Forças Terrestres da Rússia recebem nova brigada de sistemas Iskander-M

Rússia, defesa, tropas, exército, míssil

Na véspera do Dia das Tropas de Mísseis e Artilharia da Rússia, uma cerimônia de entrega ao pessoal do Distrito Militar Central de uma brigada de sistemas de mísseis operacionais táticos Iskander-M foi realizada em Kapustin Yar.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/11KG9KC” standard=”http://www.youtube.com/v/if-RiuoF9gA?fs=1″ vars=”ytid=if-RiuoF9gA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1447″ /]

De acordo com a direção-geral de imprensa e informação das Tropas Terrestres do Ministério da Defesa da Federação da Rússia, a cerimônia contou com a presença do comandante do Distrito Militar Central, coronel-general Vladimir Zarudnitsky, do chefe das Tropas de Mísseis e Artilharia das Forças Terrestres, major-general Mikhail Matveevsky, e de representantes da indústria de defesa.

Esta é a quarta unidade de mísseis das Forças Terrestres e a primeira no Distrito Militar Central que durante o período recente passou totalmente a operar este moderno sistema de mísseis.

Fonte: Voz da Rússia

14 Comentários

    • Depois eu respondo você e desaparece dois dias não é?

      Quem sabe você para atacar os outros e começa fazer alguma argumentação que contribua para o blog?
      Você nem sabe se esse míssil não pode ser abatido pelos sistemas anti-mísseis ocidentais.

      Se não tem capacidade de sustentar um discussão séria é melhor não escrever nada.
      E acho que não precisa ser muito inteligente para perceber que outros participantes do blog e os editores não gostam dessa briguinhas infantis.

      Cresce meu, aprenda a debater como um adulto.

      • Ta meu amigo

        E qual a contribuição que alguém dá quando insiste em falar da década de 1990 em pleno ano de 2014??

      • Não vou voltar a esse assunto porque muitos aqui não gostam.

        Mas na boa, você devia pesquisar para mostrar que tem razão com argumentos úteis e não ficar tentando desqualificar a opinião dos outros só porque discordam de você.

        E tenho certeza que já fiz algumas boas contribuições em alguns assuntos, enquanto isso outros se limitam a repetir aquilo que decoraram na internet ou falar mal do Vader.

  1. Embora a imagem ilustrativa mostre Kaliningrado, o texto menciona que:

    “…uma brigada de sistemas de mísseis operacionais táticos Iskander-M foi realizada em Kapustin Yar.”

    Kapustin Yar fica a quase 2.000 km de Kaliningrado e distante da Europa…Creio que o objetivo estratégico desta nova brigada seja cobrir a região entre o Mar Cáspio e o Mar Negro.

  2. / \
    |
    |
    |
    Deagol se posando de vítima, cobrando responsabilidades dos moderadores do blog, se achando o superior e o vencedor em argumentos e ainda de quebra, dando conselhos que ele não aplica a si mesmo, logo acima.

    • Haha!

      Quem é que concorda você mesmo?

      Você não entendeu ainda que os moderadores não gostam dessas briguinhas infantis e que se continuarmos com isso estaremos prejudicando o Blog e afastando leitores?

      A maioria das pessoas procura o blog para trocar informações ou aprender alguma coisa, ninguém está interessado no seu amor pela Mãe Rússia e nos seus ataques vazios.
      Essa necessidade que vocês têm de atacar o outros é puro desespero porque você não conseguem vencer com argumentos.

      A única maneira de ser respeitado pelos outros participantes é trazendo informações novas ou fazendo comentários que façam sentido e sejam produtivos, essa mania de estar sempre atacando quem pensa diferente só mostra as crianças que vocês são.

  3. Isto sim é um míssil altamente capaz, com eficácia e auto poder de destruição.
    Há aproximadamente uns dois anos, o Primeiro ministro Dimitri Medvedev anunciou um contra golpe caso o ocidente insistisse na criação do escudo anti mísseis na Europa oriental, e parte desse plano envolve a criação de um poderoso sistema de resposta rápida em Kaliningrado, que seria projetado para aniquilar quaisquer possibilidades de retaliação, pois a tarefa do sistema integrado (contendo em sua maioria, os Iskander M) seria de atingir o escudo anti mísseis americano e se necessário alvos em toda a Europa, isso claro, em resposta a um ataque ao território russo.
    Vale lembrar que este míssil é um dos, senão o mais avançado mísseis de sua categoria, tendo a capacidade de carregar (senão me engano) uma ogiva nuclear, velocidade super sônica, o que torna a resposta russa quase infalível, pois dificilmente um sistema anti aéreo conseguiria interceptá-lo devido as suas capacidades de manobra durante seu trajeto, além de poder ser reorientado, e possuir sistemas que enganam baterias anti aéreas quando necessário…uma obra de arte.

  4. Na época em que o então presidente da Venezuela Hugo Chávez estava no auge de sua corrida armamentista para se proteger de uma possível invasão Norte Americana em parceria com a Colômbia chegou-se a cogitar a aquisição de baterias Iskander-E para que em caso de conflito o mesmo pudesse neutralizar a base aérea americana de Palanquero, em Puerto Salgar, cerca de 190 km ao norte de Bogotá.
    Caso essa compra tivesse sido efetivada o mesmo poderia muito bem ameaçar também o Brasil, com ataque fulminante as base aérea de manaus, pois estaria no raio de alcance dos mísseis… E então seríamos obrigados a entrar na disputa.

  5. muito bom o video ele tem caracteristica semibalistica unico atual no mundo ou seja ele voa baixo como se fosse um missil de cruzeiro somado a isso outras caracteristicas de ludibria sistemas de defesa antimissil fica muito dificil derruba ele!! sem fala que e hipersonico sendo detectado perto do radar por causa da curvatura da terra o sistema antimissil tem pouco tempo de resposta dificultando seu processamento e engajamento do missil!!!

    • Caro kleslei, características semibalísticas não significam que ele voe baixo como um míssil de cruzeiro e sim, provavelmente, que ele tenha uma trajetória mais baixa endoatmosférica que não chegue ao espaço eliminando a probabilidade de ser abatido por mísseis como o THAADs e o SM-2. Ele não deve voar tão alto com os mísseis balísticos convencionais mas com certeza não voa abaixo da linha do Horizonte.

      A princípio não podemos dizer o quanto as medidas defensivas do Iskander funcionam mas temos que lembrar que o sistemas anti-aéreos com o Patriot PAC-2 também tem suas contra-medidas como boa resolução para diferenciar a a ogiva real de chaffs ou despistadores e alta capacidade de manobra para acompanhar alvos ágeis mesmo em grandes velocidades.

      Não estou dizendo de maneira nenhuma que o Iskander não possa ludibriar o sistema anti-mísseis americanos mas sim que não sabemos a eficiência dessa capacidade e infelizmente não encontraremos isso na internet.

      Mísseis balísticos guiados de grande precisão estavam previstos desde a década de 1970 então é possível que os americanos tenham adotado alguma capacidade contra eles.

      O fato dos americanos protestarem contra o emprego deles não significa exatamente que não possam ser interceptados, porém significa que a OTAN não tem certeza se muitos desses mísseis passariam através de suas defesas.

      Em um exemplo simplório, o fato de alguém possuir um colete a prova de balas não significa que este esteja 100% seguro ou que não se preocupe que seu inimigo compre armas,

      Certamente o Iskander, se for como os russos dizem, é uma peça admirável de tecnologia e merece respeito porém ninguém sabe o quanto serão efetivos em uma guerra de verdade.

      Só nos resta escolher em qual lado acreditar, eu, pessoalmente, não aposto em nenhum dos dois pois não tenho informações suficientes para escolher mas também não tenho provas ou evidências fortes de que os russos estejam errados.

  6. “..então, essa disputa, teria nos forçado , inclusive, a compras de prateleiras p enfrentar os temíveis Su-30MKS dos mesmos, iríamos adquirir os Su-35BM da época, depois seria depois, possivel/ teria mudado os n projetos em ter expertises em caças..possivel/..”.sds. 😉

Comentários não permitidos.