Banco dos BRICS é o primeiro passo para desdolarizar a economia mundial

Os BRICS poderão passar a ser na prática uma alternativa competitiva para o atual sistema econômico da hegemonia norte-americana. E ainda mais, os BRICS são capazes de tomar o seu lugar. Essas são algumas considerações manifestadas por Peter Koenig, um economista norte-americano e ex-funcionário do Banco Mundial.

Na opinião do especialista, o Banco de Desenvolvimento instituído pelos BRICS é o primeiro passo no sentido de desdolarizar o sistema econômico global.

“Efetivamente, já chegou a hora para que um novo sistema monetário e econômico substitua o atual Banco Mundial, que é uma espécie de casino gigante, um projeto de pilhagem com base no dólar, concebido por Wall Street… Este sistema está à beira de um abismo ainda mais profundo do que a depressão da década dos 1930”, afirma Koenig, seguro de que seis bancos norte-americanos controlam no presente momento dois terços de todos os ativos bancários mundiais (em 2008, pouco mais de 40%).

Fonte: Voz da Rússia

 

12 Comentários

  1. Sou completamente favorável a desdolarização mundial, o mundo não pode aceitar que um país possa ter benefícios que o coloquem em vantagem perante os demais. Foi um dos maiores erros conscientes dos povos.

  2. Uma coisa é certa estamos diante de grandes mudanças no cenário econômico mundial, e se realmente os BRICS quiserem se consolidar como bloco econômico forte e coeso, terão que ”atacar” o dólar,caso contrário não haverá como sobreviverem !

    Os BRICS precisam oferecer algo novo, que se contraponha a atual realidade,de modo que possa trazer novos membros a essa organização !

  3. Vão ter que comer muito feijão – ou muito cachorro dependendo do contexto cultural. Não basta ter um PIB gigante, tem muito mais variaveis na equação, o euro que o diga.

    • Falou tudo em poucas linhas Muttley! E uma das variáveis mais importantes chama-se confiabilidade das instituições, especialmente o judiciário. E quem vai confiar no judiciário russo, que espelha a corrupção que grassa no país, ou no chinês, que é mero apêndice do Partido Comunista?

  4. “Os BRICS poderão passar a ser na prática uma alternativa competitiva para o atual sistema econômico da hegemonia norte-americana.”
    ————————————-

    Um mercado sem competição é um mercado doente, portanto, bem vinda seja a competição, com exceção dos atuais 6 dúzia de hegemônicos, todos ganharão com isto…

    • Normalmente é necessário estabelecer um critério de valor inicial. Um dos métodos é criar uma sexta de moedas e commodities. Exemplo: o próprio dólar, euro, ouro, real, rubro, petróleo, soja, milho, carne…, multiplicado por x e dividido por y = valor do Bric.

  5. A questão da desdolarização e muito mais profunda que apenas a criação de um banco nos moldes do FMI, mas passa sim pelas inúmeras tratativas que Rússia, China e alguns outros países estão fazendo, sendo o principal, a criação de um novo modelo de SWAP, sem que sejam usadas instituições financeiras internacionais, ou seja apenas entre os bancos centrais de cada país.

    Da mesma forma, antes de se desdolarizar integralmente a economia os países envolvidos no processo tem de migrar suas reservas internacionais para uma novo ativo financeiro que não sejam os títulos do FED e muito menos o dólar, e isto ja começou a ser feito por Rússia e China, vez eu ambos os Bancos Centrais estão agindo de forma ativa no mercado de ouro de forma a expandir sua base de reservas no metal dourado.

    Assim falar-se em desdolarizar a economia mundial demanda tempo e principalmente muitos ajustes econômicos finos, não sendo uma iniciativa que se possa fazer de inopino, posto que o remédio pode se tornar mais amargo que a doença, pois uma ruptura imediata do padrão dólar seria desastroso não apenas para os americanos mas para todo o mundo.

    Desta forma, Rússia e China devem implantar aos poucos esta desdolarização, principalmente retirando o dólar de suas transações comerciais, bem como influenciando que outros países adotem a mesma postura como no caso os BRICS, ou mesmo a APEC, sendo que somente estas manobras já tirariam grande parte do poder sancionatório americano.

  6. Segundo a matéria 2/3 dos ativos mundiais estariam nas mãos de meia dúzia de Bancos norteamericanos. Coloquem esses 2/3 dos ativos mundiais nas mãos do Estado Chinês, através dos seus bancos estatais (a palavra estatal é o desejo erótico de alguns aqui…rs!), que aí nós vamos ver a catástrofe…

1 Trackback / Pingback

  1. Banco dos BRICS é o primeiro passo para desdolarizar a economia mundial | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.