Caças F-5EM no Exercício Salitre 2014: 95% de disponibilidade

F-5EM-na-Salitre-foto-ten-Humberto-Leite-FAB-580x386

Foram realizadas mais de 30 missões de combate simulado no Chile

“O índice (de 95% de disponibilidade alcançado pelos caças F-5EM da FAB no Exercício Salitre 2014, Chile,) é muito bom.

Os vendedores de caças talvez precisem entender que é necessário no mercado algo como o F-5M, J7, JL-9, A-4AR e Kfirs B60: A praticidade e baixos custos da manutenção da terceira geração mais aviônicos e armamentos de ponta.

Por estas razões, talvez a compra do projeto do F-5 pela Embraer como caça leve e treinador avançado (biplace) fosse uma boa aposta no mercado, se o preço ficasse acessível nos padrões do Mike.” Iväny Junior

Os quatro caças F-5EM da Força Aérea Brasileira tiveram 95% de disponibilidade no exercício Salitre 2014, que se encerra hoje (17/10/2014) no Chile. Das mais de 30 missões de combate simulado realizadas, somente duas foram canceladas.

O resultado é comemorado pelos 25 militares responsáveis pela manutenção e suprimentos das aeronaves. “Nós somos o grupo que, nos bastidores, estamos fazendo o F-5 decolar e voar com segurança”, diz o Sargento Davi Machado, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa).

Mas para isso foi necessário adotar uma rotina exigente. Antes e depois de cada voo, os mecânicos precisavam checar os sistemas das aeronaves e cuidar de detalhes como os capacetes dos pilotos e a dobragem dos paraquedas de frenagem.

Como os F-5EM cumpriram até duas missões por dia, com decolagens por volta das 11h e às 15h, as equipes de manutenção começavam a trabalhar horas antes e terminavam só muito depois do último motor ser desativado.

“Foi só a manutenção preventiva mesmo. Fluiu bem a manobra”, comemora o Suboficial Fernando Miranda. Segundo ele, antes de vir para o Chile, o Esquadrão preparou uma série de itens de manutenção para viagem, o que incluiu até um motor extra. Mas pouca coisa foi usada. “Nosso consumo ficou abaixo do planejado. Nós fizemos uma previsão um pouco acima justamente para não faltar”, explica.

Já o Suboficial Paulo Ricardo Ferreira lembra que os Esquadrões da FAB estão acostumados a deslocamentos, como o realizado para o Chile. “A gente se adapta muito bem ao clima devido às missões que nós fazemos durante o ano”, conta. Ele cita deslocamentos constantes para locais como Anápolis, em Goiás, e a Serra do Cachimbo, no Sul do Pará.

Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB) 

8 Comentários

    • giancarlos com todo respeito é tão dificel imaginar os gripen nesta sua mente que tenho certeza de que é abençoada, afinal são os escolhidos e querendo ou não eles numa linha de trez com certeza superão os divulgados em seu comentario e para nossa FAB sera mais facil sustentar do que um destes seus comentados Su-30 MKS,Su-35s,ou Mig 35 e tenha certeza de que com a transferencia de tecnologia nóssos tecnicos apresentaram grandes surpresas.

  1. Parabéns ao lendário 1°GAvCa que tanto nos orgulham em breve terão um caça leve à altura do esquadrão façam história com o pequeno caça, meus cumprimentos à equipe de manutenção, pilotos e oficiais.
    Senta a Púa nesses F-16 chilenos pessoal

  2. Excelente proposta do Iväny Junior da Embraer comprar o o projeto do F-5 como treinador avançado, gostaria de incrementar a idéia e dando um plus.A Embraer poderia comprar da Northrop o projeto de um caça low cost que foi deixado de lado em favor do F-16.Minha sugestão é o F-20 Tigershark que usava o motor GE F404 (o mesmo do F/A-18 e Saab Jas 39 Gripen) talvez com algumas modificações o F-20 possa operar o motor GE F414 (o mesmo do Gripen NG)fica a dica.

  3. luiz anselmo pias perlin
    18 de outubro de 2014 at 22:58

    giancarlos com todo respeito é tão dificel imaginar os gripen nesta sua mente que tenho certeza de que é abençoada, afinal são os escolhidos e querendo ou não eles numa linha de trez com certeza superão os divulgados em seu comentario e para nossa FAB sera mais facil sustentar do que um destes seus comentados Su-30 MKS,Su-35s,ou Mig 35 e tenha certeza de que com a transferencia de tecnologia nóssos tecnicos apresentaram grandes surpresas.======= Um outro site(Poder Aéreo) mostrou, através de provas, q essa pulga alada, será quase um tiro no n pé..baixa autonomia, td nele e bem + baixo…o q ñ acorreria se os mesmos fossem , até serviriam os vetustos f-18, com os Su’s são + atualizados como os 30MKS’s,Su35’S’ e os MIG-35 c radar AESA dão um banho em n “futuro” gripado NOVA GOZAÇÃO…no mais, e melhor essa pulga q nada.. Sds. amigo. 😀

  4. Parabéns, parece que sobrou alguns…

    Se por um lado vemos os esforços para se manter aeronaves voando por outro vemos a necessidade de possuirmos mais vetores.

Comentários não permitidos.