FAB: “108 caças Gripen NG confirmados?”

Flightglobal, 18/11/2014

De acordo com o portal de notícias aeroespaciais Flightglobal, durante a Conferência Internacional de Aviação de Caça, que começou hoje em Londres, um oficial de alta patente da FAB teria confirmado que o Brasil vai adquirir 108 unidades do caça Gripen NG.

O objetivo da FAB é utilizar as novas aeronaves em substituição aos caças Dassault Mirage 2000C (que já foram aposentados) e, gradativamente, também substituir os caças Northrop F-5EM e Alenia/Embraer A-1M que ainda estão em serviço ativo com a força.

Ainda segundo o militar (cujo nome não foi revelado no artigo), as 108 aeronaves serão entregues em três lotes, sem especificar, entretanto, quantas serão do modelo monoplace – Gripen E, e biblace – Gripen F, respectivamente.

O 1º lote corresponde às quantidades do contrato assinado em outubro desse ano, pelo qual a FAB adquiriu 36 aeronaves, sendo 28 do modelo Gripen E e 8 do modelo Gripen F, 15 das quais serão totalmente montadas no Brasil, enquanto as outras 21 serão construídas por engenheiros brasileiros e suecos (sic). O artigo está, entretanto, em discrepância com as informações oficialmente divulgadas pela FAB no tange ao valor do contrato, haja vista o valor divulgado pelo Flightglobal como sendo relativo à aquisição do 1º lote das aeronaves é de US$ 5,8 bilhões, em vez dos US$ 5,4 bilhões oficialmente anunciados pela autoridades brasileiras no último mês de outubro.

Para as quantidades dos modelos das demais aeronaves, a FAB estaria em conversações com a US Navy, afim de utilizar o expertise dos americanos quanto ao mix ideal, levando-se em consideração as variantes de um e dois lugares. Consultas para esta mesma finalidade também estariam sendo feitas junto à SAAF – Força Aérea da África do Sul, que atualmente opera 26 aeronaves, sendo 17 Gripen C (monoplace) e 9 Gripen D (biplace).

Ainda segundo o artigo, a FAB, nas palavras do referido oficial, estaria satisfeita e confortável com a Transferência de Tecnologia provida pelo fabricante da aeronave. Também foi destacado o favorecimento à indústria brasileira nesse projeto, que teria a participação nacional em 80% dos contratos de aeroestruturas da aeronave.

Outro ponto tratado no artigo é integração do míssil ar-ar A-Darter, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil (Mectron) e África do Sul (Denel Dynamics) à suíte de armamentos dos caças adquiridos pela FAB, assim como também o míssil nacional anti-radiação MAR-1, desenvolvido pela Mectron.

Fonte: Flightglobal via Cavok Brasil 

22 Comentários

  1. Isso já era evidente. Não haveria logica na aquisição de apenas 36 aparelhos, quando o objetivo sempre foi de pelo menos o triplo de aeronaves pela necessidade de cobertura de nosso grande território.

  2. 108 caça Gripen NG, essa informação foi passada,um oficial de alta patente da FAB que não quis se identificar teria passado essa informação !

    Agora vou fazer (quase) igual em Hollywood, seriam essas informações baseadas em fatos reais,ou mera especulação,aguardem o desfecho em novos capítulos !

  3. Só 108????
    Começo da decada de 90.
    AMX 60 unidades: 45 A-1, 14 A-1B e 1 YA-1
    F5 68 aeronaves
    mirage III 17 aeronaves
    145 AERONAVES DE COMBATE.
    NÃO SERIA INTERESSANTE TER DE VOLTA ESSA MESMA QUANTIDADE?

  4. Essa especulação apesar de boa ainda é insuficiente diante do cenário de uma ameaça real, 108 dá pra guarnecer nossos céus de ataques oriundos da AL, mas contra potências globais é piada, pois só de lembrarmos a logística de guerra da Otan e outros países vejo nossas necessidades em um número igual ou superior a 500 caças.

  5. É necessário uma confirmação oficial e não oficiosa, de fato 108 Gripens é pouco no MÍNIMO 150 aeronaves está de bom tamanho para a situação atual que é de paz.É necessário investir em equipamentos e treinamento adequado. O Brasil não tem equipamento de simulação G como nossos pilotos estão treinando na Suécia. Fiquei chocado ao saber que um Tenente-coronel com mais de 4000 horas de vôo não tinha treinado reabastecimento em vôo.
    Teremos sem dúvidas o melhor caça de sua categoria mas é necessário mudar a doutrina operacional e ter uma infraestrutura de treinamento adequada com pilotos com mais horas de vôo e tudo mais.

    Ps: vai ver que a fonte da Flightglobal é a Eliane Catanhede. Kkkkkkkkk

  6. Resta saber se o valor dos próximos pedidos será proporcionalmente menor, pois já estamos pagando pela transferencia de tecnologia e pelo desenvolvimento da versão biplace agora, então isso significa que futuras aquisições o valor unitário tende a ser menor, correto ???

  7. Na verdade se for para substituir a atual frota de caças F-5M e A-1 todos por apenas 108 Gripen NG assim como é da vontade da FAB a nossa força aérea estará reduzindo em números, porém o salto qualitativo que o novo vetor oferecerá compensará essa diminuição na quantidade de aeronaves com uma maior versatilidade no cumprimento da missão.

Comentários não permitidos.