Exportações alemãs para a Rússia cairam mais de 26% – Sanções contra a Rússia foi pior do que se esperava

As sanções contra a Rússia afetaram a economia alemã de forma mais dura do que se esperava.

O processo foi provocado pela falta de mercados alternativos e a dependência excessiva da economia alemã de fatores externos, mas, se as sanções forem levantadas, é pouco provável que a Alemanha ocupe o mesmo lugar nas antigas relações comerciais com Moscou, escreve a revista italiana Limes.

As consequências das sanções foram esperadas, diz a revista, mas a escala da recessão surpreendeu a todos. De acordo com dados estatísticos, listados no artigo, desde o ano passado, o volume de exportações alemãs para a Rússia caiu em mais de 26%.

As sanções afetaram a exporta de produtos tradicionais alemães: equipamentos industriais, veículos, peças e produtos químicos. As medidas também forçaram a reduzir as horas de trabalho em algumas fábricas de automóveis na Alemanha para salvar os empregos.

 

Fonte: Voz da Rússia

11 Comentários

  1. Este é o preço de se seguir a política externa americana, deveriam os políticos alemães terem sido mais observadores das implicações que as sanções econômicas impotas à Rússia trariam a economia européia,

    Talvez os políticos de Bruxelas tenham subestimado a tenacidade, teimosia e a obstinação do velho urso.

  2. Pelo ao menos se a Rússia tivesse declarado ou demonstrado que planeja efetivamente marchar sobre a Europa, todo esse cerco economico capitaneado pelos EUA contra a Rússia seria mais cabível… Os países membros da OTAN entraram na onda do embargo economico contra a Rússia a mando dos EUA (que na realidade é o único rival e inimigo da Rússia) e quem está sendo prejudicado são eles mesmos, pois estão perdendo um grande mercado consumidor, ficando com suas fábricas ociosas e depois disso o que vem são demissões e desemprego…
    A Rússia por sua vez é apontada como um monstro cruel mas a única coisa que fez foi reaver o território da Criméia, que já foi seu e cuja maioria população preferia a volta para a bandeira Russa, a própria Ucrania tem a maioria de sua população favorável a reunificação com a Rússia, inclusive acabaram de eleger um chefe de estado pró Rússia… ou seja, isso não significa que Putin é Hitler e planeja invadir e conquistar a Europa inteira, essa idéai quem planta é os EUA ! Ora, até russo se fala na Ucrania, a prefere a reunificação, então o meu conselho é: VOLTA PARA A MÃE.

  3. Os alemães e franceses seguiram as ordens do patrão e perderam o mercado russo para os chineses. Ótimo.
    E no tocante aos produtos agroindustriais, Argentina e Brasil ganharam um espaço inesperado no mercado russo.

    Já o pretenso “isolamento” da Rússia ficou apenas na intenção, algo que qualquer pessoa com um cérebro minimamente funcional perceberia como resultado… Menos, para as mentes iluminadas do Departamento de Estado (EUA), é claro…

    😉

  4. Pessoal a Russia fez um jogo com resultado certo VITÓRIA sabia que seriam boicotados pela Europa mas que tambem poderiam substituir os fornecedores e assim o estam fazendo.

Comentários não permitidos.