Militares russos visitam o Brasil

Russos Brasil (1)

Cooperação em defesa antiaérea

Comitiva da Federação Russa realizou visita ao Brasil nesta semana para conhecer a parte operacional dos sistemas brasileiros de Defesa Aeroespacial e de Defesa Antiaérea, responsáveis pelas ações de proteção com emprego de mísseis para o abate de alvos aéreos hostis.

Liderado pelo general Serguei Babakov, comandante das tropas de mísseis antiaéreos da Força Aérea Russa, o grupo foi recebido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Gérson Machado, responsável pela Chefia de Logística do Ministério da Defesa. A comitiva cumpriu uma extensa agenda com objetivo de estreitar a cooperação entre os dois países no setor de defesa antiaérea.

Em Brasília, os russos visitaram o 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe) do Exército Brasileiro, onde o comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª BDA AAAE), General de Brigada João Chalella, fez uma apresentação sobre a forma como a unidade se insere no Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Na oportunidade foram apresentados os equipamentos utilizados pelo Brasil, como radares e mísseis, além do Centro de Operação Antiaérea. “Mostramos a estrutura da Brigada e como é feito esse acionamento pelos nossos sistemas de comunicações, sempre sob o controle do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro)”, disse o general.

Os militares russos também estiveram no COMDABRA e no CINDACTA 1 (1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), onde o Brigadeiro do Ar Leonidas Medeiros de Araújo Junior detalhou como é feito o monitoramento de toda a malha aérea, além de apresentar os sistemas utilizados para controlar os cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados do espaço aéreo brasileiro.Russos Brasil (2)

O General Serguei Babakov conversou com os responsáveis pela defesa antiaérea do Brasil, detalhando técnicas e equipamentos que já são utilizados na Rússia e elogiou muito a parceria.

Ambos países vêm estabelecendo uma série de conversas ao longo dos últimos anos sobre a demanda das Forças Armadas brasileiras por um sistema de defesa antiaérea de média altura, capaz de abater alvos que transitam a partir de 10 mil metros.

Em agosto deste ano, uma comitiva brasileira esteve em Moscou para realizar avaliações complementares do sistema de artilharia antiaérea de média altura Pantsir-S1, que poderá ser adquirido pelo Brasil para suprir essa necessidade.

Até o final deste ano está prevista outra visita de comitiva do Ministério da Defesa na Rússia, como parte de seguir nas tratativas sobre o assunto.

Além de técnicas e equipamentos de defesa antiaérea, os militares também trocaram informações sobre o planejamento de segurança e defesa adotado pelo Brasil durante a realização de grandes eventos, que obteve bons resultados durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Os oficiais brasileiros explicaram que para o mundial, as três Forças Armadas atuaram em diversas áreas de segurança e tudo foi monitorado pelos centros de comando e controle.

A comitiva russa demonstrou grande interesse em saber mais sobre a experiência brasileira já que, em 2018, a Rússia sediará o maior evento de futebol do planeta. “Temos total interesse em continuar esse contato para podermos adotar mais a experiência dos brasileiros”, afirmou o general Serguei Babakov.

Foto: General Serguei Babakov durante visita ao 11º Grupo de Artilharia Antiaérea. (Imagem: Assessoria de Comunicação do  Ministério da Defesa)

Fonte: Tecnologia & Defesa (T&D)  

2 Comentários

  1. O babaSaurio yanke deve ter torcido o nariz com essa, o que é bom para o Brasil é ruim para os States. Que beleza kkkkkkkk.

  2. É bom você reforçar o lobby mesmo Sr. Babakov ( Babakov ??? rsrsr), pois tem gente querendo colocar água no seu chopp por aqui.

Comentários não permitidos.