“Na 11ª hora do 11º dia do 11º mês, um armistício foi assinado”

Peter H. Daly, VADM, USN (Retired), CEO (Chief Executive Officer) U.S. Naval Institute (USNI), 11/11/2014

Primeira Guerra Mundial – A Grande Guerra – começou há um século, 28 de Julho de 1914. Os Estados Unidos entraram na guerra após o discurso do Presidente Woodrow Wilson ao Congresso em 2 de abril de 1917, com a declaração de guerra à Alemanha aprovada pelo Congresso dos EUA. Milhões de vidas seriam perdidas antes da cessação das hostilidades, quando os EUA e seus aliados obrigaram os alemães a assinar um Armistício em Compiègne, França, às 11:00 horas em 11 de novembro de 1918.

ArmisticioEste momento histórico seria observado a cada ano subsequente como Dia do Armistício, honrando a memória dos membros das Forças Armadas que deram suas vidas. Após a Segunda Guerra Mundial e conflitos posteriores, a celebração anual seria renomeado Dia dos Veteranos, honrando a memória de todos os veteranos norte-americanos que deram suas vidas.

Neste Dia dos Veteranos, 11 de Novembro de 2014, um dia de desfiles memoráveis, de visitar os cemitérios, celebrar missas e praticar momentos individuais de silêncio reverente e reflexão, mais uma vez fazer, uma pausa para agradecer e lembrar aqueles que morreram para ajudar a garantir que essa grande democracia , os Estados Unidos da América (EUA), perdure e prospere.

Foto: A foto é do lugar onde se encontrava o  vagão onde a Alemanha se rendeu em Compiègne, em 11 de novembro de 1918.

Nota histórica: No vagão onde foi assinado o Armistício em 1918, foi assinado, também, a Rendição Francesa, três dias depois da Ocupação da França pela Wehrmacht ( Exército Alemão), em 21 de junho de 1940. Em seguida, o vagão foi levado para a Alemanha e, mais tarde destruído por forças alemãs por ordem pessoal do Chanceler Adolf Hitler.

Fonte:  U.S. Naval Institute (USNI)  

2 Comentários

Comentários não permitidos.