Defesa & Geopolítica

Sobre a Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas

Posted by

LMVTradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo o periódico de Defesa Jane’s, uma importante concorrência para aquisição de equipamentos de defesa para o exército Brasileiro está prestes a ocorrer. Em pauta está uma concorrência que envolve 04 empresas do setor de veículos leves blindados, decisão que ocorrerá em meados de dezembro.

Por esta data serão entregues as ofertas ao Exército Brasileiro que busca adquirir um lote inicial de 32 veículos táticos leves e blindados modelos 4×4, evento que se sucede a um pedido de propostas lançado em outubro.

O programa, denominado VBMT-LR (Viatura Blindada Multitarefa, Leve sobre Rodas), faz parte do Projeto Estratégico Guarani do qual, pretende-se adquirir um total de 186 viaturas blindadas leves multifunção.

A aquisição do lote inicial contemplará 32 unidades, posteriormente outras 154 deevrão ser adquiridas em dois  lotes de 77. Os primeiros 77 veículos serão recebidos em kits completos “Knock-Down” para montagem local e o segundo lote será integralmente produzido no Brasil.Plasan o MLTV-BR

Os veículos brasileiros terão proteção balística, provisões para comunicações e serão equipados com lançadores de granadas de fumaça de 76 milímetros,  suportes para armas (Plattmounts) e uma estação de arma remota REMAX (Reparo de metralhadora Automatizada X) da ARES Aeroespacial e Defesa, sistema desenvolvido  pelo CTEx do Exército Brasileiro que pode ser armado com armas de 7,62 milímetros ou 12,7 mm.

Tupi

Os concorrentes são:

A Italiana Iveco Veículos de Defesa, a Brasileira Avibras sócia nesta concorrência ao grupo francês Renault Trucks Defense, a BAE Systems Land Systems da África do Sul e a AM General dos Estados Unidos que se associou a Plasan de Israel.

Segundo informações da Jane´s, o contrato de aquisições está programado para ser concedido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Exército ainda nos primeiros seis meses do ano de 2015. O contrato que contempla um extenso pacote de nacionalização da produção de veículos e fornecimento de treinamento, peças de reposição e serviços de apoio logístico, visa a incorporação das primeiras unidades seis meses após a sua assinatura.

  • Os modelos propostos são o Iveco Light Multirole Vehicle (LMV);
  • O  Avibras o Tupi, veículo baseado no modelo Sherpa Light Scout da Renault Trucks Defense;
  • O BAE Systems Land Systems da África do Sul oferta seu RG32LTV (Light Tactical Vehicle);
  • O AM General e Plasan o MLTV-BR (Modernised LTV-Brazil).

Todos estes veículos foram exaustivamente testados pelo Exército Brasileiro no Centro de Avaliações do Exército.

RG-32M

Fonte: IHS Jane’s Defence Weekly

shared on wplocker.com