Defesa & Geopolítica

MD coloca o Projeto do Torpedo Pesado Nacional (TPN) como Produto Estratégico de Defesa

Posted by

torpedo

Com a inclusão do Projeto TPN (Torpedo Pesado Nacional) como Produto Estratégico de Defesa, o Governo Federal, através do Ministério da Defesa, demonstra que este projeto é fundamental para o desenvolvimento da indústria bélica nacional.

A Marinha do Brasil (MB) possui o Programa ‘Esporão’, onde além do TPN, outros sistemas estão incluídos.

“A MB aprendeu um método e segue aplicando-o.

Compra um sistema e exige ToT (Transferência de Tecnologia) e o que difere do passado é que existe uma equipe que fiscaliza os termos de ToT  e puxa ao limite o que podemos absorver, seja dentro ou fora do contrato… e (assim)  garante a (sua) melhor consecução.

Existe agora uma outra equipe que recebe a tecnologia para estudá-la, entende-la e ao sistematizar tem de encontrar pessoas e empresas civis que tenham conhecimentos análogos, ou similares, que possam co-absorver a tecnologia (não adianta ela ficar só na MB) e assim ampliá-la fazendo não só produtos industrializados similares para a MB, como também ajudar as empresas identificadas a incorporar a novos ou antigos produtos civis, de modo a enraizar o conhecimento e torna-lo nosso. Deste modo estará sempre disponível na MB e na FFAAs.

Os processos de ToT SEMPRE são necessários quando se quer queimar etapas e dar mais velocidade a evolução tecnológica. A quantidade de etapas queimadas e a rapidez do avanço dependerá da competência em absorver o que for cedido e o que for capaz de desenvolver por si só, quando for negado, ou quando for preciso, ou quando achar um caminho próprio diferente.dou-torpedo-600x409

(Um exemplo é) o caso  EMBLEMÁTICO do sonar americano (empregado nas) Fragatas Modificadas (da Classe Niterói, pois ao não fornecer) o tal filtro (da) US Navy (USN), tornava o sonar adquirido inútil para a MB. O que faltou comentar foi que após um grupo de “Abnegados Acústicos”  desenvolverem o tal filtro (no Brasil), a MB … na primeira oportunidade que se apresentou, aceitou um convite de operação conjunta com a USN nos EUA e … enviou uma das Fragatas Modificadas, já equipada com o filtro nacional (em operação)… com um desemprenho, no mínimo, tão bom quanto às unidades que operavam o mesmo sonar, ou similar, do mesmo fabricante na US Navy.” Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

“Do torpedo MK-37 será usado somente o transdutor como fonte de inspiração para o sistema de busca do TPN-1 (Torpedo Pesado Nacional 1), …”  Oséias M.G.

Fonte: Diário Oficial da União (DOU) via Defesa Aérea & Naval (DAN

shared on wplocker.com