Índia se tornou maior comprador de armamento israelense

Sistema antitanque israelense Spike

A Índia se tornou no maior comprador de armamento israelense e tenciona aumentar os volumes de encomendas e a escala da sua cooperação técnica militar com Telavive.

No mês passado, o governo indiano decidiu comprar sistemas antitanque israelenses Spike e iniciar sua produção sob licença na Índia. Os militares indianos gostaram mais dos mísseis israelenses que os norte-americanos Javelin. Nova Deli deu igualmente preferência a armas israelenses para defender seus navios de guerra. O contrato para a compra de mísseis Barak-I foi assinado há um mês. Foi igualmente retomada a cooperação para a produção conjunta de mísseis antiaéreos de grande alcance. No dia 10 de novembro, em Israel decorreram os primeiros testes com sucesso do novo míssil antiaéreo israelense-india no.

A delegação do Ministério da Defesa de Israel, que se encontra neste momento em Nova Deli, propôs a modificação do seu sistema antiaéreo móvel Cúpula de Ferro (Iron Dome), adaptando-o às necessidades específicas da Índia.

O desenvolvimento dinâmico da cooperação técnica militar da Índia com Israel é explicada pelas semelhanças das tarefas que se colocam a ambos os países nas áreas da defesa e do combate ao terrorismo e ao extremismo, considera o analista Jon Grevatt da revista militar britânica Jane’s. “As capacidades de Israel coincidem com as necessidades das forças armadas indianas. As ameaças que os dois países enfrentam são semelhantes”, considera o analista britânico.

Outros analistas associam a aproximação entre a Índia e Israel à personalidade do primeiro-ministr o Narendra Modi. Em 2006, os EUA e os países europeus declararam Narendra Modipersona non grata, tendo-o acusado de cumplicidade na morte de uma grande quantidade de pessoas durante os distúrbios de 2002 em Gujarat.

Contudo, as simpatias pessoais do chefe do governo indiano por Israel dificilmente terão um papel determinante na construção das relações com Telavive, consideram os peritos russos. A liderança indiana se distingue pelo pragmatismo e escolhe os parceiros de acordo com seus interesses nacionais, diz o vice-diretor do Centro de Análises do Comércio Internacional de Armas Vladimir Shvarev:

“Eu penso que uma das razões para essa cooperação alargada e seu desenvolvimento é a intenção da Índia em diversificar a origem de seus fornecimentos militares. Israel é visto como um dos principais fornecedores de armamento à Índia, depois da Rússia. Relativamente aos outros grandes fornecedores, como a França e os EUA, Nova Deli tem determinados receios quanto à fiabilidade dos contratos a longo prazo. A França está neste momento sofrendo com a perda de imagem resultante do atraso, por motivos políticos, na entrega do porta-helicópter os Mistral à Rússia. Também subsistem dúvidas relativamente aos EUA. Além disso, as armas de fabrico estadunidense, como os mísseis antitanque Javelin, são inferiores aos Spike israelenses.”

Israel também partilha de bom grado com a Índia suas tecnologias militares. De forma semelhante ao projeto de mísseis conjunto russo-indiano BrahMos, Israel está desenvolvendo em conjunto com a Índia o míssil antiaéreo naval Barak-NG.

Fonte: Voz da Rússia

 

 

45 Comentários

  1. Real/ oe judeuSS são bons em criar armas, logo logo vão superar os Russos dentro de alguns anos. São armas práticas,e de alta eficiência e fácil transporte.Qto aos Palestinos, deveriam imitar,copiar às mesmas e usar contra os seus opressores judeuSS.Técnica Chinesa..P ontem.Sds. 😉

  2. “é a intenção da Índia em diversificar a origem de seus fornecimentos militares”

    Boa justificativa para perder espaço para a concorrência.
    Acontece que o Spike e o Javelin estão uma geração acima dos Kornets, isso o texto não fala.
    Por isso o míssil israelense venceu.

    • A notícia foi clara: “é a intenção da Índia em diversificar a origem de seus fornecimentos militares”

      Nem mais nem menos! Agora se vc não gostou do que leu, leva pro seu terapeuta… de repente vc ganha uma maquete do Su-24 e começa a semana feliz.. rsrsrsrs

      • Não, a notícia não é clara porque é da voz da Rússia. Sempre que os russos perdem as concorrências dizem que os indianos querem diversificar seus fornecedores.

        O javelin perdeu pq era inferior e os Russos perderam porque não podiam competir. Enquanto indianos dizem que escolhem os equipamentos por qualidades técnicas
        os russos sempre tem a desculpazinha de que querem diversificar os fornecedores.

        E mesmo que isso fosse verdade não mudaria o fato do Javelin e Spike estarem uma geração acima do Kornet.

        Vai pesquisar, meu.

        Seu argumento do Aegis está ficando cada vez engraçado, ele simboliza os seu desespero.
        Sempre que você perde uma discussão vem com esse papo de Su-24. Pena que quem entende de tecnologia discorda.

  3. Israel tem sido um aluno bastante aplicado dos yankes, quando seu irmãos lá dos states, americanos, não conseguem tecnologias na boa eles pirateiam de lá. Mas irmãos são pra essas coisas. Rsrsrsrsr

      • Goim é a velha seu despatriado. E alem de tudo quem vive reclamando de espionagem sionista são os states. Portando sujeito critique seus protetores. Safado.

      • Se falas de Cordóba, estão estás fora de seu território, é és apenas um intrometido metido a besta, se falas do Brasil se vê que não és Brasileiro é, neste caso és realmente um despatriado, ou um sujeito atoa. Quanto a não ser um coitado, isso é você diz, pode até ser verdade, mas certamente foi fruto de um mal coito. O que podemos confirmar com suas palavras, que mostram ser uma figura patética que não sabe se comportar civilizadamente com divergências, mesmo elas sendo verdadeiras. E como fui ofendido por um desprezível ser que atribui suas motivações agressivas a religiosidade, mereceu a resposta apropriada. Deste lado seu desgraçado existe civilidade mas antes de tudo hombridade. Vê se aprende alguma coisa com os homens.

      • e falas de Cordóba, estão estás fora de seu território, é és apenas um intrometido metido a besta, se falas do Brasil se vê que não és Brasileiro é, neste caso és realmente um despatriado, ou um sujeito atoa. Quanto a não ser um coitado, isso é você diz, pode até ser verdade, mas certamente foi fruto de um mal coito. O que podemos confirmar com suas palavras, que mostram ser uma figura patética que não sabe se comportar civilizadamente com divergências, mesmo elas sendo verdadeiras. E como fui ofendido por um desprezível ser que atribui suas motivações agressivas a religiosidade, mereceu a resposta apropriada. Deste lado seu desgraçado existe civilidade mas antes de tudo hombridade. Vê se aprende alguma coisa com os homens.

      • Agora você vêja Warpath, tão procurando loco muçulmano na fronteira, e não percebem o quanto de louco nas outras extremidades religiosas existem por aqui. Fala sério, não tenho paciencia para esses caras.

      • Cara, vai vender sua abobrinha cultural religiosa para quem quer comprar, não vem com esse papo comigo já te disse que não cola.

    • E qual foi a tecnologia que os israelenses piratearam aqui meu caro Julio? Tá vendo como sua postagem não tem coerência alguma? Ela serve apenas para veicular esses dois sentimentos que lhe são tão caros ou seja, o antiamericanismo (pueril e de cunho ideológico) e o antissemitismo.

      • Meu caro Julio acho que você enfrenta um problema muito sério de leitura, compreensão e interpretação de texto. O texto aqui trata de uma notícia (compra do Spike pela Índia) e trata como questão de fundo a metodologia dos indianos para adquirir armas. E apesar disso estar claro, cristalino, você inventa de colocar no debate espionagem de Israel e dos EUA. Ou seja, você apenas quis veicular sentimentos que lhe são caros ou seja, o antiamericanismo de cunho ideológico e o antissionismo (se bem que a meu ver você sequer sabe o que é sionismo)

      • Veja só minha cara, cada cabeça uma sentença, você e o radical sionista, o mesmo mundo, duas interpretações diferentes para o escrito, ele justifica com outras palavras, você se recusa a entender que os States acusam Israel de espionagem, fugindo para tergiversações sobre o que de fato foi o teor de meu sarcasmo, que você duvidou, ou seja, que houve uma acusação americana sobre espionagem Israelense. Portanto não vejo preconceito nenhum, meu, nisso, apensas constatação. E te digo que essa acusação vinda de lá não foi a primeira. Agora reconheço que de fato haja uma dependência mutua que faz com que panos quentes sejam apropriadamente colocados em função da tal geopolítica de interesse mútuos. Sds

      • Hã, hã, no mundo que eu vivo pirataria sempre foi instrumento para se obter vantagens econômicas. Pode ser que neste mundo que você vive pirateiem apenas por serem admiradores de obras de arte, para se admirar, como aquelas obras colocadas em paredes.

  4. Gostei da iniciativa. os Israelenses já cooperaram com os Sul Africanos no desenvolvimento de misseis entre outros itens tecnológicos incluindo o Atlas Cheetah, cooperam no Brasil no fabrico de drones e tal como com à Índia poderíamos nós estendermos na adoção dos sistemas defensivo inclusive naval como segunda via. E por falar de na cooperação Indo-Israelenses há algo que me veio por inspiração, trata-se de uma abordagem sobre possível associação do Brasil e Índia no desenvolvimento e dotação da MB dos contratorpedeiros Kolkata e mais, é possível que há MB busque outro posseiro para produção de Fragatas pois os Ingleses se enrolaram com as Type 26.

  5. Na ralidade a Índia sempre buscou diversificar seus fornecedores de armas, tanto que as forças armadas do país são uma verdadeira salada, tem para todos os gostos… A logística disso deve ser terrível, tanto é que a disponibilidade da frota assim como dos equipamentos é baixíssima e a taxa de atrito está entre as maiores do mundo.
    Eu acredito que o ideal seria bem o contrário, padronização, fabricação própria e domínio da tecnologia.

    • “Eu acredito que o ideal seria bem o contrário, padronização, fabricação própria e domínio da tecnologia.”

      ————
      Concordo inteiramente,
      más para isto acontecer, o ‘domínio da tecnologia’ e a ‘fabricação própria’ devem preceder a ‘padronização’.

      Porém, onde houver dependências estrangeiras (e sempre existirão…), será prudente não colocar todos os ovos em uma mesma cesta…

  6. so briga no planobrasl!!!
    vamos debater sobre o tema proposto nao um contra ao outro blz!!!
    ao meu ver o spike e javelin sao da mesma qualidade do kornet cada um com suas caracteristicas especificas vantagens e desvantagens!!! se o kornet e ruim pergunte pros israelense nos merkava IV que foram atingidos!!!!

    • Haveria menos brigas se não tentassem criar um espaço onde só permitido idolatrar a Rússia.

      E o kornet está muito longe de ter mesma qualidade do Javelin e do Spike.

      O Javelin e o Spike possuem sistema de orientação passiva, automática e independente enquanto o Kornet usa um método ativo semiautomático dependente dos atiradores. Por isso os modelos ocidentais são considerados uma geração acima do Kornet.

      O míssil russo usa um laser que avisa o tanque que está sendo atacado permitindo que ele faça manobras evasivas e obriga os soldados a manterem a posição enquanto o tanque ou snipers atiram de volta.

      E a matéria da voz da Rússia é manipuladora como sempre, primeiro diz que o Javelin foi desclassificado porque é inferior e depois insinua que os russos só não ganharam porque os indianos querem diversificar seus fornecedores. Um perdeu pq é ruim e outro perdeu por motivos políticos!

      Se não fosse uma fonte paga pelo governo russo teria assumido que os russos não tinham chance de vencer já que não possuíam um produto da mesma categoria que os americanos e israelenses.

      Se você quiser falar em merkava se lembre antes que a grande maioria dos Korntes lançados não destruiu nada.

      E também, você age de má fé ao insinuar que alguém tenha dito que o kornet era ruim.
      Que parte do que eu escrevi você não entendeu? Onde eu disse o kornet era ruim?

      Se você quer um Blog onde não aja democracia e só se fale bem da Rússia procure “o informante”. Lá você só vai ouvir tudo o que gosta.

      • Meu caro Deagol, este blog é um dos poucos em que opiniões divergentes fora do lugar comum da colonagem que fazem os apoios intransigente ao mundo que os States querem construir, é possível. Aqui neste blog existe pluralidade coisa que não vemos nos blogs sempre tão citados aqui por alguns yanke dependentes, chamado trilogia. Podem até ficarem irritados por não não ouvirem ecos as suas vozes mas este é um blog que gostem ou não ouvimos todas as vozes e debatemos, mesmo as havendo preferências. Não existe uma unica verdade, pelo menos isso é o que eu acredito, minha mente é aberta. E parabéns ao blog, os excessos, como você deve perceber, partem sempre das pessoas menos preparadas para o controverso, e por isso menos preparadas para a cidadania democrática. Sds.

      • Agora está explicado tanto ressentimento nos seus comentários meu caro Júlio! Você é mais um dos trolladores que foi expulso da Trilogia. Encheram tanto o saco que os moderadores de lá botaram você e o restante da sua patota para fora! E incomodados com o pé na bunda que levaram ficam choramingando que lá é “blog de colonizados yankees”, que o blog é “antidemocrático” quando na verdade o problema foi apenas e tão somente de falta de educação

      • Engano seu, nunca fui expulso daquele espaço, parei de frequentá-lo sim por opção, não gosto de pensamento único, gosto do debate do controverso, apesar de não parecer, minha cara, a gente aprende, nem que seja sobre pessoas e seus caráter. É por isso e por que sempre fui um adepto da democracia e nunca fui adorador de golpes de estado, como a maioria dos personagens do clubinho de deslocados que costumam frequentar aqueles espaços. Pelo visto você também não aprecia, afinal está sempre por aqui, né mesmo? ou me engano?

      • Não meu caro! Eu transito nos dois espaços pois consigo opinar tanto lá como aqui. Não é o caso de vocês trolladores…..

      • A diferença basica é que lá você não tem controversia só tem aplausos, é uma uniformidade que dá sono. E então eu, olhando pela sua otica, acredito que a troll aqui seja você. Mesmo assim sua presença, como tem sido, educada, é, para mim, indispensavel minha cara. Sds.

  7. Deagol 25 de novembro de 2014 at 0:12

    NAO DISSE NADA CONTRA TUA COLEGA!!! NAO E COISA PESSOAL
    POREM MERKAVAS FORAM ATINGIDOS SIM NAO EM GRANDE QUANTIDADE E
    SOLDADOS TAMBEM PELO KORNET E O SISTEMA DOS MERKAVAS ISRAELENSE CONSEGUIU DEFENDE OS TANQUES MUITO BEM
    SOBRE QUALIDADE DOS MISSEIS TEMOS QUE LEVA EM CONSIDERAÇAO QUE OS MISSEIS QUE O RAMAS TEM NAO SAO DE ULTIMA GERÇAO E PRECISA DE OUTROS FATORES COMO TREINO E BOA ARMAZENAGEM MANUNTENÇAO E QUANTIDAE!!! ATE OS RPG 7 ATINGIRAM JA OS MERKAVAS A CURTA DISTANCIA E DANIFICARAM OS TANQUES E OUTRA OS SISTEMAS ANTITANQUE DOS EUA E ISRAEL SAO SUPERIOR AOS RUSSOS DESDE OS TEMPOS DA GUERRA FRIA!!! ONDE OS SOVIETICOS TINHA UMA VANTAGEM NUMERICA DE TANQUES E SISTEMAS ANTITANQUE SURIGIRAM COM A TAREFA DE DIMINUIR ESSA VANTAGEM COMO A THUNDERBOOLT II APACHE HELFIRE ETC
    CARATERISTICAS DO KORNET “Agora a nova versão do Kornet, que pode ser utilizada pelo mesmo lançador habitual, é do tipo Fire-and-forget (dispare e esqueça). O operador do Kornet agora pode corrigir e modificar a trajetória do projétil em qualquer momento. Anteriormente, não era possível realizar a orientação de modo automático, uma vez que o controle do míssil era realizado manualmente por joystick.

    Uma fonte disse que o Exército Russo está muito interessada na nova versão do Kornet. Porém, ao que parece o míssil não tem um dispositivo de navegação embutido no míssil como o americano Javelin e o israelense Spike. Os militares russos pedirão para que essa modificação seja feita. Feito isso, a taxa de sucesso de disparo cresce consideravelmente.

    Em setembro de 2011, a KBP Instrument Design Bureau exibiu a versão Kornet-EM durante a MAKS 2011. Essa versão pode inclusive destruir alvos aéreos.

    “Se trata de mísseis multi-propósito de alta precisão e de longo alcance, que são dotados de sistema de proteção contra interferências e dispositivos de guiamento a laser (…) Esses sistemas são capazes de destruir alvos terrestres e aéreos”, disse um porta-voz da empresa à época.”

  8. PORQUE ESSE PRECONCEITO COM O POVO DA TRILOGIA???? DEIXA ELES QUETOS PRA LA PO!!! SO PORQUE ELES SAO MAIS TECNICOS OU TEM MAIS APOIANTES DOS EUA!!! TEM NADA HAVER ISSO CADA BLOG TEM SUA PANELINHA UNS SAO VERMELHINHAS OUTRAS SAO LISTRADAS E COM ESTRELINHAS!!!

    • Boa Kleslei! Mas a questão aqui é ressentimento! Essa turminha que fica choramingando contra a trilogia foi expulsa de lá por excesso de trollagem

      • Pessoal, só pra lembrar o Plano Brasil não é a trilogia, o Plano Brasil é um blog site destinado as discussões lançadas pelo Plano Brasil, pouco nos interessa as opiniões referentes aos outros sites e blogs, se há problemas com a trilogia, discutam com o editor chefe da Trilogia e seus leitores.
        Isso serve para qualquer outro tipo d emídia especializada.
        O Plano Brasil não se faz de acusação nem defesa à nenhuma outra mídia.
        Sds
        E.M.Pinto

      • E.M.Pinto, nem precisava disso conhecemos a diferença. A questão é que tem uma turma aqui que não aceita essa diferença e traz sempre aqueles espaços como exemplo de qualidade, por que lá a voz é unica com ecos resonados pelos participantes. Certamente esses que gostariam de ter aqui o mesmo processo, mas não conseguiram, e parece que não conseguirão, parabéns a vocês do Blog por isso.

      • Meu caro Julio você sabe que eu respeito a sua opinião. Mas é inegável que muitos dos participantes tenta transformar esse espaço em um lugar de pregação ideológica anti-americana.

        Pessoas que discutem geopolítica se baseando no argumento de que um lado é bom e o outro é malvado não merecem ser levadas a sério em nenhum lugar.

        Todas as afirmações que não falam bem da esquerda são simplesmente consideradas mentirosas ao mesmo tempo que qualquer propaganda anti-americana é tratada como verdade absoluta e quem questiona é considerado americanófilo manipulado. Eu, por exemplo, já fui chamado de agente da CIA várias vezes porque não falo bem dos russos.

        E conheço alguns exemplos que pessoas inteligentes que se negam a participar do PB por não suportarem radicalismos ideológicos pregados por muitos .

        A maioria dos comentários feitos aqui podem resumidos em simplesmente Americanos malvados e russos bonzinhos e quem discordar é entreguista traidor, por isso nem discuto política. Primeiro porque acho que os americanos não merecem defesa e em segundo pq sei que a maioria não está interessada em raciocinar e compreender outras possíveis verdades.

        Se não houvesse três ou quatro “agentes anti-russos” brigando contra os pseudo-comunistas de papel esse Blog se tornaria tão radical e intolerante quanto a Trilogia.

        Eu, as vezes, cometo o erro de ser agressivo por me indignar com tantos absurdos e falta de lógica que vejo em certos cometários feitos por alguns.

      • Exageros de todos os lados são exemplos que caracterizam o exercício de uma cultura colonizadora impregnada na alma de muitos cidadãos nacionais. Eu, faço questão de ter alto critica para conseguir independência. Para mim o país que realmente importa é o meu, o Brasil. E te digo ainda mais, meu caro Deagol, admiro a cidadania de países como States, Russos, Chineses, países cujo potencial economico se nivelam com o nosso, mas se sobressaem pelo respeito civico e ambição de colocar suas patrias num patamar diferenciado entre o conjunto das nações. Minha maior diferença com relação aos states, na verdade, se deve mais a minha contrariedade pela nossa propria incompetencia na identificação de uma cultura intrusiva que vem pricipalmente deles, que fazem de nós, um povo soberano, receber a identificação nada lisongeira de sermos seu quintal. Se recebessemos esse mesmo tratamento de Russos ou chineses, alemães, japoneses, ou o raio que os partam, teriam de mim o mesmo menosprezo. Mas quem ostenta essa nossa fraqueza, não são esses, no momento. Meu grito é por independencia, contra eles, mas principalmente contra os maus cidadãos dessa nossa patria que permitem, e se comportam como se preferissem ser cidadãos de segunda, ou terceira classe deles, que de primeira classe do Brasil. Sds.

1 Trackback / Pingback

  1. Índia se tornou maior comprador de armamento israelense | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.