Índia retém no solo toda a sua frota de caças Su 30 MKI

SUKHOI-30Sugestão: Dragão Vermelho (Taiwan)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Força Aérea Indiana Índia ordenou a manutenção em solo de toda a sua frota  de caças Sukhoi-30MKI depois de um acidente recente, as autoridades alegam que não querem colocar seus pilotos em perigo.
Os caças serão mantidos em solo  uma semana após o incidente envolvendo uma aeronave Su-30 MKI daForça Aérea da Índia que  caiu perto de Pune, levantando questões sobre o nível de segurança do caça.
Com a IAF operando perto de 200 caças bimotores Su-30MKI, os aviões em terra representam quase um terço da frota de caças do país. A Índia encontra-se agora em negociações com a Rússia para aquisição de outros 72 desses aviões deste modelo.
A IAF possui cerca de 34 esquadrões de combate, contra uma força autorizada de 44, cada esquadrão tem até 18 aviões de combate. Um oficial da IAF disse que verificações de segurança com “foco especial em assentos ejetáveis” estavam a ser realizadas. Uma fonte da Defesa Indiana informou que os pilotos do avião que caiu em 14 de outubro perto de Pune havia relatado que ouve uma “ejeção automática do assento da aeronave.”  

Fato curioso a se destacar é que um dos dois pilotos envolvidos neste acidente também esteve envolvido num dos acidentes anteriores ocorridos com outro r Su-30MKI.

Su-30 CRASH 3
Até o presente, 05 caças Su 30 MKI já sofreram acidentes nos últimos cinco anos, este último fez soar de vez o alarme na IAF. A frota de Su-30 foi aterrada pelo menos duas vezes no passado. O ex-IAF Chief Air Marechal Fali declarou que, “A frota será mantida em solo erroneamente, uma vez que não há sequer indícios sobre o que ocasionou o último incidente. isto é sério. “
Questionado sobre se a compra de Su-30 foi uma escolha duvidosa, o Marechal disse que os aviões são esplêndidos e possuim boa disponibilidade e segurança, mas IAF necessita de seriedade nas investigações para se  chegar ao fundo do problema e desvendar o que de fato ocorreu. A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) monta e repara esses aviões na Índia.
O IAF Chief Air Marshal Arup Raha havia dito à repórteres em 04 de outubro, que a frota de Su-30 estava enfrentando alguns problemas, mas ele se recusou a explicar. O Su-30 da frota da IAF tem enfrentado um número alto de falhas de motor em pleno voo, durante os últimos dois anos, disse outro funcionário.

Fonte: Asian Defense News

11 Comentários

    • HUm…sabe de nada inocente…rsrs.
      Tirando as zueras, acredito que a Índia está enrolando o máximo possível, tendo em vista duas perspectivas:T-50 e Su-35, que seriam os reais desejos da IAF. O problema tem sido o ocultamento dos resultados do T-50, que parece ter enfrentado problemas financeiros, mas que depois de uma reunião feita na semana passada teve tal problema solucionado, mas se viesse a demorar mais, teria como plano B o Su-35 que tem custos mais agradáveis que o Rafale, logística de peças e manutenção já implantada na Índia, e de acordo com alguns, estaria a frente em alguns pontos que agradam a Força Aérea Indiana. Sds

    • Estava pensando justamente nisso… até com relação aos protótipos foi assim… foi pra Índia, pegou fogo… na Rússia, e até em outros ares, deu show ao vivo pra galera!

      Muito suspeito tudo isso… será quem tem Indiano sabotando Indiano!???

  1. O pos venda russo eh um lixo,kkkkk,pobres indianos , com socios assim jaja estarao passando a mao na suas bundas , a pseudocapacidade autonoma de manutenlao transferida pelos russos eh uma pegadinha,kkkkk, sorte deles eque os Mirages 2000 estao por lah , os russos adoram furar e chupar o olho dos indus, vendem ateh aviao pegando fogo, vendem navio recondicionado que vale dois zerados da classe De gaule , transferem algo que fazem porcamente , a proxima decepçao serah o pak fa indu , aqui estah uma sugestao sem cobrar nada por ela : ASSINEM LOGO A COMPRA DO RAFALE ,comprem 30 F35 , entrem na parceria com o Japao para o fabrico do SHIN SHIN , vai ser uma montanha de dinheiro bem gasta !

  2. Os indianos devem ser mentirosos pq frequentemente reclamam da qualidade e do pós venda russo. Existe até uma combinação para problemas em equipamentos de origem russa não serem divulgados.

    • A Índia é BIZARRA ela ultilizava peças piratas made in China em seus Migs e operam n caças de n países tornando a manutenção um verdadeiro caos logístico, quero ver o que farão com o Rafale depois de aprovada toda a papelada.

      • Também acredito que grande parte da responsabilidade seja dos indianos.

        Nunca li críticas ao suporte do Su-30MKI embora haja reclamações sobre os motores e Fly-by-wire, mas já li já várias críticas sobre o suporte dos Mig-21, Mil-17, e Mig-23/27.

        Uma das razões para a utilização de peças piratas de segunda categoria nos aviões indianos seria justamente a demora na entrega das encomendas russas.

        O problema é que muitas pessoas aqui procuram apenas fontes que falem bem da Rússia, por isso acabam se enganando.

        E realmente a Rússia pede sigilo aos indianos sobre problemas em seus equipamentos.

    • “Existe até uma combinação para problemas em equipamentos de origem russa não serem divulgados.”

      hahahahahahahahaahhaah

      Agente 3 em 1, com certeza seu terapeuta deve trabalhar em shows de stand up comedy! E com certeza seu rostinho bonito deve inspirá-lo rsrsrsrsrsrs

      • Pq você fala sobre assuntos que não entende nada.

        Tá cheio de críticas indianas ao suporte e a qualidade russa, não precisa ser agente para saber disso.
        Acho que quem precisa de terapeuta é você já que não tem alegria na vida além de ficar atacando os outros na internet.

        Vai pesquisar warpato, assim fala menos asneiras.

  3. Concordo com os colegas quanto a manutenção “duvidosa” da frota da IAF mas há um fato relevante nessa ocorrência que está passando despercebido.

    “Fato curioso a se destacar é que um dos dois pilotos envolvidos neste acidente também esteve envolvido num dos acidentes anteriores ocorridos com outro r Su-30MKI.”

    Quer dizer, pode ser falha humana também, além da manutenção da IAF ter que ser revista, terá de ser revista também o nível de aptidão tanto técnica quanto psicológica dos pilotos, pois não é normal um mesmo cara derrubar dois caças…Pode até ser que ambos estivessem em perfeito funcionamento, e o motivo do atrito tenha sido exclusivamente operacional…

Comentários não permitidos.