Vídeo Oficial: ROLLOUT do EMBRAER KC-390

Gavião Peixoto-SP, 21 de outubro de 2014 – A Embraer apresentou hoje o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Após esta apresentação, a Companhia poderá realizar importantes testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano.

16 Comentários

      • O governo e a Embraer, já deveriam pensar em uma variante com maior capacidade de carga, na classe do A400M. 37 toneladas de carga.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.DUdu 3
      .
      .
      Há também os projetos das VANTs que estão sendo desenvolvidas pelos brasileiros, como por exemplo o Falcão da Avibrás.
      .
      Creio que esse nicho de mercado será por onde a EMBRAER e a Avibrás entraram com mais vigor.
      .
      Se o governo brasileiro fizer como fez com esse projeto do KC-390; veremos muito projetos com sucesso de tecnologia tupiniquim. 🙂
      .
      .
      *******************
      .

      O VOO DO FALCÃO
      .
      .
      Projetos militares contribuem para o aquecido setor de aeronaves não tripuladas
      .
      (*) fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/09/12/o-voo-do-falcao/
      .
      .
      ( … ) a Avibras também se tornou acionista da Harpia. “Desde então conduzimos estudos de configurações para atender aos requisitos operacionais das Forças Armadas para um sistema de vant capaz de cumprir missões de inteligência, vigilância e reconhecimento”, diz Rodrigo Fanton, presidente da Harpia. O primeiro protótipo do Falcão está sendo usado como ponto de partida para a adequação aos requisitos apresentados pelo Ministério da Defesa, que incluem um conjunto de sensores, sistema de comunicação de dados e uma estação de controle em solo. ( … )
      .
      ***************
      .
      OBS:
      .
      ( edição de Setembro de 2013 )

      • por LUCENA
        .
        .
        Isso sem falar do sucesso do lançamento do VS-30/EPL que colocou o Brasil.
        .
        O combustível líquido a ser testado no foguete brasileiro ( VS-30/EPL ) apresenta um aspecto inovador: é formado por uma mistura de etanol feito a partir da cana-de-açúcar e oxigênio líquido, o que inclui o Brasil entre as nações que contribuem para a inovação tecnológica sustentável no setor aeroespacial.
        .
        (*) fontes:
        .
        http://www.planobrazil.com/video-operacao-raposa-vs-30-v13-epl/
        .
        http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/08/21/gravidade-zero/
        .
        .
        ( … ) Esse feito insere o país no seleto grupo de nações que dominam a tecnologia de fabricação desses veículos, ao lado de Estados Unidos, França, China e Inglaterra. O emprego de um propelente líquido à base de etanol (ou álcool etílico) para mover os seus motores é, segundo Santana Júnior, mais um avanço na área. “Até onde temos conhecimento, é inédito o uso de etanol como combustível líquido em veículos desse gênero.” ( … )
        .
        .
        ************************
        .
        Detalhe; nessa pesquisa com sucesso, as empresas envolvidas até o momento, A GRANDE MAIORIA É ESTATAL, pouquíssima são PRIVADAS; derrubando as teses daqueles que sempre torcem contra o Brasil.

      • “Detalhe; nessa pesquisa com sucesso, as empresas envolvidas até o momento, A GRANDE MAIORIA É ESTATAL, pouquíssima são PRIVADAS; derrubando as teses daqueles que sempre torcem contra o Brasil.”

        A colocação do pastel de vento petralha é grosseira tanto nos erros de português como na mentira contada. Se a maioria das empresas fosse privada o Brasil já tinha colocado um satélite em órbita há muito.

        Não adianta pastel de vento, a mentira tem perna curta.

  1. Observem a filmagem do momento que o pessoal entra no avião, ele é bem grande mesmo, eliminando uma especulação de que é um avião pequeno.

  2. Bela aeronave e sim é enorme, maior que um Hércules pelo que posso ver. Apesar das críticas dos incautos que insistem em chamar a tal MONTAER, tá ai o KC 390 tem tudo pra ser um sucesso.
    destaco o que eu entendo com suas vantagens.
    Aviônica avançada e atual.
    Grande velocidade e capacidade de cumprir mais missões pelo mesmo tempo que os concorrentes turbohélices.
    Plataforma que pode servir de base para inúmeros modelos de aviões, e ao contrário do que se diz, sim pode ser um Gunship sim, o fator velocidade pode ser contrabalançado com o uso de armas e sistemas mais precisos. Esta conversa era a mesma dita nos anos 80 quando se tocou na hipótese de se desenvolver um patrulheiro oceânico a jato, a alegação era o perfil operacional de baixa altitude e velocidade para a s caçadas aos submarinos. hoje está ai, o P8 que voa lá em cima e com velocidade superior.
    Ademais vejam o que acontece com os aviões de suporte aéreo aproximado como o SU 25 que tem que voar baixo, tão indo tudo para o chão, uma das alegações da aposentadoria do A10 (que embora tenha um teto operacional maior, tem que descer para engajar seus alvos em Hi Lo, lo Hi Lo e assim por diante) devido a exposição ao fogo dos MANPADS. Certamente uma aeronave que voee mais alto terá maior possibilidade de sobrevivência.
    Motores econômicos e que contam com uma cadeia de suporte universal, (problema dos correntes).
    Aeronave dimensionada para transporte de cargas e veículos.
    No mais, parabéns a EMBRAER, vida longa ao seu novo KC 390.

  3. O que a engenharia portuguesa andou a fazeire ..

    http://www.publico.pt/economia/noticia/barriga-e-asas-do-novo-kc390-com-a-marca-da-engenharia-portuguesa-1673522#/0

    … e um índice de nacionalização de 60% , multi empresas de capital estrangeiro …

    http://www.valor.com.br/empresas/1067776/empresa-do-rs-ira-fornecer-sistemas-para-kc-390-da-embraer

    mas é um momento para se comemorar e partir para tornar o KC e o futuro NG bem mais verde e amarelo do que está.

  4. Não tem nem como comparar o KC-390 com o C-130 Super Hércules ou qualquer versão do mesmo. O KC-390 só pode ser comparado com o Kawasaki C2 e o A-400. O Super Hércules é passado. Alguém tem mais informações sobre as versões Super e Civil? A Civil será alongada e terá 40 metros e capacidade de 27 toneladas de carga?

  5. por LUCENA
    .
    .
    TURQUIA CRITICA OS “USA” POR “EI” ESTAREM USANDO ARMAS AMERICANA.
    .
    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lançou fortes críticas aos EUA por estes terem lançado de avião erradamente armas e munições destinadas às milícias de Kobane. Na sequência disso, uma parte de armas ficou nas mãos de assaltantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
    .
    (*) fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_22/Turquia-critica-EUA-por-EI-estar-usando-armas-americanas-2784/
    .
    .
    ( … )“Foi uma decisão errada”, salientou o líder turco, esta quarta-feira, antes de embarcar no avião com destino aos países bálticos, alegando informações contidas em vídeos postos a circular por extremistas nas redes sociais.
    .
    “Agora já está claro a quem foi prestada ajuda”, lamentou. ( … )

  6. A EMBRAER é uma empresa eficiente em liderar projetos mesmo. Tomara que sua divisão espacial de satélites nos dê boas surpresas também. E quem sabe ela não assuma a parte de fabricação lançamentos estagnados por aqui. Qual será o nome de guerra do KC-390?

Comentários não permitidos.