Atualizado: Y 30 o A “Quatlocentos” da AVIC

Y 30 AVIC (2)

E.M.Pinto

Discretamente apresentada na feira militar de Zhuhai 2015, uma curiosa aeronave chama a atenção dos visitantes, uma aeronave semelhante ao cargueiro europeu do grupo Airbus, A-400 Atlas.

As semelhanças estéticas são muitas, entretanto, os participantes do evento não deixaram de ressaltar que o fabricante afirma que trata-se de uma aeronave da categoria do norte americano C -130 J Hércules. Entretanto não é do nosso conhecimento as características deste modelo que recebeu o código Y -30.

Atualmente a China possui uma linha de cargueiros da categoria do C 130 os Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) Y-8 e 9 aeronaves derivadas dos projetos Ant-12.

Apesar do modelo apresentado ser apenas uma proposta do fabricante Chinês, a sua viabilidade e possibilidades de conclusão suscitam alguns questionamentos.

Seria este modelo realmente compatível com as capacidades do C -130? É sabido também que o modelo europeu  consiste em uma aeronave muito mais capaz em termos de cargas tanto por tonelagem quanto volumétricas.  Em primeira análise pode-se dizer que se trata de um modelo mais  próximo do A-400.

Estaria a China  interessada em se aventurar em mais um programa de cargueiros ou o “Y-30” seria mais uma solução completando a atual frota de cargueiros Y -8 que encontra-se em fase de implantação?

NOTA

E.M.Pinto

Segundo o Tiananmenstremendousachievements a aeronave será impulsionada por um motor turbo hélice chinês de 5000 hp com hélices de seis pás.

O periódico informa ainda que a aeronave atuará na faixa de transporte de 30 toneladas o que confirma a nossa suposição de que se trata de um modelo que atuará na faixa superior aos Y-8 e 9, enquadrando-se no perfil do A-400 e Ant-70.

16 Comentários

  1. A cara de pau e desonestidade intelectual dos chineses não encontra limites. E infelizmente ainda tem aqui ao Sul do Rio Grande que acha bonito. Quando os chineses mostrarem o seu “Tlezentos e noventa” e os seus “E Ele Jota”, aí eu quero ver a cara do povo!

    • A cara de pau e desonestidade intelectual dos chineses só perde para a cara de pau e desonestidade intelectual dos ‘cientistas ocidentais’ que, por ne$$ecidade, vendem os projetos (ou partes deles) das empresas onde trabalham para o concorrente oriental.

      Aliás, vai saber se as próprias empresas ocidentais não vendem ‘versões iniciais’ dos seus projetos já desenvolvidos. Isso tudo sem declarar às claras.

      • Warpath, um projeto politicamente complicado como o do A-400M seria vendido por debaixo dos panos pelos fabricantes? Acho que não! Mesma a hipótese de algum engenheiro envolvido ter vendido os planos me parece pouco provável. A verdade é que os chineses fazem de tudo para roubar a tecnologia alheia. Quer um exemplo? Na última Eurosatory os seguranças da IVECO retiraram do stand da empresa um oficial do exército chinês que estava praticamente deitado embaixo do protótipo do Guarani tirando fotos da suspensão do mesmo.

      • Pra mim, os únicos projetos totalmente trancados à sete chaves são os americanos F-22 e F-23, com seus engenheiros e projetistas muito bem aposentados e tudo isso no único país que poderia bancar tais despesas.

        No mais, tudo pode ser negociado…

    • Minha cara, como sei que vc tem s States em alta conta, pergunto por que, com o auxilio de um traidor Russo Chamado Victor Belenco, eles sequestraram em 1976 um avião de alta tecnologia para a época chamado MIG 25P, que foi completamente estudado pelos States, pra nada?

      • Meu caro Julio, isso faz parte do jogo. Os Soviéticos também estudaram os caças ocidentais que caíram em suas mão. Basta lembrar dos F-5E vietnamitas. E quanto à Belenko ele não foi cooptado para desertar, o fez porque estava de saco cheio da URSS, o que é perfeitamente compreensível. E uma vez que ele desertou para o Japão, os norteamericanos não iriam deixar de perder a oportunidade de analisar o avião.

      • EUA e Rússia conseguem criar seus projetos a partir do zero pois possuem capacidade para tal. Já os chineses apenas conseguem na base da cara de pau, espionando os outros. Basta lembrar da Eurosatory, onde os seguranças da IVECO retiraram do stand da empresa um oficial do exército chinês que estava praticamente deitado embaixo do Guarani tirando fotos da suspensão do veículo.

      • Minha cara, acho interessante como você só gosta olhar o presente,,com apenas um olho e o futuro, o passado não existe. A cultura começou pelos chineses pra você, que até pouco tempo atrasbestavam atras do Brasil e eram rudimentares. Mas quero lembrá-la que tudo começou por interesse de do país, que vcê sa, qual em tirar proveito da mão de obra chinesa e do seu vasto mercado. Como disse antes chineses são alunos aplicados e entenderam que nada vem de graça. Mas pode ter certeza eles já estão avançando em conhecimento e expertises exclusivas, e logo não precisarão copiar, mesmo que nunca abram mão de espionar, como fazem os States, os Russos, os Alemães, os Israeli, os Franceses,me diversos outros povos quando concorrem no mesmo mercado. Sds.

  2. Estaria a China interessada em se aventurar em mais um programa de cargueiros ou o “Y-30″ seria mais uma solução completando a atual frota de cargueiros Y -8 que encontra-se em fase de implantação? ==== Parabéns, apesar de parecer ser uma cópia de um avião da UE…Sds. 😉

  3. Hoje em dia nem os inocentes seram pegos de surpresa pelos Chineses,a surpresa por parte deles sera quando criarem algo mas temos de tirar o chapeu para este povo pois ate para se copiar precisa-se de competencia ESTOU CERTO OU ERRADO?

  4. Segue pequena lista que fiz de equipamentos chineses xerocados:

    HQ-9 …………………….S-300
    Z18F……………………..Super Frelon
    J11………………………..SU-27
    J-31……………………….F-35
    J-20……………………….MIG 1.44
    Type 56…………………..AK-47
    PL-12……………………..AIM-120
    Z-10……………………….AH-64 Apache
    MBT 3000……………….Leopard 2A7
    Tor M2U…………………Tor-M1
    9M38……………………..HQ-16
    Hongqi-10……………….RAM
    Dong Feng 41………….Topol-M
    H425……………………..Pantera
    Z-20………………………Black Hawk
    CX-1………………………Brahmos
    YJ-12……………………..Moskit
    YJ-18……………………..Klub
    Y-30………………………A-400 M

    Se são da melhor qualidade é uma pergunta duvidosa mas que funcionam, isso funcionam. Assim a China economiza anos e anos de pesquisa e desenvolvimento e vão logo direto ao ponto, na guerra vale tudo.
    Eles estão muito interessados em por as mãos em um F-35 para copiar o recheio eletronico para o J-31

      • Generson nenhum de nós acha correto as atitudes da China só concordamos de que eles são competentes TU TAMBEM ESTA CERTO DEVEMOS SIM TOMAR UMA ATITUDE EM RELAÇÃO MAS QUE OS CHINESES SURPREENDEM COM SUAS COPIAS ELES SURPREENDEM E TU QUERENDO OU NÃO DEVE COMCORDAR QUE PARA SER UM FALSARIO ELE DEVE TER TALENTOS ACIMA DO NORMAL CABE A NÓS DIFICULTAR AO MAXIMO TAIS ATITUDES HA E LEMBRANDO DE TANTO COPIAR UM DIA TU ACABAS CRIANDO A SUA PROPRIA OBRA DE ARTE E AI TERA DE ENFRENTAR OS FALSARIOS DO MOMENTO espero que tenhas me entendido.

Comentários não permitidos.