Novo caça chinês será munido de motor russo

O caça chinês da quinta geração J-31, destinado para a exportação, será munido de motor russo RD-93, informou o chefe do Departamento da Força Aérea da agência Rosoboronexport Serguei Kornev, que chefia a delegação desta agência na exposição aerocósmica em Zhuhai, China.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1Eusq8A” standard=”http://www.youtube.com/v/6Z3YzCppn2k?fs=1″ vars=”ytid=6Z3YzCppn2k&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7628″ /]

O caça J-31, munido do motor russo RD-93, faz parte do programa de exportação e é capaz de concorrer com o avião americano da quinta geração F-35 nos mercados regionais, disse Kornev.RD-93

Lembrando que a China desenvolve dois caças da quinta geração, o J-20 e o J-31, o que comprova o elevado potencial da ciência e da arte de projeção de aviões na China.

 

Fonte: Voz da Rússia

Nota do PB

E.M.Pinto

O RD-93 é uma variante usada pelos chineses nos caças  JF-17 (FC-1). De acordo com JF-17.com “A diferença mais significativa entre este motor e o original russo é o reposicionamento da caixa de engrenagens ao longo da parte inferior do cárter do motor.

Segundo a Klimov o motor possui potência de 98 k e requer mínima manutenção com ciclo de vida superior a  7.000 horas. O fabricante ates a que nenhum incidente grave foi causado pela falha destes motores foi registrado até o momento.

RD-33MK

Uma outra possibilidade de motorização para o caça J -31 tanto de exportação como a pretendida variante naval é o modelo RD-33MK “Morskaya Osa””Sea Wasp”) é o mais recente modelo desenvolvido a partir de 2001.

Esta variante foi desenvolvida para os caças navais MiG-29K e MiG-29KUB, no entanto, e é o motor que equipa o modelo MiG-35.

O RD-33MK desenvolve 7% a mais de impulso, é controlado digitalmente por sistema FADEC, entre outras tecnologias, esta variante reduz a emissão de fumaça ao contrário dos modelos anteriores. O motor exibe um maior rendimento em regime de pós combustão. Possui modernos materiais usados ​​nas lâminas arrefecidas, embora conserve o mesmo comprimento e diâmetro máximo.

Além disso esta variante possui maior resistência as condições de Mar em que umidade e salinidade degradam  os materiais tornando necessário a redução do tempo de parada dos motores para manutenção e assim reduzindo a sua vida útil.

É incomparavelmente mais discreto no que se refere às emissões infravermelho e possui sistemas de redução à reflexão de radar baixandoa  assinatura infravermelho e RCS. A vida útil foi aumentada para 4.000 horas (operações no mar). O RD-33MK garante aos caças navais  a capacidade de decolagem sem ajuda de catapultas, e mantém o desempenho em ambiente de clima quente.

Fixa Técnica

Tipo: afterburning turbofan

Comprimento: 4229 milímetros (166.50 cm)

Diâmetro: 1000 milímetros (39,37 cm)

Peso seco: 1055 kg (2.326 £)

Componentes

Compressor: 2 axial carretel, 4 estágios de baixa pressão, nove estágios de alta pressão

Combustores : combustor anular

Turbina : Único estágio de alta pressão, único estágio de baixa pressão

Performance

Máxima pressão : 50,0 kN (11.230 lbf) a seco, 81,3 kN (18.285 lbf) de pós-combustão.

Relação de pressão total : 21: 1

Relação Bypass : 0,49: 1

Temperatura de entrada da turbina: 1407 ° C (2565 ° F)

Consumo específico de combustível : 75 kg / (kN · h) (0,77 lb / (lbf · h)) seco, 188 kg / (kN · h) (1,85 lb / (lbf · h))

Peso potência : 4,82: 1 (seco), 7,9: 1 (pós-combustão)

Ciclo de vida: 4000 horas

9 Comentários

  1. Excelente turbina tem boa potência, fácil manutenção, muito confiável e grande escala de produção.
    Os chineses estão fazendo bons progressos e eu tenho lido alguns blogs gringos e as opiniões se dividem entre o desdém (muitas vezes sem argumentos) e a preocupação principalmente relativas a grande escala de produção dos caças chineses, mais baratos de comprar e manter(embora suas características sejam desconhecidas) contra a baixa escala de produção e altos custos de aquisição e operacional dos F-22 e F-35.
    Porém é bom lembrar que na 2 Guerra os os EUA sairam atrás dos caças japoneses e alemães e terminaram o conflito com caças como o Hellcat, P-38, P-47, P-51 e outros. No período até a fábrica da Goodyear chegou a produzir o exelente caça F-4 Corsair.
    Um conflito se resolve em aniquilar a maquina de guerra do adversário e cortar o suprimento de matérias primas. Hoje não há garantia que o complexo industrial militar dos EUA sairá imune como saiu da II guerra e a China tem uma rede logística bizarra e nada sustentável em caso de conflito, ambos sabem disso e o resto é retórica.

  2. Essa fumacinha que se vê no vídeo é condensação, só que a atmosfera na China está tão poluída que fica parecendo fumaça. Se tiver fumando desse jeito esse motor deve ter queimado a junta do cabeçote !

  3. Um belo caça , acredito que ele ira competir DIRETAMENTE em mercados aonde a russia planeja vender seu SU50 , estes paises ,clientes potenciais veem na russia e china seus fornecedores de materiais belicos , ja o F35 possui clientes que possuem um alinhamento com os EUA e dificilmente aqueles que estao fora deste alinhamento terao capacidade para comprar o F35 , ai entra a china , com um belo e certamente excelente caça ,aliado a um plecinho camarada ,a russia nao vai aguentar , mas ha clientes certos para o SU50 ,Vietnam,Argelia,Marrocos,IRAH e a socia India !

  4. Parece que o problema da fumaça nos Rd-33 já foram total ou parcialmente resolvidos, posto que é difícil ver um MIG-35 ou mesmo um MIG-29K fumando.

    E apenas sendo irônico não são só turbinas russas que fumam:

    F-4 Phantom: https://www.youtube.com/watch?v=_oAap2XZdoc
    F-4 Phantom: https://www.youtube.com/watch?v=VstOSiqnar4
    F-4 Phantom: https://www.youtube.com/watch?v=eA1kRuSprfA

    F-5: https://www.youtube.com/watch?v=48VIdT4eF4A

    AMX: https://www.youtube.com/watch?v=EkdfB_2azWM

    B-52: https://www.youtube.com/watch?v=nYjRsfFg-KQ
    B-52: https://www.youtube.com/watch?v=xfTdRF66QPo

    O fato de uma turbina expelir maior ou menor nível de fumaça necessariamente não quer dizer que seja de maior ou menor qualidade, bem como, não impede seu uso, bem como não torna inviável ou prejudica o desempenho do avião que a usa.

    • Você apenas citou aparelhos ocidentais que usam motores já antigos (J-85, J-79, TF-33). Veja um filme do F-15, do F-16, do F/A-18 ou do Rafale para ver se tem esse fumacê do aparelho chinês?

      • HMS_TIRELESS, sim são todos aviões antigos, ainda da década de 60/70/80, mas que continuam operacionais em alguns países, posto que o F-4 ainda voa na Alemanha. Grécia, Turquia, Irã, etc., os AMX no Brasil e itália, os F5 numa infinidade de países e o B-52 ainda é e será por muito tempo o cavalo de batalha da força de bombardeiros americanas e mesmo da OTAN.

        Assim como estes motores são antigos,os RD-33 que atualmente equipam o futuro caça chinês, também é um motor antigo, sendo já fato noticiado que as novas versões do RD-33 e que equipam os MIG-35 e MIG29K não possuem este problema (se é problema).

        quanto ao fato de ser ou não problema, sou da opinião que este fato de um motor fumar ou não, não é empecilho a operação do vetor, posto que em nada prejudica sua operação, vez que a nefasta trilha de fumaça possibilitaria uma melhor visualização do caça, tornando-o mais perceptível?

        Neste sentido, a trilha de fumaça somente seria visível no alcance visual e em se tratando de um provável caça stealth, isto não seria problema, já que o objetivo dos caças stealth é manter o combate numa arena BVR, por outro lado levando-se em consideração os caças de geração anterior como os MIG-29, F-4, F-5, AMX e mesmo o BUFFY a trilha de fumaça também em nada atrapalha, posto que o RCS destas aeronaves é enorme e com a capacidade alargada dos atuais radares e demais sensores, eles seriam detectados antes mesmo de poderem ser observados no alcance visual.

        Apenas para descontrair o campeão do fumacê indiscutivelmente é o BUFFY, pois acho que ele dificilmente cumpre com as rígidas regras ecológicas da Europa, podendo-se dizer que o BUFFY ganha até mesmo no nosso NAE São Paulo.

Comentários não permitidos.