A partir de fevereiro de 2015, o Brasil vai passar a contar com um Núcleo da Missão Naval em São Tomé e Príncipe, arquipélago na costa ocidental da África. Portaria assinada pelo comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, estabelece as atribuições da representação militar, que estará subordinada ao Estado-Maior da Armada.
O Núcleo da Missão Naval tem como missão principal efetuar levantamento das reais necessidades da Guarda Costeira do país africano com vistas à elaboração de uma proposta de acordo de cooperação em Defesa entre Brasil e São Tomé e Príncipe.
Além disso, a representação da Marinha vai atuar no acompanhamento e apoio das atividades do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais em solo africano; administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais; e o assessoramento ao embaixador em São Tomé e Príncipe.
A previsão é que os integrantes do Núcleo da Missão Naval cheguem ao país africano em fevereiro de 2015. As obras de implantação da infraestrutura física devem estar concluídas até abril.
A expectativa da Marinha é que o Núcleo já esteja ativo no mês de maio.
Ao meu ver o Brasil deveria era instalar bases navais ou porto nesses Países amigos a fim de que a Marinha pode-se se desdobrar com mais frequência pelo mundo até quem sabe em caso de conflito poderia valer-se desta capacidade para defesa ou até ataque a inimigos além de nossas fronteiras.
Amigo concordo mesmo sabendo que nossa economia não esta la esta grande coisa,mas o primeiro passo foi dado quem sabe o proximo passo não seja a permisão de nossos amigos da Africa para uma base,LEMBRANDO QUE NOSSOS MEIOS NAVAIS AINDA SÃO POUCOS PARA TAL AÇÃO MAS NÃO DEIXA DE SER O PRIMEIRO PASSO.
Concordo com ambos (Eduardo Ramos e luiz anselmo pias perlin) é um primeiro passo,tímido, mas vamos ter FÉ, e esperar algo maior, estamos ai pelejando,batendo cabeça !
A corrupção nesse país a cada dia nos debilita,sabemos que há dinheiro,que podemos ser maiores que somos !