Defesa & Geopolítica

Apache poderá ter versão naval nos EUA

Posted by

ApacheOs EUA estão trabalhando na adaptação dos helicópteros de reconhecimento e ataque Boeing AH-64 Apache para operações embarcadas. Para que o seu emprego a bordo de navios seja possível seria necessária a realização de adaptações na sua estrutura, para suportar operações em meio marítimo, aviônicos, radar (com a instalação do sistema de transmissão Link 16, permitindo a sua comunicação com navios da Marinha norte-americana) e sensores, além dos softwares de voo.
O AH-64E já dispõe da tecnologia que permite a sua tripulação operar de veículos aéreos não-tripulados (Vant), com o objetivo de fazer o reconhecimento e designação de alvos. Essas melhorias poderão ser implementadas na frota a partir de 2017, elevando a vida em serviço do Apache para até 2050.
No passado, várias propostas foram encaminhadas para uma “navalização” dos Apache, não tendo despertado interesse da US Navy e dos Marines. O atual projeto dependerá da estratégia dos EUA em expandir a capacidade dos Apache para operações no Pacífico, a partir de navios de combate ou bases flutuantes.

Fonte: C&R

8 Comments

shared on wplocker.com