Atualizado: Inteligência Russa revela imagens do caça que alegadamente teria abatido o Malasya Airlines nos céus da Ucrânia

Moscow timesE.M.Pinto

GRU revela imagens do cça que alegadamente teria abatido o  Malasya Airlines sobre os céus da Ucrânia

O canal de TV russo, Mosco times divulgou hoje as 20h horário local, imagens alegadamente captadas por satélites que mostram claramente um caça SU -27 perseguindo e disparando uma arma contra uma aeronave civil.

As imagens controversas, mostram claramente o momento em que um SU 27 lança um míssil ar-ar contra o avião civil supostamente o Boeing 777 da Malasya  vôo MH -17  que teria sido abatido sobre os seus da Ucrânia em 17 de Julho nos arredores de Donetsk região em conflito entre as tropas do exército regular da Ucrânia e milicianos separatistas pró Moscou.

As  imagens teriam sido cedidas a rede de televisão russa por fontes da Inteligência da Força Aérea russa a famosa GRU, que atesta que as imagens foram captadas por satélites espiões estrangeiros, provavelmente britânicos ou americanos.
As posições registradas pelo GPS confirmam as posições, indicando a possibilidade de se tratar do local onde a aeronave teria sido engajada.

 MH 17 Moscou Times (1)

Para alguns especialistas inclusive estrangeiros que se apresentaram ao canal, as imagens não foram alteradas e não há indícios de falsificações o que aumentam os rumores de que Moscou esraria certa em alegar a responsabilidade pelo abate da aeronave ao governo central de Kiev, que por sua vez acusa os milicianos e o próprio governo Russo de ser o responsável pela catástrofe que ceifou duas centenas de vidas de civis inocentes.

O ponto de maior controvérsia entre as imagens reside no fato de que o caça apresentado na imagem  assemelhar-se a um SU 27 e não ao SU 25 alegado pelas autoridades Russas. A veracidade das informações carecem ainda de maiores esclarecimentos.MH 17 Moscou Times (2)

George Bilt  especailista em aviação graduado no MIT e com 20 anos de experiência em análises de desastres aéreos, afirmou que concorda com os resultados do relatório do Sindicato dos Engenheiros da Rússia , que afirma que o voo  MH17 foi abatido por um jato de combate  que o perseguia. Segundo ele um primeiro disparo foi realizado contra a aeronave e um segundo disparo teria atingido em cheio a cabine dos pilotos, as armas utilizadas seriam  mísseis ” ar- ar “, a primeira arma poderia se tratar d eum míssil guiado por calor uma vez que atingiu em cheio os motores da aeronave.

[embedplusvideo height="395" width="650" editlink="http://bit.ly/1xoFHic" standard="http://www.youtube.com/v/q--q1rOGyKo?fs=1" vars="ytid=q--q1rOGyKo&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=" id="ep1961" /]

33 Comentários

  1. Some-se a isto, a atitude obscura de até hoje não terem sido divulgados os diálogos dos controladores de voo ucranianos com o piloto e nem resultados da analise da caixa preta, tudo aponta para os loucos da junta de Kiev…

  2. “atesta que as imagens foram captadas por satélites espiões estrangeiros, provavelmente britânicos ou americanos.”

    Como os russos conseguiram imagens captadas por satélites acidentais?

  3. Eu não tenho dúvidas que foram os Ucranianos.

    E fica a pergunta: como um avião civil é autorizado a voar sobre uma área de conflito?

  4. Essa história está muito estranha mas eu não tenho dúvidas que os ucranianos abateram a aeronave.
    Primeiro veio aquele oficial russo afirmando que um Su-25 havia intercptado o vôo MH-17, que por si só já era estranho já que sendo o Su-25 um caça de ataque ao solo subsônico o faz um péssimo intercptador.
    Os EUA por sua vez, junto com a mídia, acusavam a Rússia dia e noite do abate para abruptamente silenciarem sobre o caso.
    Pra mim foram os ucranianos e só os EUA tem a resposta para isso.

  5. Desse jeito fica realmente difícil se posicionar sobre a questão…Os EUA haviam declarado que seu sistema SBIRS (Sistema Infravermelho Baseado no Espaço) havia detectado lançamento de um míssil Sup/Ar contra o MH17 e até apontaram o Buk como culpado…Agora a Rússia depois de tanto tempo vem com essas imagens (de satélites americanos !?!) dizendo que foi um ataque de um caça SU-27 da força aérea da Ucrania… Existe até uma teoria daquelas bem Iluminati que atesta que esse vôo estava cheio de cadaveres e foi explodido no ar para causar a impressão de que foi abatido pela Rússia… ou seja cada público escolhe a versão que mais lhe agrada enquanto os verdadeiros culpados estão escondendo a verdade com unhas e dentes.

  6. Acho que o Putin está jogando Xadrez novamente!

    A questão é que os EUA alegaram ter provas de que os RUSSOS tinham feito a besteira… e o momento é de AFRONTA, de colocar o adversário em XEQUE!

    Logo, nada mais justo que pagar pra ver (virou pôquer)… e constatar se o ADVERSÁRIO vai mostrar as suas cartas ou vai “PASSAR”… por medo de perder a rodada!

    BZ ao carequinha russo… tá mandando bem, num jogo tipicamente americano! 🙂

    • E, se me permite o acréscimo ao seu comentário, está chegando ao fim o prazo para a divulgação preliminar dos relatórios holandeses sobre o acidente. O timing não poderia ser melhor se o objetivo for jogar pressão sobre o grupo investigador.

    • Realmente Mauro, os russos estão dando um banho nos americanos, nesse jogo de ataque e defesa no tabuleiro informação e contra informação. Não fosse a midia, e apoio kamicase do ocidente, estariam amargando já um tremenda derrota no campo diplomatico.

  7. Tá ficando cada vez mais perto da teoria que os “enlouquecidos” de Kiev, em seu frisson anti-russo, confundiram afoitamente o tal avião com o avião do Putin fazendo esta tremenda ca..da.
    Se isso se confirmar irá ser mais uma desmoralização aos EUA e todos que de pronto acusaram os russos pelo abate.
    Como disse bem o colega acima, o jogo de xadrez está em andamento.
    Abraços,

  8. Impressionante, como russos, chineses, e agora os iranianos, conseguiram penetrar na defesa cibernética ocidental.
    Os russos conseguiram provar que estavam corretos, porque até o momento, nenhum autoridade dos EUA/Europa, negou a veracidade das provas apresentadas, até porque são do próprio “time” ocidental.

  9. Fala sério, os Ucranianos acreditaram mesmo se tratar do Putim dentro da aeronave. Como disseram a época a semelhança entre as bandeiras indonésia da aeronave e russa, e a rota alterada em direção a Russia, os fizeram acreditar se tratar do Putim que estava em viagem no exterior. O resto é emgambelação dos parceiros do “ocidente”. Por isso o empenho tão incisivo do Putim, ele sabe que era ele que os ucranazi queriam apagar.

    • Ouvi falar, seriamente, sobre essa possibilidade, mas no nosso país esse tipo de situação é levada para a conta dos teoricos da conspiração e ninguem toca mais no assunto. A investigação desse fato deveria ser muito bem iluminada, mas como vemos morreu junto com o Eduardo Campos, que agora só usado em imagens demagogicas.

  10. Mais uma peça de realismo fantástico russa. Primeiro disseram que o avião atacante teria sido um Su-25. E aí apresentaram desenhos e toda um teatrinho tão fajuto quanto as boas intenções de Putin. Como a tese obviamente não colou (Um Su-25 jamais conseguiria interceptar um Boeing 777 em vôo de cruzeiro) passaram agora a alegar que na verdade foi um Su-27, com direito a fotos. E ainda usaram o nome de um tal “George Bilt” , supostamente graduado no MIT e com experiência em investigações de desastres aéreos.

    Pois bem

    A BBC, segundo alguns composta por pedófilos e satanistas, apresentou interessante reportagem, a qual reproduzo os melhores trechos:

    “Several commentators pointed out that the “Malaysia” logo on the plane from the photograph was in the wrong place. Maksim Kats, a Russian blogger, said the plane in the picture looked like a slightly altered version of the one that tops the search results if you Google “Boeing view from above” in Russian. It also happens to be a publicity photo of a Boeing 767, not a 777, which was shot down over Ukraine in July.”

    Ou seja: Não apenas o logo da Malaysian está no local errado como a foto em questão é na verdade de outro aparelho, um 767 e não um 777.

    “Others noted that the fighter jet looked different from an Su-25 – the type which the Russian media had consistently claimed shot down MH17.”

    O óbvio: insistiram tanto que se tratava de um Su-25 e agora me vêm com um Su-27?

    “There were also claims that the shape of clouds in the satellite image proved that it actually came from a Google Earth photo of the area taken on 28 August 2012.”

    A foto é de 2012. Que coisa feia…rs!

    “The apparent flaws in Channel One’s report triggered a torrent of ridicule. Ilya Varlamov, one of Russia’s most popular bloggers, called Channel One’s claim “a crudely photoshopped fake… just one episode in the information war”. “Keep your brain clean, don’t watch TV,” he urged his readers.”

    Um blogueiro russo, opositor do regime, foi bem incisivo denunciando a farsa.

    http://www.bbc.com/news/world-europe-30064374

    Em tempo: ao pesquisar “George Bilt”, não há nada a respeito. Algo estranho para quem teria participado de investigações de acidentes aéreos em 20 anos.

    • Esse aqui acaba de vez com a farsa levada a cabo pela TV estatal russa:

      On Friday November 14th, Russian state television ran a story of supposed foreign satellite images showing the last moments of flight MH17, with a fighter jet appearing to fire at the plane. Suspicions arose immediately on Twitter, and inconsistencies were pointed out, quickly leading to the conclusion the image is a crude fabrication.

      To start, the image has been posted on a Russian message board on October 15th, claiming to originate from WikiLeaks. This contradicts the origin of these images as being “George Bilt”, whose e-mail dated November 9th was reported as the source of these images

      Overlaying the image with known data points about the MH17 flight path and debris gives the following results, showing the aircraft in the picture off the reported course.

      It is clear that the satellite map imagery is created from a composite of different satellite map imagery. Part of imagery is from historical Google Earth imagery, dated 28/08/2012 (co-ords 47°57’12.22″N, 37°50’4.09″E)

      Next, it was pointed out the jet shown in the picture is definitely not an Su-25 ‘Frogfoot’ ground attack aircraft, as previously claimed by Russian media to have been involved in the downing of MH17. The profile of the aircraft is more reminiscent of fighter jets like the Su-27.

      Looking at the plane that is supposedly flight MH17, the appearance of the aircraft does not match the real 9M-MRD: the Malaysian airlines logo is in the wrong place, with the Malaysia Airlines logo beginning above the wing in reference images for MH17, while the satellite map imagery shows the logo beginning just in front of the wing.

      It was then suggested that the livery might actually be the standard Boeing livery, which matches quite well.

      Finally, the source of the image was found by a simple image search for “боинг вид сверху”, or “boeing top view” in English.

      There are additional details that can be looked at in the image, like the scale of the aircraft in relation to each other, as well as the their scale compared to the rest of the image. It has additionally been pointed out that planes in the satellite map imagery published in the Russia media appear surprisingly clear, compared to reference imagery looked at by the Bellingcat team.

      In conclusion, there are several issues with the image, as pointed out above. Thus, the material reported by 1TV cannot be deemed credible to support the theory that MH17 was shot downed by another aircraft.

      https://www.bellingcat.com/news/2014/11/14/russian-state-television-shares-fake-images-of-mh17-being-attacked/

      Eis aqui o “Boeing 777” da Malaysian, na verdade um 767-200:

      http://www.boeing.com/boeing/companyoffices/gallery/images/commercial/767200-01.page

  11. É evidente que estas imagens serão “desmentidas” de chofre pelo Departamento de Estado (EUA)… Mas, não importa, pois enquanto os EUA apresentaram apenas comentários de Facebook como “provas” os russos entregaram registros dos seus radares (civis) que apresentavam de forma inequívoca a presença de uma aeronave militar ucraniana na área, então “identificada” como um modelo de ataque SU-25…

    Soma-se a estarrecedora revelação destas imagens a censura imposta, até hoje, aos registros dos controladores de voo ucranianos, alguns deles de nacionalidade espanhola, que foram calados. Lembro, em especial, dos comunicados de um controlador espanhol, denominado como “Pedro”, que tão logo caiu o jato da Malasian começou a tuitar que jatos Su-27 estariam na área…

    Por fim, o fato inusitado das autoridades inglesas (que decodificaram as caixas – pretas) e holandesas de censurarem parte da gravação de voo, por óbvio, causa especulações. Por isso, a revelação destas imagens, comprovadas como genuínas, jogará uma pá de cal no discurso, e na credibilidade dos governantes ucranianos, nos EUA e por extensão na UE…

  12. Pelo que parece as lideranças russas estão seriamente preocupadas coma segurança do seu presidente Vladimir Putin, tanto é que em garantia sua segurança na reunião do G-20 a Marinha Russa enviou 4 navios de guerra, inclusive o Varyag as costas da Austrália, ficando os navios fundeados fora do limite territorial australiano, mas com a cidade de Brisbane dentro do raio de alcance de suas armas.

    Pelo que parece o FSB acha consistente os rumores de que grupos ligados a CIA e a NSA desejem matar o presidente Putin.

    • Devem se preocupar é quando ele vir aoBrasil, aqui a CIA e a NSA transitam como se fosse seu quintal, e contam com a irmandade de muitos dos ditos “brasileiros”.

  13. “Primeiro vem as risadas, depois as mentiras. Por ultimo o tiroteio.”

    Stephen King

    Antes o fim do mundo era uma preocupação…agora é uma esperança!…

  14. Apenas um adendo a discussão, deve-se levar em consideração que as fotos, bem como a afirmação efetuada e que lastreia a discussão em momento algum foi proferida pelo governo russo, ou por qualquer órgão de inteligência russa, mas sim foi veiculada como notícia bombástica por uma canal de televisão russo o Canal Um e que segundo a rede de televisão, estas fotos foram encaminhadas por um tal de George Bilt ao presidente do sindicato russo de engenheiros, sindicato este que efetuou uma longa análise e afirmou que o boeing malaio não poderia ter sido derrubado por um míssil mas sim por tiros de metralhadora.

    Assim, em que pesem as inúmeras dúvidas em relação a quada do voo MH-17, o certo e que somente através de uma investigação internacional, que contemple especialistas russos, americanos, chineses, holandeses, australianos, holandeses, franceses e cia, ltda., se poderá a chegar a um consenso, pois todas as investigações unilaterais terão a pecha de terem sido efetuadas de forma parcial e com o objetivo de encobrir a verdade.

    Assim se alguém desejar chegar a verdade absoluta somente través de uma comissão multinacional de investigação e que poderemos ter a tão desejada credibilidade necessária a se explicar este lamentável episódio.

    • Aí é que está o X da questão, seja o jogo o Xadrez (no caso isso seria um “Gambit”) ou Pôquer (seria um blefe)…

      Uma vez que Putin aumentou a aposta, cabe ao outro cobrir a aposta, e mostrar suas cartas, ou passar…

      Mas simplesmente ficar dizendo que TEM PROVAS (e muito) e não apresentá-las, acabou colocando-os (os parceiros ocidentais da OTAN) em uma situação quase ridícula!

      A impressão que se dá é a de que estão FORJANDO as mesmas, e é preciso ter certeza de que NÃO PODERÃO SER REFUTADAS… isso demandaria muitos testes, e tempo!

      Quanto ao comentário do Tireless… no mínimo, no mínimo mesmo, falta bom senso!

      Onde se conseguiu ver o logo do avião?? Eu não!

      O formato das nuvens era semelhante a outra já existente? Com enquadramento e cortes há de se encontrar centenas de fotos semelhantes na mesma área ao longo dos anos… mas seria preciso um PUTA programa de reconhecimento de NUVENS… não creio que alguém tenha pensado nisso até hoje… nem o pessoal do CSI!

      As provas mais confiáveis (pero non mucho!) são as comunicações, e as caixas pretas… que foram muito apropriadamente “isoladas” da DEFESA devendo o restante do mundo simplesmente acreditar na ACUSAÇÃO!

      Seria mais simples fazer logo uma votação com as urnas brasileiras perguntando quem é o culpado… já que não se pode fazer auditoria mesmo!

      Seja como for, agora parece que a paciência do Homem tá curta e, precavido, está cercando a área de sua presença internacional, não com NAVIOS… mas com SENSORES… quero ver algum incauto tentar derrubar o carequinha na encolha agora!!!

      Obviamente, satélites de alta qualidade também devem estar de olho em sua movimentação… e o retorno das patrulhas aéreas em território internacional passa uma mensagem clara… SE ME DERRUBAREM, A GRANDE VESPA JÁ VAI ESTAR AÍ, PERTINHO, PRA DAR AS PRIMEIRAS FERROADAS!

      Admiro cada vez mais esse sujeito… se há um EQUILÍBRIO hoje no mundo, mesmo que DISTANTE (como diria Renato Russo)… em muito isso se deve a ele!

      Enquanto isso nós temos que nos virar com governantes que mal estudaram “redação” nas escolas, fazendo discursos ridículos na tentativa de, como Martin Luther King, Churchill, ou Lincoln, inspirar o povo! Tentativa patética, aliás, devido não só às palavras, mas também aos exemplos, à falta de coerência, de acertividade, etc, etc.

      Abraço, galera!

Comentários não permitidos.