Entrega da frota completa: Aeronaves de patrulha da FAB Lockheed P-3AM Orion

A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou na quarta-feira (19/11) a formatura militar de entrega da frota completa das aeronaves Lockheed P-3AM Orion.

A cerimônia marca para a Força Aérea Brasileira (FAB) o fim do ciclo de recebimento dos novos equipamentos de patrulha. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da Airbus Defence and Space e da ATECH, empresas responsáveis pela modernização das aeronaves P-3AM.

Em julho deste ano foi entregue a última aeronave, o FAB 7206, completando a frota de nove aviões.

O processo de reaparelhamento foi iniciado em março de 2000. Adquiridas dos EUA, as aeronaves passaram por um processo de modernização na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha. Os sistemas foram atualizados e integrados em um sistema tático de missão, operado por uma tripulação de até 12 militares.

O 1º/7º GAV “Esquadrão Orungan”, sediado na BASV, já participou de missões de busca e salvamento, reconhecimento eletrônico, patrulha marítima, em especial nas áreas de plataformas de petróleo, e de antissubimarino, com destaques à participação na Operação Joint Warrior, no Reino Unido em 2013, e na Operação Fraterno, na Argentina em 2014.

Desde 2011 até hoje, o Esquadrão também formou novos tripulantes vindos de várias unidades da FAB.

Pontuando o sucesso alcançado pela unidade aérea em missões no território nacional, em águas jurisdicionais ou no exterior, o Brigadeiro do Ar Carlos José Rodrigues de Alencastro, comandante da 2ª Força Aérea (II FAE), afirma que o P-3AM é uma das melhores aeronaves de patrulha marítima do mundo.

“Seus tripulantes encabeçam a fila de militares de alto valor, que se orgulham da máquina que voam. Eles sabem da imensa responsabilidade da missão de ser o guardião do Pré-Sal e que agora passam a vislumbrar novas capacidades e recursos”, finaliza.

Fonte: C&R

1 Comentário

Comentários não permitidos.