3 Comentários

  1. Peças de artilharia autopropulsada montadas em chassis de caminhões com sistema de mira e controle de tiro eletronico são uma solução excelente para as brigadas mecanizadas do exército… Esse EVO-105 seria um ótimo substituto para nossas antigas peças de 105 mm rebocadas ainda em uso em diversos regimentos… O EB utiliza os obuseiros rebocados de 105 mm L118, Mod. 56 (Oto Melara) e o M101 americano com cerca de 280 peças no arsenal…

    O maior problema enfrentado pelos obuseiros rebocados é que a tropa fica totalmente exposta durante a operação, outro ponto negativo é a baixa mobilidade que torna difícil seu posicionamento e preparação da peça até o disparo… há ainda um outro fator que os torna obsoletos que é a necessidade da tropa bater em retirada do local dos disparos rapidamente para evitar ser surpreendida por um ataque de retaliação. Desmontar os calços, travar o mecanismo, posicionar e engatar o reboque no caminhão ou jipe, tudo isso leva um tempo precioso que pode representar a vida ou a morte da tropa durante a operação….

    Esses “problemas” são consideravelmente sanados com a adoção de sistemas autopropulsados relativamente baratos em comparação com um obuseiro blindado, como exemplo posso citar o ATMOS 2000 da Elbit, o ARCHER da BAe de recarregamento automático e o CAESAR da Nexter, todos de 155 mm… Este último foi feito uma parceria entre a Nexter e a Avibrás e está sendo estudado o desenvolvimento de uma variante nacional assim como a adoção do sistema pelo exército brasileiro…

    Com um sistema auto propulsado e uma tropa bem treinada consegue-se efetuar até 8 disparos em dois minutos contando a partir do primeiro disparo e bater em retirada em apenas 30 segundos, com um ataque multiplo de 4 ou 6 obuseiros simultaneamente conseguese saturar uma área a até 30 km em pouquíssimo tempo, desmontar e bater em retirada impunemente !

    Existe uma vantagem nos obuseiro rebocados é que podem ser lançados de para quedas diretamente no front surpreendendo o inimigo com artilharia pesada em uma situação onde tenha sido cortada a linha de retaguarda, coisa que obuseiros auto propulsados apesar de serem aerotransportáveis como o EVO-105 não podem oferecer…por isso é interessante manter algumas peças rebocadas no arsenal.

    No mais é uma peça muito interessante para qualquer exército e deveria ser analizada pelos nossos estrategistas da escola superior de guerra.

  2. O Obuseiro Oto Melara de 105mm poderiam ser colocados em caminhão, e começar os n aprendizado sobre esse novo velho sistema, essa configuração está sendo usada no OM ,acredito até c esse calibre de obuseiro ou outro…Tem q ousar p vencer, serve até de aprendizado. P ontem.Sds. 😉

Comentários não permitidos.