OTAN criará força conjunta de reabastecedores para nações Européias

a330mrtt_refuelling-pods-ejectedTradução e adaptação

E.M.Pinto

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está estabelecendo uma frota multinacional de multinacional, de aeronaves reabastecedoras e transportadores. A aquisição da frota será liderada pelos Países Baixos. A decisão seguiu a aprovação de dez países europeus que assinaram a carta de intenções para comprar em conjunto e operar a frota de reabastecedors em Novembro de 2012.

A decisão de lançar a fase de aquisição foi feita em 21 de Novembro de 2014, com base num acordo de cooperação assinado entre a OTAN e a Organização Conjunta de Cooperação de Armamento ( OCCAR ) que irá supervisionar a aquisição. A OCCAR também está gerenciando outros dois programas de aviação para OTAN- o airlifter tático A400M como parte de um programa de aquisição conjunta de apoio às  170 aeronaves para a Alemanha, França, Espanha, Turquia, Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo. Outro programa sob responsabilidade da OCCAR programa é o programa do helicóptero de ataque Tiger, apoiando França, Alemanha e Espanha, os quais seguirão-se as aquisições de 184 helicópteros de ataque de vários modelos. Ambos os programas são produzidos pela Airbus Defense Space.

MRTT1

O Airbus MRTT é esperado para ser o favorito, porém ainda não foram anunciados o número e o modelo de aeronaves a serem adquiridos. O A330 MRTT já está em serviço com o Reino Unido, onde 14 são operados por uma empresa privada. Na semana passada, o Ministério da Defesa Francês anunciou a encomenda de 12 “Phoenix” MRTT de um modelo semelhante para a Força Aérea Francesa.

A iniciativa vai aumentar a capacidade  de reabastecimento ar-ar disponível para os países europeus. As atuais nações participantes incluem a Holanda e Noruega, ambos irão supervisionar a aquisição e sustentação operacional da aeronave. Os outros países que apoiam o programa são a Bélgica, França, Grécia, Hungria, Luxemburgo, Polónia, Portugal e Espanha. A OTAN está também compartilha a manutenção de uma frota de três Boeing cargueiros C-17A Globemaster III, no âmbito do programa de Transporte Aéreo Estratégico lançado em 2006.

Fonte: Defense-Update