Ivan Plavetz
O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), organismo de caráter industrial com intenso grau de envolvimento com todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), iniciou neste mês a modernização de seis radares tridimensionais (3D) de vigilância TPS-B34, utilizados em ações de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo.
A primeira instalação que está sendo modernizada é o radar do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) sediado em Canoas (RS) e atualmente em operação no acampamento de campanha no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP).
De acordo com nota admin/publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de dezembro de 2013, a modernização desses radares custará US$ 18,5 milhões e terá a estadunidense Lockheed Martin como parceira.
O TPS-B34 é um modelo de radar 3D capaz de identificar um alvo até aproximadamente 475 quilômetros de distância, inclusive se estiver realizando manobras, como por exemplo, rastreamento de aeronaves militares. Os seis radares são móveis, foram adquiridos e implantados pelo Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) entre 2002 e 2005
Os radares TPS-B34 são móveis e podem ser deslocados para qualquer parte do País. (Imagem: Agência Força Aérea)
O projeto será executado ao longo de 30 meses e envolve modernização dos sistemas de processamento, modificação dos sistemas de refrigeração da antena, funcionalidades de Contra-Contra-Medidas Eletrônicas e um simulador de guerra eletrônica. Haverá ainda doze projetos de offset que vão beneficiar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a indústria nacional. Esse é o maior projeto já executado pelo PAME-RJ, unidade responsável pelo suprimento e manutenção de sistemas que proporcionam o voo seguro.
As funcionalidades Contra-Contra-Medidas Eletrônicas (CCME) e um Programa Simulador de Ambiente Radar (RESS), importantes para o contexto de Defesa Aérea, não foram implementadas na época do CCSIVAM e agora serão contempladas. A modernização contratada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é similar à contratada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para seus radares.
Pingback: Radares TPS-B34 da FAB inicia modernização | DFNS.net em Português