Defesa & Geopolítica

O Reino Unido está preocupado com a intenção de Argentina de adquirir caças Saab Gripen

Posted by

1000_Super_JAS_Gripen2Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A intenção da Argentina em adquirir 24 caças de quarta geração Gripen NG da empresa sueca Saab tem causado grande preocupação no Reino Unido, segundo noticiou a imprensa britânica.

“A intenção de Buenos Aires para adquirir aviões de caça avançados representa o maior desafio para Londres desde o fim da Guerra das Malvinas, em 1982. As características dos caças Saab Gripen são superiores aos aviões de combate do Reino Unido que estão lá nas Malvinas”, ocitou o  jornal Evening Standard”.
Recentemente, a Argentina e o Brasil assinaram um memorando pelo qual Buenos Aires iniciou a negociação da compra de até 24 caças Saab Gripen NG, uma vez que estes sejam produzidos no Brasil .
O governo brasileiro e a empresa sueca Saab assinaram um contrato para a compra de 36 caças de nova geração, mas também envolvem uma gigante da aviação da América do Sul (EMBRAER) que pode exportar para o resto da América Latina e outras regiões.“É claro que o Reino Unido terá de aumentar as suas capacidades de defesa sobre as Ilhas Malvinas,” noticiou o portal.  As Ilhas Malvinas  segundo a ONU, são um território autônomo administrado pelo Reino Unido, cuja soberania também é reivindicada pela Argentina.

Fonte: RT

 

28 Comments

shared on wplocker.com