Rússia poderá recusar navios Mistral

BorisO vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, afirmou que a Marinha russa vai recusar dos porta-helicópteros Mistral.

Borisov observou que o porta-helicópteros não constitui um elemento inalienável do organograma da Marinha da Rússia. “Nós saberemos encontrar onde gastar de forma mais eficiente o dinheiro que voltará reembolsando o adiantamento já pago”, acrescentou Borisov.

A França terá de devolver à Rússia o dinheiro já pago por esta, assim como pagar uma multa. O pagamento total é estimado em cerca de três bilhões de euros.

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. Se os russos fizerem isso vai ser um golpe de mestre,provavelmente os Franceses já passaram uma enorme game de conhecimentos relativos ao Mistral,planos técnicos,ferramental,e se os franceses por alguma clausula for obrigado a devolver pela não entrega ou quebra de prazos de entrega a rússia terá feito um negócio da China.

    • Barca,

      É bem verdade que esses navios não são essenciais a Russia, mas ainda assim representa a ausência de uma capacidade convencional que lhe seria muito interessante.

      Mesmo que os franceses tenham repassado algum conhecimento, é certo que levará tempo até que os russos interpretem e apliquem o mesmo… Não seria exagero afirmar que seriam anos de trabalho até que efeivamente tivessem algo que pudesse levar a um LHD como a classe Mistral…

      • Caro _RR_
        Penso que realmente farão falta esses meios, mas tbm penso que melhor é para os russos que isso aconteça agora do que no futuro. A aliança Rússia – UE chegou ao seu estágio final, onde estagnará nos acordos medíocres de pouca importância, e dada a postura pouco soberana da França em relação aos EUA no assunto Mistral, não é confiável continuar contando com eles, o melhor agora, é a Russia embarcar nos acordos com seus aliados famintos, que podem lhe fornecer cobertura de custos, mão de obra barata e até expertise para produizir esses e outros meios, e neste caso específico, seria de muita valia um acordo sino-russo. Sds

  2. Agora os russos vão aprender o quão confiáveis são os franceses!Um conselho a eles ,esperem deitados a devolução do dinheiro e o pagamento da multa.HAHAHAHAHAHAHAHA…

    • ihhh mais um que acredita que Russo é bobinho! Ficou com saudades dos ‘esquerdopatas’ banidos é! Ou vc tá sem dim dim pra renovar a sua assinatura… HAHAHAHAHAHAHAHA

    • Se a dívida fosse com o Brasil, eu até concordava… mas é com a Rússia… o buraco é BEM MAIS EMBAIXO!

      Num momento em que a Europa e OTAN estão posando de países modelos que cumprem com as normas internacionais… NÃO PAGAR O ACORDO FEITO seria como que uma bomba atômica diplomática sobre não só a França, mas toda a Europa… permitindo à Rússia tomar atitudes bem mais ariscas com relação às suas negociações…

      Já pensou se cismam de fazer como Brasil… “pago só depois de receber tudo!”… os caras lá iriam à loucura sem “capital de giro” pra produzir o que estão vendendo! Isso mesmo… o dinheiro que permitiu a construção dos navios foi DINHEIRO RUSSO!

      Os Mistrais não fariam tanta falta à Rússia, que aliás é bem capaz de desenvolver modelos próprios mais atualizados… mas a Rússia pode apertar o cinto da Europa e obriga o pagamento da dívida… E ESTARIA ABSOLUTAMENTE CERTA!

      Quem é a França pra chantagear a Rússia!??

      • Isso tudo sem falar nos danos à credibilidade francesa na venda de armas, que já não era boa.

        Me pergunto o que os indianos estão pensando agora.

      • Agora vejam vocês, uma das coisas mais “disciplinadamente” ouvidas aqui no Brasil foi honrar contratos, parecia um mantra da midia venal conservadora nacional, hoje nenhuma critica a França que faz isso a pedido yanke. Os estelionatários adoram pregar moral de cueca e intimidar para fazer valer seus interesses. Esse e o mundo hipocrita do “ocidente”.

  3. Recentemente li um artigo que falava do imbróglio Mistral, pois diferentemente do que pensam alguns aqui a situação para os franceses não é tão fácil como se imagina, pois além de encontrar um país interessado em adquirir o Vladivostok e o Sebastopol, terá de encontrar um país ao qual Rússia concorde com a venda, pois no interior dos navios existem uma infinidade de produtos de origem russa e que são de propriedade intelectual russa e somente poderão ser repassados com a devida autorização russa.

    Por outro lado e evidente que a aquisição destes navios garantiria uma excelente up grade as forças anfíbias russas, mas isso não significa que a não entrega destes navios vá causar uma enorme prejuízo aos planos de moscou em reequipar sua Marinha, ao contrário somente vai fazer com que moscou olhe mais atentamente ao sul do Pacífico e novamente se direcione rumo a China, fato este que para a infelicidade dos ocidentais fortalecerá ainda mais a união entre o urso e o dragão.

    A questão da devolução do dinheiro pago e da multa a ser aplicada certamente será resolvida em uma corte de arbitragem, mediante os termos do contrato, sendo que dificilmente a França escapará de ser penalizada, restando apenas saber o montante a ser devolvido já que parte da tecnologia do Mistral já foi transferida com a construção das duas unidades.

    Acredito que entre as partes envolvidas a mais ansiosa para uma solução é a própria DCNS, pois é única que nada pode fazer para solucionar a demanda, bem como a única que vai experimentar os prejuízos.

      • Araujo,
        “a completa subalternidade da França”, descreve melhor a situação…

        E na verdade é a submissão não da França, más de um governante fraco e fantoche : Hollande!
        Infelizmente os franceses vão a reboque do governante que elegeram, quem sabe na próxima eleição, Marine Le Pen ganhe..

        Hollande seria de esquerda e Le Pen de direita,
        no entanto, não são estes rótulos que importam ao império anglo/sionista, má sim se o candidato é nacionalista ou um subalterno entreguista…

        Se for um “nacionalista soberanista”, será demonizado ,caluniado e atacado implacavelmente, seja ele(a) de direita ou de esquerda !

        Más se for um subalterno entreguista, seja ele(a) de direita ou de esquerda, será auxiliado, elogiado e blindado pela grande mídia corporativa “ocidental”…

  4. Tá demorando a Rússia fazer isso, talvez aja alguma cláusula contratual que permita esse atraso, só por isso.

    Na verdade esses navios são corais artificiais em guerra de verdade, só serve pra policiamento e ameaça dissuasória em guerra fria.

    Pela grana que vai voltar dá pra fazer muita coisa muito mais letal .

  5. Ja comentamos o não cumprimento de acordos por parte da França,pensei ser imposivel da França colocar a sua fragil credibilidade em risco,E LEMBRANDO O MEU COMENTARIO ONDE EU ACREDITAVA SER IMPOSSIVEL TAL ATITUDE POR PARTE DA FRANÇA, queimei a lingua mas lembrando que caso isto viece a acontecer poucos paises teriam a aprovação da Russia para a compra destes navios,onde coloquei o Brasil e a Venezuela como privilejiados na america do sul NÃO SOMOS OS PRIMEIROS DA LISTA MAS ESTAMOS NA LISTA,o repasce destes navios seria muito bom para a França pois diminuiria muito os prejuizos,MAS CASO A RUSSIA QUEIRA FERAR MESMO COM A FRANÇA BASTA DIFICULTAR AO MAXIMO O REPASE DESTES NAVIOS AI O BIXO PEGA PARA A INDUSTRIA NAVAL DA FRANÇA,ja pensaram estes dois navios no brasil se bem que eu gostaria que o Brasil tentace construir seus proprios aqui.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia poderá recusar navios Mistral | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.