China Airshow 2014: Míssil WS-43

Chinese WS-43 Cruise Missile System (Loitering Attack Munition) export iran pakistan pla army (1)E.M.Pinto
Uma nova arma chinesa foi demonstrada durante a exposição China Airshow 2014. Na exposição estática um novo tipo de arma  de ataque foi apresentada em miniaturas e chamou a atenção dos participantes. O míssil tático denominado WS-43 classifica-se no tipo de munição Loitering Attack Munition.
A maquete do míssil e seu sistema d elançamento foram exibidos ao público como um sistema versátil que utiliza o veículo lançador  TAS5380 6X6 aproveitando o lançador universal para diversas armas táticas tais como os Mísseis WS-33 e foguetes Smerch 9K58 300 mm.
O míssil tático de cruzeiro WS-43 pode transportar uma ogiva  de auto explosivo de 20 kg a uma distância de 60 km, a arma foi feita para permanecer no campo de batalha por até 30 minutos sobrevoando um perímetro pré determinado. Ela é projetada para encontrar, monitorar e engajar alvos  em movimento.
Salvas de mísseis como estes podem cobrir um determinado espaço aéreo e iniciar o rastreio por alvos precipitando-se sobre aqueles determinados como prioritários.
A revolução ao campo de batalha com advento destas armas aumenta a eficácia na destruição de alvos táticos, ao mesmo tempo que sobrevoa o local, estes mísseis podem realizar o reconhecimento do campo de batalha, partilhar informações cruciais e  destruir alvos estratégicos minimizando a necessidade e exposição de aeronaves e sistemas de reconhecimento habitualmente  utilizados para tais funções.

4 Comentários

  1. Pergunta de leigo o alcance (60 km) bem como a ogiva do WS-43 não esta parecendo subdimensionada, posto que um míssil ou mesmo um foguete na faixa dos 300 mm pesa em média entre 500 a 900 kg, e na maioria dos casos as ogivas variam de 150 a 280 kg, apenas como exemplo sito o 9M55K Smerch de 300 mm que pesa 815 Kg e sua ogiva pesa 243 Kg de alto explosivo, bem como tem um alcance de 70 km.

    Tudo bem que temos levar em consideração que o WS-43 não é um foguete e que além do alcance estimado de 60 km, devemos levar em consideração o fato de que este vetor fica em PAC sobre o alvo por cerca de 30 minutos o que certamente demanda um consumo extra de combustível, combustível este que se não fosse esta qualidade do WS-43 poderia ser utilizado para uma trajetória de maior alcance.

    Mas continuo achando a ogiva um tanto quanto leve demais para um vetor que facilmente deve ultrapassar as centenas de milhares de dólares a unidade.

  2. Os EUA fazem propaganda de sistemas assim, há 4 anos.
    Os chineses, como sempre, quietos, e agora saem na frente, e iniciam primeiro a produção de um sistema do tipo.
    Sinal dos tempos, que vai se aprofundar a cada dia.

  3. Míssil de cruzeiro miniatura

    Analisando friamente pode ser a intenção dos chineses substituir os sistemas de foguetes de saturação por misseis guiados pelo sistema Beidou…

    O fato da pequena ogiva e curto alcance desse míssil em comparação aos mísseis de cruzeiro tradicionais pode estar ligado a necessidade de que este petardo tenha um porte pequeno e seja relativamente barato para tornar viável sua utilização em larga escala…

    O mesmo deverá ser dotado de tipos diferente de ogivas para determinados alvos, como HEAT contra blindados, termobárica contra construções e de fragmentação de submunições contra pistas de pouso ou comboios…

Comentários não permitidos.