SU 35 é um dos três finalistas no FX indonésio

the-su-35-is-produced-by-russian-aerospace-company-sukhoi

 O Su-35 é um dos finalistas do concurso para o fornecimento de novos caças da Força Aérea da Indonésia


Rustam- Moscou

Tradução e Adaptação: E.M.Pinto

No dia 10 de novembro as Forças Armadas da Indonésia escolheram os três finalistas do concurso para o fornecimento de um novo caça para a Força Aérea o qual substituirá as aeronaves de ataque leve F-5E / F  Tiger -2, operado por cerca de 30 anos.

De acordo com a agência Xinhua, durante uma exposição realizada na Indonésia a Indo Defense-2014 o Comandante em chefe das Forças Armadas do país, o general Moeldoko disse que três tipos de aviões de combate produzidos na Rússia, Suécia e EUA, são os candidatos selecionados para substituir o F-5, as aeronaves serão  alocadas no 14º esquadrão da Força Aérea localizado em Madiun. Entre os finalistas incluiu-se o Su-35 russo, o sueco JAS- 39 “Gripen” e o norte-americano F-16 + Blok.52.

Atualmente estão em serviço com a Força Aérea da Indonésia também outros 6 caças multifuncionais Su -30MK2, 5 Su -27SK e Su-30MK 5 adquiridos à Rússia, sete aeronaves aeronaves F-16A e F-16B 3 Fighting Falcon de fabricação norte-americana. Além disso, a indonésia possui 5 dos 24 F-16C / D Blok.52ID encomendados .

Uma das condições para vencer  o concurso é organizar a montagem das aeronaves no âmbito do acordo sobre a transferência de tecnologia para empresas da indústria nacional.

Segundo o presidente do parlamento Indonésio Badi Santozo serão avaliadas as tecnologia avançadas capazes de fortalecer a indústria de defesa nacional. Além disso, esta aeronave terá que ser capaz de reduzir os custos operacionais do grupo de aviação.

41 Comentários

  1. Deve levar o modelo russo. O Gripen já tem o processo de transferência de tecnologia garantido com o Brasil… se o fizer também com estes, passa a ser prostituição, e vai tudo pro buraco.

    O F16 por mais atualizado que seja, já não vai dar conta dos problemas que enfrentará nas próximas décadas.

    Já o modelo russo tem potência e espaço para muitas atualizações ainda… como se já não fosse uma excelente opção já!

    • Mauro Lima,

      Não necessariamente. É certo que haverão itens que serão desenvolvidos especificamente para o Gripen sueco e que serão de exclusiva propriedade da Suécia ( que, tudo indica, terá mesmo alguns sistemas diferentes do exemplar brasileiro ), além de outros itens comuns que serão fabricados originalmente desenvolvidos e fabricados na Suécia. Lembre-se que o Brasil estará responsavel por 40% dos trabalhos ( que engloba 80% da estrutura ) estando o restante em mãos suecas ( que muito provavelmente se reservarão ao direito de fazer o que bem entenderem com isso ). Ademais, o fato dos suecos estarem compartilhando algo com o Brasil, não significa propriamente que não possam faze-lo com outros; isto é, levando em consideração o que eles já desenvolveram por conta própria até aqui. De fato, pelo que já li, a propriedade intelectual brasileira estaria primeiramente relacionada ao que for desenvolvido no Brasil…

      A participação brasileira nas vendas, pelo que foi divulgado, estaria limitada a América do Sul, África, e outros países nos quais o Brasil tenha alguma penetração no mercado ( o que seria a América Central e, talvez, Canadá e México ) deixando os demais continentes para os suecos. Assim sendo, o máximo que caberia ao Brasil nesse caso, seria atuar como fornecedor de aeroestruturas e outros sistemas a serem negociados ( o que for de interesse do comprador ), mas dão da aeronave em si, que muito provavelmente seria montada na Suécia. Ou seja, aquela seria uma zona de negociação que não envolveria as empresas brasileiras em primeira instância…

      Enfim, pelo que entendi, se eles puderem pagar, podem muito bem levar uma linha de produção de algumas aeroestruturas ou mesmo uma linha de montagem, além da propriedade intelectual do que eles desenvolverem em conjunto com suecos para seus próprios caças…

  2. Tá com cara de Gripen. O F-16 é um exelente caça mas sua célula já chegou ao limite de evolução. O Gripen é melhor e mais novo, já o Su-35 é um super caça que precisa de uma manutenção muito boa,senão acontece igual na Venezuela.

    • Poderia perfeitamente ser o Gripen, se eles não estivessem também em busca de transferência de tecnologia…

      “Uma das condições para vencer o concurso é organizar a montagem das aeronaves no âmbito do acordo sobre a transferência de tecnologia para empresas da indústria nacional.”

      Obviamente isso é impossível, salvo se a SAAB desistir do contrato como Brasil!

      • Realmente não sei se nosso contrato com a Saab inclui exclusividade Mauro mas certamente a Saab está de olho naquele mercado do Sudoeste Asiático onde está repleto de F-5 obsoletos e cansados( há quem diga que a Índia, porém o tejas será o caça leve deles) e é muito tentador para a Saab ter uma linha de manutenção naquela região, pois isso certamente é um fator que daria uma enorme vantagem para as vendas na região.

  3. Considerando o histórico da Força Aérea da Indonésia, o favorito atende por Su-35.
    O Gripen NG é um conto sueco no qual só caiu um bobão, pois só os bestas pagam as contas dos outros…
    😉

    • Que coisa né? Eu estava lembrando que o “Super-hiper-ultra-mega-blaster” Su-35 sequer conseguiu passar na primeira fase do FX-2, e ainda com direito ao saudoso Vice-Presidente José Alencar, que era industrial, ter dito que na fábrica do Su-35 ele não produziria nem parafuso…..rs!

      • In what year was your factory, former vice-president? in 2002? yes only in Russia, he said something quite different! and then apparently drove up the money, he began to speak more

        Sezdit now 3 plants dry and see how it works and what kind of production, it is one of the best in the world with a full tehnologichesuim process

        When Brazil to learn this technique to collect herself, and then we can talk about the independence of the country’s banana!

        so shut up
        ______

        Em que ano foi sua fábrica, o ex-vice-presidente? em 2002? sim só na Rússia, ele disse algo bem diferente! e então, aparentemente, levou o dinheiro, ele começou a falar mais

        Sezdit agora 3 plantas secas e ver como ele funciona e que tipo de produção, é um dos melhores do mundo, com um processo tehnologichesuim completo

        Quando o Brasil para aprender esta técnica para se recompor, e então nós podemos falar sobre a independência da bananeira do país!

        então cale a boca

      • “independência da bananeira do país!”

        Acho que não entendi.

        Melhor ir com mais calma, aqui quase todo mundo é brasileiro.

        E se eu não me engano a nossa Embraer vence mais concorrências que qualquer fabricante de aeronaves russo.

        Também não se esqueça que a Rússia é um dos maiores importadores de tecnologias ocidentais, portanto não é tão independente assim.

      • oo Brazil alone is capable of producing military aircraft using 100% parts made in Brazil or ship? This is called a full cycle!

        Do Embaera 100% parts and razrabotny produced in Brazil? )))

        SU-35 – it is 100% made in the Russian parts of the Russian Federation!
        _ _

        oo Brasil sozinho é capaz de produzir aviões militares com 100% de peças produzidas no Brasil ou navio? Isso é chamado de ciclo completo!

        Não Embaera 100% peças e razrabotny produzido no Brasil? )))

        SU-35 – que é 100% feito nas peças do russo da Federação Russa!

        ainda desfrutar – http://www.youtube.com/watch?v=7dsy-3GQgy8

      • Amigo Deagol, o destempero emocional do avatar da Rosoboronexport vai acabar partindo o coração das tietes russas que pululam por aqui…rs!

        Para limpar a barra dele ele vai ter que distribuir muita buginganga…

      • Vai ver que por usar peças 100% locais que os aviões comerciais russos são belas porcarias…..rs

        Então meu caro avatar da Rosoborexport, quando os aviões comerciais de você estiverem competindo com os nossos, os da Bombardier, os da Airbus e os da Boeing, aí a gente volta a conversar…rs!

      • Pô, o cara chama o nosso país de bananeira e tem gente que ainda defende.

        Impressionante que o único argumento que o warpth tem é um boato sem provas.

      • Meu caro avatar da Rosobonexport, nosso ex-presidente visitou a Fábrica da Sukhoi nos idos de 2006 a 2008. E fez essa afirmação com conhecimento de causa já que, como industrial, entendia do assunto. E quanto a processos industrial me desculpe mas a EMBRAER felizmente não tem nada a aprender com vocês pois sempre esteve mais avançada no tocante aos mesmos.

        Por fim, muito emblemático você chamar nosso país de bananeira pois traduz exatamente o que vocês, russos, acham do Brasil. Tenho certeza que após seu rasgo de sinceridade muita gente aqui vai repensar seus sentimentos pela Rússia.

      • É HMS, se rússia fosse tão independente assim a Aeroflot não comprava boeings e Airbus contrariando as súplicas de Putin.

        E o pior é que tem pessoas que não entendem sobre nenhum assunto defendendo o nosso país ser chamado de bananeira.

        Pq esses infelizes não se mudam para a Rússia?

      • HMS_TIRELESS
        _________

        Your feelings? You ask a question? you were at the factory Sukhoi? Your vice president was not there in 2004 do not need to lie, my dear Carlos, just as your lie was about TIGERS about Mi-35M and so on

        Banana is a country not oskroblenie, and what EMBAER not able alone to make modern aircraft! and this fact

        If you say something – say the facts and not a lie! if you know nothing about Russian systems that better be quiet and listen

        when your industry will produce Ships-Boats-Aircraft -Vertolety their own systems and 100% proizyvedennyh in Brazil then you can say that you are all well

        http://www.sukhoi.org/news/company/?id=137
        ______

        Seus sentimentos? Você faz uma pergunta? você estava na fábrica Sukhoi? Seu vice-presidente não estava lá, em 2004, não precisa mentir, meu caro Carlos, assim como sua mentira foi sobre TIGRES sobre Mi-35M e assim por diante

        Banana é um país não oskroblenie, eo que não é capaz EMBAER sozinho para fazer aviões modernos! e este fato

        Se você disser algo – dizem os fatos e não uma mentira! se você não sabe nada sobre sistemas russos que melhor ficar quieto e ouvir

        quando sua indústria vai produzir navios de Barcos-Aeronaves -Vertolety seus próprios sistemas e 100% proizyvedennyh no Brasil, então você pode dizer que está tudo bem

        http://www.sukhoi.org/news/company/?id=137

      • Warpath 13 de novembro de 2014 at 22:35
        Hmmm tá bravinho com o Rustam!! É pq ele é RUSSO não é!! E a Rússia tem…. Su-24 matador de Aegis!!
        ___________
        go to archive Plano Brasil and see my comments on this issue, and do not lie

        I then said that this whole system off istroiya with the US destroyer in the Black Sea -utka

        and that the complex Hibinah (L-175B) exists and is working on the SU-34! it is not on the Su-24, and never was
        _

        ir para arquivar Plano Brasil e ver meus comentários sobre esta questão, e não mentem

        Eu então disse que todo esse sistema off istroiya com o destróier norte-americano no -utka Mar Negro

        e que o complexo Hibinah (L-175B) existe e está a trabalhar sobre o SU-34! não é sobre o Su-24, e nunca foi

      • HMS_TIRELESS

        E quanto a processos industrial me desculpe mas a EMBRAER felizmente não tem nada a aprender com vocês pois sempre esteve mais avançada no tocante aos mesmos.
        _ _ _

        expensive
        Leonardo Carvalho – I think it’s you, my angry friend! tell the truth, in addition to call me Rosoboronexport you have not sustained any disskussii with me, because in your head not ukladyvaetsya that Russia itself can produce high-tech products, and you’re constantly jumping from conversation -Because not know how to drive it

        when your Embaer will produce its products iz100 details sdelaannyh% in Brazil and then starts to open his mouth, but it does not buy parts for it-but where and to develop its industry and the Engineering School

        __________

        caro
        Leonardo Carvalho – Eu acho que é você, meu amigo com raiva! dizer a verdade, além de me chamar Rosoboronexport você não ter sofrido nenhum disskussii comigo, porque na sua cabeça não ukladyvaetsya que a própria Rússia pode produzir produtos de alta tecnologia, e você está constantemente pulando de conversa não -Porque sabe como conduzi-lo

        quando seu Embaer vai fabricar seus produtos de 100% peças sdelaannyh no Brasil e, em seguida, começa a abrir a boca, mas não comprar peças para ele, mas para onde e para desenvolver sua indústria e da Escola de Engenharia

        p.s- Estou sempre aberto ao diálogo e disskussii honesto, eu não escondo
        https://www.facebook.com/rustam.bogaudinov
        e você não pode me indispor com meus amigos e irmãos brasileiros! Lembre-se disso, e de cooperação entre a Rússia eo Brasil vai continuar a crescer e crescer, como se você não queria

      • “Tenho certeza que após seu rasgo de sinceridade muita gente aqui vai repensar seus sentimentos pela Rússia”

        E vc repensa seus sentimentos quanto aos Americanos que nos acham macaquitos?? Ao quanto aos seus amigos Israelenses que já nos destrataram por sermos contra (a grande maioria, diga-se) a situação na Palestina?

      • Sr. Rustam, tenho muitas diferenças de opinião com o Deagol, e para mim pouco importa as qualidades comparativas de States ou Russia, importa sim qual deles poderá trazer algum beneficio ao nosso povo. Devido a história vivida, e as consequencias a nós trazidas pelo apoio incondicional ao país dos yankes, em nosso prejuizo, por um questão meramente estrategica tendo a uma maio simpatia para o lado Russo. Mas isso não significará, pelo menos para mim, que alguem, tomado pelo virus da lacaiagem, tanto yanke como russa, venha a um espaço brasileiro, feito por gente que identifica como tal, para fazer considerações desrespeitosas ao meu país. Concordo plenamente com o Deagol nesse aspecto, leve a sua lacaiagem para a Russia, aqui é patria brasileira e não nada que nos associe em indole a bananeiras ou bananas, aprenda sobre nossa história antes de vor para a rede dar mostras de sua ignorancia sobre nossa gente e nossa patria. Sds.

      • Muito bem caro Julio!

        Concordo que a inventividade e a competência russa merecem mais respeito da minha parte, mas isso não dá direito de um russo vir aqui e chamar nosso país de bananeira.

        Mais decepcionante ainda é ver que alguns brasileiros aplaudem ofensas como essa.

        sds.

      • it’s not an insult as you think, in Russia under this is an entirely different meaning

        meaning that not humiliate people and its people! but the point is that the country does not have its independent production, science, scientists
        may not be a highly developed country

        and these 2 gentlemen -udelili attention to the word without understanding the meaning! since these gompod who are not able to give the facts and discuss, but we hear the word Communism-Putin-shit

        but I do not take offense to these people, I wish them

        and I repeat I am always open to, the conversation
        https://www.facebook.com/rustam.bogaudinov
        ___

        não é um insulto como você pensa, na Rússia sob este é um significado totalmente diferente

        o que significa que não humilhar as pessoas e seu povo! mas o ponto é que o país não tenha seus independentes de produção, ciência, cientistas
        não pode ser um país altamente desenvolvido

        e estes dois cavalheiros -udelili atenção à palavra, sem compreender o significado! uma vez que estes gompod que não são capazes de dar os fatos e discutir, mas nós ouvimos a palavra comunismo-Putin-shit

        mas não se ofenda com essas pessoas, eu desejo-lhes

        e repito Estou sempre aberto para a conversa https://www.facebook.com/rustam.bogaudinov

      • Sr. Rustam, muito mais cuidado e criteriona hora de opinar. Veja, motivos não lhe faltam para cautela, todas são de seu conhecimento como pude verificar em suas palavras. O primeiro motivo é seu conhecimento de que o significado das palavras são distintas em nossos países, e apesar do cometimento de sua grosseria ter sido cometida, segundo o sr., por um erro de interpretação, sabemos que muitas.crises ja foram prlduzidas por falhas na comunicação. Outro motivo importante para seu cuidado maior é justamente com base em sua queixa. Se lhe incomoda determinadas citações, hoje inveridicas, com base no passado historico de seu país, por ignorancia ou má fé, isse conteudo ignorante não deve ser a responda para a ignorancia de individuos, sob pena de ajudar na propagação de ignorancia e inspirar radicalismos nada contributivos. Aprenda com os que respeitam, não imite os ignorantes. Sds.

  4. Se quiserem um caça mesmo vai dar SU-35 …

    Se quiserem um Fusca vai dar F-16

    Se não quiserem esperança … procurem uma igreja rs rs rs

  5. Ao meu ver, o Gripen tem mais chances, pois os indonésios querem um caça leve e de baixo custo operacional, o F 16 está saindo de linha e a Lockheed não cederá ao TOT desejado pelos indonésios e o Gripen é um projeto mais atual.
    Apesar de considerar o SU 35 o desejo dos indonésios, acho que ele concorreria em outra concorrência que virá no futuro.esta é para substituir os F5.

  6. “Vai ver que por usar peças 100% locais que os aviões comerciais russos são belas porcarias…..rs”

    HMS-Tireless
    E as peças americanas são feitas onde mesmo?? Na China não é!! Meu caro, vc e o seu caro Deagol não passam de agentes anti-russo que vem patrulhar o PB. Desesperados por ver a Rússia firme e forte com seus produtos competindo no mercado, rsrsrsrs.

    Vai a dica que sempre lhe dou: volta pra caminha! Vai mimi! Vai comentar lá na Trilogia (expirou sua assinatura por lá é? rsrsrsrs). Pare de dizer inverdades e respeite as pessoas que pensam diferente, ok!

    • Acho que o desesperado é você warpath.

      Se você fizesse o mínimo de pesquisa saberia que as empresas russas compram aeronaves ocidentais contrariando os pedidos de Putin e que o avião de passageiros da Sukhoi foi devolvido por ser “uma bela porcaria”.
      Quem rejeita aviões russos são os próprios russos e não há que você possa dizer que prove o contrário.

      Esse seus ataques só refletem o seu desespero já que argumentos você não tem nenhum.

      • we are talking about military aircraft! you again as a child move away from the conversation, moving on to other topics

        yes now on Civil unlike Brazil, Russia is able to produce its own civil aircraft, aircraft less konkurennosposobnye but we produce them and they have to ask!
        through reforms 90s we stayed a bit but I hope soon to make up for the start of production of the MS-21 and the Superjet healed their children’s illnesses and well For sale

        Well military SUHOI №1 in the world of sales

        __

        estamos a falar de aviões militares! você novamente como uma criança se afastar da conversa, que se deslocam para outros tópicos

        sim agora Civil ao contrário do Brasil, a Rússia é capaz de produzir seus próprios aviões civis, aeronaves menos konkurennosposobnye mas produzi-los e eles têm que perguntar!
        através de reformas dos anos 90 em que ficamos um pouco, mas espero em breve fazer-se para o início da produção do MS-21 e do Superjet curou as doenças de seus filhos e assim Venda

        №1 poço seco militar no mundo das vendas

    • sempre feliz, apenas ragovarivat engraçado com as pessoas que estão constantemente em movimento e falar sobre a mentira, especialmente o vice-presidente que falou bastante diferente)))

      eles falam sobre produtos militares e 100% de independência da Rússia, eles não estão tendo os fatos dizem aeronaves civis)) não menciona que Embaer não é capaz de produzir produtos militares com 100% dos componentes no Brasil, assim que kasaetsya helicóptero-tanques e infantaria oruzhiya- sistemmy à aviónica fora do veículo lista é interminável

      nosso país no 90 também foi uma banana quando temos praticamente destruiu sua ciência e produção- mas depois Putin veio e nos salvou
      _

      always happy, just funny ragovarivat with people who are constantly on the go and talk about lying, especially vice president who spoke quite different)))

      they talk about military products and 100% independence of Russia, they are not having the facts say civil aircraft)) does not mention that Embaer not able to produce military products with 100% of the components in Brazil, as well it kasaetsya helicopter-tanks and infantry oruzhiya- sistemmy-avionics off-vehicle list is endless

      our country in the 90th was also a banana when we have virtually destroyed their science and production- but then Putin came and saved us

      • e para chamar de seu país, se na década de 90 do século passado, podem perder as indústrias de alta tecnologia e da ciência russa e engenheiro genial e vende apenas petróleo e gás
        ____

        and to call their country if in the 90s of the last century, could lose the high-tech industries and the Russian science and ingenious engineer and sells only oil and gas

Comentários não permitidos.