Em 4 anos, Brasil comprou 2.000 blindados, 36 caças e 4 submarinos

Brazill weaponLuiz Felipe de Alencastro

O recente relatório anual do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), um influente centro de pesquisa sueco dedicado ao estudo do comércio mundial de armamentos, traz informações importantes sobre a Ásia do Sul e o Golfo Pérsico.

Mas também dá relevo às compras de equipamento militar realizadas pelo Brasil. Ao lado de outros destaques do período 2009-2013, aparece a compra pelo governo brasileiro de quatro submarinos franceses, de 2.044 blindados italianos e dos 36 aviões de combate adquiridos à própria Suécia.

No entanto, a notícia principal do relatório do Sipri é o aumento das importações de equipamento militar pela Índia e o Paquistão.

No primeiro caso, o crescimento foi de 111% entre o quadriênio 2004-2008 e 2009-2013. No caso do Paquistão, a cifra alcançou 119% no mesmo período.

Outra área importante de importação de armamentos é o Golfo Pérsico. Afora as importações dos Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita aparece agora como o quinto maior importador de sistemas de armas do mundo.novos-submarinos-brasileiros-s-br

Do lado dos exportadores de material bélico, além dos vendedores tradicionais como os Estados Unidos (29% das exportações mundiais) e da Rússia (27%), aparece a China que, com 6% das vendas mundiais, chega agora perto das exportações da Alemanha (7%) e da França (6%).

Na realidade, a China já fabrica a maior parte de seu armamento e, conforme os especialistas, seus gastos militares situam-se em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Na sequência, as Filipinas e o Japão aumentam seus sistema de defesa para se premunirem contra as ameaças chinesas e também norte-coreanas.

Na altura em que se marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o quadro atual lembra, em algumas partes do mundo, a corrida armamentista que precedeu a tragédia iniciada em 1914.

Note-se que durante muito tempo a Primeira Guerra foi chamada de Grande Guerra porque parecia ser a maior que o mundo conhecera.gripen-ng-especificacoes

Fonte: UOL

15 Comentários

  1. “Note-se que durante muito tempo a Primeira Guerra foi chamada de Grande Guerra porque parecia ser a maior que o mundo conhecera.” — vou nem falar nada

  2. Esses são o grosso, fora drones, foguetes, armas leves e automaticas de diversos calibres. Certo, ainda é pouco, mas as FAs estão se equipando e o povo continua trabalhando. Parabéns Brasil

    • Levando-se em conta o habito da esquerda brasileira em pedir propina de todos os contratos , eles devem ter faturado uns 2BIs de comiçao em todos estes contratinhos,kkkkkkkk ,por isso nao estranho estas compras , tudo que eh potencialmente uma fonte de propinoduto , a esquerda assina correndo os contratos , POSSUEM PRESSA PARA FICAREM RICOS !

  3. Na realidade compramos muito mais que isso, essas são as três incorporações mais substanciais mas também tivemos outras compras importantíssimas e muito significativas no reaparelhamento das forças armadas, como por exemplo a compra dos 28 + 2 cargueiros KC-390, a assinatura do contrato de implantação do SISFRON, a compra dos Legacy 500 para o GEIV da FAB, a compra dos B-767 MRTT fazendo Up-grade na IAI, incorporação do fuzil IA2 ainda que em pequena quantidade, tivemos a compra de 37 viaturas Gepard e 540.000 munições de 35mm, tivemos a compra de mísseis Harpoon para equipar o esquadrão Orungan, tivemos a compra de mísseis exocet AM-39 para os UH-15 e os SM-39 para os S-Br, 50 EC-725 para as três forças, estamos com mais um importante contrato em andamento das baterias AA Pantsir e Igla-S, Modernização dos SkyHawks da MB, Míssil Tático de Cruzeiro de 300 km de alcance, baterias de foguetes de saturação ASTROS 2020, SABER M-60, ALAC, AH-2 Sabre, Sea Hawks, modernização dos Super Lynx, Up-Grade de todas viaturas M-113 do EB e do CFN, modernização dos AP M-109 155mm, aquisição de mais 23 CLANFs para o CFN, contrato em andamento para compra de mais 186 blindados 4×4 multimissão, e se Deus quiser ainda esse ano teremos o lançamento do CBERS 4 e vôo inaugural do KC-390…

  4. Eu pessoalmente sou contra este tipo de imprensa que articula a matéria dando um tom sensacionalista ao fato, levando o leitor a ter interpretações errôneas.

    Qualquer um que acompanha o PB ou mesmo outros sites ligados a assuntos bélicos sabge que as compras efetuadas pelo Brasil não forma destinadas a um reforço do potencial bélico brasileiro, nem tampouco esta ligada a uma corrida militar na América Latina,se compramos cerca de 2.000 veículos blindados, 4 Scorpenes e 36 Gripen NG ou E/F como queiram, isso de motivou em função do enfraquecimento e da crescente obsolescência do material bélico empregado pelo Brasil, fruto de mais de 30 anos de descaso de nossos governantes para coma segurança nacional.

    Ainda que as compras efetuadas agreguem uma plus no nosso sistema defensivo, face a modernidade que se instaura nas 3 forças, não se pode afirmar que estamos numa corrida armamentista, o estaríamos se por exemplo já tivéssemos 4 esquadrões de caça com vetores modernos e criássemos mais 4 esquadrões, ou nossos Urutus e Cascavel ainda estivessem em condições pela de uso num cenário de guerra moderno e tivéssemos adquirido mais 2 000 blindados apra reforçar nossa capacidade ofensiva.

    Assim, quando recebermos a totalidade dos guaranis, boa parte dos Urutus, M-113 e Cascavel que hoje equipa nossa unidades de cavalaria e infantaria mecanizada terão aposentado definitivamente seus vetuscos vetores, o mesmo ocorre com os Scorpenes pois quando estes 4 estiverem navegando com as cores da MB os submarinos da classe timbira já estarão sendo desmanchados, ou mesmo coma FAB quando receber a totalidade dos 36 Gripen, os F-5M já estarão aposentados.

    Desta forma e a mesma coisa que você vender seu carro 2012 para comprar uma carro 2015,logicamente que houve um ganho com a troca, mas necessariamente não quer dizer que você adquiriu mais um veículo, e sim apenas trocou o seu velhinho por um mais novinho.

    Se nós estivéssemos lendo sobre a compra de 25 destroyers, 50 corvetas, 4 porta aviões, 250 caças, 1.000 MBTs, 5.000 veículos blindados, sistemas de defesa aérea, sistemas de mísseis de longo alcance, formação de novos esquadras, de novos esquadrões de ataque e defesa aérea ou meso a formação de criação de novas divisões de exército, ou até da criação da bomba atômica brasileira, ai sim poderíamos falar que o estado brasileiro esta investindo no fortalecimento demasiado de seu poder bélico e esteja numa corrida armamentista.

    Só não vou falar que estamos trocando seis por meia dúzia pois há um inegável ganho de qualidade e operatividade com estas novas aquisições, mas nada que vá deixar em polvorosa a comunidade internacional de nações, posto que pelo potencial que temos nossa forças armadas são diminutas .

  5. A razão da babação de ovo para os PTralhas neste blog. Não fizeram mais que a obrigação, ou não teríamos mais nossas forças armadas!

    • Meu caro, tire a raiva que todos nós compartilhamos do PT e afins para olhar a realidade desta matéria…o atual governo tem sido sério no que cerne as nossas forças armadas.
      Sou um dos que odeiam a administração do PT (mas tbm odeio a corrupção implícita dos baba sa** americano tucanos) mas temos que ser honestos em reconhecer que independente das falhas grotescas do atual governo, o reaparelhamento militar tem sido um ponto vitorioso, devemos ser integros em dar a honra que os militares tem vivido dias melhores do que nos dias cruéis e de sequidão da navalha do FHC. Sds

    • Eles babam ovos porque sao PAGOS para isso , afinal a grana das prppinas e desvios ,sao utilizadas tambem para pagar estes teleguiados nada sinceros ou honestos ,sao cumplices da parasitaçao que sofre as estatais nacionais !

      • Tu fica livre para bater por que o administrador ta te poupando das respostas a esse tipo de acusação canalha. Rsrsrs.

    • este é o problema…o que era nada mais que obrigação por mais de 30 anos/vários governos anteriores praticamente nada foi feito….é uma vergonha que um governo de “esquerda” tenha feito mais pelas forças armadas do que os próprios governos militares…pfff… 😀

1 Trackback / Pingback

  1. Em 4 anos, Brasil comprou 2.000 blindados, 36 caças e 4 submarinos - DNS.net em Português

Comentários não permitidos.