MD coloca o Projeto do Torpedo Pesado Nacional (TPN) como Produto Estratégico de Defesa

torpedo

Com a inclusão do Projeto TPN (Torpedo Pesado Nacional) como Produto Estratégico de Defesa, o Governo Federal, através do Ministério da Defesa, demonstra que este projeto é fundamental para o desenvolvimento da indústria bélica nacional.

A Marinha do Brasil (MB) possui o Programa ‘Esporão’, onde além do TPN, outros sistemas estão incluídos.

“A MB aprendeu um método e segue aplicando-o.

Compra um sistema e exige ToT (Transferência de Tecnologia) e o que difere do passado é que existe uma equipe que fiscaliza os termos de ToT  e puxa ao limite o que podemos absorver, seja dentro ou fora do contrato… e (assim)  garante a (sua) melhor consecução.

Existe agora uma outra equipe que recebe a tecnologia para estudá-la, entende-la e ao sistematizar tem de encontrar pessoas e empresas civis que tenham conhecimentos análogos, ou similares, que possam co-absorver a tecnologia (não adianta ela ficar só na MB) e assim ampliá-la fazendo não só produtos industrializados similares para a MB, como também ajudar as empresas identificadas a incorporar a novos ou antigos produtos civis, de modo a enraizar o conhecimento e torna-lo nosso. Deste modo estará sempre disponível na MB e na FFAAs.

Os processos de ToT SEMPRE são necessários quando se quer queimar etapas e dar mais velocidade a evolução tecnológica. A quantidade de etapas queimadas e a rapidez do avanço dependerá da competência em absorver o que for cedido e o que for capaz de desenvolver por si só, quando for negado, ou quando for preciso, ou quando achar um caminho próprio diferente.dou-torpedo-600x409

(Um exemplo é) o caso  EMBLEMÁTICO do sonar americano (empregado nas) Fragatas Modificadas (da Classe Niterói, pois ao não fornecer) o tal filtro (da) US Navy (USN), tornava o sonar adquirido inútil para a MB. O que faltou comentar foi que após um grupo de “Abnegados Acústicos”  desenvolverem o tal filtro (no Brasil), a MB … na primeira oportunidade que se apresentou, aceitou um convite de operação conjunta com a USN nos EUA e … enviou uma das Fragatas Modificadas, já equipada com o filtro nacional (em operação)… com um desemprenho, no mínimo, tão bom quanto às unidades que operavam o mesmo sonar, ou similar, do mesmo fabricante na US Navy.” Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

“Do torpedo MK-37 será usado somente o transdutor como fonte de inspiração para o sistema de busca do TPN-1 (Torpedo Pesado Nacional 1), …”  Oséias M.G.

Fonte: Diário Oficial da União (DOU) via Defesa Aérea & Naval (DAN

13 Comentários

  1. Não levo fé… já perdemos chance de fazer uma parceria boa com a WhiteHead… e isso aí e jogo de gente grande!

    Estamos longe de desenvolver um artefato moderno nesta área!

      • Por que é preciso investimento, muito investimento, e testes para desenvolver este tipo de equipamento.

        E a nossa marinha (já dei baixa faz tempo!) ainda hoje mendiga trocados para se manter operacional.

        O caminho mais rápido para chegar nisso é uma parceria… mas ainda assim levaria alguns bons anos… isso como uma puta equipe, levando a sério, e com investimentos à altura.

        Como aqui os projetos são todos “de curto prazo” e não preveem orçamentos a serem mantidos para projetos de longo prazo… a cada 4 anos temos a mesma ladainha de políticos “chantageando” todo mundo para liberar as verbas para continuação dos projetos!

        Tenho visto projetos por aí que vão na casa dos 20 anos… e são levados a sério! Já aqui…

        Ainda estou P da vida com o novo fuzil nacional, que é uma M! Quando o pessoal vai pro confronto, no mínimo leva o confiável FAL, senão vão dar com os burros n’água!

        http://bit.ly/12ocDtB

        http://bit.ly/12ocE0P

        http://bit.ly/1CH7RbJ
        Nesse último os oficiais ainda jogam a culpa no militar que montou a arma, e não no design da arma!

        Tenta fazer isso com uma Glock ou Bereta e vê se rola!??? Papo furado!

  2. Grande ministro, foi um grande chanceler e agora faz um trabalho extraordinário a frente do Ministério da Defesa. Logico que os boi corneta adoradores da dependência não gostam dele, afinal é o único que, após muito tempo, inclusive após ministros militares, consegue através de sua influência, resgatar o moral da tropa e levando nossas forças armadas para dias melhores.

  3. Nossas Forças Armadas não estam exigindo ToT de graça devem ter levado muita rasteira e este torpedo é o primeiro os proximos seram melhorados.

  4. De Pacificadores a Patos !

    Local o Cemitério de Vinhedos (SP). O oficial então pediu, que em homenagem ao jovem cabo, o brado fosse entoado pelos presentes. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, o melhor amigo de farda da vítima puxou com um grito “Operações” e todos responderam “Resgate”.

    Este grito reflete a maior encruzilhada das missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) atualmente em curso como a Força de Pacificação da Maré.

    O Grupo do Cabo do Exército Michel Augusto Mikami, membro da unidade formada por soldados profissionais, o 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL),experiente com um passagem pelo Haiti, transformou o seu Grito de Guerra de “Operações Especiais”para “Operações Resgate”.

  5. Defesa Celso Amorim
    Como que escondidos em uma sala do Palácio Guanabara, em 29JUL14, o Ministro da Defesa Celso Amorim, o Governador do Rio de Janeiro Fernando Pezão, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a Secretária da Segurança Nacional Milki e o impagável Secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, o rifador das melhores forças policias do Rio de Janeiro, sem nenhuma autoridade militar presente prorrogaram “ad infinitum” a presença dos Militares na Força de Pacificação do Complexo da Maré.

1 Trackback / Pingback

  1. MD coloca o Projeto do Torpedo Pesado Nacional (TPN) como Produto Estratégico de Defesa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.