Modernização na frota australiana de helicópteros ARH Tiger

O Exército Australiano realizará uma modernização na sua frota de 21 helicópteros de reconhecimento e ataque Airbus Helicopters ARH Tiger.

A intervenção será realizada apenas para possibilitar a instalação de um sistema de datalink que permite a conexão com tropas deslocadas no terreno.

Com ele será possível receber informações da posição das forças amigas no terreno e também da localização dos inimigos, possibilitando a coordenação de ataques no campo de batalha.

Avaliado em US$ 17 milhões, os trabalhos serão executados pela Elbit Systems e a Airbus, no próprio país, porém este datalink será substituído em 2020 por outro sistema, considerado o definitivo.

Fonte: C&R

3 Comentários

    • A parceria entre Brasil e África do Sul é notadamente exitosa, a questão é o lobby da Helibrás comandado por grupos estrangeiros, que tende há melar quais que acordo que não os beneficie. O Helicóptero Denel AH-2 Rooivalk é um produto a ser melhorado podendo agregar muitíssimos ganhos a engenharia Aeronáutica e indústria brasileira em todos os sentidos, no que tange ao preço do produto e desenvolvimento, inicialmente pode não parecer interessantes, ocorre que a demanda sobre tal tipo de helicóptero deverá aumentar muito com as novas estratégias combativas e dependendo dos acordos firmados pode-se estabelecer cooperações na coprodução dos mesmo como ocorre com o KC da Embraer.

  1. Essa peça está faltando no arsenal do EB, o Tiger é bom mas ficaria satisfeito com o T-129 ATAK Turco (TAI / AW), no recente acordo de cooperação em defesa entre os dois países ficou no ar uma possibilidade de um acordo para a compra desse helicóptero pelo exército brasileiro… Depois não se ouve falar mais nada… O lobby russo para venda de armas também está grande para equilibrar a balança comercial, fazendo questões econõmicas se sobressaírem as questões estratégicas…

Comentários não permitidos.