Revista Russa afirma que fragatas chinesas Type 54A são os navios ideais para a marinha Russa

Type 54A

Sugestão: Dragão Vermelho (Taiwan)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Saiba mais sobre as fragatas Type 54A em

China Lança duas fragatas Type 54 em dois 2 dias, outras 3 estão em construção

A edição de Agosto da Revista Nacional de Defesa da Rússia( Russia’s National Defense Magazine) noticiou que o país poderia vir a comprar navios de guerra da China para compensar a sua deficiência  na construção naval e assim, fortalecer o poder da Rússia na região da Ásia-Pacífico.

Escoltas Russas

Apesar do debate aberto provocado pela suspensão da entrega francesa de dois navios de assalto anfíbio da classe Mistral para a Rússia, a necessidade de trazer navios de escolta é ainda mais emergencial. Mesmo se a Rússia vier a receber os dois navios  –  Vladivostok e Sevastopol – e integra-los à  frota nos dois anos seguintes, o atraso tecnológico atual dos navios de guerra de superfície e escolta que estão longe de ser suficiente, diz o artigo.
A Rússia tem poucos navios de guerra ativos. Há apenas o cruzador lança mísseis Varyag e quatro Destroyers da classe Type-1155 destinados as funções de guerra anti-submarino no país. Estes navios, todos construídos durante a era soviética, são velhos em demasia e ainda estão sempre envolvidos em missões a longo raio nas regiões vizinhas ou em campanhas anti-pirataria ao largo da África. O restante inclui três destroyers Type-956, que foram colocados em manutenção a longo prazo e são dificilmente funcionais, de acordo com o relatório. A Rússia incorpora agora novas fragatas e corvetas mas o processo pode ser demasiado longo ao ponto de comprometer a soberania russa nas superfícies dos mares.
varyag_0
Os navios da classe Mistral, precisam de pelo menos 3-4 navios de escolta, porém não são os únicos,  pelo menos dois Submarinos nucleares Project 955 Borei também são esperados para entrar em serviço até o final do ano ou no início do próximo ano, estes navios também estarão descobertos do apoio da frota de superfície.
 A Rússia encontra-se com a sua capacidade de produção naval no limite e é incapaz nesta fase de resolver o problema de sua falta de navios de guerra de escolta. isto tudo, apesar dos muitos navios que estão sendo construídos nos estaleiros do país, segundo afirma o relatório.
A entrega das duas corvetas Project 20380 da Almaz Design Bureau foi adiada por tempo indeterminado, bem como as escoltas Project 22.350 escolta que está sendo montado pelo Norte Design Bureau, devido a questões relacionadas com o financiamento e tecnologias bem como  instalações  inadequadas e antiquadas.
A Ucrânia, um dos poucos países capazes de produzir motores à turbina, cessou a prestação de serviços para a Rússia antes das sanções de proibição de exportação do motor para o país. Outros países que poderiam construir motores à turbina incluem os EUA, Reino Unido e China, disse o relatório.

Fragata chinesa pode ser uma opção ideal para a Rússia.

As fragatas chinesas Type054A, codinome OTAN Jiangkai II, é segundo o artigo do periódico, o modelo perfeito para a Marinha russa, por muitas razões.
  • Em primeiro lugar, o modelo foi projetado e construído com a ajuda de shipmaker da Rússia, o Projeto é da Norte Bureau em São Petersburgo.
  • Em segundo lugar, o navio está equipado com armas e equipamentos eletrônicos que são projetados de acordo com as especificações permitindo que peças sejam substituídas convenientemente.
  • Em terceiro lugar, o navio de guerra é avançado e atende às demandas russas por possuir furtividade, capacidade de adaptação e resistência. Finalmente, as type 054A funcionaram esplendidamente bem em operações conjuntas com a flotilhas russa durante o exercício militar Rússia-China, em maio, o que demonstra a sua capacidade de trabalhar lado a lado com os navios russosType 54A2.
A fragata Type 054A tem um deslocamento total de 4.053 toneladas, possui 134,1 metros de comprimento e 16 metros de boca. O navio pode atingir uma velocidade máxima de 27 kn.

Os navios utilizam um radar 3D Type 382 plano, são equipados com um sistema de lançamento vertical equipado com 32 unidades dos mísseis HQ- 16 de defesa aérea, que tem sido desenvolvido e produzido pela China por conta própria, o sistema é baseado  nos mísseis russo 3K9 superfície-ar de codinome OTAN, SA-N-7. O sistema de mísseis foi inicialmente importado da Rússia, juntamente com os destroyers  da classe Sovremenny adquiridos pela China nos anos 90.Atualmente os HQ-16 incorporam inúmeras novas tecnologias próprias e os chineses possuem a licença de produção para os mísseis. A versão chinesa possui 5,5 metros de comprimento e 0,35 metros de diâmetro, pesa 680 kg e possui uma ogiva de 65 kg

Ficha Técnica

Tipo: Fragata
Deslocamento / ton: Máx: 4.053,Padrão:3.600
Comprimento / m: 134,1
Boca/m: 16 m
Propulsão: CODAD , 4 x Shaanxi 16 PA6 STC diesel, 5.700 kW (7.600 + hp @ 1084 rpm) cada
Velocidade: 27 nós
Alcance: 8.025 milhas náuticas
Tripulação: 165
Sensores: Radar Type 382  ( versão atualizada do  radar Type 381  “Sea Eagle S / C”) 3D radar de busca de Superfície/ar.
Radar Type 344  (ME banda base) radar OTH de aquisição de alvos e SSM radar de controle de fogo
4 x 345 Type (Dome MR-90 Dianteiro) radares de controle de fogo, SAM
MR-36A superfície radar de busca, I-band, radar de controle de fogo e 347G 76 milímetros 2 x Racal RM-1290 radares de navegação, I-band , MGK-335 freqüência do sistema de sonar ativo / passivo de médio
ZKJ-4B / 6 (desenvolvido a partir de Thomson-CSF TAVITAC) sistema de dados de combate  HN-900 de enlace de dados (o equivalente chinês de Link 11 A / B, a ser atualizado), SNTI-240 SATCOM ,AKD5000S Ku banda SATCOM
Guerra eletrônica
E chamarizes:
receptor de alerta radar  922-1 HZ-100 ECM & ELINT
3 sistemas Kashtan de defesa de ponto.
Armamento: 1 x32 células VLS HQ-16 SAM / lançador de foguetes anti submarino
2 x 4 C-803 mísseis de cruzeiro de ataque anti-navio / terra
1 x PJ26 76 milímetros arma de duplo propósito
2 x 730 Tipo 7 canos de 30 mm CIWS
2 x 3 324 milímetros torpedos ASW YU-7
2 x 6 Tipo 87 lançador de foguetes anti-submarino de 240 milímetros (36 foguetes)
2 x Type 726-4 de 18 tubos lançadores de foguetes chamariz
Aeronaves realizado: 1 Kamov Ka-28 “ou Harbin Z-9 C
Instalações de aviação: hangar
A Rússia tem sido um mentor para a China no que tange a tecnologia de defesa nacional. Agora que o discípulo chinês ultrapassou o mestre russo, na capacidade de produção, estaleiros mais modernos e mão de obra especializada “não há nenhuma vergonha” pedir ajuda da China, diz o artigo.
A exportação de navios de guerra para a Rússia seria uma situação ganha-ganha para a China, também, uma vez que os navios russos poderiam ser alavancados no lado da Marinha do PLA para equilibrar a influência dos Estados Unidos e as forças marítimas japonesas na Ásia-Pacífico.

29 Comentários

  1. A edição de Agosto da Revista Nacional de Defesa da Rússia( Russia’s National Defense Magazine) noticiou que o país poderia vir a comprar navios de guerra da China para compensar a sua deficiência na construção naval e assim, fortalecer o poder da Rússia na região da Ásia-Pacífico. ====== O aluno aprendendo e fazendo melhor q o mestre…se e ótimo p a China e ainda melhor p Ivan…parabéns.Sds. 😉

  2. É uma excelente fragata, não resta duvida. No entanto, ainda acho as fragatas francesas e dinamarquesas superiores. Se a França tivesse ficado na sua, poderiam ser sobre as FREMM que a revista estaria falando…

  3. por LUCENA
    .
    .
    Os Chinese da forma como eles estão montando a sua força armada, em pouco tempo terão um formidável poderio militar do planeta !
    .
    Dinheiro para fazer,eles tem e de sobra principalmente, com a parceria estratégica dos russos. 🙂

    • por LUCENA
      .

      A MOEDA CHINESA SERÁ A 3º MOEDA DO MUNDO EM MÉDIO PRAZO.
      .
      A moeda chinesa renminbi, ou RMB, deve tornar-se a terceira maior moeda mundial no médio prazo em uma situação otimista, disse na terça-feira o Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin da China (URC).
      .
      (*) fone: http://www.vermelho.org.br/noticia/251476-9
      .
      .
      ( … ) Nos próximos três ou cinco anos, o RMB deve ser a terceira maior moeda, somente depois do dólar e euro, devido à base material provida pelo sólido crescimento chinês e o robusto desempenho da moeda, disse Tu Yonghong, vice-diretora do instituto, em um seminário realizado em Londres. ( … )

      • RSRSRSRSRSSRSRS… o rubro tomou uma lascada essa semana e caiu frente ao dólar uns 50%… RSRSRSRSRSRSRSS… que dirá o yuan… RSRSRSSRSRSRSRSS… e a fonte… vermelhinha… RSRSRSSRSRSRSRS… esse helvético é um palhaço mesmo… mijei de rir… 🙂

  4. Ladeira abaixo , em 20 anos a russia serah uma mera exportadora de commodites ( ja eh 80,% ), a mae russia serah uma consumidora de produtos chineses , na construçao naval de superficie ja ficaram pra tras , jaja sua industria aerea se transforma-ra em uma montadora de caças e outras aeronaves chinesas, o empalamento so nao ocorre-ra por causa das B nucles !

    • Os helvéticos trolladores ficam tentando distorcer a realidade, como fazem todos os esquerdistas fanáticos, mas mal sabe ele que hoje, 16/10/2014, o RUBRO levou uma rasteira do DÓLAR e se desvalorizou em quase 50%… rsrsrsrssrsrsrssss… não que eu esteja contente com isso, mas é uma prova cabal que os helvéticos NÃO SABEM NADA, apenas ficam aqui enchendo linguiça e o saco alheio… Ah coitado !!!… 🙂

  5. Pra quem tem os submarinos mais letais do planeta, a embarcação de superfície é luxo e fica em segundo plano. Quem seria louco de aventurar-se em águas russas? Todos sabem que esses velhos navios russos, são acompanhados pelos subs…

    • Zaiyt,

      Não é bem por aí…

      Vasos de superfície cumprem missões que um submarino não é capaz de cumprir.

      Submarinos são excelentes meios para negar a superfície do mar e o fundo, mas decisivamente pouco podem fazer no que diz respeito a negar o espaço aéreo sobre o mar. Também são muito dependentes de meios externos para ter uma verdadeira consciência situacional, haja visto que sua natureza não o permite dispor dos meios para faze-lo por conta própria de forma eficiente.

      Se se está próximo da costa, concordo que a aviação baseada em terra dá uma força, tanto pra monitorar o mar de cima ou para negar o espaço aéreo. Mas mesmo assim, o submarino não pode cumprir com tudo. Existem missões específicas que somente navios podem fazer corretamente; que não seriam recomendáveis para aeronaves de asa fixa ( posto que aeronave de asa fixa alguma é capaz de abordar embarcações… ) ou submarinos ( que correm sérios riscos quando em superfície para realizar, por exemplo, uma abordagem ).

      E se se estiver distante, então a coisa muda de figura totalmente. Haverá a necessidade de todo um poderio de superfície para negar o uso do espaço aéreo, com verdadeiros sistemas anti aéreos, para dessa forma controlar verdadeiramente o mar em todas as suas dimensões ( espaço aéreo, superfície e sob a superfície ).

  6. em poucas décadas estarão em pé de igualdade total com as forças estadunidenses…e nada e ninguém os deterá mais disso..a era do ocidente esta chegando ao fim..

    • Largue de baboseira, máquina pifada… não siga a linha dos helvéticos viajadores na maionese… o mundo É ocidente… o resto vive da migalhas que caem da mesa do ocidente… e isso não se muda com máquinas de guerra… com exceção dos tigres asiáticos e do Japão, o oriente tem muito feijão para comer e se equiparar ao ocidente em termos de civilização… eles chegarão lá, mas não é para já… talvez em muitas décadas…

    • A dupla sertaneja warpato e hervético são tão desafinados em questão de geopolítica qnto de artefatos de guerra… JÊNIOS… 🙂

    • Pra que marinha Russa se um Su-24 já é o suficiente pra fazer a marujada americana passar vergonha! 😀

      Sobre o Su-35: Chupa Deagol

      rs.

      • RSRSRSRSRSRSRSS… conta mais uma walpato… essa ai foi boa… me esfalfei de tanto rir… RSRSRSRSSRSRSRSRSRS… vc é um must… RSRSRSSRSRSRS… que cara mais engraçado !!!… 🙂

      • Na sua imaginação né?
        Pq na vida real os russos não conseguem nem jamear os próprios radares dos anos 80. E clientes russos compram ECMs de Israel.

        Viu como o mundo real é diferente dos blogs que você “pesquisa”.

    • Sem problemas…Enquanto isso os Su-24 vão botando os marinheiros americanos na caminha.. E deixando vc mais revoltadinho ainda! Para a nossa alegria!

      😀

  7. e realmente os russos não podem com a marinha da EUA??
    POREM O PRINCIPAL FATOR DE DISUASAO CONTRA A MARINHA EUA FOI SEMPRE OS SUBS RUSSOS COMO OSCAR-II E TU22M3??
    E NAO NAVIOS DE SUPERFICI?? ERA MAIS SO PRA DAR APOIO??
    E SOBRE A COMPRA DE NAVIOS CHINESES E UMA CLARA DEMOSTRAÇAO DA IMPORTANCIA DA INDUSTRIA NAVAL DA UCRANIA NA ESFERA MILITAR COM MOSCOU E OUTROS OS RUSSO COMO DISSE EM CIM JA TEM MUITOS NAVIOS SENDO CONSTRUIDOS E ELES NAO TERM TANTOS PORTOS DE CONSTRUÇAO NAVAL HOJE EM DIA NA EPOCA SOVIETICA OS UCRANIANOS E POLONESES TINHA SEUS PORTOS DE CONSTRUÇO NAVAL SOBE JURISDIÇAO DE MOSCOU HOJE EM DIA NAO AI ACABO A MAMATA RUSSA

    • Kleslei,

      As aeronaves partindo dos porta-aviões da USN podem estender o raio da cobertura aérea a mais de 800km da frota. Com isso, tipos como o Tu-22 tem utilização muito limitada, posto que somente poderiam disparar suas armas dentro do alcance das defesas aéreas… Seriam por demais dependentes de escolta para poder se aproximar ao ponto de lançamento de seu arsenal. E há ainda os sistemas anti aéreo da própria frota, que certamente estarão preparados para resistir aos mísseis.

      Os Tu-22, sem sombra de dúvida, são uma ameaça em águas mais fechadas ou próximas da costa, mas como a USN pode operar com segurança a milhares de quilômetros da costa adversária, então as ameaças a seus navios são consideravelmente reduzidas… De fato, são pouquíssimas as forças armadas no planeta que representam algum grau de ameaça a USN.

      Quanto aos submarinos, eu concordo. Mas a utilização deles também é consideravelmente limitada se não se tem apoio aéreo constante. E é extremamente difícil para qualquer força armada conseguir isso… Não pra menos, a USN costumava operar seus SSN em conjunto com os porta-aviões…

      • Eis a verdade dos fatos… por quem entende e não por quem quer apenas elevar a moral de seus cumpanheiros ideológicos…

  8. RR_
    16 de outubro de 2014 at 17:52
    sim verdade em partes
    porem os TU22M3 TEM ASAS DE GEOMETRIA VARIAVEL ELES NAO VAO VOAR ALTO E SIM BEM BAIXO RASENTE PARA ESCAPAR DO RADARES INIMIGOS A MAIS DE 1000KM POR HORA SO SOBEM PARA PEGAR ALTURA PARA DISPARAR OS MISSEIS ANTINAVIO COM MAIS DE 600KM DE ALCANCE E SAO ACOMPANHADOS POR VERSOES DE TU22 DE GUERRA ELETRONICA PESADA PRA COMPERSAR A FALTA DE FURTIVIDADE E SAO BEM MAIS RAPIDOS DOQUE OS AVIOES EMBARCADOS AMERICANOS DE MODO QUE DEPOIS DE ALGUNS POUCOS MINITOS DE LANÇAR OS MISSEIS ELE VAZAM DA AREA BEM RAPIDO E OS F-18 NAO CONSEGUEM ACOMPANHALOS,
    ANTES DO AEGIS E AERAONAVES DE ALERTA AEREO ANTECIPADO AS COISAS ERAM MAIS COMPLICADOS AINDA PRA EUA DETECTAR E DISPARAR CONTRA OS ESSE TIPO DE ATAQUE EM SATURAÇAO POR VARIAS DIREÇOES E VARIOS MISSEIS E DAI QUE NASCEU OS F-14 COM POTENTES RADARES PARA DETECTARO OS TU22 ANTES DELES DISPARA COMTRA OS NAVIOS E O AEGIS,
    HOJE EM DIA OS RUSSOS JA TEM MISSEIS ANTINAVIO DE ALCANCE MAIOR AINDA DE FORMA QUE OS TU22M3 ATIRAM SEM ENTRA NA ZONA DEFENDIDA!!!
    SOBRE OS SUBS OS RUSSOS SABEM DISSO, OS SUBS A UMA DISTANCIA DE 500KM SAO PRATICAMENTE IMPOSSIVEIS DE DETECTAR NA IMENSIDAO DO MAR, A TECNOLOGIA DO SONAR NAO TEM GRANDE ALCANCE PARA OS SUBS DOS EUA DETECTA OS RUSSOS TAO LONGE ASSIM,DE MODO QUE ELES PODEM DISPARAR DE QUALQUER DIREÇAO SURPRESA NORTE,SUL,SUDESTE,OESTE E DEPOIS VAZA A MAIS DE 600M DE PROFUNDIDA NO MAR QUE POR SUA VEZ OS SUBS DOS EUA NAO CHEGAM A ESSA PROFUNDIDADE TAMBEM, TAMBEM COLEGA POR ISSO FOI CRIADOS TODA UMA SECRETA CONSTELAÇAO DE SATELITES COM RADARES POTENTES MOVIDOS A ENERGIA NUCLEAR UNICOS NO MUNDO PARA DETECTAR E ACOMPANHA A SUPER PODEROSA ESQUADRA DOS EUA E DAR AOS RUSSOS ORIENTAÇAO E ENGAJAMENTO DOS NAVIOS NA GUERRA DAS MALVINAS O SISTEMA APRESENTOU SUA EFICIENCIA E SUPONHO QUE JA DEVE TER UM SUBSTITUTO CONFORME O PROGRAMA DE REARMAMENTO DOS RUSSOS

    • kleslei,

      Os caças não estão lá só pra atacar os aviões. Pelo que sei, o radar APG-79 permite engajar os mísseis também…

      A tática de voar baixo quando se aproxima do alvo é válida, mas consome muito mais combustível, reduzindo o raio de ação. E mais uma vez, os radares dos caças fazem a diferença, pois são capazes de localizar os bombardeiros voando baixo e permitir o engajamento.

      Se um Tu-22 tiver que se aproximar a 600km da frota, então ele entra dentro da cobertura dos caças… O F-18 E/F tem máximo raio operacional em torno de 950km~1000km, considerando apenas o combustível interno. Pode, com tanques extras, ganhar consideravel tempo on-station a grande distância da frota…

      Os armamentos utilizados pelo Backfire na função anti-navio normalmente não ultrapassam os 600km de alcance. Existem algumas versões do Kh-55 que ultrapassam essa marca, mas desconheço que existam variantes anti-navio desse armamento.

      Se um Tu-22M estiver dotado de sua carga completa, é extremamente improvável que ele seria capaz de evadir-se de um F-18; mesmo em configuração limpa já seria difícil… Com um tanque ventral, dois AIM-120 e dois AIM-9, creio que o F-18 E/F é plenamente capaz de chegar a mach 1.5. Um Backfire, por outro lado, creio que dificilmente alcançaria mach 0,8 nessas condições ( voando baixo e completamente armado ). Se o caça americano estiver mais próximo, o kill do Tu-22 é quase certo…

      Quanto a guerra eletrônica, tudo depende de como é feito… Tanto para americanos quanto para russos, os resultados de uma ofensiva eletrônica podem ser diversos, posto que não há como se prever exatamente como os sistemas reagirão ante os equipamentos utilizados. Os radares AESA dos caças americanos merecem um destaque particular, pois tem uma reconhecida capacidade de resistir a ECM.

    • kleslei,

      Normalmente, um submarino não opera a 600m de profundidade… Qualquer submarino que descer tão fundo estará virtualmente isolado do mundo exterior, praticamente incapaz de receber informações de qualquer ordem… Existem, evidentemente, sistemas de comunicação para operações submerso, mas a eficiência na transmissão nem sempre é garantida. E quanto mais fundo, menos eficiente é a coisa… E quanto a luta entre submarinos, quem tiver os melhores sensores e a maior discrição é que terá a vantagem ( além de melhores torpedos ), e não propriamente o que for mais fundo…

      Satélites são excelentes meios de vigilância, mas não podem fazer tudo… Uma proteção eletrônica eficaz pode anular a captação de imagens pelos satélites SAR, além de outros fenômenos naturais poderem interferir. De fato, localizar alvos em movimento no mar não é tarefa tão simples…

      Só a título de curiosidade, atualmente, o sistema AEGIS, com o míssil RIM-161, detém a capacidade de atacar até mesmo satélites em órbitas baixas.

      Disparar um míssil contra um navio dessa distância de 500km, sem ter algum sistema de detecção iluminando o alvo, é por demais temerário, pois corre-se o risco do míssil perder o alvo ( além do risco de acertar outros alvos )… Há ainda os problemas inerentes a transmissão de informação. Como disse acima, quanto mais fundo o submarino estiver, pior… Se houver uma escolta aérea competente, pode se localizar o petardo a considerável distância do navio e destruí-lo. Enfim, existe a necessidade de aeronaves para manter o alvo sob vista eletrônica o maior tempo possível para garantir a maior chance de acerto…

      Também ha limitações para o disparo de armas desse tipo. Creio haver um limite de profundidade para que se possa lançar os mísseis estando submerso.

  9. RR
    GOSTO DOS SEUS COMENTARIOS VC E BOM TE CONHECIMENTO DE SOBRA E DIFICIL CONFRONTA VC
    POREM VAMOS VER NO CASO DA MALVINA O MSSIEL ERA O EXOCET E A INTELIGENCIA MILITAR SOVIEITICA SO PASSOU A LOCALIZAÇAO DO NAVIO NAO ORIENTOU O MISSIL E E RESULTADO FOI BOM COM UM MISSIL SUBSONICO E DE CURTO ALCANCE!! E EU NAO DISSE QUE OS SUBS DISPARAM O MISSIL A 600M DE PROFUNDIDO E CLARO ELE SOBEM NA SUPERFICI PARA DISPARAR O MISSIL NAO TOTALMENTE, E O P700 GRANT DO OSCARII TEM RADAR POTENTE COMO ELE E UM MISSIL GRANDE E TEM SOFTWAR CHAMADO MATILHA DE LOBO SABE DESTINGUI QUAL NAVIO E ALVO PRIORITARIO E QUANDO E VOA UM DELES VOA ALTO PARA DETECTAR E DAR SINAL AOS OUTROS MISSEIS DO ALVO JUNTAMENTO COM O SATELITE QUE ATUALIZA O SINAL E TEM PROTEÇAO ECM, O SUBMARINO DISPARAS OS MISSEIS EM QUESTAO DE POUCOS MINUTOS E DEPOIS VAZA PARA AS PROFUNDEZAS DO MAR!!!
    O TU22M3 TINHA ESSA TATICA NA DECADA DE OITENTA AINDA NAO TINHA AEGIS E NEM F-18 SUPER HORNET COM APG-79 E O MISSIL KH-22 RADUA E O MARTELO DE BATALHA DELE USA OUTRAS ARMAS MAS ESSA E PRINCIPAL, E TEM CARACTERISTICAS SECRETAS ATE MESMO LOGICO ISSO ESSAS INFORMAÇOES DE 600KM DE ALCANCE 6000K/H DE VELOCIDADE 1000KG DE OGIVA CONVENCIONAL SAO SO ESPECULAÇOES PROVAVELMENTE SAO FALÇAS ELES NAO IAM DIVULGAR ISSO PORQUE QUESTAO DE TATIA DE GUERRA QUANTO MENOS SEU INIMIGO CONHECE SEU ARSENAL E OQUE ELE PODE FAZER MELHOR PRA VC ASSIM ELE NAO PODE CRIA TATICAS EFICAZES DE DEFESA, SEGUNDO OS RUSSOS ESPIONAM DIA E NOITE OS EUA ASSIM COMO ELES SAO ESPIANADOS TAMBEM, E ELES OS RUSSOS SABEM DA CAPACIDADE DEFENSIVA DOS EUA NOS PORTA AVIOES E NAO IRIAM MANDA UM AVIAO TAO CARO ASSIM PRA SER MORTA E PASSA VEXAM ASSIM TAMBEM OS EUA!! SOBRE A INTERCEPTAÇAO DE MISSEIS DO HORNETE POSSO ESTA ENGANADO MAIS E SOBRE MISSEIS DE CRUZEIRO-SUBSONICO E NAO HIPERSONICO COMO KH-22 PODE ATE DERRUBAR O P-700 GRANAT SUPERSONICO E A QUESTAO DELES DETECTAR O TU-22M3 CO SEUS RADARES OS RUSSO JOGAM TAMBEM AVIAOES FALSOS PARA ENGANAR O RADRES AMERICANOS ASSIM OS HORNETS PERSEGUEM FALSOS AVIOES E ABREM A DEFESA PROS TU-22 E OS HORNETS NAO FICAM FAZENDO VARREDURA AO REDOR DO PORTA AVIOES SAO OS AVIOES DE ALERTA AEREO ANTECIPADO QUE DEPOIS QUE DETECTOU O AVIO EMITI O AVISO AI OS SH-18 VAO DECOLAR DO PORTA AVIOES E ISSO TUDO LEVA TEMPO ATE CHEGA NUM PONTO PRA ATACA OS TU-22!! SOBRE QUESTA DE VELOCIDADE DO TU-22 E F-18 ME REFERI DEPOIS QUE OS TU TIVESSE DISPARADO OS MISSEIS E FUGINDO DO LOCAR SEM VOA BAIXO E GRANDE CARGAS E OUTRO SOBRE QUESTAO DE ATRITO COM AR E COMBUSTIVEL O TU-22 MUITO GRANDE TEM COMBUSTIVEL DE SOBRE, SUAS ASAS DE GEOMETRIAL VARIAVEL PERMITE ELE TEM BOM VAO RASANTE E SUAS GRANDES ENTRADAS DE AR TAMBEM!!! PASSAR BEM COLEGO OBRIGADO PELO DEBATE!!!!!1

Comentários não permitidos.