Rússia: Novo tanque ‘Armata’ poderá operar em temperaturas árticas

Imagem meramente ilustrativa

O tanque secreto ‘Armata’, que será apresentado ao grande público no próximo desfile comemorativo do Dia da Vitória, em 9 de maio de 2015, terá o corpo com a blindagem 44C-SV-W.

“Isso permitiria ao veículo operar em temperaturas árticas”, declarou Evguêni Tchistiakov, representante da empresa criadora do projeto, a NII Stali, durante o salão Interpolitex-2014, em Moscou.

Depois dessa declaração, especialistas nacionais sugeriram que a Rússia estaria considerando a possibilidade de usar tanques no Ártico, onde hoje está se formando uma concentração de tropas das forças armadas russas.

A região pode se tornar um ponto de discórdia entre as grandes potências devido aos recursos de hidrocarbonetos localizados sob as geleiras que estão derretendo.

O Ministério da Defesa russo não confirmou, entretanto, a criação de uma brigada blindada do Ártico. A unidade motorizada das Forças Armadas mais próxima está atualmente estacionada na cidade de Petchenga, na região russa de Murmansk.

Proteção térmica

Os criadores conseguiram aumentar a dureza do aço, mantendo as suas características plásticas. Essa combinação permite reduzir a espessura do corpo em 15% sem prejudicar as características de segurança.

“Esse novo tipo de aço apresenta indicadores de desempenho elevados na parte da proteção graças à sua estrutura minigranulada, otimização do processo de ligação de metais e tratamento térmico especial”, anunciou a NII Stali em seu comunicado à imprensa.

A tarefa da nova blindagem é proteger os módulos de combate, os dispositivos óptico-eletrônicos e o equipamento externo do tanque de disparos de armas de pequeno calibre e projéteis de canhões automáticos.

No entanto, apesar de todas as inovações planejadas, é possível que o novo tanque enfrente problemas em regiões extremamente frias. Nesse cenário, o recheio eletrônico do ‘Armata’ pode, por exemplo, deixar de funcionar.

Know-how soviético

A implantação de tropas e execução de ações militares com veículos blindados em condições de temperaturas criticamente baixas não é um fato novo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército soviético enfrentou com sucesso as forças alemãs nos territórios da Finlândia e da Noruega.

De acordo com o analista independente Aleksêi Khlopotov, os tanques russos provaram a sua superioridade já na operação Petsamo-Kirkenes, no norte da Noruega.

“As brigadas de tanques e regimentos de artilharia autopropulsadas superaram as falésias norueguesas sob baixas temperaturas. E esses não eram os tanques modernos de hoje, eram os modelos da década de 1940: o KV [Klim Voroсhilov] e as unidades de artilharia autopropulsada ISU-152, com base no tanque IS”, diz Khlopotov.

Fonte: Gazeta Russa

11 Comentários

    • É pra isso que serve Tor-M1-2U interceptador de armamento guiado, Tunguska-M1 e “track-based Pantsir system” do Pantsir-SM contra aeronaves perfil CAS e finalmente mais atrás Buk-M3.
      Bom, nem vou falar dos APS e a morte dos ATGM’s e “anti-tank rocket”.

      Salve Topol.

      • kkkkk, verdade mesmo colega MalExGrimmjow, a coisa não é tão simples assim como eu falei !
        Eu é que não queria fazer um close air suport em solo russo.

        Mas vou te falar uma coisa, existe uma tática para eliminar as defesas AA pertencente a doutrina da USAF.
        Na frente segue dois elementos Reaper, e atrás os F-35 com os mísseis HARM, os Reaper são como iscas para forçar as baterias AA a denunciarem sua posições emitindo frequencia, o F-35 detecta o centro das emissões e despacha seus AGM-88 High-speed Anti-Radiation Missile, fim , caminho livre para os B1 Lancer escoltados pelos Eagles.

      • Mas o Tor-m1 não é adequado contra mísseis anti-tanque ou foguetes e é mais caro que a maioria dos ATGMs. Já o Panstir pouco poderá fazer contra o F-35 quando este for usado em missões CAS, sem contar que os SAMs com o Buk-M3 serão atacados e destruídos primeiro.

  1. Características da maior sobrevivência em combate do Armata com utilização de acessórios:

    Menor silhueta frontal em angulo para dissipação de impacto

    Blindagem Explosiva Reativa (ERA) Kontakt 5 (contra ogivas montadas em tandem)

    Munições guiadas anticarro 9M119 Svir e 9M119M Refleks

    Sistema de defesa passiva “Soft Kill” (Shtora – 1) alerta e contra medidas a sistemas ATGM

    Sistema de defesa ativa “Hard Kill” (Arena) projétil anti míssil

    • A dúvida é se o tanque terá um novo canhão de calibre maior. Que eu saiba o 2a46, mesmo em versões melhoradas, fica atrás do 120mm alemão em precisão e alcance efetivo.
      Anos atrás havia um boato de que seria um canhão de 135mm com carregador automático, mas na imagem aparenta ser o mesmo 125mm de sempre.

      • Meu caro Deagol, acredito que o diferencial de tecnologia nesse tanque possa ser conseguir operar sob as temperaturas extremas da Siberia e do Artico, onde os Russos preparam sua base. Acredito que seja nesse sentido o festejo Russo, terem dominado de alguma forma a capacidade de trabalhar em terreno onde normalmente os equipamentos atuais tem problemas. Mas como aida esta cercado de mistérios, só o tempo dirá no que os Russos atribuem ser seu diferencial. Sds.

      • Geralmente os russos são criativos quando lançam uma nova geração de equipamentos, portanto acredito que, além da capacidade de operar no ártico, teremos algumas surpresas interessantes.

        Por ser mais moderno imagino que Armata deverá superar a maioria dos modelos ocidentais, porém se continuar utilizando versões do 2a46 de 125mm, que foi criado nos anos 60 não terá grande vantagem.
        Por isso penso ser quase certo que veremos um canhão novo mais potente e mais preciso, assim como outras inovações.

        Saudações.

  2. Boas, como sempre expresso a opinião de um mero entusiasta e não a de um expert.

    Desta forma, como sou aficionado por assuntos ligados a militaria e temas bélicos sempre me despertou enorme curiosidade os carros de combate russos. Assim acompanho via net, bem como em matérias veiculadas em revistas eletrônicas ou impressas os novos projetos advindos da Rússia.

    Neste sentido, desde metade da década de 90 há informações sobre o desenvolvimento de um novo MBT russo, sendo que se veiculava informações dos projetos 640 da Transmash (calcado no desenvolvimento do t-80) e o projeto 75 da Uralvagonzavod (calcado no T-72/90), sendo certo que ambos os projetos foram cancelados em função da crise que se abateu sobre a Rússia.

    É certo também que as lições aprendidas pela nas Guerras do Afeganistão, Caucaso, Geórgia e as do Golfo, forma assimiladas pela indústria russa, podendo-se afirmar que este novo MBT russo trará efetivas melhorias na proteção blindada, bem como, manterá os avanços da conseguidos na última versão do T-90.

    Também é certo que os russos são pragmáticos, maximizando em muito o desenvolvimentos anteriores conseguidos e os incorporando aos novos projetos, assim, acredito que este novo MBT, traga inovações derivadas dos projetos anteriores, notadamente o baixo perfil em função da torre totalmente automatizada e não habitada, um novo canhão, podendo até mesmo ser uma verão do 135 mm projetado para o projeto 640, ou ainda uma canhão de 125 mm mas com nova câmara e culatra o que possibilitaria aumentar a pressão dos projeteis. com consequente aumento do alcance efetivo da arma.

    O certo e que tudo que se fala são meras hipóteses e conjecturas e teremos de esperar ate 2015, quando ai sim poderemos discutir com mais certeza as caraterísticas deste novo MBT, sendo também certo que os russos são cientes de que não possuem um orçamento militar que lhes possibilitem entrar em projetos fantasiosos ou de alto custo e que necessitam de uma arma capaz de rivalizar com os novos MBT ocidentais razão pela qual aposto que o pragmatismo russo nos brindará com uma máquina excelente.

    Para quem desejar ler segue uma matéria interessante sobre o pragmatismo russo no desenvolvimento do T-90:

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://foxtrotalpha.jalopnik.com/what-america-can-learn-from-russias-cheap-but-deadly-t-1540829820&prev=search

Comentários não permitidos.