BRICS poderiam se tornar a mais poderosa união militar do mundo

BRICS SIMBFrancisco Santos, Guerra & Armas

Com o surgimento dos chamados ”Países Emergentes”, um termo tornou-se muito comum para designar a união dos principais países, o termo BRICS (Brasil, Rússia, Índia e South Africa/África do Sul), nas muitas discussões sobre esse Grupo, sempre aparece a hipótese de esse grupo unir-se militarmente.

A Rússia nunca escondeu que sempre quis formar um bloco militar para fazer frente a OTAN, a China e Índia também compartilham desse desejo, no entanto o Brasil como sempre evita tocar nesse ponto.

Caso essa união militar acontecesse, teríamos a seguinte força militar:

  • A União Militar teria o maior arsenal Nuclear do Mundo, somando-se os arsenais de Rússia (O maior do Mundo), China e Índia.
  • O maior exército do mundo em números absolutos, com mais de 15 milhões de soldados treinados e preparados para guerra e mais de 1,5 bilhões de pessoas aptas para servir.
  • A maior força aérea do mundo, teremos a maior força de bombardeiros estratégicos do mundo superando toda  OTAN, EUA e países aliados do EUA, o maior número de aviões de combate, superior ate mesmo a todos os países da OTAN juntos.
  • Nossa marinha ainda seria inferior a da OTAN, mas os submarinos nucleares Russos, submarinos chineses, indianos, brasileiros e sul-africanos seriam agravantes de peso ao nosso favor.

No entanto antes que apareçam aqui comentários do tipo, esse cara é louco, não sabe o que ta falando ou afirmando que é um sonho e nunca acontecerá, já aviso que isso é uma suposição que eu mesmo creio que nunca deva acontecer, pois os EUA e Europa nunca permitiriam tal acontecimento.

Vamos agora abordar os lados negativos de uma possível união militar entre os membros dos BRICS:

O Nosso país seria carta branca nessa união militar e teríamos que ceder nosso território para bases militares russas e chinesas, por que em uma união militar todos os membros devem ser forte, pois em caso de guerra não pode haver um elo fraco na aliança, e o Brasil certamente é esse elo fraco, não temos mecanismos de defesa anti aérea e tão pouco mecanismo de defesa de nossa fronteira, uma solução em caso de uma união desse tipo seria, a instalação de unidades de defesa antiaérea Tor-M2 / SA-15D para proteger  unidades blindadas em nossas fronteiras, a instalação de radares modernos e a compra de novas aeronaves de monitoramento e vigilância com maior raio de ação.

Nossa marinha é ineficiente e não consegue cumprir missões de apoio conjunto no padrão OTAN, ou seja, não conseguimos nem manter uma fragata em operação em águas internacionais por mais de 6 meses, imagina mantermos nossos navios em operações humanitárias por anos?

Apesar de sermos o segundo país mais rico do BRICS, somos o mais pobre militarmente, e não temos capacidade e aderir a um união militar, não poderíamos colaborar com uma união desse porte, não temos aviões de combate suficientes para apoiar um ataque aérea como aconteceu na Líbia, nem temos aviões de abastecimento/tanque para abastecer nossas aeronaves, se perdermos um, já comprometemos os 47 caças F-5 modernizados e já usados e obsoletos.

Nossos navios em peças tem, estão em sua maioria parados enferrujando esperando um orçamento que jamais virá, nosso porta-aviões esta enferrujando sem sistemas de defesa e não passa de um navio civil sem armas que é capaz de operar aviões, seriamos o vexame e o calcanhar de Aquiles de uma união entre os BRICS.

Fonte: Guerras e Armas

52 Comentários

  1. É realmente um paradoxo sermos o segundo mais rico e, ao mesmo tempo, o mais pobre militarmente. A corrupção explicaria parte dessa contradição, pois o PIB utilizado como parâmetro acabaria sendo um número fictício, minado pelos INÚMEROS DESVIOS. Outra explicação seria a falta de um consistente projeto de Nação. Nossa INDOLÊNCIA poderá acabar custando muito caro.

      • Me refiro a ditadura chinesa e a semi-ditadura russa.

        E o povo brasileiro pensa por si mesmo e mais cedo ou mais tarde o PT perderá o poder, democracia é assim.

        O que o Brasil tem a ganhar formando uma aliança militar contra o ocidente?
        Nada além da satisfação de alguns infelizes que odeiam o mundo.

      • “Não adianta, o povo brasileiro nunca vai permitir o Brasil se aliar com duas ditaduras ainda mais corruptas.”

        O povo brasileiro vai estar muito ocupado assistindo novela e torcendo pra futebol. 😀

        P.S – Cuidado pro Su-24 não puxar seu pézinho peludo a noite, hem… rsrsrsrsrs

  2. Desde quando a Índia tem interesse em fazer uma aliança contra a o OTAN?

    E era só o que faltava usar o Brasil para defender os interesses militares chineses e russos, até parece que China e Rússia tem capacidade de projeção de força para vir até aqui e nos ajudar.

    • Nem precisa ter capacidade de projeção. … só mandarem dois navios como fizeram na Síria e os EUA sai com o abanador debaixo das pernas.. e se verem um su-24 no céu vão começar a chorar e dizer que não foram contratados para isso… isso pra não falar da falida otan…..

  3. Por ideologia, claro, tenho minhas ressalvas, mas …

    como os Serviços de Inteligências ocidentais na coleta , análise e operações só tem feito kgadas a partir de 1982, não será descartada essa possibilidade de união , a bem da verdade já estamos sendo embargados com relação ao Gripen , modus operandis do embargo do STucanos… estão nos empurrando nessa direção.

    Parabéns a comediagem geral.

    http://www.cavok.com.br/blog/?p=80876

  4. Essa união está fadada ao fracasso, pois já começou mal, com um símbolo que representa o satanás, a estrela de cinco pontas invertida. Vade retro!

  5. Acho pouco provável China e Índia não se bicam já há muito tempo, as duas são rivais regionais e como foi dito acima tanto China quanto a Rússia não tem capacidade logística e militar para projetar força muito além da sua área como no caso do Atlântico Sul( me refiro as marinhas de ambas as nações) já Inglaterra e Eua sobram nesse quesito.
    Quanto ao Brasil sempre fomos neutros e melhor que continuemos assim porque não quero ser vassalo dos EUA e muito menos de Cuba ou qualquer que seja o diabo vermelho.
    Mas sugiro que tenhamos a plena capacidade de projetar um bomba atômica em poucos meses já engatilhada no caso de der me#?@ , just in case, e que realmente tenhamos forças armadas modernas e operacionais com alto grau de nacionalização de armas e sistemas de combate só assim seremos um país soberano que ande por conta própria sem temer as armadilhas que os corsários planejam ano após ano.

  6. Na boa Deagol… pra que você acha que estão construindo PORTA-AVIÕES, China e Rússia estão atuando nessa direção… a Rússia encomendou, se não me falha a memória, 4 classe Mistral, fora os seus próprios navios de desembarque, que são interessantíssimos… e a China não fica pra trás… uma pesquisa superficial na Internet mostra isso!

    Na verdade acho que essa parceria poderia mesmo é “alavancar” a nossa Indústria Bélica”, sempre mantida no cabresto curto pela OTAN, e seu “Chefe”!

    No que depender dos russos, não vai faltar armamento no Brasil… e o nosso programa espacial lucraria muito… o foguete deles SOBE mesmo… e não seria tão fácil SABOTAR (supondo que o nosso tenha sido… o que eu REALMENTE acredito)… e ainda poderíamos aprender com a Índia… como BANCAR todo um programa espacial, gastando apenas uma MERRECA!

    Como a realidade é cruel e eu um sonhador… ainda poderíamos trocar os nossos Exocets por Brahmos, e nossas Barrosos por Steregushis ! 🙂 Foi mal… me empolguei

    Quanto à estrela lá em cima… quem desenhou!?? Será que foi de propósito… pra justamente começar a “programar” a mente das pessoas para o BRICS como sendo coisa do capeta!??? E pelo comentário que vi pouco acima… surtiu o efeito desejado!!??

    🙂 Ou simples “casualidade” artística!??? 🙂

    Não podiam ter feito um símbolo parecido com o das Olimpíadas (Missão para o E. M. Pinto!) !?? Sem estrela nenhuma!??? Suspeito… muito suspeito!!!

    Abraço, galera!

    • O problema é que Brasil e Índia não tem nada a ganhar sendo inimigos dos Estados Unidos e Europa, só tem a perder.

      O que a gente ganharia apoiando os russos contra OTAN ou apoiando a China que afirmou que vai destruir a mossa indústria?

      E a Rússia? Quantas décadas vai demorar para eles poder fazer frente aos americanos? De que adianta ter 4 classe Mistral se os porta-aviões que dariam cobertura tem 1/3 da capacidade de um classe Nimitz?

      Se quiserem fazer negócios na área de tecnologia
      espacial ( a única área em que os russos se comparam com os americanos ) tudo bem, mas comprar briga para defender um déspota recalcado não tem sentido.
      O problema de Putin é que ele e seus colegas foram humilhados na década noventa e agora tem que conviver com o orgulho ferido por isso toda essa revolta contra os americanos.

      Além disso grande parte da nossa população é descendente de imigrantes europeus, quem é que vai querer ser inimigo do país de seus antepassados?

      China e Rússia não são amigos de ninguém e se dependermos deles vão nos chantagear como fazem com seus aliados. E mesmo que fosse diferente a economia deles quebraria em uma semana sem as exportações para o ocidente.

      A história já provou que ser aliado da Rússia é furada e se, assim como o Brasil, eles dependem de commodities é pq foram incompetentes e não por culpa dos Estados Unidos.

      • Isso me lembrou uma discussão relâmpago que tive no Face… ao fazer uma crítica ao PSDB, a pessoa rebateu na hora dizendo “quer dizer então que você vai votar no PT, se entendi bem!?” Fui enfático: – não, você não entendeu nada!

        A questão aqui é… por que, ao me associar ao BRICS, eu tenho que ser CONTRA a OTAN e aos EUA!?

        A meu ver é uma questão de soberania nacional… ser amigo DELES não me torna SEU INIMIGO… a menos que você seja realmente um MAFIOSO, e diga – “se não está comigo, está contra mim!!!!”

        Não vejo interesse da Índia de opor aos Eua, nem da Rússia, China, ou Brasil… A idéia do Brics não é fazer oposição… é criar SUSTENTABILIDADE fora da influência americana!

        “China e Rússia não são amigos de ninguém…” não é bem assim… o mundo não é tão “preto no branco”… tem muitos graus de cinza nessa mistura… o fato é que, apesar da maciça propaganda antiamericana por dezenas de anos, eles conseguiram se manter até hoje… e isso incomoda demais a soberania norte americana na política mundial!

        Fora isso, nenhum país é uma “ilha”… a bem da verdade, alguns são sim… mas nenhuma nação GRANDE sobrevive isoladamente, na atualidade!

        “E a Rússia? Quantas décadas vai demorar para eles poder fazer frente aos americanos? De que adianta ter 4 classe Mistral se os porta-aviões que dariam cobertura tem 1/3 da capacidade de um classe Nimitz?”

        Estão Rússia, China e Índia (pena que o Brasil anda de jumento, não de cavalo!) reequipando suas forças armadas, com planos bem delineados de longo prazo (com exceção do Brasil, claro!)… então essa situação já deve estar bem equilibrada nos próximos 10 anos…

        Por outro lado, o fato de serem potências nucleares já nos dá uma grande segurança, pois a simples presença de vasos dessas origens em exercícios conjuntos já seria suficiente para deter o “bullying” internacional…

        É como na escola… o simples fato de ter o “Fonzie” por perto, já fazia os idiotas da escola manterem distância, embora não nos fizessem mais fortes ou inteligentes… ainda assim garantia mais respeito!

        Esse jogo não é só de quem TEM mais, mas também de ESTRATÉGIA… e isso o Putin tem muito pra nos ensinar… TAMBÉM!

        “A história já provou que ser aliado da Rússia é furada e se, assim como o Brasil, eles dependem de commodities é pq foram incompetentes e não por culpa dos Estados Unidos.”… prova também que é furada depender dos EUA, do Brasil (inclusive sua população. Embora ainda não tenhamos visto ainda momentos históricos de massacres como na Rússia e na China, não acho que estejamos longe disso!), da Inglaterra, da França, da Alemanha, e por aí vai… até do Vaticano, que apoiou o Nazismo quando foi de sua conveniência… ou ajudou a criar os templários quando a França estava quase falida, e depois decretou sua execução dividindo o espólio com a França!

        Mas só pra lembrar, o BRICS é uma aliança ECONÔMICA, não militar ou ideológica! Já a OTAN é uma aliança MILITAR!

        Obviamente como há muitos interesses envolvidos, inclusive de quem não é participante, tem-se que discutir todas as implicações geopolítica do grupo.

        Abraço, galera!

      • O governo chinês já disse mais de uma vez que irá acabar com a nossa indústria e que devemos nos limitar a agropecuária e a extração de recursos minerais.

        É isso que você chama de aliado?

      • Deagol maioria deles não são inimigos da OTAN,nem inimigos declarados.
        Esse e so mais um grupo militar no mundo em busca de Paz(no modo OTAN/EUA) . 😀

  7. Para se criar uma aliança militar de defesa supranacional, acredito que antes de tudo deva ser indicado o potencial inimigo comum e que este grau de ameaça seja forte o suficiente para que as entidades supranacionais abdiquem de parcela de sua soberania, posto que necessariamente uma aliança militar exige o abandono de parcela da soberania, seja no fato de se abdicar da capacidade de livre escolha do material bélico a ser empregado, seja em função da necessidade do compartilhamento de bases ou mesmo a instalação de bases militares de outras nacionalidades em solo pátrio, seja ainda em função de se seguir uma política externa alinhada com os demais integrantes do bloco.

    Concordo com o Deagol quando ele afirma que não há até o presente momento qualquer interesse manifesto da Índia em se opor a OTAN, até por que a atual política da OTAN de se expandir para o Norte da África e Região da Ásia/Pacífico, em certo ponto corrobora com os objetivos estratégicos hindu, vez que limita o campo de atuação e a expansão da esfera de influência da China.

    Por outro lado a existência de dicotomias e conflitos históricos de interesses entre as diversas integrantes de um pacto militar, nem sempre são impeditivos a sua consecução, a própria existência da OTAN e prova disto, posto que historicamente as potencias europeias sempre foram rivais entre si, posto que são incontáveis os conflitos que colocaram em lados antagônicos Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Turquia, Áustria, Dinamarca, Holanda etc.

    Da mesma forma uma aliança militar necessariamente não serve para se defender interesses isolados de um país, mas sim um interesse comum e na atual conjuntara político-econômica-estratégica, não visualizo, nenhum ameaça comum aos interesses dos BRICS, vez que falta uma maior integração destes países, notadamente no que se refere a uma política econômica e exterior conjunta, sendo que em alguns aspectos estes países em certas questões se rivalizam.

    Acredito que primeiramente há de haver uma maior integração econômica, para dai sim avançar-se na formação de uma aliança militar que vise objetivos comuns.

    Porém cabe a ressalva que este cenário já foi objeto de estudos por parte do Pentágono e Departamento de Defesa, bem como faz parte da política externa americana que esta tentando enfraquecer os BRICS, mediante a sedução de alguns países dos BRICS a aceitar sua política externa e econômica através da concessão de benesses militares, políticas e econômica, bem como se não me engano e no jogo Call of Duty Ghost, onde o inimigo e uma entidade denominada Federação, que incluí países como Venezuela, coreia do norte, Rússia, China e outros contra o mundo ocidental dizimado pela crise econômica.

    Mas para finalizar acredito que nos próximos 5/10 anos não haverá motivação fática que de suporte a formação desta entidade supranacional, mas o mundo e volátil e está em constante mudança, vamos aguardar os novos movimentos no tabuleiro de xadrez da diplomacia internacional.

  8. Isso nunca vai acontecer se depender do Brasil, aqui muitos nacionais sofrem da síndrome do marido abandonado, sempre esperam que a mulher retorne, mesmo que seja para continuar lhe metendo chifres. Rsrsrsrsrsrs.

    • Caro Julio, isso não vai acontecer no Brasil pq o nosso país não tem nada a ganhar e só tem a perder.

      Qual o objetivo de sermos capachos da China?
      Você acredita que eles viriam até aqui nos defender abrindo mão de todo o comércio com o ocidente?

      A china já disse publicamente que vai acabar com a nossa indústria. Eles não são nossos amigos.

      • “Você acredita que eles viriam até aqui nos defender abrindo mão de todo o comércio com o ocidente?”

        É claro que acredito… somos os maiores compradores do mundo no AliExpress Kkkkk

        Se der mole e mexer com a freguesia do cara, ele paga alguns bilhões pra varrer os mafiosos da face da terra! 🙂

      • Deagol, meu caro, não é a primeira vez que vejo você afirmar que a China disse publicamente que vai acabar com nossa industria, e sempre que vejo uma afirmação como essa, sem que eu tenha tido conhecimento fico interessado em saber a fonte. Você poderia me dizer qual é a sua fonte? E, a proposito ainda estou aguardando aquele fonte que afirmou que a russia teria afirmado o interesse em invadir a Ucrania. Sds.

  9. ”uma solução em caso de uma união desse tipo seria, a instalação de unidades de defesa antiaérea Tor-M2 / SA-15D para proteger unidades blindadas em nossas fronteiras, a instalação de radares modernos e a compra de novas aeronaves de monitoramento e vigilância com maior raio de ação.”

    Ou seja temos que comprar tudo. 😀 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Essa logomarca c o baphometh pode e parece-me foi proposital, o q tbm ñ ker dizer nada..visto ser quase impossível tal união militar,,eu disse quase impossível, e ñ impossível…seria mt bom se verdadeiro. Colocaria o BRASIL em outro patamar militar/ falando e de fato. Quem viver verá. sds. 😉

  11. Sabem porque uma união militar deste porte não aconteceria com a participação do Brasil? Primeiro porque politicamente não somos um país sério e Segundo porque não teríamos nenhum benefício tomando um lado o qual economicamente traz menos benefícios para nós do que o ocidente.
    O Brasil não precisa tomar lado nenhum em termos militares, precisa tomar vergonha na cara e começar a aplicar corretamente nossos impostos em educação, ciência e tecnologia, infraestrutura, apoio à modernização e desoneração de nossa indústria e principalmente fazer com que a justiça pare de beneficiar criminosos !
    Abraço,

  12. A corrupção é o menor dos nossos problemas? como assim!? é ingênuo calcular uma cifra para ela. Se for baseada em fatos conhecidos, o valor apresentado certamente não chegará a 10% dos desvios reais. Além do mais, os danos da corrupção transcendem em muito qualquer cálculo monetário, pois causam atrasos irrecuperáveis ao país. A corrupção pode, em outras palavras, determinar o fim de uma Nação inteira.

    • Depois dizem que falta dinheiro pra investir…

      http://bit.ly/1zjwCFc – Um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) revelou os prejuízos econômicos e sociais que a corrupção causa ao País. O valor chega a R$ 69 bilhões de reais por ano.

      Aqui uma idéia de como políticos corruptos podem realmente manter um país na lama por mais de 60 anos:

      http://bit.ly/1pQJkex

    • Na minha etapa não liberava meio-dia não… serviam macarrão com salsicha na Fragata… lembro até hoje as palavras do campanha Jairo: “Aqui a gente come essa m sem reclamar… se servirem isso em Bangu tem até morte!”

      É… eu vivi isso!

      • Eu moro ao lado da EsPCEx, meu amigo serve no GLO, e conheço vários soldados e 2 coronéis da reserva, além de ter uma excelente memória.
        Os soldados do exército, e até os fuzileiros navais nos anos de 2001 e 2002, era dispensados antes do meio-dia.

  13. Ja pararam para pensar o Brasil fez alianças para reforçar suas forças armadas justamente por presão dos integrantes do bloco BRICS

  14. “A Rússia nunca escondeu que sempre quis formar um bloco militar para fazer frente a OTAN…”

    Quem disse isso? Em que planeta alguém consegue chegar a esta conclusão?

    Eu acho incrível como ainda existem pessoas que não são capazes de interpretar os fatos que ocorrem no mundo sem utilizar o(s) paradigma(s) do tempo da Guerra Fria, e que não servem para nada atualmente.

    A Rússia de fato não é nenhum querubim, mas daí a acreditar que quer a todo custo fazer frente a OTAN é pura bobagem. O problema, nesse caso, é que muita gente não está conseguindo diferir bem (sic) o andamento da união BRICS, por isso essa necessidade de colar a pecha de união militar e dar destaque ao Brasil como elemento fraco e submisso. Aí as carpideiras de plantão chegam ao orgasmo com o uso de frases como “não é um país sério” ou qualquer coisa nessa linha.

    O comentário mais lúcido do post foi o do Guga: esse cara (o autor) anda jogando muito videogame.

    Menos fantasia povo.

  15. o pentagrama?!..nada mais que uma das muitas guerras de propagandas feitas atualmente contra os Brics….como o “escândalo do cortejo” do Putin a primeira dama da China….neste evento ai o alvo foi o publico Chinês…incutir nas mentes e nos corações do povo chinês imagens negativas do povo e líder russo …já que o desmembramento e a separação desta aliança econômica são uma das principais metas desta gente ..todas as formas de mídias e meios de comunicações são usados sistematicamente e extensivamente hoje para demonizar e inimiguificar os Brics…

  16. A possibilidade de isso ocorrer de fato é tão remota e difícil que chega a ser ridículo, e não vale a pena nem gastar muito tempo analisando ou fazendo projeções…

  17. Um tanto complicado falar sobre uma aliança militar n’um bloco tão diverso e divergente como o BRICS. Acredito que hoje essa aliança seria improvável, por diversos aspectos, dentre eles, separo estes: Fraqueza e impotência militar brasileira para aderir ao bloco, divergências geográficas entre China e India, multiplicidade de interesses que criam discordâncias entre os países membros, desnecessidade da Africa do Sul em aderir a tal bloco, etc, existem muitos motivos para a não existência de tal bloco…Todavia, vejo hoje uma postura mais implicante por parte da OTAN, influindo nos interesses dos países membros do BRICS e tentando desarticulá-los e neutralizá-los de alguma forma, casos vistos claramente no assunto Ucrânia, Hong Kong (fomentação das massas contra o governo), e agora o mais grave de todos, a articulação de movimentos separatistas em todo o Brasil, que visam separar o nosso país em diversas regiões segundo as suas raízes culturais (ou melhor, segundo o interesse daqueles que hão de reparti-lo) ou seja, este novo cenário global poderia viabilizar a criação deste bloco que seria um mecanismo de defesa e ameaça a qualquer potência global, já que seria o bloco mais poderoso do mundo militarmente falando. Por estes e outros motivos prefiro observar o desenrolar deste novo cenário.

Comentários não permitidos.