Soldados americanos no Iraque foram expostos a armas químicas, diz jornal

Relatório do ‘New York Times’ revela que Estado Islâmico controla agora área onde armamento foi encontrado
Soldados com equipamento de proteção examinam munições não detonadas perto de Camp Taji, no Iraque – THE NEW YORK TIMES / NYT

 

NOVA YORK — Um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo jornal americano “The New York Times” revela que na Guerra do Iraque, entre 2004 e 2011, as tropas americanas e soldados iraquianos encontraram armas químicas produzidas pelo regime de Saddam Hussein antes de 1991, e que pelo menos 17 militares dos EUA foram feridos ao entrarem em contato com o armamento deteriorado. As armas estavam em áreas hoje controladas pelo grupo extremista Estado Islâmico, o que acrescenta um ingrediente ainda mais preocupante à situação.

As tropas americanas secretamente relataram a descoberta ao todo de cerca de cinco mil ogivas químicas e bombas, de acordo com as entrevistas com dezenas de participantes, autoridades iraquianas e americanas, e documentos de inteligência obtidos sob a Lei de Liberdade de Informação. O Pentágono reconheceu a existência de alguns depósitos de armas químicas antigas, como gás sarin e gás mostarda.

Segundo o “New York Times”, 17 membros do serviço americanos e sete policiais iraquianos foram expostos a remanescentes de armas químicas após 2003. Autoridades afirmaram, no entanto, que a contagem real de soldados expostos foi um pouco maior, mas a informação foi considerada confidencial. O sigilo é mantido diante da preocupação diante dos extremistas do EI, que controlam grande parte do território onde as armas foram encontradas.

Antes da Guerra do Iraque, o presidente George W. Bush e primeiro-ministro britânico Tony Blair defenderam que o objetivo do conflito era “desarmar o Iraque de armas de destruição em massa, para acabar com o apoio de Saddam Hussein para o terrorismo, e para libertar o povo iraquiano.” No entanto, todas as armas encontradas foram fabricadas antes de 1991, durante a guerra entre Irã e Iraque que durou entre 1980 e 1988. Além disso, as armas haviam sido projetadas nos Estados Unidos com fabricação europeia e finalizadas nas linhas construídas no Iraque por empresas ocidentais.

Armas químicas encontradas por forças americanas no Iraque – / New York Times

A confidencialidade das informações teria impedido os americanos de receberem assistência adequada. O governo dos EUA não permitiu que os soldados recebessem cuidados médicos devidos e se recusou a reconhecer que os soldados tinham sido feridos no cumprimento do dever. Os americanos sofreram queimaduras, bolhas graves, doenças respiratórias e outros problemas de saúde.

— Eu me senti mais como uma cobaia de um soldado ferido — disse um ex-sargento do Exército, que sofreu queimaduras em 2007 e teve o tratamento hospitalar e evacuação médica para os Estados Unidos negados, apesar dos pedidos de seu comandante.

Fonte: O Globo

32 Comentários

  1. O Irak está em ebulição social desde essa invasão criminosa, pq destruirão o pilar das leis internas do país. Eis às consequências,o ISIL, xiitas x sunitas..E qto ao contagio das armas químicas, td bem, invadiram a Cadeia p destruir essas armas, eis o preço.Cadê o tal do TPI?!?! Sds. 😉

    • Olha as fontes da notícia. Qual é o Golpe, agora?
      Se era o queriam achar antes e nunca encontraram, agora querem mostrar?
      Ou quando encontraram viram que eram armas dos próprios EUA…kkk, vai ver por isso estavam tão insistentes dizendo que tinham armas químicas pois o próprio tio Sam vendeu e entregou.
      É aquela coisa: Faça o que eu digo, mas não faça o que faço.
      E os brasucas obedecem, amém.

      • Saudações caro Alberto,
        Não se trata somente de armas iraquianas, o próprio USA fez uso de armas de fósforo branco em ataque a algumas cidades durante a guerra e isso acabou por contaminar também tropas da coalizão. Em breve trarei um matéria discorrendo sobre esse tema e suas implicações para ambos os lados.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Esse negócio de armas química naquela região é muito perigoso.
    .
    Assad deixou ( inocente ) que os sionistas o desarmasse das suas armas químicas, como vez na outrora o finado Ghadaff … Rsrrsr … se o Assad continuasse em tê-las o Obama Ebola ( presidente dos USA ) levianamente diria que fora o Assad responsável e deixar que tais armas caíssem nas mão dos terroristas criados pelos sionistas e sauditas.
    .
    Na história de guerras químicas por ali, todas tiveram o dedo dos sionistas, como aquele ataque que o Sadam fez com armas químicas doadas pelos USA que mataram muitas crianças e mulheres curdas.
    .
    O ataque de fósforo branco que os sionistas israelitas fizeram contra os palestinos e muitas CARPIDEIRAS com lágrimas de crocodílio vez de conta que não aconteceu NADA !
    .
    O ataque contra as crianças Sirias que no início os hipócritas diziam que foi o Assd e depois ficam calada ( mesmo com o avião da malásia …rsrsr )
    .
    E agora as CARPIDEIRAS choram pelas inúmeras crianças e mulheres mortas pelos monstros criados pelo seu pais USA … Hahahah … hipócritas !! … se contar com as inúmeras vítimas que morreram desde o ataque 11 de Setembro e as carpideiras que arrotam FANTA chorassem por elas, dariam para encher os reservatórios de São Paulo de lágrimas de crocodílio e ainda sobrava para o Nordeste inteiro !!!! …. Hahahahah….

    • por LUCENA
      .
      . CARPIDEIRA
      .
      É uma profissional feminina cuja função consiste em chorar para um defunto alheio. É feito um acordo monetário entre a carpideira e os familiares do defunto, a carpideira chorava e mostrava seus prantos sem nenhum sentimento, grau de parentesco ou amizade.
      .
      A profissão existe há mais de 2 mil anos. No Brasil, as carpideiras chegaram junto com a colonização portuguesa. Inicialmente o pagamento não era feito em dinheiro, mas com bens da família do defunto.
      .
      Itha Rocha é a carpideira mais conhecida no Brasil. Já chorou em velórios de pessoas como como Lady Dianae Clodovil Hernandes e chega a ganhar até 300 reais por trabalho.
      .
      .
      (*) fonte : http://lua2gatos.blogspot.com.br/2013/03/falsas-lagrimas.html

      • helvecioofilho obrigado pela aula de historia agora se eles não se importam com os seus feridos de guerra tu acredita que eles se importaram com o bem estar dos outros?

    • por LUCENA
      .
      .
      O PENTÁGONO APRESENTA SUA ESTRATÉGIA PARA A ” TERCEIRA GUERRA MUNDIAL “.
      .
      (15-10-2014) O Exército dos EUA apresentou um relatório em que proporciona uma “visão dos conflitos armados do futuro” onde Washington estará envolvido nas formas mais sinistras, informam meios estadunidenses.
      .
      O documento, “Conceito de operação do Exército” (“Army operating concept”) elaborado pelo Pentágono, descreve as estratégias para destruir os potenciais rivais geopolíticos e econômicos que possam obstaculizar os planos dos EUA de dominar o planeta, informa o portal Infowars.
      .
      (*) fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/10/o-pentagono-apresenta-sua-estrategia.html
      .
      .
      ( … ) O documento é uma crua testemunha de uma furiosa corrida militar onde ficam claros os conceitos estratégicos preparados para realizar uma terceira guerra mundial, combinada com uma ditadura militar dentro do próprio território estadunidense, asseguram os autores do artigo.
      .
      Não obstante, assinala que “o entorno onde vai operar o Exército é desconhecido”. “O inimigo é desconhecido, a localização é desconhecida e as coalizões envolvidas são desconhecidas”, assegura. Partindo destes antecedentes Washington está disposto a eliminar militarmente a qualquer país e povo que se interponha em seu caminho à hegemonia sobre o planeta, seus mercados e recursos. ( … )

      • Quando o Máquina Troll disse que haviam pessoas pagas para trolar e fazer propaganda eu não acreditei, mas, pensando bem, deve ser verdade.

        Já que é impossível alguém normal passar o dia na internet obcecado pelos estados unidos de graça. É muito amor não correspondido.

      • por LUCENA
        .
        .
        Só que é pago e para eu rir de um deles, tenho que pagar para assistí-los e já aqui no Planobrasil, tem os americanófilos como você, que fazem as mesmas coisa que os palhaços fazem e de graça … hhahahah

      • Eu nao duvidaria ,vindo do lixo que vc veio tudo e mais um pouco eh possivel , alias , de capachismo e entreguismo vcs entendem,kkkkk, concerteza vc ta sabendo que o serviço especial do exercito brasileiro desmascarou um capitao do exercito cubano que atuava no interior de sao paulo disfarçado de MEDICO , o lixo caribenho abriu o bico e delatou mais uns 120 milicos medicos espioes cubanos,kkkkk , isso eh vassalismo a cuba , como pode uma naçao das proporçoes do brasil ficar de CUATRO para uma cuba xinfrim $

      • mimimimimimi… antiamericanismo pueril… pra variar !!!… a falta de expectativa de crescimento intelectual leva a esse quadro de dependência emocional… no caso do lucenático, só piora… 🙂

      • o senhor Deagol me parece também ser um pouco obcecado pelos marinheiros estadunidenses…vive falando neles aqui…vive falando e propagandeando que eles são mais másculos e vitaminados né senhor Deagol?!… 😀

      • Não sei máquina troll me lembro de você sendo linchado e humilhado lá no Cavok, e depois dizendo que os editores tinham implicância com você.
        Na verdade parece que o Blog inteiro tinha implicância com você.

        Pq nunca mais apareceu por lá?

      • e eu me lembro bem de vc fazendo panfletagens aqui pela internacionalização da Amazônia e sendo linchado/humilhado por todos praticamente..rs…um abraço para todos os meus fãs lá do cavok..que tanto clamam por minha volta e perguntam por mim lá….um fã nunca se esquece de seu ídolo… 😀

      • “Na verdade parece que o Blog inteiro tinha implicância com você.”

        pois é né..pra vc ver quantos fãs eu tenho lá…o quanto famoso e ídolo sou lá..eles não me esquecem..eles me adoram…HAHAHAHAHAHA…. 😀

      • “Pq nunca mais apareceu por lá?”

        é porque tenho muitos fãs exaltados por lá…se reaparecesse de repente desencadearia uma histeria em massa causando muitos colapsos por emoção em meus fãs…tenho que prezar pelos meus fãs.. eles me adoram muito..enquanto vc é adorado e seguido só por esse Barney Teropode capaxão ai..deve estar gamadão em ti esse Barney…ele não me engana esse Barney Rosa..beijinho no ombro invejoso…além de mentiroso é invejoso..porque não tem fãs como eu.. 😀

      • Como se a Rússia não tivesse plano de usar milhares de ogivas nucleares em um terceira guerra mundial.
        Ah, como os americanos são malvados…

      • por LUCENA
        .
        .
        Será que por causa dessas ogiva o teu USA amarelam quando a Russia se movimenta na Asia e no Oriente Médio , como no caso da Síria onde a cavalaria ” rintintim ” mijou para trás … Rsrsrsr … teve que criar uma exército de criminosos chamado de ISIS para fazer esse serviço sujo que se vê hoje … rsrsrsr
        .
        .
        E por falar em mijar para trás ….. você já trocou a sua frauda ? … fez o que o titio lucena mandou ? … Hahahah..

      • “Será que por causa dessas ogiva o teu USA amarelam ”

        Não, de novo você está errado ou mentindo como de costume.
        Mas talvez seja por causa das ogivas americanas que a Rússia não teve coragem de invadir a Ucrânia conforme Putin havia ameaçado.

        E as ogivas russas não assustam muito, olhe a surra que eles levaram na Chechênia.

        Mas continue escrevendo textos curtos pq quando você escreve mais de dez linhas ninguém lê.

      • por LUCENA
        .
        .
        Tem que ser em poucas linhas mesmo,assim você sempre poderá os meus pequeninos textos ….. hahahah … esses meus fãs … Hahahah … são uns pândegos … hahahah … Obrigadooooo !!!

      • Tem que ser em poucas linhas mesmo,assim você sempre poderá ler os meus pequeninos textos ….. hahahah … esses meus fãs … Hahahah … são uns pândegos … hahahah … Obrigadooooo !!!

      • Esse energúmeno frequenta outros blogs !!!???… claro, tempo não lhe falta… bolsa trololó para trollar ele recebe todo mês do partidão… 🙂

      • zoinho azul o único que frequenta outros sites é o deagogó

        ele achou que seria igual os outros que um fala amarelo ,o outro fala amarelinho ,e por ai vai
        coitado chegou querendo sentar na janelinha e acabou tomando uma flechada no traseiro !!!!!
        aqui ele chegou querendo colocar banca e acabou
        PEDINDO A BOINA ROSA rsrs
        para a moderação
        :::::::o moderação os caras tao me zuando eu sou do cavok e la os caras gostam de mim rsrs

        vai ser fraco assim só la na europa rs

      • O pé de cão continua mentindo, nunca pedi nada a moderação.

        Até pq vocês, três ou quatro esquerdopatas, que tentam dominar o blog não entendem de nenhum assunto por isso fica fácil ganhar de vocês em qualquer assunto.

        Além de xingar e espernear do que você pé de cão e o walpato entendem?
        De nada?

        Pq vocês não vencem uma vez nos argumentos aos invés de ficar xingando como duas criancinhas?

  3. Falando serio pessoal americanofilo ou não isso nem pode ser chamado de noticia, tá mais para desejo da repetidora dos interesses americanos no Brasil.
    Já que até mesmo a ONU reconheceu que não encontraram nada desse tipo produzido pelo Saddan, o que foi muito falado na época foi que os americanos usaram desde bombas nucleares sujas passando por bomas de fosforo branco até bombas de grafite. O que pode ter acontecido, e não seria novidade, é essa turma ter sido pega no fogo amigo.
    Voltar a acusar Saddan é quere ser mais realista que o Rei, por tudo que se sabe, i clusive da ONU, é um revisionismo sem vergonha.

  4. quem disse que soldado e bucha de canhao?Cromwell ou Napoleao, dois carniceiros, isto e,dois grandes comandantes militares. a maneira como eles tratavam seus soldados ainda continua sendo praticado mundo afora. Os EUa usam uranios nas alas de metralhadora, e seus soldados absorvem radiacao, dai cancer. Um amigo meu e gringo e serviu no exercito ianque por 5 anos. Nunca foi mandado para o Iraque, mas foi enviado para Africa e Colombia. Segundo ele, um eleitor de Hilary Clinton, do seu batalhao, cuja maioria absoluta dos soldados sobrevivem as guerras que participaram, muito de seus amigos, ele inclusive sofrem de cancer, outros de neuroses de guerras, que os levam ao suicidio. Os soldados que retornam normal, sem doencas fisicas, tippo cancer, ou neuroses, ou paraliticos, e um numero muito pequeno. Dai os anglo-saxonicos americanos, que se consideram os verdadeiros norte americanos, faz tudo para seus filhos nao nirem para guerra. Isto e para imigrantes. meu amigo e filho de itgalianos nascido no EUA. O tratamento dos soldados ianques reflete aquela atitude de Cromwell e Napoleao. Caso britanico, so conheci um,mum vizinho, neurose apos 10 anos de caserna. Outros paise e a mesma droga se nao for pior. Porque uma coisa e certa. Enquanto eles estao servindo, os gringos e os britanicos tratam bem seus soldados. Depois, e como limao usado. Agora. Na guerra das Malvinas, os soldados argentinos passavam frio e fome. Dai a falta de incentivo para lutar.

Comentários não permitidos.