Postura das Forças Armadas

Deus e o Soldado

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: O Brasil quer mudança!

 

Antonio Sepúlveda

Eis a indagação que fazem militares da ativa e da reserva sobre a grande farsa fantasiada em Comissão Nacional da Verdade (CNV): Como deveriam agir e reagir nossos comandantes, dentro da hierarquia e da disciplina, diante da ingente pressão política sobre as Forças Armadas?

Nada mais simples, nada mais óbvio, nada mais necessário. Os comandantes devem exercer resolutamente, com profissionalismo, liderança, que é a matéria-prima do vigor castrense. É vir à boca de cena e declarar que estariam dispostos a admitir as alegadas violações dos direitos humanos, caso a CNV apresentasse evidências inequívocas de que as supostas vítimas do regime militar lutavam pela democracia, pelo pluralismo político, pela economia de mercado e, em especial, pelas liberdades fundamentais enunciadas na carta das Nações Unidas; que igualmente a CNV comprovasse que essa corja que hoje se faz de inocente jamais praticou atos de terrorismo; que não assaltou, que não roubou, que não sequestrou, que não torturou e que não matou inocentes? Quem seria o caradura, o cínico, o cara-de-pau a ousar sequer sugerir tamanha mentira? Pelo contrário. A CNV não contesta esta premissa; apenas evita o tema ou muda de assunto. Quase sempre seus simpatizantes rotulam a pessoa que usa este argumento de reacionário, fascista e golpista, entre outros de seus clichês preferidos. Esta é a falácia conhecida como “ad hominem”, muito usada pelas esquerdas em todas as latitudes.

A guerrilha comunista começou em 1961, acobertada pelo governo amorfo de João Goulart, simpatizante confesso da doutrina marxista. O próprio Fernando Gabeira, terrorista de carteirinha, reconhece e admite que o propósito amplo da luta armada esquerdista não era em prol das liberdades democráticas, mas sim pela instauração de um regime socialista. E é preciso não esquecer de que “socialismo” não passa de um eufemismo que pretende ser a chave a abrir as portas para o comunismo propriamente dito, para o fim das liberdades individuais, para o fim da propriedade privada. Isto, sim, é relevante lembrar esta verdade continuamente, porque o fim da propriedade privada é, com efeito, o coroamento do comunismo. Aquele que ousa contestar este fato jamais leu sequer as orelhas de Marx. Não há como negar que, por iniciativa dos esquerdopatas, após o contragolpe de 1964, tivemos um período sangrento de escaramuças fratricidas, e erros graves foram cometidos por ambos os partidos.

A CNV é pois fruto da hipocrisia de um bando de sacripantas que dizem haverem lutado contra a ditadura, quando, na verdade, foi a ditadura que lutou contra eles; e, por causa deles, cometeram-se erros deploráveis. Autoproclamavam-se idealistas, e o ideal que acalentavam era transformar o Brasil numa ditadura do proletariado. Acontece que havia gente de bem contrária àquela sublimidade toda e lutou bravamente para impedi-la. Reagiram com determinação. Apenas isso. Quem acredita nessa lorota de que os meninos estavam a estudar postos em sossego, e os ”marighellas” a cismar altas políticas, mas, de repente, descobriram que havia uma ditadura no Brasil e pegaram em armas? Nada disso. Aquela súcia vinha de longe e tinha um propósito sinistro muito bem definido. Os militares agiram na hora certa e evitaram um cenário muito pior, dominado por um regime odioso que só causou o mal por onde passou. E vamos e venhamos, o que pode ser mais ofensivo aos direitos humanos do que a instauração de um regime socialista?

Fonte: A Verdade Sufocada, 02/10/2014

36 Comentários

  1. Esses derrotados usaram da democracia para assaltar o poder e fingidamente aos poucos estão tentando implantar tudo isso aí que não conseguiram através de suas fracassadas e sonhadoras guerrilhas.
    Hoje temos um candidato com grandes chances de desbancar os guerrilheiros novamente. Desta vez sem armas.
    E aí quem sabe instaurar uma verdadeira comissão que mostre à toda a sociedade quem eram esses mortos e desaparecidos? Uma comissão que mostre o que eles faziam em Cuba, Coréia do Norte, URSS e correlatos. Uma comissão que mostre o que eles fizeram no Brasil. E aí quem sabe o governo exija o reembolso desses milhões pagos às famílias dos guerrilheiros e quem sabe até ponha os que ainda estão por aqui no seu devido lugar, em um presídio? Lei para isso tem, é só cumprir, e os guerrilheiros estão pedindo para que a lei seja cumprida quando pedem pela revisão da anistia.
    Livrando-nos desse mal, poderemos gastar as energias somente para criar um país melhor. E esse país melhor não passa por Cuba, e nem pelo comunismo.

    • por LUCENA
      .
      .

      FIDEL ELOGIA EDITORIAL DO JORNAL ” THE NEW YORK TIMES” QUE PEDE O FIM DO EMBARGO A CUBA PELOS USA.
      .
      Líder da Revolução Cubana comenta “grande habilidade” de artigo que sugere a Obama mudança de política econômica dos USA em relação à ilha.
      .
      (*) fonde : http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/38206/fidel+elogia+editorial+do+jornal+the+new+york+times+que+pede+fim+de+embargo+a+cuba.shtml
      .
      .

      (…) Embora a prorrogação da legislação tenha caráter rotineiro, diversas organizações criticam o embargo por não acreditar que seja uma medida eficaz para acabar com a liderança dos irmãos Castro na ilha. A comunidade internacional também se opõe à medida. Em 2013, a Assembleia Geral da ONU pediu pela 22ª vez que o embargo, iniciado em 1962, fosse interrompido. (…)

    • Sabe que eu ate gostaria de ver a revogação da lei de anistia mestre Melkor ?!
      MAS DE FORMA TORAL IRRESTRITA, E PARA TODAS AS PARTES.
      Dai eu queria ver, estes facinoras que se escondem sob a mascara dos “lutadores pelo povo” (esqueceram de avisar o povo disto) irem todos para cadeia. tanto quem desonrou a farda com barbarides individuais, quanto os coletivistas fanáticos vagabundos,guerrilheiros, terroristas, que queriam impor a ditadura do proletariado(comandada por eles claro, não pelo proletariado)
      Queria ver a escrota, que hoje espalhar imundice pela presidência da republica, ir parar atrás das grades, pelos crimes que cometeu, e co- participou.

      Mas isto e algo que eu reprimo em mim, e um sentimento mesquinho de revanche, que não faria bem para pátria, um verdadeiro patriota deve buscar sempre a reconciliação, e não o revanchismo, pois como bem disse muito bem, meu amigo Blue Eyes, em brilhante cometário de topicos anteriores, quem se alimenta como abutres, da carniça dos conflitos sociais, são eles, não nós patriotas.

    • por LUCENA
      .
      .
      PETROBRAS : A MÍDIA ESCONDE O DEBATE REAL.
      .
      Operação Lava Jato poderia desvendar esquemas de aparelhamento do Estado praticados há décadas.A Operação Lava Jato, que investiga esquemas que atuavam na Petrobras, provavelmente terá um alcance e desdobramentos similares ao da CPI do Orçamento, no início dos anos 90.
      .
      (*) fonte : http://outraspalavras.net/outrasmidias/capa-outras-midias/petrobras-a-midia-esconde-o-debate-real/
      .
      .
      ( … ) No seu depoimento, Paulo Roberto Costa envolve outros diretores e informa que o aparelhamento da Petrobras ocorreu ininterruptamente nos governos Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso e Lula. E a conta recai sobre Dilma, a primeira a tentar romper essa prática. ( … )

      • ótima matéria lucena
        isso é geopolítica também a imprensa vendida joga contra os interesses da nação a e não deixa repercutir a verdade que é a informação por inteiro
        mas sempre com a cartilha de Maquiavel por debaixo dos braços iludindo os que acreditam que a imprensa brasileira tem essa credibilidade acima da verdade

      • ( ** ) Petrobras nos tempos do FHC…
        .
        .
        Na madrugada eu prometi um post bombástico e como prometido, me faço presente. Como disse dias atrás, o tema do momento é falar da Petrobras e falar muito mal. Então eu resolvi entrar na brincadeira. Então vai segurando tucanada entreguista: O FHC nunca viu a Petrobras com bons olhos, haja vista que no tempo que foi presidente da República Federativa do Brasil, sempre trocou a presidência da estatal, à exceção de Joel Mendes Rennó. Engana-se que nos tempos do FHC, a Petrobras era uma empresa sem escanda-los. E por falar de escândalos eu gostaria de citar um muito pouco conhecido pelos brasileiros: Em 02 de janeiros de 2002, o FHC empossou como presidente da Petrobras ninguém menos que Francisco Roberto André Gros, um ex-bilionário (ex porque morreu) e um especulador de Wall Street.
        Todos nós sabemos que geralmente as pessoas de Wall Street não são muito confiáveis, mas enfim… Esse senhor protagonizou um escândalo que envolvia a construção de plataformas petrolíferas. Deixe-me explicar melhor: Logo que assumiu a presidência da estatal, Gros tratou de encomendar a plataforma P-50 ao estaleiro Jurong, de Cingapura, em prejuízo do estaleiro brasileiro Fels-Setal, que entrou na concorrência em parceria com a japonesa Keppel.
        O mesmo aconteceu com a plataforma P-52. A única diferença que ela foi finalizada no Brasil. Voltando à Gros: o banco Morgan Stanley, do qual Francisco Gros foi um dos executivos, era acionista da empresa norueguesa Aker Kvaerner, contratada pela Petrobras para fazer os projetos das plataformas P-51 e P-52. Gros foi diretor-executivo do banco americano em 1999, antes de assumir a presidência do BNDES, no ano 2000. A estatal, que ele preside desde o ano passado, ainda não abriu a licitação para a construção das duas plataformas, cujo projeto básico de engenharia foi realizado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, no Rio, com assessoramento e sob a liderança da Kvaerner.
        Para executivos da indústria naval, o problema não é a participação de empresas estrangeiras em empreendimentos da Petrobras, mas o fato de dar a elas a liderança do projeto, como no caso da Kvaerner. A crítica é endossada por técnicos da Coordenação de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe), eles mesmos com condições de sobra para liderar um projeto deste tipo, assim como a Projemar, a Sels-Setal, a Sermetal e a Odebrecht. Estaleiros com capacidade de construir plataformas existem no Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Para maiores informações, acesse: http://bit.ly/1sXgBUV
        .
        .
        (*) fonte: http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/10/petrobras-nos-tempos-do-fhc.html

    • Nem tão para lá, nem tão para cá.
      Sabemos que a ditadura foi patrocinada pelos Yankes, nossos militares em algumas ações tiveram pontos positivos, porém também negativos. Acredito que a verdade seja interessante, porém verdade sem revanchismo, as famílias, os descendentes merecem saber a verdade, é humano.
      O revanchismo ocorre quando querem cegar as pessoas colocar tudo como se fosse terra arrasada, o que também não é.
      Tivemos o desenvolvimento industrial no período, pena que não se concluiu o desenvolvimento nuclear e o fortalecimento bélico, também isso seria pedir demais, afinal quem estava mandando era os Yankes.

    • por LUCENA
      .
      .
      As forças armadas não são de uma casta que acham que são intocáveis pela lei; as forças armadas são do estado brasileiro !
      .
      Existe uma escória dentro das forças armadas que sempre se acham que estã à cima das leis e podem fazer o que bem entenderem.
      .
      O povo brasileiro, quer progresso, futuro e não voltar ao passado ! 😉
      .
      A elite conservadora,com a sua mentira, para retornar ao poder, falam que são a renovação, o futuro … hahahah … mesmo fedendo a morfo e a naftalina … hahaha … pode ? … hahahah
      .
      Quem não deva não teme !….. e se há relutância em esconder a verdade, é porque tem culpa no cartório. … simples ! …. 😀

  2. sem maldade ,mas o texto é um bibibi de perdedor

    por que , simples quem esta no comando da nossa pátria ,e tirando do papel questões que desde a época de Dom Pedro já eram traçadas para o pais
    exemplos transposição do rio são Francisco
    OUTRAS QUESTOES de outra epoca
    submarino nuclear , estaleiro de construção de submarinos , e etc …

    e quem esta no comando da pátria é justamente esses que a ELITE militar falava para os 4 quantos do mundo que eram rebeldes sem causa

    mas a realidade dos fatos foi que esses levaram o brasil e o brasileiro para um consumismo , de bens de consumo e de bens duráveis os maiores de todas as gerações de brasileiros .

    resumo a comissão da verdade é justamente para esclarecer as meias verdades de qualquer dos lados
    os estrelas que praticaram a ditadura não vao nem passar por perto da cadeia pois não tem mais idade para serem presos , recursos , e etc e tal além da própria lei da anistia
    apenas alguns casos mais graves podem ser abertos pelo judiciário isso é uma hipótese remota
    exemplo do caso o rio centro em que militares tramaram terrorismo contra a população para por a culpa nessa suposta esquerda
    mesmo assim acho difícil pois a presidente se quisesse já teria feito pois foram 12 anos de bom governo e com maioria na câmara dos deputados

    volto a dizer não tem o que falar contra fica no bibibi da comissão da verdade
    ela existe apenas para mostrar por A + B que o povo brasileiro foi atrasado por laranjas marionetes que apoiavam os estados unidos e atrasou nossa pátria em 20 anos transformando nosso pais em colônia extrativista yanke
    a nossa geração só quer a verdade para ser colocada no livro da HISTORIA DO BRASIL , não queremos mentira doa quem doer , apenas isso

    agora quantos dias o que eu escrevi vai aparecer rsrsrs ,

    • Pé de cão, a presidência da republica, não e alguém, ou um partido, ou uma ideologia, a presidência da republica, e uma instituição republicana.

      O elemento que a ocupa, de forma temporaria, deve se comportar assim, como funcionário publico temporario, que e oque ele é. E não um “lider, salvador da pátria, iluminado pelo povo e blah blah blah”

      Ele não e nada disto, quem ocupa a instituição da presidência da republica, deve respeitar a constituição,as instituições republicanas, e ser um bom gestor, e estadista.

      E ele tem por obrigação, zelar por entre outras coisas, pela defesa e soberania da pátria, e não ficar de revanchismos estupidos, e muito menos ficar revirando osso no mato, igual cachorro, como fizeram no caso da exumação de Jango, numa clara intenção ideológica revanchista, de provocar e humilhar os militares.

      • capa preta estou falando que se a presidente quisesse fazer algo contra os estrelas de pijama já teria feito faz tempo
        então não existe revanchismo em se colocar a verdade na historia brasileira
        eles não serão penalizados por causa da idade e tantos outros artifícios que existem na justiça ,
        ninguém vai SEGURAR o B.O

        entendeu !!! mas como presidente ela tem que formar sim uma comissão da verdade pois teve muita coisa errada naquela época não apenas na área de repressão ,mas politica , econômica , militar e por ai vai

        o brasil ficou com crianças morrendo igual na etiopia ,é isso que estamos falando
        mesmo assim eles não vao segurar o rojão a idade deles não permite e outra os que executaram as ordens esses entra pela hierarquia que se eles não cumprisse os seus superiores podem efetuar um tiro em sua coxa na perna
        também não vao pagar por nada , os pau mandado

        resumo o brasil tem uma divida com quem teve coragem de lutar contra o estado naquela época em que estávamos sendo feitos de colônia americana

        quem teve um filho que desaparecido morto etc e tal quer que seja feita a verdase e o estado é culpado criminalmente
        e isso acontece ate hoje capa preta você sabe você mora na periferia e sabe sim que o contole populacional ainda existe

        aquela época além do controle populacional ,se dava com a fome , chacinas , econômico e politico também
        então quem lutou contra hoje quer a verdade

        apenas a verdade !
        por que lutar contra a verdade ?

        você fez treinamento no EB viu como tem uns bem loco rs que voce foi sugado !!!

        então a dilma tem breve de tortura ,ela passou por uma que poucos militares passam em se treinamento ,
        ela quer apenas a verdade e roupa suja se lava em casa ,esses que voce defende capa preta enxergam vários brasis e na verdade somos 1 BRASIL

        esse papo de vários é conversa fiada .

        tudo junto e misturado aonde mora rico do lado sempre uma favela para construir aquilo

        queremos apenas a verdade e pode ficar tranquilo ninguém vai pagar por nada como sempre é pizza para todo mundo , alias so vai preso preto ,pobre ou petista tudo com p e para acompanhar
        https://www.youtube.com/watch?v=2MBsE-dWeVc

        mas quem teve prejuízos financeiros e de outra modalidade igual ao parentes mortos
        merece sim indenização

        e outra agora esta saindo os arquivos da época e la esta que eles não priorizaram a defesa o reaparelhamento das forças armadas foi atrasado

        ta saindo do papel o reaparelhamento daquela época agora

      • por LUCENA
        .
        .
        ( … ) Ele não e nada disto, quem ocupa a instituição da presidência da republica, deve respeitar a constituição,as instituições republicanas, e ser um bom gestor, e estadista. ( … )
        .
        .
        Pois é, todos tem que cumpri a lei em especial os oficiais de alta patentes, o que tem de general desrespeitando a hierarquia no Brasil não é brincadeira.
        .
        Foram uns bandos de marginais fardados que desrespeitaram as normas hierárquicas, que para os padrões militar é coisa santa.
        .
        Realmente em um pais sério esse tipo de atitude dava cadeia nos insubordinados más como é no Brasil tem esse pecado de abrandar para cima dos marginais, dá nisso ai.
        .
        A verdade só é problema para aqueles que vive da mentira !

  3. A ascensão de Aécio Neves nas eleições trouxe à tona um tipo desde já inesquecível: o neoaecista.

    Ele — ou ela — ia votar em Marina porque Marina podia derrotar o Mal. Marina perdeu fôlego, o neoaecista viu que era legião e que podia cumprir seu destino.

    O neoaecista é antes de tudo um antipetista. Mas com um toque a mais de, vamos dizer, perversidade trazido com a possibilidade da vitória.

    Há agora um ódio libertador. Ele sente o cheiro de medo. De repente, ninguém mais precisa fingir ser relativamente civilizado. Ser racista ou xenófobo está na moda.

    Se Fernando Henrique chama quem votou em petistas de “menos informados”, “os mais pobres” — por que quem vota em Aécio não pode simplificar e soltar a lenha na plebe ignara?

    A estratégia básica do neoaecista é acusar os outros daquilo que ele é. Mas ele não para aí.

    O neoaecismo tirou do armário a intolerância e o preconceito e os esfrega na cara de família, amigos, conhecidos, taxistas, feirantes, crianças, adultos e velhos.

    Eis os 10 mandamentos do neoaecista:

    1) Xingue nordestinos. Chame-os de ignorantes. Vagabundos que vivem do Bolsa-esmola. Proponha o separatismo. Lembrando que Lula é que iniciou o ódio de classe no país.

    2) Denuncie a nossa ditadura bolivariana. Não esqueça dos milhões para construir portos em Cuba e dos empréstimos para países da África.

    3) Nunca houve na história da humanidade um governo tão corrupto. Se alguém mencionar o trensalão em São Paulo, o mensalão tucano, o aeroporto do tio de Aécio, diga que é fichinha. Se o interlocutor insistir, afirme que o PSDB pode roubar porque, ao contrário do PT, nunca empunhou a bandeira da ética (sim, eu ouvi isso).

    4) Culpe o governo por todos os males do planeta. Da Aids ao Croc, da seca ao Taumaturgo Ferreira. Não esqueça do ebola, trazido pelo PT para desviar o foco do noticiário da Petrobras. Veja um excelente exemplo abaixo:

    5) Bicicletas são coisa de comunista safado. Haddad faz ciclofaixas. Logo, Haddad é comunista safado. Ciclovias podem ser utilizadas em Nova York, Paris, Amsterdã, Londres — mas lá os comunistas safados são limpinhos.

    6) Bolsa-família é esmola. Aécio promete manter o Bolsa-Família? Mude de assunto. Sugestão: Dilma quer dialogar com os terroristas do Estado Islâmico. Aécio vai bombardear os terroristas do Estado Islâmico.

    7) Diga que o PT quer cercear a liberdade de expressão e acabar com a imprensa livre. Vivemos num estado totalitário. Aécio censurou a imprensa mineira? Isso é conversa de esquerdopata. O vídeo do “Helicoca” saiu do ar por causa de perfil fake da internet? Paranoia, Aécio é um democrata, a mídia de Minas Gerais é das mais combativas do mundo.

    8) Estimule e dissemine a calúnia, o enxovalhamento, a cólera, a divisão, a crítica rasteira, o ressentimento e o racismo nas redes sociais. Depois queixe-se da “vibe ruim” do Twitter, como o neoaecista de primeira hora Danilo Gentili.

    9) O Foro de São Paulo. O Foro de São Paulo. O Foro de São Paulo. O Mais Médicos. O Foro de São Paulo.

    10) Sinta saudade da ditadura militar. Aquela tinha um projeto de país, segurança nas ruas e dono. E faça como Aécio: chame de revolução. O amigo do Facebook não gostou? É um petralha. O neoaecista não precisa de petralhas. O neoacista não precisa de ninguém porque ele sabe que nunca mais estará sozinho.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-10-mandamentos-do-novo-aecista/

      • KKKKK…
        Liga não Nascimento.

        Pelo menos é o CAPA. Pior seria se fossem outros pseudo-ilustrados que enfeitam a retórica e abraçam o sofisma. E ainda querem estar com a verdade exclusiva de seu lado.

      • Relatórios usados por Dilma para criticar Aécio somem do site do TCE-MG após site voltar ao ar.

        Um exemplo em tempo real de como os tucanos varrem para baixo do tapete seus escândalos de corrupção e má gestão ocorreu durante o debate na TV Bandeirantes.

        Dilma falou que quando governador, Aécio desviou R$ 7,6 bilhões das verbas da saúde para outras coisas.

        Aécio tentou desqualificar Dilma dizendo que suas contas tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas de Minas (TCE-MG), sem dizer que eram com as ressalvas que Dilma havia dito.

        Dilma pediu aos telespectadores para conferir no site do TCE-MG. Logo após a página saiu do ar.

        O site voltou na manhã de quarta-feira, mas os documentos citados por Dilma, que correspondem ao período que vai de 2006 a 2012, não estavam mais disponíveis, segundo denunciou o bloco de oposição estadual Minas Sem Censura.

        Só voltaram ao ar 4 horas depois, quando cópias do documento passou a circular na Internet e com oposição aos tucanos na Assembléia Legislativa de Minas denunciando violação das leis de transparência e que obrigam a dar publicidade, .

        A candidatura de Aécio está desenganada e derretendo. A Folha de São Paulo já desembarca, dando estas notícias (ainda que atrasadas em relação aos blogs como o nosso, que noticiou tão logo os internautas comentaram a saída do ar durante o debate).

        PS: Vocês acham mesmo que levam?

  4. Interessante esse texto,principalmente o paragrafo final onde o autor confessa que os militares edificaram uma ditadura no BRASIL,com o pretexto de proteger a democracia !
    Já passou da hora de acabar com tudo isso, a lei da anistia perdoou a todos,houve excessos dos dois lados, quem saiu perdendo foi o cidadão comum desse país !

    Agora não há hipocrisia maior que esse texto que diz que o soldado e Deus só são lembrados em tempos difíceis ! Todos temos valor nessa sociedade independentes de nossas profissões !

    • Se os golpistas não tivessem assaltado o poder e criminalizado a política nada teria ocorrido. Culpar a resistência aos bandidos, assassinos e facínoras que traíram seu país, utilizaram as armas e meios que o povo lhe concederam para que fizessem a proteção do país contra uma força invasora para subjugar seu próprio povo e impor-lhe um sistema injusto de distribuição de renda contra a sua vontade.

      Muitos militares, heróis da segunda guerra mundial, nossos heróis, foram presos, torturados e mortos porque se opuseram a quartelada.

      Os militares atuais, nada devem, não deveriam fazer a defesa destes monstros de nosso passado.

      As Forças Armadas brasileiras foram tão vítimas quanto seu próprio povo. Tiveram sua história de lutas pela nação vilipendiada.

      Urge separar golpista de militar, pois um militar nunca é golpista. Militar respeita a hierarquia. Deixa de ser Militar no instante que adere a um golpe. Momento que qualquer cidadão. civil ou militar, independentemente de sua patente, deve, imediatamente, dar-lhe ordem de prisão. Assim não se confunda, jamais, Militar com civil fardado golpista.

      • rsrsrrsrsrssrss… mais uma versão chinesa/paraguaia dos fatos… meu caro comuna/sindicalista, se nossos bravos militares não tivessem tomado conta dessa joça à época, devido a bagunça que o idiota do Jânio e posteriormente Jango fizeram no país, nós hoje, muito provavelmente seríamos quatro lindos países com o mesmo desempenho econômico e social que cuba hoje possui… mas a tacanhez de seu raciocínio não trará luz a petrificada versão mentirosa da realidade de então, antes colocará mais fumaça na já deturpada versão histórica que a esquerda revanchista criou… o maior golpe que esse país teve se deu de modo sorrateiro qndo da passagem de poder dos militares para as mãos daqueles que outrora pegaram em armas para subverter a ordem e o equilíbrio de forças que mantinham esse país de pé mesmo contra a vontade dessa esquerda revolucionária que queria sangue e lágrimas para os brasileiros somente para aplacar sua sede de poder e dinheiro público…

      • Petrificada e obtusa é a sua visão. Os golpistas apenas atrasaram a obra de São Lula, que tirou milhões de brasileiros da indigência. Os egoístas escravocratas mataram milhares, mas o Brasil poderia estar dividido em no norte e do sul, ou ser uma potência comunista como a China, se no lugar de Jango tivéssemos Brizola, que defendeu a prisão dos rebelados com as forças do sul ( o maior exército do Brasil na época). Jango acreditou que seriam realizadas novas eleições e que ele poderia voltar. Tentou evitar o derramamento de sangue e acabou entregando o Brasil para as trevas. Nunca existiu um risco de socialização do Brasil. Nossa população é conservadora, basta ver o resultado das urnas. Esse foi apenas um golpe dos escravocratas contra direitos trabalhistas mínimos implantados por
        Getúlio, com a mesma motivação do ódio contra os domésticos que é exalado pelos reaças atualmente. Gente ruim, má, sem sensibilidade social, defendem as injustiças do sistema porque são beneficiadas por elas, só isso.

      • Em tempo, o mais provável, caso não houvesse ocorrido um golpe, seria que Jango teria terminado seu mandato como um dos mais populares presidentes de nossa história, milhões de brasileiros teriam deixado a indigência. Milhares de pequenos produtores rurais teriam conseguido suas terras, milhares não teriam sido torturados, mortos, com o desaparecimento de seus corpos. O Brasil poderia ter se tornado uma Noruega, uma Alemanha ou um Japão em termos de desenvolvimento social. O caminho mais óbvio para o Brasil nunca foi a radicalização, mas o caminho do meio, do Estado de bem estar social, com todas as crianças recebendo cuidados desde o ventre, passando por creches, escolas, colégios e universidades. Uma terra boa para todos e não para alguns.

      • O que eu não sou é tolo e vc, decididamente não conhece a VERDADEIRA história de Jango… apenas a “oficial” criada pela esquerda para tapar a verdade… que Jango era apenas mais um populista e NADA mais… eu tive acesso a verdadeira face oculta de Jango… pesquise sobre SEBASTIÃO MAIA e a sua ligação com Jango… os dois, durante pouco tempo, se tornaram os maiores LATIFUNDIÁRIOS do Brasil com o uso de dinheiro soviético… vc não sabe disso porque é um infante que mal saiu das fraudas… eles chegaram a possuir, registrados em cartório mais de MEIO MILHÃO DE HECTARES DE TERRAS nos estados de MT, SP, PR, RS, GO e MG… isso a história oficial não diz porque ela é escrita, em sua maioria por historiadores esquerdopatas formados nas universidades públicas infestadas dessa corja… procure saber quem foram os proprietários de duas fazendas chamadas RESSACA e ARAÇATUBA, ambas no sudoeste do estado do MT, à época… vc vai ficar pianinho e fechar essa sua matraca esquerdista que só diz bobagens e inverdades… de uma olhada no mapa http://www.resdal.org/assets/atlas-2014-completo.pdf e veja como cuba tem um PIB per capita pior que o Haiti… é isso que vc quer para nós ???… ILUDIDO… SOCIALISMO É FALÁCIA… e muitos, como moscas, se apegam a essa papel de enganar trouxas…

      • Blue, já deixei bem claro a minha posição. Sou a favor do Estado de bem estar social existente na Escandinávia. Nem esquerda e nem direita, mas o melhor dos dois mundos. Você acha argumentos para sustentar a arbitrariedade dos golpistas, os assassinatos e etc. Eu não. Acredito na soberania da vontade popular, só o povo é soberano e dono de seus destinos, não é uma casta de gospistas, superdotados ébrios, que deve definir o destino de uma nação. Fontes não oficiais podem dizer o que bem quiserem, o fato é que nunca existiu risco de tomada comunista no Brasil, pela simples ausência numérica deles em nossa sociedade. Leia sobre a Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, veja qual é a carga horária de trabalho semanal, o tamanho da licença gestante, o salário desemprego, os auxílios governamentais, os serviços prestados gratuitamente, a quantidade de servidores públicos por habitante. Ali se paga impostos enormes, mas se economiza com escola para os filhos, saúde, e um monte de serviços. Verá que quanto mais estado na vida das pessoas melhor, desde que seja para ajudar. Depois compare com lugares onde os impostos são mínimos e os serviços do estado também, como o Paraguai, onde até a segurança das lojas é feita com um sujeito portando uma escopeta na porta.

  5. Mais uma vez o PLANO BRASIL prova que não se deixou contaminar completamente pela malta esquerdista que não aceita ser contestada e nem ridicularizada, apesar de notoriamente fazer por onde ser escrachada… ademais, que pese o fato da ampla gama de interlocutores que habitam essas respeitáveis páginas terem nascido embebidos numa áurea esquerdopata, é notório que muito conseguiram, na imagem do esclarecido que se desvencilhou das correntes da ilusão no mito da caverna platônica, escapar dessas grades invisíveis… denota que ainda é possível a esta nação escapar das garras terríveis dessa ideologia concebida diabolicamente para amarrar o homem a mentiras e falsas ilusões enquanto a turba esquerdista macabra lhe arranca os miúdos para consumo e lhe suga o sangue por mera satisfação… eis que é sabido que essa gente canhota segue o princípio de faraó que, qndo no poder, o povo lhe pedindo palha fora obrigado a dobrar a produção para que não tivessem tempo de pensar em se livrar da escravidão… ABRA OS OLHOS MEU BRASIL… NA ESQUERDA NÃO HÁ SALVAÇÃO !!!… SÓ MENTIRAS… não esperem por 40 anos para alcançar a terra prometida da liberdade de expressão e da cidadania plena sem ser açoitado pelo estado Leviatã vermelho…

  6. O PT merece ser derrotado, embora ache que o entreguismo de FHC vil, faz parte da democracia a rotação de governos e partirdos já foram dois mandatos de Lula e um da Dilma o que foi o suficiente para causarem um estrago enorme e deixar uma herança maldita para o próximo governo seja ele quem for.
    Não sei se o Aecio será tão entreguista quanto foi FHC (até Lula entregou a raposa serra do sol) mas eu realmente quero ver essa turma do PT ser derrotada nas urnas, me causa curiosidade que reação terão os donos de todas as virtudes, os puros, os bem intencionados, os defensores do povo e toda sorte de virtude que eles acham que tem,afinal maus são os outros.
    Pelas redes sociais vejo o desespero e o aperto por que passam e não tenho pena de sua desgraça. Em caso de derrota suponho que irão surtar e o caos tomará conta do país via seus cães de guerra tipo MST, Black Blocs e afins.
    Abaixo segue o video do único guerrilheiro que teve coragem de assumir seus erros e mudar de opinião.
    http://m.youtube.com/watch?v=Fm_pZXRTo30

    • Lúcidas considerações, Brazuk… o Gabeira, o mais fresco da guerrilha foi mais MACHO que TODOS… apontou o dedo e disse a que teria vindo na ocasião em que dilma se travestia de wanda, stela ou qualquer outra coisa e hoje se faz de tonta qndo inquirida sobre a questão que vc colocou…

  7. saudades do finado Enéas…na época não levava este sujeito a serio..mas hoje me dou conta do quanto suas ideias, propostas e visão eram serias, verdadeiras e incompreendidas:

    http://www.youtube.com/watch?v=hhysuFRi7VM

    http://www.youtube.com/watch?v=r9BWEh89CO8

    http://www.youtube.com/watch?v=fYequbW_sGQ

    http://www.youtube.com/watch?v=eWSNZzyYN8Y

    http://www.youtube.com/watch?v=Srs7iq7kloc

    Este homem foi uma lenda.. este sim um gênio nunca compreendido!

    “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”

    Bertolt Brecht

    • Nós, ao contrário dos petistas atuais, evoluímos, tivemos a coragem de questionar e por a massa cinzenta pra funcionar… já votei no pt, nos tempos da ignorância intelectual, qndo não habitava em mim a capacidade de questionar e buscar respostas… hoje, lamento uma vez ter dado meu apoio a uma malta de BANDIDOS que se assenhorearam do estado brasileiro somente para delapida-lo…

  8. Sem devaneios, loucuras, vamos direto aos FATOS:

    Como tinha várias pessoas pedindo, eu repostei esse balanço único feito até hoje no Brasil.

    Comparando os investimentos em Defesa Nacional durante os governos do PSDB e Partido dos Trabalhadores

    Me perguntaram, quais foram as aquisições e modernizações que o PSDB fez, com relação as forças armadas brasileiras, quando tinha o poder.

    Os produtos comprados na era de 8 anos Fernando Henrique Cardoso/PSDB:
    128 MBT Leopard, usados e sem modernização
    Navio-Aeródromo São Paulo, doado com segundas intenções pelos franceses
    8 aviões de sensoreamento remoto e AEW&C da EMBRAER
    Gasto total: cerca de 1,2 bilhão de dólares ao longo de 8 anos

    Além disso, nossos militares ficaram 8 anos sem aumento salarial, e metade de todo o pequeno efetivo era liberado antes do meio dia, porque o Brasil, então completamente falido e com inflação alta, não tinha dinheiro sequer para comprar comida para a tropa.

    Investimentos em Defesa Nacional, durante os 12 anos de governo Lula/ Dilma Rousseff/PT:

    Aumento de 500% no orçamento do Ministério da Defesa entre 2003 e 2014, com sucessivos aumentos salariais, visando diminuir a imensa defasagem salarial que foi criada ao longo de 30 anos

    Todos os itens desse inventário tiveram o contrato de aquisição dentro do governo do PT:
    Força Aérea Brasileira

    36 Caças Gripen NG por cerca de 4,5 bilhões de dólares (fabricados no Brasil a partir de 2017, com até 80% de nacionalização ao longo do tempo, e possibilidade de exportação para a América Latina)

    28 Cargueiros/ REVO KC-390 da EMBRAER(protótipo voando esse ano, investimento de 5,1 bilhões de dólares entre 2009/2016)

    12 Aeronaves de Carga C-105 Amazonas(CASA C-295 por 300 milhões de dólares)

    32 Aeronaves C-98 Caravan (valor superior a 100 milhões de dólares)

    12 Helicópteros AH-2 Sabre (MI-35 por 300 milhões de dólares)

    6 Helicópteros S-70B Sea Hawk (Guerra anti-submarina e anti-superfície por 100 milhões de dólares)

    51 helicópteros EC-725 Caracal (para as 3 forças, fabricados no Brasil com a última entrega até 2018, por 4 bilhões de dólares com transferência de tecnologia))

    20 Helicópteros Black Hawk (sendo 16 do FAB e 4 do EB por 450 milhões de dólares)

    Míssil A-Darter de 5ª geração equipando os f-5M, A-1e futuramente os Gripen(começam a ser fabricados em 2015, gastos de 100 milhões de dólares)

    MAR-1 (míssil anti-radar) (com Certificação e primeiros lotes entregues a FAB e vendido para o Paquistão)

    Sistema de guiamento GPS/INS para bombas SMK-82 e 83

    8 P-3 Orion (missões anti-submarino e anti-superfície por 400 milhões de dólares)

    36 RADARES SABER M60(valor aproximado de 40 milhões de dólares)

    Negociação do contrato para compra de Baterias PANTSIR S1 com mísseis de médio alcance (com possibilidade de fabricação no Brasil)

    MARINHA

    4 Novas Corveta Barroso Modificadas (com batimento de quilha da primeira no final de 2014)

    3 Navios Patrulha Oceânicos Classe Amazonas(todos recebidos)

    4 Submarinos Scorpene (todos fabricados no Brasil, gerando mais de 30 mil empregos de alto nível, com o primeiro entregue em 2015)
    1 Submarino Nuclear para 2023( o valor do contrato ficou em cerca de 12 bilhões de dólares, porque além dos submarinos está terminando de ser construída uma das maiores e mais modernas bases navais para submarinos e que também será um dos maiores estaleiros fabricantes de submarinos do mundo)

    27 Navios Patrulha Classe Macaé (Fabrivados no Brasil, 6 entregues)

    Míssil MSS 1.2 (Desenvolvido e fabricado no Brasil, com Certificação e primeiro lote já entregue aos Fuzileiros Navais)

    1 Bateria ASTROS 2020 da Avibrás

    4 Lanchas Patrulheiras de Rio LPR-40 (primeiro contrato concluído com promessa de novos aditivos)

    30 VBTP Piranha III (só faltam três para serem entregues aos Fuzileiros Navais)

    Programa C.O.B.R.A soldado do futuro sendo finalizado até 2016

    EXÈRCITO

    Compra de 240 MBT Leopard-1, na sua versão A5, e que serão modernizados no Brasil geopolitica e defesa até 2020

    20 Baterias ASTROS 2020 da Avibrás( o míssil tático de cruzeiro, 100% nacional, começa a ser recebido pelo exército em 2016, investimento de 1,1 bilhão de reais)

    Fuzil IMBEL 5,56 (21.500 entregues até o final de 2014, com total podendo chegar a 300 mil unidades)

    Morteiro 60 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

    Morteiro 81 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

    Morteiro 120 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

    ALAC “Arma leve anticarro” (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

    2044 VBTP Guarani (com cerimônia de entrega das primeiras viaturas na segunda, dia 24 de março)

    Míssil MSS 1.2 (com Certificação e primeiros lotes entregues ao EB, Desenvolvido e fabricado no Brasil, com Certificação e primeiro lote já entregue aos Fuzileiros Navais)

    Míssil antiaéreo de curto alcance RBS-70 chegando em abril

    2 Lanchas Patrulheiras de Rio LPR-40 (primeiro contrato concluído com promessa de novos aditivos)

    36 Gepards canhões auto-propulsados de 35 milímetros antiaéreos

    8 RADARES SABER M60

    7 RADARES RVT
    Sistemas de comunicação

    Portadas M3

    Shelter de Guerra QBN

    Programa C.O.B.R.A soldado do futuro sendo finalizado até 2016

    Com certeza eu me esqueci de algo, mas foi porque fiz essa postagem de madrugada, então o erro não foi proposital, já que a lista de aquisição/reequipamento militar do atual governo é longa.

  9. Mario Kozel filho, um soldado de 18 anos, que servia sua patria, em uma guarita do quartel do Iburapuera, ate que o V.A.R Palmares, grupo terrorista do qual faziam parte, Dilma Roussef E seu marido (ela atendia pelo vulgo de Wanda, ou Estela) jogou um carro com 50 Quilos de dinamite, contra a guarita em que ele estava.

    O objetivo do V.A.R Palmares(Co fundador do Comando vermelho, leiam o livro “400 contra 1), era roubar fuzis, que seriam usados na guerrilha, e em assaltos a banco.

    MARIO KOZEL FILHO, este e um nome que nenhum patriota, que teve a honra de envergar a farda do exercito de caxias, sob juramento de nossa sagrada bandeira, deve esquecer jamais.
    Descanse em paz guerreiro, estamos vigilante.

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTdwWddmPtm2VnZPjI67MLMNxzWJRMZ7gbeM-v-CA6Wjy3FaQRK

    http://homemculto.files.wordpress.com/2010/05/1897655_797250543623166_1546323807_n.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/_83KBtdVXmYA/S9Ly8THSeKI/AAAAAAAAA_U/yma1x6PAHvs/s640/Dima+terrorista.JPG

  10. PÊNDULO BRASILEIRO E HEGEMONIA ESQUERDISTA

    Escrito por Cubdest
    14 Outubro 2014

    No que diz respeito aos corpos sociais, no campo da psicologia social, pouco ou quase nada publicou-se sobre as anestesias psicológicas que podem ser aplicadas – e que se vêm aplicando – em nações inteiras e até a blocos regionais de países.

    1. Bastou que no primeiro turno das eleições presidenciais o pêndulo político brasileiro se movesse alguns centímetros da esquerda para o centro, para que a atual hegemonia esquerdista ficasse em uma situação psicologicamente instável no Brasil, no Uruguai (onde este mês também haverá eleições presidenciais e onde a oposição tem possibilidade de ganhar da esquerda), assim como em outros países da América Latina atualmente com governos esquerdistas.

    2. Trata-se de uma hegemonia que se mantém desde longos anos pela inação dos líderes do centro e da direita, é verdade. Porém, que sobretudo conseguia se impor mediante uma misteriosa anestesia psicológica que as esquerdas foram capazes de injetar, em doses graduais, nos públicos dos respectivos países latino-americanos que atualmente governam.

    3. Sabe-se que para finalidades cirúrgicas, as anestesias, sejam locais ou totais, possuem um tempo limitado de duração, dentro do qual a respectiva equipe de cirurgiões consegue ou não realizar operações, muitas vezes de alta complexidade em órgãos vitais do corpo humano. No que diz respeito aos corpos sociais, no campo da psicologia social, pouco ou quase nada publicou-se sobre as anestesias psicológicas que podem ser aplicadas – e que se vêm aplicando – em nações inteiras e até a blocos regionais de países.

    4. Um dos melhores estudos críticos que se escreveu até o momento a respeito das anestesias sociais, é um livro publicado em 1988 em Madri, intitulado “Espanha, anestesiada sem perceber, amordaçada sem querer, extraviada sem saber – A obra do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE)”, redigido por um conjunto de investigadores da escola de Plinio Corrêa de Oliveira, um intelectual brasileiro que teve um papel fundamental na explicitação das delicadas teses de psicologia social desenvolvidas nesse livro [1].

    5. A “psico-cirurgia” do PSOE é analisada lá em câmara lenta, e mostra-se como através de uma estratégia de gradualidade, e não de enfrentamento aberto como faziam os velhos revolucionários, foi-se anestesiando as forças vivas da Espanha, deixando-as inertes durante anos frente a uma ofensiva socialista “pacífica”, consensual e gradual. Tratou-se de uma revolução “tremenda”, “assombrosa”, embora “silenciosa” e “tranqüila”, que se operou na profundeza das mentalidades e das tendências mais que nas estruturas sociais, um novo tipo de revolução incruenta que transformou a Espanha quase inadvertidamente. É o que se descreve em câmara lenta, passo a passo, na referida obra.

    6. Oferecemos aos leitores brasileiros e latino-americanos que se interessem pelo tema, um resumo em espanhol de 54 páginas do livro “España, anestesiada sin percibirlo, amordazada sin quererlo, extraviada sin saberlo – La obra del Partido Socialista Obrero Español (PSOE)”, em formato PDF. Basta clicar no link que se transcreve no final deste editorial [2]. Boa Leitura.

    7. É possível que o leitor brasileiro encontre analogias entre a psico-cirurgia que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOL) aplicou na Espanha e a desconstrução mental do Brasil ao longo de três governos do Partido dos Trabalhadores (PT), que até o momento leva 12 longos anos no poder. Assim como também o leitor argentino, boliviano, chileno, uruguaio, venezuelano, equatoriano, etc., poderá eventualmente tirar também suas próprias conclusões e traçar suas próprias analogias.

    8. Faltam ainda vários dias para o segundo turno eleitoral no Brasil, que se realizará no próximo dia 26 de outubro. Não sabe-se o que pode acontecer até a data da votação e é realmente difícil prever o resultado final, entre outros motivos, porque o público brasileiro, do mesmo modo que o público de países da região atualmente sob governos de esquerda, está ainda bastante anestesiado, instável e volúvel, o que torna difícil fazer previsões. 12 anos de hegemonia esquerdista não transcorrem em vão.

    9. De qualquer maneira, é desejável que esse movimento pendular iniciado no Brasil sirva para infringir uma derrota eleitoral ao atual governo, assim como um debilitamento da hegemonia política esquerdista nesse país e em outros países da região. Uma eventual vitória da oposição no Brasil, dependendo da evolução dos fatos, poderia chegar a ter um efeito similar ao que teve a queda do muro de Berlim sobre as esquerdas européias. Esse resultado não seria pouca coisa. Sobretudo se consegue-se um antídoto eficaz contra as anestesias e as psico-cirurgias sociais que ameaçam conduzir-nos sem perceber ao abismo da desconstrução mental, política e cultural mais espantosa. Uma eventual derrota do governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil e o conseqüente debilitamento de sua hegemonia, não pode nos levar a dormir nos lauréis de uma vitória apenas eleitoral.

    1. Biblioteca on line muito completa com escritos de Plinio Corrêa de Oliveira: http://www.pliniocorreadeoliveira.info

    2. http://www.cubdest.org/libros/EspanaAnestesiadaResumen.pdf

  11. A moderação tem que tentar ser mais equânime ao permitir a propositura de informações CLARAMENTE eleitoreiras de uma parte e censurar a da outra… passa a impressão que tem simpatia além da conta por um dos candidatos… já testamos e concluímos dessa forma… basta reler os comentários acima e colocar na balança… tá faltando peso de um lado…

  12. Zapiando pela net, me deparei com essa descrição que é perfeita para descrever certos indivíduos que usam o PB como cavalo de batalha para seus fins ideológicos/partidários:

    ” Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos. No fim do arco-íris, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa em todos os lugares, fazendo-se passar por multidões de indivíduos anônimos. Você pode não saber o que é MAV, mas ele conversa com você todos os dias.

    O Pensador Coletivo se preocupa imensamente com a crítica ao governo. Os sistemas políticos pluralistas estão sustentados pelo elogio da dissonância: a crítica é benéfica para o governo porque descortina problemas que não seriam enxergados num regime monolítico. O Pensador Coletivo não concorda com esse princípio democrático: seu imperativo é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. Uma tática preferencial é acusar o crítico de estar a serviço de interesses de malévolos terceiros: um partido adversário, “a mídia”, “a burguesia”, os EUA ou tudo isso junto. É que, por sua própria natureza, o Pensador Coletivo não crê na hipótese de existência da opinião individual.

    O Pensador Coletivo abomina argumentos específicos. Seu centro político não tem tempo para refletir sobre textos críticos e formular réplicas substanciais. Os militantes difusores não têm a sofisticação intelectual indispensável para refrasear sentenças complexas. Você está diante do Pensador Coletivo quando se depara com fórmulas genéricas exibidas como refutações de argumentos específicos. O uso dos termos “elitista”, “preconceituoso” e “privatizante”, assim como suas variantes, é um forte indício de que seu interlocutor não é um indivíduo, mas o Pensador Coletivo.

    O Pensador Coletivo interpreta o debate público como uma guerra. “A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação”, explica o deputado André Vargas, um chefe do MAV. No seu mundo ideal, os dissidentes seriam enxotados da praça pública. Como, no mundo real, eles circulam por aí, a alternativa é pregar-lhes o rótulo de “inimigos do povo”. Você provavelmente conversa com o Pensador Coletivo quando, no lugar de uma resposta argumentada, encontra qualificativos desairosos dirigidos contra o autor de uma crítica cujo conteúdo é ignorado. “Direitista”, “reacionário” e “racista” são as ofensas do manual, mas existem outras. Um expediente comum é adicionar ao impropério a acusação de que o crítico “dissemina o ódio”.

    O Pensador Coletivo é uma máquina política regida pela lógica da eficiência, não pela ética do intercâmbio de ideias. Por isso, ele nunca se deixa intimidar pela exigência de consistência argumentativa. Suzana Singer seguiu a cartilha do Pensador Coletivo ao rotular o colunista Reinaldo Azevedo como um “rottweiler feroz” para, na sequência, solicitar candidamente um “bom nível de conversa”. Nesse passo, trocou a função de ombudsman da Folha pela de Censora de Opinião. Contudo, ela não pertence ao MAV. Os procedimentos do Pensador Coletivo estão disponíveis nas latas de lixo de nossa vida pública: mimetizá-los é, apenas, uma questão de gosto.

    Existem similares ao MAV em outros partidos? O conceito do Pensador Coletivo ajusta-se melhor às correntes políticas que se acreditam possuidoras da chave da porta do Futuro. Mas, na era da internet, e na hora de uma campanha eleitoral, o invento será copiado. Pense nisso pelo lado bom: identificar robôs de opinião é um joguinho que tem a sua graça.”

    Perfeita descrição do lucenático e outros da mesma linhagem… 🙂

Comentários não permitidos.