Pilotos da FAB fazem primeiro voo com caças comprados da Suécia

ra-pascotto-e-ramon-santos-forneas-foram-os-primeiros-pilotos-do-pais-a-treinar-nas-novas-aeronaves-gripen-compradas-pelo-governo-nesta-1416404071829_300x300Os capitães da Força Aérea Brasileira Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas foram os primeiros pilotos do país a treinar nas novas aeronaves Gripen compradas pelo governo este ano. Nesta quarta-feira (19/11/2014), eles fizeram um voo de 50 minutos sobre a Suécia e o mar Báltico.

O contrato para a compra dos aviões foi assinado pelo em outubro deste ano, e prevê a aquisição de 36 caças multifuncionais Gripen NG, ao custo de US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões).

A assinatura sacramentou o fim de uma história longa, iniciada em 2001. Em 2009 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a anunciar a compra do modelo francês Dassault Rafale, só para recuar após protesto da Aeronáutica. O governo esperou o fim da eleição presidencial para divulgar o acerto.

“Foi melhor do que eu esperava”, disse Fórneas. “A aeronave é de pilotagem dócil”. Os pilotos também elogiaram a pequena distância necessária para pousar os caças.

Eles foram acompanhados por pilotos suecos, responsáveis pelo treinamento. Após a decolagem, foi realizada uma subida até 10.638 metros de altura em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros por segundo.

Depois do voo, os pilotos foram participar de treinamentos em simuladores em terra.

Os dois capitães vão ficar seis meses na Suécia, e se tornarão os primeiros brasileiros instrutores de Gripen.

A entrega dos aviões será de 2019 a 2024, prazo deslocado um ano além do previsto inicialmente, por questões de capacidade industrial brasileira.

O contrato de aquisição de 36 aeronaves foi assinado em 24 de outubro. A expectativa é de entrega dos aviões entre 2019 e 2024.

Foto: Os capitães se preparam para embarcar nas aeronaves Gripen, ao fundo

Fonte: UOL 

10 Comentários

  1. Com relação a taxa de subida de 118m/s nós não sabemos os parâmetros como se a potência foi máxima ou reduzida.Como foi o primeiro vôo acredito que ” pegaram leve” e nos próximos vôos serão mais puxados.
    A configuração ” padrão ” para se medir a razão de subida é 4 mísseis BVR e dois IR de curto alcance nas pontas das asas.

    • Tenha doh do seu gravatar , so tem mais 3 anos de vida,kkkkkkkkkkkkk, vai ser uma festa no inferno quando este estelionatario chegar por lah,kkkkkkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.