Grupo sueco Saab conclui venda de 36 caças Gripen ao Brasil por US$ 5,4 bi

NGO grupo sueco de armamento e aeronáutica Saab anunciou nesta segunda-feira a assinatura do contrato com o governo do Brasil para a venda de 36 aviões militares Gripen de nova geração, por 5,4 bilhões de dólares.

Saab informou que também assinou um contrato de cooperação industrial, que incluirá transferências de tecnologia à indústria brasileira nos próximos 10 anos.

A empresa sueca e o governo brasileiro “assinaram um contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG, além dos sistemas e equipamentos relacionados”, afirma a empresa em um comunicado, que informa o valor do contrato: 39,3 bilhões de coroas suecas (5,4 bilhões de dólares).

O contrato inclui 28 aviões de apenas um motor e oito aeronaves bimotores.

A empresa sueca informou que as entregas às Forças Armadas brasileiras acontecerão entre 2019 e 2024.

O governo do Brasil escolheu o modelo sueco em dezembro, em uma disputa que incluía o caça Rafale da empresa francesa Dassault e o F/A-18 Super Hornet americano.

“Estamos orgulhosos de estar ao lado do Brasil dentro deste programa tão importante”, afirmou o presidente da Saab, Marcus Wallenberg.

“O contrato com o Brasil confirma que o Gripen é o sistema de avião de combate mais capaz e mais moderno”, declarou o diretor geral da Saab, Håkan Buskhe.

O Brasil será, ao lado da Suécia, o primeiro país a utilizar a nova geração dos caças Gripen. O contrato deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2015.

Atualmente, o Gripen é utilizado pela Aeronáutica da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.

Fonte: Dinheiro via Notimp

46 Comentários

  1. Legal … 36 pra nós + 24 pra Argentina = 60 caças de encomenda inicial … quero ver se esse guverno tem culhões se a Inglaterra embargar.

    • Stadeu inglaterra não vai criar complicações pois os ingleses desejam a muito firmar uma parceiria com o Brasil,via BAE,se não me engano os inlgeses capacitaram a Companhia Brasileira de Cartuchos na produção de diversos tipos de munições,os ingleses são espertos,e para a argentina seria uma boa a compra do gripen,teriam menos problemas para o financiamento,teriam mais segurança quanto aos códigos de desativação dos sistemas embarcados do caça,para o brasil a vantagem seria ter o controle do caça de um país que ao meu ver é o único rival capaz de contestar nossa hegemonia no continemte.

      • Barca, ao que eu saiba o Brasil teria controle de todo o sistema eletrônico do Gripen NG, códigos fonte e tudo mais , como você disse a conta está subindo rápido e já passou de 5 bilhões pra termos o que ??? Prateleira ???

      • Veja stadeu a questão não é custo,eu sempre defendi a compra do rafale pelo pacote de acesso ao software e outras transferencias,o F-18 sh tinha um pacote custo beneficio bom,o gripen tinha a seu favor o custo do caça ser barato e com um pacote grande de transferencia,mesmo o caça sendo o menos capaz,mas o custo era atraente,mas os prazos de entrar desistimulantes,mas o custo era bom,mas se os custos aumentarem mais o gripen passa a não valer apenas,para se adaptar um wide display não é tão caro.ao ponto de custar quase 1/4 do projeto,claro que ai deve estar incluido a versão biplace,espero!,o que eu quero dizer é que os custo aumentarem mais ainda o principal atrativo do gripen passa a não valer e se for assim teria sido melhor o Rafale ou até o F18SH.

      • “”” o principal atrativo do gripen passa a não valer e se for assim teria sido melhor o Rafale ou até o F18SH.”””

        Concordo contigo .

        Abs.

    • por LUCENA
      .
      .
      Os itens que podem ser embargados pelos Ingleses podem ser substituído, uns podem ser fácil a substituição e outros mais difícil.
      .
      O mercado de aviônicas está mais competitivos, há muita concorrência e como a Europa está na sarjeta com o pires na mão e a rainha da Inglaterra guardando o almoço para a janta, acho muito difícil haver embargos más, pode sim haver afinal, quem vai levar o tiro no pé serão eles … rsrsrsr
      .
      Quem não se lembra dos chineses,que venderão peças para a USAF em especial para o parvão ( F-22 ) e o mico do século ( F-35 ) … o mico se tranformou em um king kong …. Hahahah … haja banana$$$$ para alimentar o ” micão ” …. Hahahaah 😀
      .
      Quando voar, os de sextas geração serão a espinha dorsal de muitas forças aéreas .
      .
      Há muito países europeu que já estão com o pé atrás na compra de prateleira de 5° G .
      .
      O de 4ºG que os suecos venderam ( uma parte da tecnologia ) para o Brasil, poderá ajudar aos projetista brasileiros, desenvolver em parceria ou não, VANT’s de 5ºG e se duvidar de 6ºG …. para nossa alegria … 😀
      .
      .
      SOMOS CAPAZES ! 😀

    • É por isso que eu falo que quando o assunto é defesa a imprensa não especializada só fala bobagens. O correto seria biposto, mas provavelmente o jornalista que fez a matéria leu o termo e entendeu como sendo biturbina.

  2. ”O contrato inclui 28 aviões de apenas um motor e oito aeronaves bimotores.”

    Oito aeronaves bimotores? não seriam oito aeronaves biplace ,de dois assentos ?

  3. Saiu mais caro em quase 1 bi,não sei se foi as modificações pedidadas pela FAB ou atualização dos sistemas,tá aumentando a conta,tivemos a promessa dos Gripens CD decidos por um preço simbolico,mas viram com um preço salgado.Vou torcer muito mas a fatura tá cada dia mais cara.

  4. mais um chute no saco dos anti brasil rsrs

    quem torce contra a pátria sempre perde !

    alias a pátria desses vermes é o estados yankes sionistas

    • Pé de Cão, eu ainda tinha esperança de que fosse cancelado (imagine, eu torcendo por um FX-3) mas sabia algum caça teria que vir, de uma forma ou de outra. Se vai ser o mosquito, que seja, mas não creio que vá resolver. O comandande de certa forma também assumiu que esse bicho não é o ideal, mas ele tinha que dar uma resposta, mesmo que não fosse dele.
      Agora, resta saber e explicar o porquê de na assinatura do contrato o valor ter aumentado em U$ 1 bilhão!!!!!! Já começou assim?
      Eu ainda acredito que uma parceria com os russos (Flanker/T-50) seria mais interessante, tanto do ponto de vista defensivo/ofensivo quanto comercial/industrial (que é só o que interessa aos políticos).

      • melkor , a parceria com o t50 pode acontecer
        o gripen é para agora já , ele é o que a fab tinha escolhido desde o principio
        o governo federal lula queria o caça francês e a dilma estava mais pendente para o caça americano
        mas depois da espionagem não tinha como aceitar aquilo
        e então foi escolhido o caça da saab ao qual a fab que eu acredito que entenda mais do que todos nos outros saiba o que esta fazendo

        eu acredito na escolha dos pilotos da fab

  5. por LUCENA
    .
    .
    ( … ) O contrato inclui 28 aviões de apenas um motor e oito aeronaves bimotores. ( … )

    .
    .
    Bimotores … ? ….. E tem outro avião além dos NG Gripen ? … será que não seria bipostos ( com dois lugares ) ?
    .
    Se for biposto, seria para treinamento ?
    .
    .
    No mais , Parabéns ao Brasil e a Suécia pelo acordo.
    .
    VAMOS VENDER GRIPEM PARA A AMÉRICA LATINA TODA ! … VIVA LONGA A UNASUL !. 😀

    • Até os EUA e a GB, fornecedores da imensa maioria dos componentes do Gripen como motores e radares, começarem a embargar. Como se vê, nada que um pastel de vento escreve tem consistência, é apenas asneira.

    • é lucena você esta correto com a transferência de tecnologia e o aprendizado muito dessas peças serão produzidas por empresas do brasil e da américa latina
      nada de extraterrestre !!!
      rsrs

      • Salve pessoal ! Acho que o Amorim foi leviano ao anunciar a venda para a Argentina, esse mala causou um mal estar desnecessário e levou sérias dúvidas de que tipo de parceria Argentina terá no projeto, se será um produtor de componentes ou será beneficiada com repasse de tecnologia às custas do contribuinte brasileiro.
        Nós estamos finalizando as negociações e o cara me arruma uma dessa? Isso foi completamente desnecessário ou institucional já que ele sabe que a GB pode bloquear a venda de seus produtos causando assim um tremendo mal estar nessas negociações.
        No mais o assunto do embargo foi ferozmente discutido por aqui e o Gripen infelizmente passará por esse embaraço graças a patetada do Amorim.

    • Eu ainda tinha alguma esperança.
      Agora, resta saber e explicar o porquê de na assinatura do contrato o valor ter aumentado em U$ 1 bilhão!!!!!! Já começou assim?

  6. O preço também está estranho, antes falavam em U$ 4,5 Bilhões, agora nessa matéria está falando em U$ 5,4 Bilhões… Será que o infeliz errou nas cifras também ou houve um considerável reajuste no preço ?

  7. Além da versão E ….e F espero q nesse contrato tb esteja incluso o desenvolvimento do ”Sea” … ficou claro tb q a participação brasuca aumentou .. então deve ter algo a ver com o valor final desse contrato

  8. Beleza, agora a FAB já adiantou o lado dela: vejamos…

    36 Gripens NG
    28 KC-390
    3 B-767 REVO
    3 C-295 C-SAR
    5 Legacy 500 GEIV

    Falta agora só acelerar a modernização do AMX e dos F-5 Jordanianos

    A nossa principal prioridade agora é o reaparelhamento da Marinha, agora que o FX-2 finalmente vai se concretizar temos que pressionar a aprovação do PROSUPER, assim como das baterias anti aéreas russas.

  9. Tá estampada na foto uma vantagem do Gripen que é a total integração com o E-99 EMB-i 145 AEW&C que é nossa aeronave de alerta aereo antecipado via data link , a mesma possui um radar Ericsson PS-890 Erieye de 350 Km de alcance, nos possuimos 5 desses e eu gostaria que esses radar fosse instalado no Kc-390.
    O PS-890 Erieye( radar sueco) foi projetado especialmente para atuar juntamente com os Gripens anteriores isso nos dará grande vantagem no continente.
    O Gripen realmente é um caça leve e de curto alcance mas representa um tremendo upgrade em toda a doutrina operacional da FAB que será a mais poderosa da América Latinas. Teremos vantagem quantitativa e qualitativa e a principal vantagem é que nosso caça será produzido localmente com um bom índice de nacionalização.
    Excelente notícia e estou ansioso para vê-lo voar com as cores da FAB.

  10. Melhor do que nada! Os últimos governos do pt/psdb atrasaram demais pra reequipar a frota e é bom já começar a pensar no substituto do Gripen porque ele não vai ser estado da arte pra sempre. È como computador, de seis em seis meses já surge algo melhor. Três dezenas de caças podendo chegar a cem daqui a 50 anos! Pra inglês ver?
    E tomara que esse custo a mais seja pela transferência de tecnologia e não para os 2% do partido e os 3% dos partidos da base pois isso é de praxe nas obras em geral né! Tem muita gente precisando de cadeia nesse país.

    • Edilson, desde o princípio a FAB sempre contemplou radar AESA, o pacote que nos foi oferecido consequentemente aceito continha a proposta do RAVEN ES-5, então por qual motivo os nossos vetores não viriam equipados com o radar que contratamos? Lembrando que a FAB já tomou pau na compra do AMX nesse quesito pois os Italianos saíram bem melhores que os nossos, então eu duvido que ela cometerá oo permitirá que cometam o mesmo erro novamente…

  11. Eu fico injuriado é com essas velhacarias vindas de quem não gosta do governo deste país e ficam investando suspeitas para alimentar desconfianças, mas na hora de justificar aumentos absurdos no custo de construção de outros aviões no mundo, mas principalmente nos States, viram todos tecnicos qualificados e ciosos de que os custos de produção nunca ficam fixos, por estarem sujeitos a diversas conjunturas economicas. Temos visto seguidamente países deixarem de investir temporariamente e as vezes até definitivamente de determinados projetos pelo aumento de seu custo. Mas aí tudo se desculpa e o aumento passa a ser justificado. Hora bolas, essas pessoas devem ter só testiculos, ou ovário, no lugar do cerebro.

  12. SAAB DETALHA O CONTRATO DE US$ 5,4 BILHÕES COM A FAB

    Ao acessar os mais dinâmicos meios de informação (via web), o brasileiro buscando as notícias e análises relacionadas com a acirrada disputa eleitoral para a Presidência da República foi surpreendido com um anúncio que põe fim (ou não) à prolixa novela da compra dos caças.

    Com as assinaturas do presidente da SAAB, Håkan Buskhe, e do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi selado na sexta-feira (24 OUT14), o contrato para a produção de 36 aeronaves, sendo 28 do modelo equivalente ao E (monoposto), e 8 à versão F (biposto), ainda a ser desenvolvida.

    A nota foi divulgada pela SAAB às 06:30 Horas, na Suécia, equivalendo à 03:30 da madrugada desta segunda no Brasil.

    O VP e a conferência do dia seguinte

    Enquanto a grande maioria dos jornalistas brasileiros ainda se dedicava à análise dos fatos e projeções relacionados com a reeleição de Dilma Rousseff, uma conferência internacional foi convocada pela empresa sueca, agraciada com o bilionário contrato. O vice-presidente sênior e chefe de negócios aeronáuticos da SAAB, Lennart Sindahl comunicou a alegria do grupo com a conquista do primeiro cliente internacional para a nova geração de seu caça Gripen. O executivo também recepcionou perguntas dos mais importantes grupos jornalísticos de todo o mundo.

    Entre importantes questões, a revelação do plano de produção, que prevê que apenas 15 das 36 aeronaves serão totalmente construídas no Brasil, sendo as primeiras 21 construídas parcialmente na Suécia, com linha de produção final no país, na Embraer. A previsão inicial de entrega é do primeiro caça para 2019 (sem completa integração multirole, de armas e sistemas), e do último para 2024 (sendo ao tempo todas as aeronaves declaradas full-capable com a completa integração multifuncional).

    Nem tudo, porém, pôde ser respondido, devido às cláusulas de confidencialidade com a Força Aérea Brasileira, segundo Sindahl.

    1 bilhão de dólares mais caro

    O anúncio trouxe entre as mais contundentes novidades, o aumento do preço total do contrato, inicialmente falado em 4,5 bilhões de dólares. Alegando questões de relações com o cliente – Força Aérea Brasileira – o vice-presidente sênior da SAAB disse não ser possível apontar o que determinou o incremento de quase 1 bilhão de dólares ao valor do contrato, hoje assinado.

    A FAB anunciou que serão investidos 13 Bilhões de Reais no Projeto. Pela conversão do dólar médio de R$2,30 coloca o preço de cada unidade em U$ 140 a 164 milhões de dólares. Descontando o investimento em logística e treinamento deverá situar o valor de cada caça em cerca de 100 a 120 milhões de dólares. (nota Editor DefesaNEt)

    Propriedade intelectual e o caminho para a 5ª Geração

    Ao ser perguntado por esta Agência de Notícias sobre o que, na prática, representará a assinatura deste contrato em termos de propriedade intelectual compartilhada de partes do projeto com o Brasil, uma vez que a justificativa de escolha do Gripen recaía principalmente na maior transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto, Linnart Sindahl novamente alegou a confidencialidade e se furtou a esclarecer o tema.

    Quando indagamos sobre sua impressão pessoal, bem como a da SAAB, em que pese a compra do caça sueco na pavimentação do caminho da indústria nacional para o futuro, particularmente a absorção de conhecimentos que subsidiem o desenvolvimento de um caça de 5ª Geração, para após o Gripen, Sindahl destacou a evolução e amadurecimento da EMBRAER, que vem coletando experiência com os diversos projetos e programas dos quais a empresa tem tomado parte, e que a produção do Gripen NG irá somar-se de forma importante ao nível de especialização e ao crescimento da indústria aeronáutica brasileira.

    http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/17234/SAAB-detalha-o-contrato-de-US$-5-4-bilhoes-com-a-FAB/

    • A FAB anunciou que serão investidos 13 Bilhões de Reais no Projeto. Pela conversão do dólar médio de R$2,30 coloca o preço de cada unidade em U$ 140 a 164 milhões de dólares. Descontando o investimento em logística e treinamento deverá situar o valor de cada caça em cerca de 100 a 120 milhões de dólares. (nota Editor DefesaNEt)

      • Sempre fui favoravel ao Rafale, mas um monte de boi corneta diziam que era o mais caro e que o Lula tava levando bola para escolher o jato. Depois veio o Lobby dessa nossa imprensa pelo Grippen por ser mais baratinho e mais de acordo com nossas possibilidades, sem contar que diziam ser o preferido da Aéronautica, depois veio a traição do Sarkosi, que estimulou o Lula e o Erdogã a negociar com o Irã, quando o acordo foi conseguido, ao feitio do que os States queriam, o Obama roeu a corda para não dar proeminencia ao Brasil, e o Sarkosi foi atrás para babar o americano, resultado perdeu a preferencia. A Dilma ainda quis o jato americano mas a escuta desmoralizaria o país, apesar de muitos bossais acharem ser nada demais. Sobrou mesmo para aquele que teve paciencia e apoio.

  13. Eu entrei no site da Saab e achei a seguinte informação: ” The contract with COMAER for Gripen NG and the associated Industrial Co-operation contract will come into effect once certain conditions have been fulfilled. These include, among others, the necessary export control-related authorisations….” isso dá a Saab direito de veto em relação a exportação o Brasil é parceiro do projeto e não proprietário.
    Mais informações no site da Saab.

    • NonoBrazuk sempre fui a favor do caça Frances,mas o que entendi foi que o Brasil queria transferencia de tecnologia para dai partir para um caça totalmente Brasileiro no que dei total apoio é o mesmo cistema da marinha comprar o produto aprender como se faz.EXEMPLO O BRASIL APRENDE E APOS APRENDER DESENVOLVE O SEU PROPRIO COM TODA A TECNOLOGIA OU SE PREFERIR MECANICA EMBARCADA SENDO NASCIONAL COMO RECEBER EMBARGO EM TAL CITUAÇÃO espero que tenha me entendido.

Comentários não permitidos.