Radares TPS-B34 da FAB inicia modernização

Ivan Plavetz

O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), organismo de caráter industrial com intenso grau de envolvimento com todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), iniciou neste mês a modernização de seis radares tridimensionais (3D) de vigilância TPS-B34, utilizados em ações de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo.

A primeira instalação que está sendo modernizada é o radar do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) sediado em Canoas (RS) e atualmente em operação no acampamento de campanha no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP).

De acordo com nota admin/publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de dezembro de 2013, a modernização desses radares custará US$ 18,5 milhões e terá a estadunidense Lockheed Martin como parceira.

O TPS-B34 é um modelo de radar 3D capaz de identificar um alvo até aproximadamente 475 quilômetros de distância, inclusive se estiver realizando manobras, como por exemplo, rastreamento de aeronaves militares. Os seis radares são móveis, foram adquiridos e implantados pelo Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) entre 2002 e 2005

Os radares TPS-B34 são móveis e podem ser deslocados para qualquer parte do País. (Imagem: Agência Força Aérea)

O projeto será executado ao longo de 30 meses e envolve modernização dos sistemas de processamento, modificação dos sistemas de refrigeração da antena, funcionalidades de Contra-Contra-Medidas Eletrônicas e um simulador de guerra eletrônica. Haverá ainda doze projetos de offset que vão beneficiar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a indústria nacional. Esse é o maior projeto já executado pelo PAME-RJ, unidade responsável pelo suprimento e manutenção de sistemas que proporcionam o voo seguro.

As funcionalidades Contra-Contra-Medidas Eletrônicas (CCME) e um Programa Simulador de Ambiente Radar (RESS), importantes para o contexto de Defesa Aérea, não foram implementadas na época do CCSIVAM e agora serão contempladas. A modernização contratada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é similar à contratada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para seus radares.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

4 Comentários

  1. Amigos do PB, gostaria que todos que dessem uma olhada nos links que postarei aqui,o assunto é referente ao COMPLEXO AEROESPACIAL DE TUPACIGUARA em Minas Gerais,um projeto que foi alardeado como promissor,cheio de pompa e autoridades políticas que agora caminha para se transformar num verdadeiro fiasco que irá levar consigo milhões do contribuinte brasileiro !

    http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=complexo_aeroespacial_ja_e_realidade&id=137559

    http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/polo-aeroespacial-de-tupaciguara-e-aprovado-pelo-ministerio-da-ciencia-e-tecnologia/

    http://tupaciguara-minas.blogspot.com.br/2014/07/iniciativas-para-consolidar-polo.html

    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/mg-lanca-polo-aeroespacial-de-tupaciguara_79547.html?pesquisa=1

    http://globotv.globo.com/tv-integracao-triangulo-mineiro/mgtv-1-tv-integracao/v/obras-do-polo-aeroespacial-de-tupaciguara-estao-atrasadas/3473525/

    http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=fabricacao_da_aeronave_tupa_pode_nao_ser_mais_em_minas_gerais&id=145109
    http://www.axisaero.com.br/projetos-polo.html

    Quando o Jornal Diário do Comércio noticiou a Criação do polo aeroespacial de Tupaciguara como uma realidade em 04/07/2014 um internauta de nome Leonardo de Pádua Andrade fez o seguinte comentário já prevendo o que viria !

    ”leonardo.paduaandrade (entrou usando yahoo)
    Prezados, e patetica a apresentacao desta noticia!!! Ainda hoje existem iniciativas privadas bancadas com o dinheiro do contribuinte sem o minimo de razoabilidade. Dinheiro que certamente sera dado como perdido daqui a uns dois anos. Conheco a industria aeronautica e trabalho na area, sei que o que esta sendo prometido e impossivel! Parece piada a declaracao do diretor da empresa, que afirma estar mirando num mercado potencial de 80mil aeronaves nos proximos 20 anos…. ora, isto da 4mil aeronaves por ano, um numero que ja e grande ate para alguns veiculos de alto luxo…. diria impossivel para uma aeronave. Os pequenos jatos da Embraer, da familia Phenom, somam em torno de 600 unidades entregues depois de 5 anos de mercado. Para se ter ideia, a frota brasileira de aeronaves e menor que 15mil unidades. A Embraer, nossa referencia em industria aeronautica, demorou cerca de 3 anos e consumiu cerca de 200 milhoes de reais para desenvolver o Phenom 100, menor aeronave a jato produzida pela empresa, contando com cerca de 300 engenheiros altamente capacitados nas mais diversas areas requeridas para uma empreitada desta monta. Agora pensem, sera possivel que uma empresa recem criada, sem tradicao e sem recursos adequados, conseguira fazer milagre com o dinheiro do contribuinte???? Eles dizem que ate 2015/2016 o aviao vai estar voando, com investimento bancado pelo governo do estado de cerca de 12 milhoes….isto nao faz sentido.
    Conheci um grupo de empresarios que ha 5 anos atras tinha um prototipo de aeronave leve pronto para ser industrializado, cuja empresa inclusive conversou com o governo de Minas para viabilizar os investimentos, o que nao prosseguiu, provavelmente porque o onvestimento era menor, mais enxuto e menos vultuoso, porem muito mais seguro e mais embasado que o deste aviao miraculoso que esta sendo prometido pela empresa que recebeu os investimentos.
    Atentem para isto, pensem a respeito, conversem com quem entende e cobrem os resultados prometidos pelos responsaveis.”

  2. A melhor parte é que será implementado a capacidade de ECCM, em tempos de guerra fará muita diferença para manter a capacidade de rastreamento frente a aeronaves de guerra eletrônica como o EA-18G Growler.

1 Trackback / Pingback

  1. Radares TPS-B34 da FAB inicia modernização | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.