“Próximo passo é criação de uma moeda comum para os BRICS”

Brics Business Magazine: No final de setembro, o Banco Mundial publicou três cenários de médio prazo para o desenvolvimento econômico da Rússia. O melhor deles prevê baixo crescimento do PIB nos próximos anos. Entre outras coisas, os especialistas do banco apontam que não será possível obter uma maior aceleração do crescimento econômico simplesmente a mantendo a atual política de estímulo fiscal. Você concorda com essas conclusões? Como você avalia a situação atual da economia russa?

Oleg Sienko: Está longe de ser uma questão simples. Já ficou claro que as sanções têm causado sérios problemas. É difícil contrapor os cenários expostos pelos especialistas do Banco Mundial – não haverá grande crescimento, especialmente nos pilares da economia.

No entanto, também é certo que o país deve tomar medidas para estimular a economia, independentemente das limitações orçamentais. Outros países têm conseguido encontrar seu caminho para sair de crises semelhantes, injetando dinheiro na economia.

Na minha opinião, há um outro aspecto que é muito importante neste caso. Se quisermos sair da crise rapidamente, o governo tem que ser muito mais proativo do que têm sido. Decisões lentas significam que os esforços para combater a crise deverão ser dobrados.

BBM: Como essa lentidão do governo se manifesta?

OS: Há setores-chave da economia que precisam de apoio imediato. Nós mesmos criamos alguns desses problemas adotamos leis a torto e a direita, e agora estamos correndo atrás para superá-las. Por alguma razão, ninguém parece se preocupar com esse tipo de incoerência política, mesmo que seja um ponto muito importante. Mas não para por aí. A ajuda do governo não deve se limitar à injeção de dinheiro na economia; também deve se concentrar em proteger e preservar o mercado interno. Até agora, tem sido justamente o oposto. Quando a Rússia aderiu à OMC, quase todo mundo ganhou acesso ao mercado russo.

Vamos pegar o exemplo da indústria automotiva. A meta de 50% de localização, que é construída em acordo com as empresas automotivas no exterior e governa a montagem industrial, ainda é tão inatingível como sempre foi. Empresas metalúrgicas russas fabricam chapas de carro, mas elas não são usadas, ou pelo menos não na medida em que poderiam ser. Por não produzir as peças no mercado interno, deixamos de estimular outros setores da nossa economia, como a indústria de mineração, metalurgia, o setor da construção, e a lista continua.

BBM: Você defende uma aproximação entre os países do Brics, incluindo a criação de uma moeda comum. Por que isso é tão importante? E qual viável é essa iniciativa?

OS: É totalmente viável. Os países do Brics, juntos, correspondem a metade da população do planeta, e já deram um importante passo para a criação de um mecanismo financeiro independente. Refiro-me ao recente acordo para criar um Banco de Desenvolvimento do Brics e um pool de divisas de reserva para contrabalançar instituições como o FMI. O próximo passo lógico seria a criação de uma moeda comum para os países do Brics. Na minha opinião, essa medida permitiria que os países se afastassem da dependência dos centros financeiros ocidentais e do dólar americano como principal moeda de reservas e transações. Este é o passo mais realista, que poderia anunciar a melhoria econômica em todos os países do grupo, incluindo a Rússia.

BBM: Na sua opinião, qual mecanismo seria necessário para criar essa moeda?  

OS: Os países teriam que escolher uma ‘moeda dos Brics’ para todas as transações entre os países do grupo e atrelá-la ao euro para facilitar a conversão; em seguida, criar centros monetários e de transação, bem como um sistema de pagamento próprio.

Tenho certeza que muitos países da América Latina, Sudeste Asiático e África iriam gradualmente usar essa moeda, já que estão ficando cada vez mais cansados ​​da hegemonia do dólar e euro – as duas únicas moedas em que as coisas são compradas e em que os investimentos são feitos.

Se isso acontecer nos próximos três anos, esse novo sistema de pagamento global englobaria pelo menos 70% de todos os países, em termos de população mundial, o que poderia nos livrar do dólar de uma vez por todas.

BBM: Como é que uma moeda comum do Brics poderia se diferenciar do dólar ou do euro?

OS: A diferença é que seria apoiada por ativos e recursos reais – incluindo recursos humanos, naturais e matérias-primas – nos quais nossos países são ricos. Muito provavelmente, uma vez que essas medidas forem introduzidas, o mundo ficará dividido em dois grupos: o “progressista”, que incluiria países dos Brics e os mercados emergentes alinhados a eles; e os “pessimistas”, que incluiria os Estados Unidos, a Europa e os países associados a eles.

É por isso que criar a nossa própria moeda é um passo vital. Quanto mais cedo ocorrer, maiores serão os avanços no nosso desenvolvimento econômico e melhores as nossas chances de construir uma aliança poderosa e independente para contrabalançar os EUA.

BBM: Você poderia resumir os principais passos que a Rússia e demais países devem tomar para compensar as consequências das sanções e para levar suas economias para um novo nível tecnológico?

OS: Como eu disse antes, o primeiro passo seria a criação de uma moeda comum. O segundo seria remontar a nossa base tecnológica em conjunto com nossos parceiros. Nem todas as tecnologias importantes estão disponíveis nos países que introduziram sanções contra nós. Além disso, há países no Ocidente que adotaram uma perspectiva mais sóbria; eles têm as tecnologias que precisamos, mas não possuem matérias-primas. Precisamos negociar e encontrar maneiras de alcançar e explorar as oportunidades de benefício mútuo. Claro que também precisamos construir tecnologias por nós mesmos.

Enfim, o terceiro passo está relacionado a infraestrutura, e talvez esta seja a área mais importante. O desenvolvimento de infraestrutura estimularia outras indústrias, porque é a base sobre a qual tudo é construído – do prego à parte mais complexa de qualquer equipamento. Para que isso aconteça, precisamos adotar uma nova maneira de pensar e começar a lidar com essas questões. Precisamos fazê-lo imediatamente, e não procrastinar hábitos como de costume.

 

Publicado originalmente pela BRICS Business Magazine

Fonte: Gazeta Russa

32 Comentários

  1. e o nosso país é o segundo que menos cresce economicamente entre eles(brics), infelizmente
    so crescemos mais que a Russia pq esta esta passando por certas dificuldades que todos nos ja sabemos aqui, é foda.

    • você colocou um a questão importante você falou que o brasil CRESCE ,isso significa que em um mundo de economias que estão paradas ou demostraram estrangulamento a economia brasileira cresceu

      eu sou de uma geração que viu as pessoas fazendo fia para entrar em açougue faltava leite desemprego e nunca a gente ouvia falar de crescimento era apenas pedidos de pinico para o fmi

      mas hoje em quanto as economias dos países do suposto primeiro munda estão combalidas a nossa CRESCE

      e comparando os valores nos somos entre a sexta e a quinta economia do mundo !

      agora vou falar da moeda do brics , acho valido sim pois nos somos fundadores desses bancos BRICS igual somos fundadores da ONU e todos sabem temos vantagens
      a primeira sera poder negociar com algo real igual diz o russo no texto pois hoje o dólar é ficção eles estouraram a divida interna deles e estão trocando produtos por papel

      queremos trocar produtos por produtos tendo a moeda brics como instrumento para isso funcionar
      e não trocar produto por títulos podres ou papel que eles imprimem a torto e a direito

      • a para né PÉ DE CÃO ,
        vc só pode estar brincando,
        o brasil vai crescer no máximo 0,3 % este ano foi quase que zero isso para mim nao é crescimento, vou dar só um exemplo vamos sair agora da esfera dos brics, os EUA que estavam e acho que ainda estão sendo afetados(agora bem menos) por uma “RECESSÃO” vao crescer cerca de 2,3 % este ano, po tem outros países ai bem menores que o brasil que estão crescendo muito mais que nos.

      • Boa análise PÉ DE CÃO, nosso crescimento pode ter sido pequeno,mas o mais importante é que houve crescimento,outros podem ter crescido mais,mas será que se manterão em crescimento,ou foi apenas voo de galinha ?
        Em suma o nosso crescimento foi aquém do esperado mas mesmo assim ainda houve crescimento,bem lembrado PÉ DE CÃO !

      • Vc está certissimo pé de cão, os defensores do crescimento a qualquer preço possivelmente em qualquer situação estarão com suas reservas de gordura garantidas. Os States crescem mas nunca tiveram um numero de desmpregados como tem hoje, a Europa então nem se fala, talves até se explique o grande contingente de jovems desses países indo se aliar ao Isis. O Brasil cresce menos de fato mas nunca tivemos indices de desemprego formal tão baixos. Como falei esse papo de crescimento num mundo de crise, quando as relações economicas estão tão vinculadas e papo de gente que aumentar suas reservas nos fundos de compensação, para quem não sabe, banqueiros. Sou trabalhador, filho de trabalhador e saudo o emprego e o aumento da renda. Para rico desemprego é uma maravilha afinal eles tem filas para escolher com quem quer trabalhar até pela cor dos olhos.

    • por LUCENA
      .
      .
      O mundo todo está passando por uma crise finaceira más para alguns aqui, os catimbeiros de sempre, só quem está sendo afetado é o Brasil, com uma taxa de desemprego a dar inveja a muitos países da Europa e dos USA. 🙂
      .
      O Brasil mais uma vez,o nosso país está participando de um projeto que entrará na história e só um governo que não seja vassalo pode fazer parte desse jogo grande !
      .
      Além do mais, essa bonança dos USA não passa de um embuste, nem lá dentro dos USA acreditam que a vaca-sagrada realmente saiu do atoleiro.
      .
      Muitas empresas americanas que tem ações na Bolça de New York, estão comprando as próprias ações e assim máscarando os resultados ludibriando os ascionistas ou seja, estelionato puro !
      .
      O final do ano está chegando e a dívida americana aumentou ainda mais, correndo o risco dos USA não horar os seus compromissos, muitos que ridicularizão a Argentina irão golir à seco as suas bravatas … Vais ser muito engraçado a argentiação dos USA . 😉

      • LUCENA,

        1. Todos os países são afetados: Chile, Colômbia, Perú, etc, etc, etc, apresentam índices BEM melhores que os do Brasil (ou seja, a crise internacional não é desculpa)

        2. Taxa de desemprego segundo quais critérios? IBGE? Isso é uma piada pois se eu lavar o seu carro a troco de um chiclete eu já não sou mais considerado um desempregado (não é um exagero – é isso mesmo, trabalho com pesquisas e sei como é classificado o emprego pelo instituto)

        3. Sou contra a maior parte dos projetos do governo petista mas não contra essa iniciativa não… acho que seria ótimo ter uma moeda paralela para não depender exclusivamente do dólar para transações

        4. Os dados americanos são embuste? Bem…. os dados brasileiros não tem muita credibilidade – seja para os investidores, seja para a população que sabe a real situação do país. Ou seja, em matéria de “contabilidade criativa” somos campeões.

        5. Sim, concordo que os EUA são uma bomba relógio com sua impressora de cédulas funcionando “247” como dizem os americanos… os países sabem disso, mas estão presos no sistema que entrará em colapso à médio prazo.

        6. A situação da Argentina é preocupante mesmo, mas o que mais irrita economistas e investidores é a postura da presidente, querendo taxar de imperialistas usurpadores ao invés de admitir que muitos erros foram cometidos e tomar medidas para saná-los.

      • por LUCENA
        .
        .
        “(…) Todos os países são afetados: Chile, Colômbia, Perú, etc, etc, etc, apresentam índices BEM melhores que os do Brasil (ou seja, a crise internacional não é desculpa)( ..)”
        .
        .
        Quando convêm … Hahahah … o que se passa lá fora não importa …Hahahah … rimou …Hahahah … essa discrepância de índice já deu muito o que falar … Hahahahah ….. o movimento dos 20 centavos que o diga … hhahahahahah

      • Para nenhum desses, para um instituto de pesquisas de mercado independente (já passei por multinacionais de pesquisa também).

      • a rapaziada não entende que
        exemplo o Paraguai pode crescer 40 por cento ao ano e mesmo assim o que ele gerou de riqueza não chega nem perto do que o brasil gerou crescendo 1 por cento

        isso se comprova pelo fato de mesmo esses países de qual você citou nem aparecem entre as economias mundiais

      • PÉ DE CÃO;

        É pra isso que servem as porcentagens meu caro. Para racionalizar proporções e permitir as comparações. Um crescimento de 4% (perspectiva do mencionado Paraguai) é um bom crescimento, seja aqui, nos EUA ou na China.

      • BOA Mangano, eu nao ia perder tempo respondendo para este cidadão(helveciofilho), mas belo comentário onde mostra que o pessoal aqui nao são alucinados e sabem sim ver o que realmente acontece(esta acontecendo).

  2. Esse negócio de BRICS é perigoso… Se a coisa engrossar de verdade entre EUA x China ou EUA x Rússia, ou pior ainda EUA e OTAN x China e Rússia de que lado pela lógica ficaríamos ? Se formos considerados pela OTAN como parte integrante do “eixo do mal” comunista viraremos um grande alvo fácil de ser tomado e duvido que China ou Rússia enviem suas esquadras para nos oferecer ajuda… Esse negócio de BRICS é complicado, tem de ser levado apenas no campo das oportunidades econômicas e comerciais, nada mais que isso…ultrapassar essa linha se torna perigosíssimo, inclusive dois grandes sócios do BRICS não se entendem (China x Índia), o que esperar de uma aliança como essa ? Culturas e religiões extremamente diferentes…posições geográficas extremamente distantes e aspirações políticas adversas… Moeda única, isso parece mais é piada de mal gosto…

    • Constituir Forças Armadas que mereçam esse nome, que estejam efetivamente preparadas para garantir nossa soberania contra qualquer inimigo externo é obrigação de nosso governo. Forças armadas para patrulhamento ideológico dos cidadãos do país estão mais para forças interventoras.

    • O BRASIL não pode viver escravo do querer dos EUA/OTAN, e creio eu que os EUA/OTAN,nunca seriam tolos de comprar uma briga contra China e Rússia,dois player de primeira grandeza com capacidade de causar sérios estragos ao território dos EUA, esses dois não são como o Iraque ou a Líbia !

      • Concordo César, não podemos nos submeter as vontades da OTAN/EUA mesmo mas também não podemos romper as relações e virar as costas a esse grupo.
        Se o Brasil rompesse o relacionamento com o dito “clube da justiça” e firmasse uma parceria sólida com o BRICS você concorda que seria o mesmo que dar um tapa na cara deles ? resumindo “amigo do meu inimigo é meu inimigo também” e ninguém em sã conciência quer ter a OTAN e os EUA como inimigos…
        É preciso saber afastar a cobiça dos olhos estadunidenses do que é nosso porém sem literalmente romper as relações a ponto de eles nos considerrarem inimigos…
        A palavra correta é “jogo de cintura”, nem tanto céu, nem tanto inferno…

      • Acredito que o BRASIL fará oque você disse meu caro Topol,ou seja irá usar de jogo de cintura e escolher o que e melhor para nós !

  3. Não entendi entendi essa de atrelar a” moeda Brics ” ao euro para facilitar a
    conversão ?

    A ” moeda Brics ” não seria uma moeda que competiria com o euro e o dólar ? então porque o atrelamento a uma delas,no caso o euro ?

  4. País ‘precisa desesperadamente de credibilidade’, diz FT

    Por Fernando Nakagawa, correspondente | Estadão Conteúdo – 13 horas atrás

    O jornal britânico Financial Times publica editorial na edição desta terça-feira, 28, em que defende mudanças urgentes nas políticas econômicas após a reeleição da presidente da República. “Dilma Rousseff deve agora traçar um novo curso para um país dividido que sofre de desaceleração da economia em meio a um ambiente global cada vez mais difícil.

    O editorial sustenta que o Brasil “precisa desesperadamente de um choque de credibilidade”. O principal jornal de economia europeu defende que Dilma “precisa abandonar a retórica da luta de classes da campanha e realizar um esforço genuíno e sustentável para recuperar a confiança do sul do País”. >>Ao lembrar que o sul brasileiro votou “esmagadoramente” contra a reeleição, o FT diz que sem o apoio da região “há pouca esperança de alcançar o maior investimento que o Brasil precisa”.

    O jornal afirma que a agenda da presidente reeleita é “longa”, mas a tarefa mais urgente é a nomeação de um novo ministro da Fazenda “com estatura e autonomia suficientes para resolver os problemas econômicos do Brasil”. “Se ela não o fizer, os mercados financeiros irão forçar um ajuste. Os investidores não estão dispostos a dar o benefício da dúvida”, diz o FT.

    Além do editorial, o jornal publica uma ampla chamada na capa do jornal com foto de uma eleitora comemorando a reeleição. Há, ainda, uma reportagem que destaca a expectativa de que o segundo mandato de Dilma possa ter um tom mais “reconciliador” após a pequena vantagem nas urnas. Essa expectativa é compartilhada por analistas ouvidos pelo FT e acontece a despeito do forte ajuste dos preços dos ativos visto ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    “Do jeito que o povo é inteligente logo serei presidente”

    Tiririca.

    • A mídia que perdeu agora vem veiculando essa inverdade de país dividido,
      Dilma obteve 43.267.668 Votos no 1º turno contra 34.897.211 Votos de Aécio diferença de 8.370.457 votos !

      No 2º turno Dilma obteve 54.501.118 Votos e Aécio 51.041.155 Votos diferença de 3.459.963 votos !

      A diferença diminuiu porque no segundo turno,como muitos dizem é outra eleição, e muitos votos que foram para o Aécio na verdade não foram para o Aécio e sim contra a Dilma !

      Mas mesmo assim Dilma venceu ambos os turnos ! então não a nada de país dividido,Dilma venceu democraticamente com o voto da maioria !

    • O Tiririca sera presidente SIM mas não pela falta de inteligencia do povo Brasileiro mas por falta de politicos honestos,com certesa o povo votara no Tiririca para presidente como ultimo ato de protesto apos este ato pegara em armas e ai sim a coisa vai ficar preta ABRAM OS OLHOS GOVERNANTES O RECADO FOI DADO CHEGA DE DIREITOS E PRIVILEGIOS PARA BAMDIDOS E VAGABUMDOS .

      • De repente o Sr.Tiririca virou a Geni do país,embora a mídia venha noticiando que ele tem se comportado de maneira exemplar como parlamentar ! isso tudo é puro preconceito,não vejo o Sr.Tiririca inferior a nenhum de seus colegas,ainda mais aqueles políticos que ocupam cargos públicos a décadas e nada fazem !

        A trajetória de vida do Sr.Francisco Everardo Oliveira Silva o Tiririca é uma trajetória de luta de quem desde cedo aprendeu a lutar pela sobrevivência numa das regiões mais pobres do país !
        Se um dia esse homem chegar a presidir o país,creio que fará melhor que muitos de seus antecessores !

      • Peço desculpa César Pereira mas quando me referi ao Tiririca estava me dirigindo ao personagem o palhaço tenho certeza de que o Sr francisco tem seus meritos mas para governar um pais me perdoe não acredito mas quem sabe o povo Brasileiro atira no pé e acerta na lua só DEUS É QUEM SABE mas peço desculpa se no meu comentario me fiz entender mal.

      • Não precisa se desculpar, sei que você não teve a intenção de ofender ninguém ! mas sim apenas enriquecer o nosso debate ! esta tudo bem !

Comentários não permitidos.