20 de Outubro de 1971: Willy Brandt ganha o Prêmio Nobel da Paz

Willy Brandt recebe o Prêmio Nobel da Paz em Oslo em 1971

Em 20 de outubro de 1971, o Comitê Norueguês do Nobel anunciou a escolha do então chanceler federal alemão, Willy Brandt, para o Nobel da Paz, pela sua política de reconciliação com o Leste Europeu.

Em seu livro de memórias Erinnerungen, Willy Brandt dedicou pouco espaço ao recebimento da importante premiação. Apenas um parágrafo trata da homenagem prestada na Universidade de Oslo: “Em dezembro de 1971, recebi em Oslo o Prêmio Nobel da Paz – um reconhecimento que me sensibilizou”.

O líder social-democrata, em foto de 1990, dois anos antes de sua morte. Brandt nasceu na cidade alemã de Lübeck em 18 de dezembro de 1913, como Herbert Ernst Karl Frahm.  Após Hitler chegar ao poder em 1933, na primavera do mesmo ano, fugiu para a Noruega sob o nome de guerra Willy Brandt. Ele não trabalhou apenas contra Hitler, mas, contra todos os regimes fascistas na Europa.

Organizar a paz na Europa e manter a paz mundial foram os grandes objetivos da política externa do governo social-liberal de Brandt. Ao receber o prêmio em 10 de dezembro daquele ano, o líder social-democrata ressaltou mais uma vez os fundamentos de seu trabalho: “Distensão, cooperação entre os povos, redução de tropas e controle de armamentos, parceria com os até agora desfavorecidos, proteção conjunta contra o perigo comum da derrocada – isso tem de ser possível, nisto temos de trabalhar”.

Aproximação com vizinhos

Fazia parte das convicções de Brandt que, para poder mudar a realidade, era preciso partir dos fatos postos. Não reconhecer que após a Segunda Guerra surgiram duas Alemanhas só seria permissível àqueles não atingidos pela divisão. Por isso, já em sua declaração de governo, o chanceler federal ressaltara: “É preciso impedir que a nação alemã continue vivendo separada. Ou seja, temos de tentar uma convivência de vizinhos para chegarmos a uma convivência entre alemães. E isto não apenas em nome do interesse da Alemanha, mas da paz na Europa e da relação Leste-Oeste”.

A nova política de Brandt para o Leste era de pequenos passos e visava à conquista gradual da confiança dos países do Leste Europeu, para enfim dissolver o engessamento das relações entre as Alemanhas Ocidental e Oriental.

Se os dois Estados alemães quisessem o reconhecimento incontestável das fronteiras na Europa, o assunto não poderia ser resolvido sem o envolvimento da União Soviética, devido a seus direitos resultantes do Acordo de Potsdam. Por essa razão, o governo soviético foi o primeiro interlocutor de Brandt.

Willy Brandt homenageia as vítimas judias e polonesas no Monumento Heróis do Gueto tothe em Varsóvia

Em 7 de dezembro de 1970, Willy Brandt chanceler deixou a Alemanha para uma visita à Polônia.

Mesmo 25 anos após o fim da II Guerra Mundial, esta não era uma visita de rotina. Ele foi o primeiro chanceler da Alemanha a visitar um país que os alemães tinham brutalmente atacado e ocupado. Ele estava em Varsóvia, onde os nazistas amontoaram centenas de milhares de judeus em um gueto, deportaram para campos de concentração e finalmente os mataram. Era uma cidade que os nazistas haviam destruído completamente. Brandt sabia que precisava de um gesto excepcional, com o qual ele pedia ao povo polaco perdão. Ele encontrou o gesto no momento certo.

Renúncia à violência

A 12 de agosto de 1970, finalmente se concluiu um tratado. Em dezembro de 1970, ou seja, quase um ano antes de sua escolha para o Prêmio Nobel da Paz, Bonn e Varsóvia igualmente acertavam um tratado. Ambos os documentos tornaram-se núcleo do acordo de renúncia à violência. Passos decisivos para um tratado interalemão foram também as visitas em 1970 do chanceler Willy Brandt à Alemanha Oriental e a do primeiro-ministro desta, Willi Stoph, à Ocidental.

O primeiro encontro ocorreu em 19 de março de 1970, em Erfurt, onde o líder social-democrata foi recebido entusiasticamente pela população. Dois meses depois, uma delegação alemã-oriental iria a Kassel. A troca de visitas não trouxe resultados concretos, mas demonstrou que os dois Estados alemães estavam dispostos a se comunicar diretamente.

Discurso em Oslo

“Se no balanço de minha atuação constar que eu ajudei a abrir caminho para um novo senso de realidade na Alemanha, então eu terei cumprido uma das esperanças de minha vida”, discursou o chanceler federal em Oslo.

A oposição conservadora da Alemanha via pouco senso de realidade na política do governo. Para ela, o chanceler federal praticava uma “política de panos quentes”, menosprezando o caráter ditatorial do outro Estado alemão.

A premiação com o Nobel da Paz deixava claro, portanto, que no exterior era muito maior o reconhecimento da iniciativa de Brandt pela admissão da realidade de dois Estados alemães e o consequente esforço de convivência pacífica entre ambos.

Fonte: DW.DE

10 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Eu já não leva à serio esse premio nobel, um resquício tóxico da guerra fria e que se confirmou essa minha afirmação, quando o ObamaEbola recebeu o seu prêmio Nobel da paz em 2009 😉

    • pois é amigo depois que eu vi aquele Obama Bin Laden ganhar este “premio da paz” se confirmou o que eu desconfiava a muito tempo…de que este “premio” é uma grande palhaçada..e debochada, sarcástica, irônica e escrota ainda por cima..por premiar um dos maiores se não o maior genocida do mundo da atualidade com um “premio da paz”..este “nobel da paz” não passa de mais um instrumento político ideológico de guerra de propaganda….

      • É, né !!!???… mas o que tem de esquerdinha louquinho pra ganhar não tá no gibi, né mesmo ???… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .

      CRIMINOSOS NAZISTAS RECEBERAM PENSÃO DO GOVERNO DOS USA.
      .
      O governo dos Estados Unidos pagou milhões de dólares em pensões a dezenas de suspeitos de serem criminosos de guerra nazistas, após forçá-los a deixar o país, segundo investigação da agência Associated Press.
      .
      (*) fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/criminosos-nazistas-receberam-pensao-do-governo-dos-eua,7bd0f9fccee29410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
      .
      .
      .

      ( … ) Acredita-se que quatro suspeitos de crimes durante a 2ª Guerra Mundial ainda estejam recebendo o benefício previdenciário. Um deles é um ex-guarda da SS (organização nazista que atuava como serviço de inteligência e protegia os campos de concentração) Martin Hartmann, que já admitiu seu passado nazista; o outro é Jakob Denzinger, ex-segurança do campo de Auschwitz. ( … )
      .

    • Lucena nao se deve esperar nada diferente do Rei da Dinamite. Ele premia quem melhor utilizar seu material. Foi assim que terrorista, Begin, que tinha ordem de prisao se entrasse na Inglaterra, foi convicto em absencia de ter sido responsavel pelo atentado terrrorista num hotel de Cairo/Egito, onde hospedava militares ingleses, muito dos quais morreram, recebeu esse premio quando ele se tornoi primeiro ministro de Israel, e paras nao mudar de praxis, mandou matar uns palestinos..

  2. Willy Brandt tem uma Biografia linda,lutou contra o Nazismo na sua juventude,soube com muita maestria andar por um terreno conturbado,perto dele a Merkel não é nada.,e causa vergonha se ela for comparada com Willy Brandt.

  3. por LUCENA
    .
    .

    TUCANOS PREOCUPADOS COM A INVERSÃO DE NÚMEROS NO DATAFOLHA
    .
    A inversão nos números do Datafolha, com vantagem numérica da candidata petista Dilma Rousseff, acendeu luz amarela no ninho tucano. A maior preocupação no comando da campanha de Aécio Neves é com o resultado na região Sudeste.
    .
    (*)fonte: http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/tucanos-preocupados-com-inversao-de-numeros-no-datafolha.html
    .
    .
    ( … ) Aécio tem vantagem em relação a Dilma no Sudeste (49% a 40%). Mas a diferença diminuiu em relação à pesquisa anterior, onde o tucano tinha 50% e a petista 35%. ( … )
    .
    .
    ****************
    .
    .
    QUALQUER UM MENOS, UM AMERICANÓFILO ENTREGACIONISTA 😀

Comentários não permitidos.