Defesa & Geopolítica

Atualizado: Y 30 o A “Quatlocentos” da AVIC

Posted by

Y 30 AVIC (2)

E.M.Pinto

Discretamente apresentada na feira militar de Zhuhai 2015, uma curiosa aeronave chama a atenção dos visitantes, uma aeronave semelhante ao cargueiro europeu do grupo Airbus, A-400 Atlas.

As semelhanças estéticas são muitas, entretanto, os participantes do evento não deixaram de ressaltar que o fabricante afirma que trata-se de uma aeronave da categoria do norte americano C -130 J Hércules. Entretanto não é do nosso conhecimento as características deste modelo que recebeu o código Y -30.

Atualmente a China possui uma linha de cargueiros da categoria do C 130 os Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) Y-8 e 9 aeronaves derivadas dos projetos Ant-12.

Apesar do modelo apresentado ser apenas uma proposta do fabricante Chinês, a sua viabilidade e possibilidades de conclusão suscitam alguns questionamentos.

Seria este modelo realmente compatível com as capacidades do C -130? É sabido também que o modelo europeu  consiste em uma aeronave muito mais capaz em termos de cargas tanto por tonelagem quanto volumétricas.  Em primeira análise pode-se dizer que se trata de um modelo mais  próximo do A-400.

Estaria a China  interessada em se aventurar em mais um programa de cargueiros ou o “Y-30” seria mais uma solução completando a atual frota de cargueiros Y -8 que encontra-se em fase de implantação?

NOTA

E.M.Pinto

Segundo o Tiananmenstremendousachievements a aeronave será impulsionada por um motor turbo hélice chinês de 5000 hp com hélices de seis pás.

O periódico informa ainda que a aeronave atuará na faixa de transporte de 30 toneladas o que confirma a nossa suposição de que se trata de um modelo que atuará na faixa superior aos Y-8 e 9, enquadrando-se no perfil do A-400 e Ant-70.

16 Comments

shared on wplocker.com