, Erdogan já odiou, acho que posso me referi a respeito com esta expressão sem medo de errar, o apoio de Putin a seu desafeto (histórico) Assad, posto que Erdogan desejasse sua cabeça; por favor, é só uma figura de linguagem, pelo menos de minha parte.
        .
        É a surpreendente capacidade dos atuais políticos do Ocidente em produzir e reunir/aproximar, desafetos contra si.
        .
        Se não vejamos, temos um cristão “renovado” – Rússia, um ateu – China e um islamita – Turquia, de um prisma ideológico “religioso”, é uma tríade muito interessante. Primeiro Rússia/China, agora Rússia/Turquia, com um agravante neste segundo caso, Turquia é OTAN. Aproximação totalmente improvável na mente de qualquer analista de geopolíticas dez anos atrás.
        .
        Mas, é fato, descortinam-se as nossas vistas grandes acontecimentos na geopolítica, vamos aguardar os próximos movimentos, quais pedras serão movidas neste grande tabuleiro que é o mundo da geopolítica.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Meu caro. Vejo hoje o Erdogam muito mais proximo, inclusive em posições assumidas, com a Russia o que o coloca mais proximo do Assad. Apesar da Siria viver um tipo de politica que se assemelha a ditadura, ou até melhor um imperio, sob contestação, o Erdogam demonstrar ter interesse num sistema parecido. Por isso as semelhanças que me referi, coisa que o “ocidente” hipocrita nunca apoiaria.

  2. O que acho interessante é ver como o Putim é comedido na apresentação de emoções, tivesse uma lagrimas em sua face diria que esta chorando. Parece gostar do estilo Mona Lisa. Rsrsrsrsrs.

  3. quem perdeu nessa foi a europa pois , pelo desenho antes iria direto para a europa e agora vai passar pela Turquia antes de ir a europa

  4. Enquanto lá o governo CRIA uma ENTRADA de 100 Bilhões com energia… aqui o nosso governo ROUBA mais de 60 Bilhões de uma empresa de energia!

    E depois resolve aumentar os impostos, para gerar dinheiro, pra pagar as despesas!

    Isso aqui tá virando mesmo o “Latifúndio dorsal sul” da Mãe Joana! (e vai ver ela era até uma pessoa legal, bacana!)

    • Caro Mauro, não temos um governo sério, nossa população é de costumes corruptos (digo na maioria ) e o sistema político daqui é fétido, não dá pra comparar com uma nação do porte da Rússia. Se pararmos pra analisara história de reerguimento de alguns países, veremos que somos literalmente retardados intelectuais e sociais pra não aproveitar os bons ventos que sopram para ir de encontro ao progresso, não temos uma gestão séria de recursos (como no caso Petrobras) e olhando essa trajetória de menos de uma ano, percebemos como a Russia é uma verdadeira potência global, digna de reconhecimento e respeito, assim como outros seletos países.
      No que tange ao assunto ‘acordos energéticos’, está bem claro que os temores da UE são reais…a Rússia pretende diminuir ao máximo qualquer dependência econômica em acordos com os países membros deste grupo, e na transparência das posturas russa nestes últimos acordos, fica claro que eles já estão trocando seus clientes europeus por clientes mais confiáveis, e a Turquia é um cliente potencial, que tem muito a agregar financeiramente a Rússia,e tem muito a ganhar com os diversos produtos das prateleiras russa.
      Pelo andar da carruagem essas sanções vão causar o que está bem claro (pelo menos hj) : divisão da Ucrânia (Ucrânia e Donbass), Rússia trocará o mercado europeu por outros mercados (salvaguardo, talvez a Alemanha,que tem sido mais independente da UE em suas decisões), diversificação do poder econômico e geopolítico entre EUA (que tornará a UE um vassalo) RIC (Russia, Índia e China, pois nesse cenário de grandes players provavelmente não haverá espaço pra amadorres como o Brasil) além claro, do posicionamento de países subdesenvolvidos que tendem a abraçar a um dos lados, para obter apoio para crescerem.
      Saudações.

    • “… aqui o nosso governo ROUBA mais de 60 Bilhões de uma empresa de energia!”

      Rouba mais R$ 150 bilhões dos trabalhadores, com a manipulação da TR que incide no cálculo do FGTS.

    • E olha que nem falei da CPMF. Só esse “imposto” (odeio essa palavra… imposto, imposição, falta de escolha) daria para reequipar todas, TODAS as forças armadas.

      http://bit.ly/17MPEc2
      CPMF arrecadou R$ 284 bilhões desde sua criação

      E hoje pra investir 10, 20 bilhões, tem-se que atravessar 2 ou 3 mandatos, e amarrar um monte de “entrelinhas” para garantir a prop… a comissão dos envolvidos!

      Lamentável!

  5. Auto lá; tenha cuidado com o que a nossa mídia anuncia, ela adora jogar valores no ar que só existiram nas cabeças fantasiosas dos editores.
    Que os cargos de diretoria da Petrobrás eram vias de fortunas pessoais nunca foi um mistério, e assim se dava desde os tempos dos militares…

    Não vá na onda manipulada deste bumbo tocado de “corrupção na Petrobrás”, pois esta empresa só é a gigante de hoje por ser estatal. As petroleiras privadas brasileiras fracassaram, todas. A Ypiranga tornou-se uma distribuidora… Simplesmente não é possivel tocar uma empresa de exploração de petróleo em nossos dias, devido ao volume necessário de investimento, se ela não for estatal… E vou além, as empresa de petróleo que possuem reservas de monta e capacidade de investimento, são todas elas estatais…

    Então me aparece um “especialista”, em um veículo de mídia que é porta-voz dos interesses dos EUA e diz que a “America Latina precisa separar as empresas de petróleo dos governos”…
    Que gracinha…

    Eu sei para onde querem tocar o barco. Não caia na onda da mídia subserviente. A Petrobrás possui a maior carteira de investimentos dentre as petroleiras e terá a entrada a partir de 2015 de parte destes investimentos, pois as refinarias estão para serem inauguradas, provendo o mercado interno de derivados e evitando a importações do mesmo, o que terá impacto na “conta-petróleo”, ou seja na balança comercial.

    Existe uma diferença entre existir corrupção e escondê-la. Não se esconde a corrupção no Brasil e ela é combatida, daí parecer que ela é algo recente. Não é verdade: a ponte Rio – Niterói custou quatro vezes mais do que devia, todavia disso ninguém lembra. É uma obra dos honestíssímos militares. Você culpa o Geisel? Eu não. Andreazza? Talvez, ele nunca contou com apoio da caserna, se queres saber…

    O bumbo da corrupção, que estranhamente só é revelado quando apontado em direção ao partido de turno, o PT, enquanto tudo aquilo que revela as mazelas da oposição, PSDB, é escondido, ou esquecido pela mídia, visa criar um clima de desestabilização; o interessante é que a bagunça na Ucrânia começou assim, igualzinho…

    Portanto, digo, compra a festa quem é bobo. Eu não. Minha carcaça velha e bem curtida mostra-me as farsas repetidas entregues pela história.

  6. eu li na veja que foi 700 trilhões de libras rsrsrs , essa nossa mídia é um perigo mesmo golpista mentirosa e tenta jogar feses no único governo que deu a policia federal condições de investigar o crime organizado nesse pais que rouba desde o começo da democrecia
    acho que alguns estão gostando é do governo de são Paulo aonde as denuncias vao para debaixo do tapete e agora vao dar agua de reuso que pode deixar o povo estéril e doente pois esses vermes não investiram em novas represas durante 22 dois anos que estão no poder
    ultimo a investir em represas em são Paulo foi o maluf , ta vendo falaram mau agora queima a lingua

Comentários não permitidos.