Austrália encomenda mais C-17 Globe Master III

C-17A-Globemaster-IIIDragão Vermelho Taiwan para o Plano Brasil

Tradução: E.M.Pinto

Ampliando a cooperação militar e estreitando os laços com o Estados Unidos da América o Ministério da Defesa Australiano acaba de receber do departamento de Estado Americano a aprovação para um importante pacote de aquisições militares via FMS  que contempla lotes adicionais de aeronaves C-17 Globemaster III, bem como de equipamentos associados, peças e apoio logístico, cujo custo global é estimado em US$ 1,6 bilhõe.

A declaraão foi feita pela Agência de Cooperação de Segurança e Defesa que entregou a certificação exigida para notificar o Congresso dos Estados Unidos desta aquisição.

O Governo da Austrália solicitou assim um lote adicional de mais 4 aeronaves C-17A Globemaster III, bem como de  19 motores F117-PW-100 produzidos pela  Pratt & Whitney. O pacote tambpém contempla a aquisição de 4 sistemas  AN / AAQ-24V gde contramedidas infravermelhos (LAIRCM) 4 Sistemas Small Laser Transmissor assambly, 4 processadores do sistema, 4 AN / AAR-54 Sensores de alerta de mísseis, um sistema  AN / ALE-47 e 1 um sistema de alerta / AAR-47 Missile,  Sistemas de Posicionamento Global / Sistemas de Navegação Inercial, peças de reposição e reparação, equipamentos de abastecimento e de teste, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica  entre outros inúmeros subsistemas que equiparão as aeronaves.

raaf_c10

Segundo o MD Australiano, esta nova aquisição vai contribuir para a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um dos principais contribuintes para a estabilidade política, segurança e desenvolvimento econômico no Sudeste Asiático. A Austrália é um importante aliado e parceiro que contribui de forma significativa para as operações de paz e humanitárias ao redor do mundo.

Segundo o departamento de estado americano

“é vital para o interesse nacional dos EUA  ajudar o nosso aliado no desenvolvimento e manutenção de uma capacidade de auto-defesa forte e de  pronta resposta. Esta proposta é consistente com esses objetivos e facilita a partilha de responsabilidades e equipamentos com um aliado-chave.”

A capacidade de transporte aéreo pesado atual da Austrália é garantida por seis aeronaves C-17A. A proposta de venda  adicional de cargueiros C-17A vai melhorar ainda mais a capacidade da Austrália de implantar rapidamente em apoio às operações da coalizão em nível global e, também irá aumentar a sua capacidade para conduzir operações humanitárias e de manutenção da paz no âmbito regional.

A Austrália tem a capacidade de absorver e empregar esses C-17As adicionais em seu inventário. Segundo o departamento de defesa, a proposta de venda dessas aeronaves e apoio não alterará o equilíbrio militar nesta região.

200362-c-17-globemaster-iii-aircraft

5 Comentários

  1. “Segundo o departamento de estado americano

    “é vital para o interesse nacional dos EUA ajudar o nosso aliado no desenvolvimento”…

    Cara de pau mesmo.. é vital para o bolso dos EUA, isso sim!!

    😀

  2. SE os motores F117-PW-100 são os que fazem parte do avião C-17A, a Austrália dá o exemplo de responsabilidade, ou seja, comprou 4 aviões e pediu 19 motores a mais, sendo que cada avião usa 4, substituindo todos ainda tem praticamente um para cada avião.
    Parecido com uma terra afortunada por Deus, mas que tem um povinho…

Comentários não permitidos.