Por que o Brasil não produz tecnologia?

Vídeo do final dos anos 90 com o Professor Bautista Vidal sendo entrevistado por Enéas Carneiro, ambos já mortos, em um debate sobre as potencialidades do Brasil. Analisando o ontem e hoje, o que mudou? E o quê mais podemos avançar caros leitores do Plano Brasil?


PS: Pedimos aos leitores/comentaristas que evitem ataques pessoais e/ou de cunho ideológico político.
Comentários que não se atenham ao tópico e/ou desobedeçam as normas serão sumariamente excluídos sem aviso prévio.

À todos um bom debate!

15 Comentários

  1. O fato é que o Brasil sempre esteve sobre exploração estrangeira e à nós foi imposta a condição de vender matérias primas à preços módicos e comprar produtos industrializados de alto valor agregado.
    Mas há também a nossa parcela de culpa nesta história toda países como China, Índia, Coréia do Sul, Japão e outros países asiáticos que sofreram processo colonizatório como nós foram capazes de desenvolver indústrias locais que são grandes marcas globais de produtos que todos nós conhecemos.
    O governo militar acertou no desenvolvimento de país com várias estatais fortes e uma indústria de defesa eficiente, mas pecou muito no setor de eletrônicos quando decidiu protejer esse setor muito deficiente de nossa economia.
    Outro mérito do Governo militar foi perceber o olho grande dos países desenvolvidos e começarem a se descolarem de suas garras.O projeto do sub nuclear vem dessa época e o da bomba atômica também, tudo isso visando um país que tivesse capacidade de defesa e pudesse decidir seu próprio destino,mas aí a fonte secou e os vassalos que combateram o comunismo foram traídos pelo caim do norte e viraram párias mundiais, aqui todos que viveram nos anos 80 sabem bem como foram anos desmoralizantes em vários aspectos.
    Depois vieram os governos civis e um após o outro foram entregando e roubando nossas riquezas, extorquindo o povo com altos impostos e serviços de terceira.
    TODOS os partidos foram corruptos e entreguistas SEM exceção, vejam o nosso VLS que foi abandonado depois de 3 mandatos do atual governo.
    Não teremos um país avançado sem uma indústria de defesa forte e competitiva todos aqui sabem que o setor bélico é o principal responsável pela inovação tecnológica que depois chegam em nossos lares, não quero guerra nem o total aniquilamento dos EUA e a civilização ocidental, só quero um país menos corrupto, mais produtivo e que seja soberano com real capacidade de defesa inclusive com artefatos nuclear, sem o qual nenhum pais é verdadeiramente respeitável.

  2. Tirando o modo extremamente atípico que eles se expressam ( bem estranho rsrs) falam a verdade bem clara e já conhecida pela maioria, que nosso país sofre uma série de bloqueios INTERNOS que impossibilitam o progresso em áreas de ponta, como tecnologia da informação , de semi condutores, de circuitos integrados, etc, áreas estas que são vitais para o crescimento do país como potência, até porque grande parte do crescimento de certas areas tecnológicas, dependem destas que citei.
    Mas vale frisar que os bloqueios são internos, pois nossa própria administração governamental desvia recursos que seriam para estas áreas, e deixam a “Deus dará” a ementa escolar que definiria o futuro do país. O que poderíamos esperar de um país que não leva a sua educação como prioridade? nem preciso usar exemplos como China, Rússia, que investem pesado na educação tecnológica e alcançam resultados formidáveis, outro exemplo é os EUA que bem dizer, vive do emprego e desenvolvimento de suas tecnologias…mas repito, estamos no Brasil, e por mais que venhamos mudar nossa mentalidade, o resultados demorariam muuuuuuito.

  3. E não mudou absolutamente nada… aliás, piorou porque antes eram os de fora que “exploravam” a ignorância e subserviência da ilha da fantasia e agora são os de dentro também!

  4. ”Por que o Brasil não produz tecnologia?”

    O BRASIL não produz tecnologia, porque como bem disse o Professor Bautista Vidal,existe uma elite servil no país que menospreza os verdadeiros interesses da nação !
    O país que sempre foi lembrado como o país dos analfabetos e desdentados,tudo isso se proliferando com um conluio das grandes mídias desse país !

  5. César Pereira
    3 de novembro de 2014 at 8:58

    ”Por que o Brasil não produz tecnologia?”

    O BRASIL não produz tecnologia, porque como bem disse o Professor Bautista Vidal,existe uma elite servil no país que menospreza os verdadeiros interesses da nação !
    O país que sempre foi lembrado como o país dos analfabetos e desdentados,tudo isso se proliferando com um conluio das grandes mídias desse país ! ===== Falou é disse ,é isso ,e por aí e mt pior..quem perde sem tecnologia e Pindorama, q vai continuar na dependência externa, de potencias aliens e n inimigas sorrateiras…afinal. ñ são confiáveis..sds. 😉

  6. O Brasil produz sim tecnologia, mas não o quanto gostaríamos e a resposta se deve ao baixíssimo investimento em pesquisa… Para um pesquisador , um cientista, um inventor autônomo em geral sobreviver no Brasil ele tem que arrumar um outro emprego para pagar suas contas e trabalhar em seus projetos como um hobby, de forma independente e sem apoio, diferente dos países de primeiro mundo onde tais profissionais recebem apoio financeiro do governo…
    No caso das empresas não investem em tecnologia porque o custo do desenvolvimento dificilmente será revertido pois não encontra apoio para industrializar e colocar seu produto no mercado, ou seja , seu projeto não ganha escala e portanto não compensa investir seus recursos próprios em um projeto que não irá vingar…
    Mas dizer que “não produz tecnologia” já é um exagero, fazendo uma analogia com uma sala de aula somos aquele aluno que tira 5, 6 nas notas mas na mesma sala tem outros alunos que sempre tiram 9, 10… ou seja nós “passamos de ano” beneficiados pela aprovação automática !

    • Sim produzimos tecnologias,mas elas nunca são aproveitadas da maneira certa,há sempre um obstáculo a impedir nossos avanços e prolongar nossa dependência !

      Vide vários casos como os da Industria Automotiva Presidente, o fuzil de Nelmo Suzano, as fábricas de linha de Delmiro Gouveia,entre tantos outros !
      Mas oque piora tudo isso é saber que a elite nacional colabora com os interesses estrangeiros dificultando toda iniciativa nacional rumo a independência tecnológica !

      Só a educação poderá nos livrar desse jugo, muitas vezes imposto por aqueles que deveriam nos ajudar a livrar deles !

  7. O vídeo possui pontos interessantes mas ainda está longe de descobrir tudo – muito ufanista, com até musiquinha de fundo. A culpa sempre é de fora. Existe muita culpa aqui dentro. Ambiente burocrático, com alta margem de lucro em todos seguimentos (tanto para satisfazer os oligopólios e o Governo), sem estímulo para exportação e falta participação no global sourcing – por falta de infraestrutura e visão de negócio nacional. Poucas empresas nacionais hoje olham para o mercado mundial.

  8. Com a devida licença ao Messiah, creio que um título mais adequado seria: Por que o Brasil não conhece a tecnologia que produz.

  9. Brasileiros o nosso povo ou se preferirem o nosso pais sempre foi explorado mas colocar a culpa nos estrangeiros é sacanagem de nossos governantes pois a culpa é tatalmente nossa pois permitimos que tais lideres nos sacaneiem demos ha eles o poder total quando deveria ser ao contrario o poder deveria estar em nossas mãos primeiro se caso nossos lideres erracem a pena deveria ser o exterminio e confisco de todos os bens com o canselamento imediato de todos os contratos feitos por tal governo no poder e quando me refiro ao exterminio me refiro a todos os envolvidos diretamente e os envolvidos indiretamente a prisão perpetua e o confisco de todos os bens inclusive dos familiares pois o unico medo que eles possuem é este preferem dar suas almas ao Diabo do que perder seus bens adqueridos ilegalmente.

  10. “Administrador
    3 de novembro de 2014 at 13:34

    luiz anselmo pias perlin
    3 de novembro de 2014 at 21:31”

    “A mentira é a religião dos escravos e dos senhores.”

    Máximo Gorky.

    “O homem sábio vive na verdade para aprender, já o mentiroso vive na mentira pra sobreviver!”

    Rita de cassia.

    “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”

    Bertolt Brecht

    Na primeira noite, eles se aproximam
    colhem uma flor do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem
    pisam nossas flores,
    matam nosso cão.
    E não dizemos nada.
    Ate que um dia, o mais frágil deles,
    entra em nossa casa, rouba-nos a lua,
    e, conhecendo o nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E porque não dissemos nada,
    Já não podemos dizer nada..

    “por traz de toda fortuna sempre tem um crime”

    honoré de balzac.

    http://www.youtube.com/watch?v=W4-G-itMgjI

    http://www.youtube.com/watch?v=gKumQSyFgLQ

  11. Não acredito que o Brasil não produza tecnologia por falta de capacidade, mas sim pela falta de uma politica de C&T, vez que em alguns setores, como por exemplo, o petroquímico, conseguimos muitos avanços tecnológicos que sequer são dominados pela grandes potencias, ou ainda a pesquisa agropecuária, onde a EMBRAPA e referência mundial.

    Falta-nos centros de excelência e capacitação, assim como falta uma política de incentivo e linhas de crédito para a pesquisa, seja esta efetuada pelas empresas privadas ou em universidades.

    Assim ainda somos reféns da velha ideia de que o governo deve ser a locomotiva do progresso, quando na realidade o governo deve ser visto como fomentador e investidor, não como responsável direito.

Comentários não permitidos.