Defesa & Geopolítica

Revista Russa afirma que fragatas chinesas Type 54A são os navios ideais para a marinha Russa

Posted by

Type 54A

Sugestão: Dragão Vermelho (Taiwan)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Saiba mais sobre as fragatas Type 54A em

China Lança duas fragatas Type 54 em dois 2 dias, outras 3 estão em construção

A edição de Agosto da Revista Nacional de Defesa da Rússia( Russia’s National Defense Magazine) noticiou que o país poderia vir a comprar navios de guerra da China para compensar a sua deficiência  na construção naval e assim, fortalecer o poder da Rússia na região da Ásia-Pacífico.

Escoltas Russas

Apesar do debate aberto provocado pela suspensão da entrega francesa de dois navios de assalto anfíbio da classe Mistral para a Rússia, a necessidade de trazer navios de escolta é ainda mais emergencial. Mesmo se a Rússia vier a receber os dois navios  –  Vladivostok e Sevastopol – e integra-los à  frota nos dois anos seguintes, o atraso tecnológico atual dos navios de guerra de superfície e escolta que estão longe de ser suficiente, diz o artigo.
A Rússia tem poucos navios de guerra ativos. Há apenas o cruzador lança mísseis Varyag e quatro Destroyers da classe Type-1155 destinados as funções de guerra anti-submarino no país. Estes navios, todos construídos durante a era soviética, são velhos em demasia e ainda estão sempre envolvidos em missões a longo raio nas regiões vizinhas ou em campanhas anti-pirataria ao largo da África. O restante inclui três destroyers Type-956, que foram colocados em manutenção a longo prazo e são dificilmente funcionais, de acordo com o relatório. A Rússia incorpora agora novas fragatas e corvetas mas o processo pode ser demasiado longo ao ponto de comprometer a soberania russa nas superfícies dos mares.
varyag_0
Os navios da classe Mistral, precisam de pelo menos 3-4 navios de escolta, porém não são os únicos,  pelo menos dois Submarinos nucleares Project 955 Borei também são esperados para entrar em serviço até o final do ano ou no início do próximo ano, estes navios também estarão descobertos do apoio da frota de superfície.
 A Rússia encontra-se com a sua capacidade de produção naval no limite e é incapaz nesta fase de resolver o problema de sua falta de navios de guerra de escolta. isto tudo, apesar dos muitos navios que estão sendo construídos nos estaleiros do país, segundo afirma o relatório.
A entrega das duas corvetas Project 20380 da Almaz Design Bureau foi adiada por tempo indeterminado, bem como as escoltas Project 22.350 escolta que está sendo montado pelo Norte Design Bureau, devido a questões relacionadas com o financiamento e tecnologias bem como  instalações  inadequadas e antiquadas.
A Ucrânia, um dos poucos países capazes de produzir motores à turbina, cessou a prestação de serviços para a Rússia antes das sanções de proibição de exportação do motor para o país. Outros países que poderiam construir motores à turbina incluem os EUA, Reino Unido e China, disse o relatório.

Fragata chinesa pode ser uma opção ideal para a Rússia.

As fragatas chinesas Type054A, codinome OTAN Jiangkai II, é segundo o artigo do periódico, o modelo perfeito para a Marinha russa, por muitas razões.
  • Em primeiro lugar, o modelo foi projetado e construído com a ajuda de shipmaker da Rússia, o Projeto é da Norte Bureau em São Petersburgo.
  • Em segundo lugar, o navio está equipado com armas e equipamentos eletrônicos que são projetados de acordo com as especificações permitindo que peças sejam substituídas convenientemente.
  • Em terceiro lugar, o navio de guerra é avançado e atende às demandas russas por possuir furtividade, capacidade de adaptação e resistência. Finalmente, as type 054A funcionaram esplendidamente bem em operações conjuntas com a flotilhas russa durante o exercício militar Rússia-China, em maio, o que demonstra a sua capacidade de trabalhar lado a lado com os navios russosType 54A2.
A fragata Type 054A tem um deslocamento total de 4.053 toneladas, possui 134,1 metros de comprimento e 16 metros de boca. O navio pode atingir uma velocidade máxima de 27 kn.

Os navios utilizam um radar 3D Type 382 plano, são equipados com um sistema de lançamento vertical equipado com 32 unidades dos mísseis HQ- 16 de defesa aérea, que tem sido desenvolvido e produzido pela China por conta própria, o sistema é baseado  nos mísseis russo 3K9 superfície-ar de codinome OTAN, SA-N-7. O sistema de mísseis foi inicialmente importado da Rússia, juntamente com os destroyers  da classe Sovremenny adquiridos pela China nos anos 90.Atualmente os HQ-16 incorporam inúmeras novas tecnologias próprias e os chineses possuem a licença de produção para os mísseis. A versão chinesa possui 5,5 metros de comprimento e 0,35 metros de diâmetro, pesa 680 kg e possui uma ogiva de 65 kg

Ficha Técnica

Tipo: Fragata
Deslocamento / ton: Máx: 4.053,Padrão:3.600
Comprimento / m: 134,1
Boca/m: 16 m
Propulsão: CODAD , 4 x Shaanxi 16 PA6 STC diesel, 5.700 kW (7.600 + hp @ 1084 rpm) cada
Velocidade: 27 nós
Alcance: 8.025 milhas náuticas
Tripulação: 165
Sensores: Radar Type 382  ( versão atualizada do  radar Type 381  “Sea Eagle S / C”) 3D radar de busca de Superfície/ar.
Radar Type 344  (ME banda base) radar OTH de aquisição de alvos e SSM radar de controle de fogo
4 x 345 Type (Dome MR-90 Dianteiro) radares de controle de fogo, SAM
MR-36A superfície radar de busca, I-band, radar de controle de fogo e 347G 76 milímetros 2 x Racal RM-1290 radares de navegação, I-band , MGK-335 freqüência do sistema de sonar ativo / passivo de médio
ZKJ-4B / 6 (desenvolvido a partir de Thomson-CSF TAVITAC) sistema de dados de combate  HN-900 de enlace de dados (o equivalente chinês de Link 11 A / B, a ser atualizado), SNTI-240 SATCOM ,AKD5000S Ku banda SATCOM
Guerra eletrônica
E chamarizes:
receptor de alerta radar  922-1 HZ-100 ECM & ELINT
3 sistemas Kashtan de defesa de ponto.
Armamento: 1 x32 células VLS HQ-16 SAM / lançador de foguetes anti submarino
2 x 4 C-803 mísseis de cruzeiro de ataque anti-navio / terra
1 x PJ26 76 milímetros arma de duplo propósito
2 x 730 Tipo 7 canos de 30 mm CIWS
2 x 3 324 milímetros torpedos ASW YU-7
2 x 6 Tipo 87 lançador de foguetes anti-submarino de 240 milímetros (36 foguetes)
2 x Type 726-4 de 18 tubos lançadores de foguetes chamariz
Aeronaves realizado: 1 Kamov Ka-28 “ou Harbin Z-9 C
Instalações de aviação: hangar
A Rússia tem sido um mentor para a China no que tange a tecnologia de defesa nacional. Agora que o discípulo chinês ultrapassou o mestre russo, na capacidade de produção, estaleiros mais modernos e mão de obra especializada “não há nenhuma vergonha” pedir ajuda da China, diz o artigo.
A exportação de navios de guerra para a Rússia seria uma situação ganha-ganha para a China, também, uma vez que os navios russos poderiam ser alavancados no lado da Marinha do PLA para equilibrar a influência dos Estados Unidos e as forças marítimas japonesas na Ásia-Pacífico.

29 Comments

shared on wplocker.com