“Estado Islâmico (EI) foi criado por Estados Unidos, Israel e Reino Unido”

Khamenei afirmou que “Estados Unidos, o sionismo (Israel) e o profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido, criaram a rede terrorista Al-Qaeda e o EI para causar divisão e lutar “contra a República Islâmica”, mas que estes grupos agora se voltaram contra eles.

O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, acusou nesta segunda-feira Estados Unidos, Israel e Reino Unido de terem criado o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) para causar uma divisão entre os muçulmanos e despistá-los de seus principais inimigos.

Khamenei disse que “Estados Unidos, o sionismo (Israel) e o profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido, depois da vitória da revolução, aumentaram seus esforços para criar divisão entre os muçulmanos e despistar a mentalidade dos xiitas e sunitas de seus principais inimigos”, informou a agência local iraniana de notícias “Isna”.

Neste discurso dirigido ao público, o primeiro após sua operação da próstata em meados de setembro, Khamenei afirmou que estes países criaram a rede terrorista Al-Qaeda e o EI para causar divisão e lutar “contra a República Islâmica”, mas que estes grupos agora se voltaram contra eles.

Os EUA e seus aliados, com a desculpa de lutar contra EI, “mais que buscar o modo de destruir o germe desta corrente, tentam semear divisão e inimizade entre os muçulmanos”, disse o líder supremo iraniano no véspera de uma nova rodada de negociações nucleares que começará amanhã em Viena.

Khamenei pediu aos muçulmanos sunitas e xiitas a “estar conscientes de que o verdadeiro e principal inimigo do islã e os muçulmanos são as políticas americano-sionistas”.

No dia 15 de setembro, após sair do hospital, em entrevista concedida ao canal de notícias nacional iraniano, Khamenei informou que seu país tinha rejeitado a proposta dos Estados Unidos de participar da coalizão internacional que luta contra o EI.

Segundo o líder supremo, o motivo da recusa iraniana foi que o objetivo dos Estados Unidos em lutar contra o EI “é manter sua presença militar na região”.

Apesar da posição de Washington e Teerã contra o Estado Islâmico poder ter pontos em comum, ambos estão muito afastados em suas posturas sobre a Síria, onde os EUA apoiam a oposição ao presidente Bashar al Assad, enquanto o Irã é o principal suporte do regime.

Reino Unido e o Irã pactuaram neste ano reabrir a embaixada britânica em Teerã, que permanece fechada desde sua tomada por estudantes islâmicos em 2011, mas a missão diplomática ainda segue fechada.

EFE

Fonte: Terra

32 Comentários

  1. Esse cara falou a mais pura verdade. Estado Islâmico foi treinado e armado por Estados Unidos, Israel e Reino Unido ,com objetivo de derrubar Assad e colocar um fantoche no poder na Síria.

    Só que a cria se revoltou contra o criador. O Estado Islâmico ganhou força e começou ameaçar os aliados do EUA. O objetivo do Estado Islâmico é avançar para a Jordânia depois de conquistar grande territórios no Iraque e na Síria.

    Além disso , o O Estado Islâmico começou avançar nos territórios dos Curdos Iraquianos, uma região rica em petróleo. Foi dai que os EUA perceberam que tinham que frear o O Estado Islâmico .

    • O governo deste cara, incentiva que em pleno Sec. XX, se apedreje mulheres ate a morte em praça publica.
      O governo deste cara, ordenou a morte por enforcamento de um iraniano, por este ter se convertido ao cristianismo, em 2009.
      Ou seja, este cara falando, e um cachorro latindo, e a mesma coisa, Xiitas e Sunitas se matam entre si, há 5 mil anos, desde antes da criação da civilização ocidental.
      O que este cara esta fazendo, e jogar para torcida, empurrando bêbado na ladeira, mas sabe porque este cara não faz nada de concreto contra o EI, e fica de retorica barata? porque tem os mesmo objetivos dos Turcos, que primeiro o EI extermine os curdos, para ai depois sim fazer algo, e por a culpa “nuzamericanus”.

      • por LUCENA
        .
        .
        Acabou de falar, o advogado do Diabo … hahahah
        .
        Esse tem todo jeito que adora beber Fanta .. Hhhahahahah…

      • Ma noticia para vc Tireless. O homem voltou, isto e nao morreu Khameini teve que ir para hospital para uma sirurgia no reto. Enquanto ele estava sob o efeito da anestesia, o presidente HaSSANI, tentou passar por cima dos russos,e se aproximarem de Europa e EUA. Eu escrevi sobre o assunto.Agora Khomeini recuperado aparentemente, reassumiu o poder, e para tua infelicidade, ele e quem realmente manda no Iram. Ele nao depende de eleicao. Tal como o Papa, na igreja catolica, e nomeado supremo pontificio por ordem de Deus, Khomeini e nomerado poder supremo no Iram por ordem de Alah. Hassani tem de obedece-lo, beijar suas maos, e esperar que o cancer no reto de Khomeini volte com tal forca que nenhum medico conseguira extirpa-lo. Enquanto isso, Ucrania, sem gas russo, vai ter que passar frio.ou se esquentar tomando vodkas..

      • capa preta nada muda o FATO do que o vaiaatolar falou rsrs
        ele esta correto no que diz respeito ao grupo terrorista armado e financiado pelos estados unidos

      • Sim foram os EUA, Arabia Saudita, e Turquia, todo mundo sabe disto.

        Mas e agora?

        Vamos ficar repetindo isto ate o fim dos dias, enquanto o EI contiua estuprando, matando e tocando o foda-se por varios países, ou vamos cobrar da comunidade internacional uma postura firme contra isto?

      • E que moral tem um lider de governo, que financia o hamas,o hesbolah e seus atos, que são repudiados ate pelo Fatah, de dizer que alguém cria divisão entre os arabes muçulmanos.

      • Isso que o Capa Preta diz, sem entrar no merito das culturas, inclusive apoiada por mulheres, coisa incompreensivel para muitos ocidentais, que muitas vezes acham o alcool, a cocaina e outras especies de drogas, e aceitam que se mate pelo simples fato de discordarem em pontos de vista, a coisa mais natural do mundo, pode ser verdade. Mas não deixa de ser tambem uma forma de mudar o foco do assunto, como costumam fazer para desqualificar a critica verdadeira. Mudam de alhos para tomate.

    • por LUCENA
      .
      .

      CHEFE DO ESTADO ISLÂMICO ( ISIS ) É AGENTE DA CIA ?
      .
      “A história de al-Baghdadi coincide em muito com a vida de um dos terroristas líbios, Abdel Hakim Belhadj. Como se sabe, ele liderou a ofensiva contra as tropas de Muammar Kadhafi, depois tornou-se governador militar de Trípoli, e depois foi através da Turquia lutar contra as forças do governo sírio. Ele também esteve preso numa prisão norte-americana, e mais tarde foi libertado. Aparentemente, ambos foram recrutados de uma forma ou outra, justamente enquanto estavam presos. Um depois disso tornou-se líder dos terroristas na Líbia, e o outro, no Iraque e na Síria.
      .
      ( *) fonte : http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_15/Chefe-do-Estado-Isl-mico-agente-da-CIA-0787/
      .
      .
      ( … ) Em algum momento, tendo cumprido a sua missão, os militantes serão atacados pelos mesmos Estados Unidos. Vimos algo muito semelhante no Afeganistão durante a presença soviética no país. Os norte-americanos armaram e financiaram os Mujahideen.
      .
      Depois começou a luta contra o Talibã – e vieram os norte-americanos. Dentro em breve os Estados Unidos pretendem retirar as suas tropas do Afeganistão, onde nesse tempo todo foram criadas cerca de dez bases militares que certamente permanecerão. Com a Síria e o Iraque, a história está se repetindo em detalhes”. ( … )

  2. Os criadores que mandem suas tropas para combater a criatura e aguentem a opinião pública sozinhos.

    “””…o profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido…”””

    Chega a ser engraçado.

  3. por LUCENA
    .
    .
    O aiatolá só faltou dizer : ” o sionismo neste século XXI, é a mesma coisa que o Nazismo foi no século XX ” … 😀

    • Talvez porque ele teria de admitir que o Nazismo e o socialismo são irmãos siameses meu caro analfabeto petralha!

      • Minha cara sabia, se nazismo e socialismo são irmãos siameses por que o capitalismo se juntou ao comunismo para combater o nazismo? Ou você conhece outra história não contada, se conhece não perca a oportunidade de divulgá-la, só perdoe se os seus irem contra. Por que afinal muitos judeus devem agradecer a liberdade e até o estado de Israel, também ao comunismo soviético.

      • Meu caro Júlio, o fato e serem irmão siameses não quer dizer necessariamente que não venham a entrar em confronto pela hegemonia. Aliás, cabe lembrar lembrar o vergonhoso acordo Ribbentropp-Molotov, de 1939, oficialmente um pacto de não agressão mas onde os russos inclusive forneciam insumos à máquina de guerra nazista. Aliás, você sabia que a Luftwaffe atacou a Grã-Bretanha em 1940 com gasolina de aviação russa? Pois é! Ocorre que logo depois Hitler deu uma rasteira em Stálin e atacou a URSS, provocando uma redistribuição de forças.

        A verdade meu caro Júlio é que ambos, o socialismo e o Nazismo, compartilham das mesmas teses totalitárias e de extermínio de opositores.

      • Conheço e reconheço a história. Mas associar os princípios de coisa totalmente diferentes a conjuntura e a situação histórica daquele momento e uma sandice. Se formos analisar assim poderemos dizer que os States são fascistas, por que o dia do trabalho, primeiro de maio, comemorado hoje mundialmente, só existe por que trabalhadores americanos que reivindicavam melhores condições de trabalho naquele país, no fim do século dezenove, foram martirizados pelo estado em nome do patronato. Como hoje acontece quando pessoas lá se levantam por alguma contrariedade. Como no Ocupe Wall Street, e os States também não poupam populações civis, nem Israel que hoje atua muito mais próximo do nazismo do que nunca. Mas afinal vc. reconhece que deve seu estado Israel também aos Soviéticos, ou não?

      • por LUCENA
        .
        .
        Com essa, você acertou um belo de um chute bem no meio das pernas do emasculado do tirica … Hahahahah

      • Julio Ribeiro, que pataquada voce esta falando, quando escreve “capitalismo se juntou ao comunismo para combater nazismo. Dizia que Uniao Sovietica era um pais socialista. Formularem, a doutrina de que era possivel criar socialismo num pais isoladfo nos anos de 1924 e 25. Ate entao essa teoria era considerada do ponto de vista marxista um absurdo. era considerado uma utopia reacionaria. E o Partido Bolshevique que liderou a revolucao proletaria de 1917, se considerva marxista. o Estado “Socialista” de Stalin so foi possivel apos Stalin ter massacrado, destruido o partido bolsheique. Dos 100 mais importantes lideres da revolucao russa, isto e membros do partido bolshevique, Stslin so nao matou dois, que morreram de morte natural. Lenin e ~Sverdlov, o resto foram assassinados por ordem de Stalin. Entao nao um pais comunista na decada de 1930 e 1940 para combasteer o nazismo. Excistia um pais com alguma coisa socialista, como a coletivizacao dos meios de producao. mas comom ndisse, issto nao era suficiente para caracterizar URSS como um pais co,munista. Quando muito um pais socialistas. E devagar..Agora paises capitalistas lutando contras o nazismo e fascismo, que partaguada, conversa para boi dormir.Henry Ford, Rockefeller, Morgan, Monarquia britanica, Banco Central. da Gran Bretanha, Preston Bush, General Motor, Walk Street, financiaram o partido nazista por causa de seu programa. E o programa do partido nazista, visava destruir a militancia da classe operaria alema, que estava influenciada pelos partidos socialistas e pelo partido comunista e destruir a Uniao Sovietica, considerada na epoca pela classe operaria internacional, como a patria do socialismo. As causas da Segunda Guerra Mundial nao tem nada haver com a lutra contra o fascismo/nazismo. Isto foi propaganda criada pela midia dos paises imperialistas ocidental, para conseguir o apoio das massas populares de seus paises, isto e Inglaterra, Franca e Estados Unidos. As elites desses paises ajudaram Hitler e Mussoline assumirem o poder. So viraram conrtra, no caso de Mussoline, quando este invadiu Africa, que os britanicos e franceses considerasvam seus tgerritorios. No caso de Hitler, foi a continuacao da Primeira Guerra Mundial. Qual pais capitalista seria o poder homogenico, isto e qual pais iria impor sua moeda como a moeda de reserva internacional. Gran Bretanha, o antigo poder, EUA a nova potencia que surgia e Alemanha querendo detronas-los.EUA, sob o presidente Rosevelt considerava Gran Bretanha seu principal inimigo. Ver WAR PLAN RED. O RED se refere a Gran Bretanha. A politica dos EUA era, se Alemanha estiver vencendo, ajudamos Inglaterra. se esta estiver v encendo, ajudamos Alemanha.Na epoca EUA nao considerava Russia um inimigo importante.Inglasterra e alemanha sempre considersaram URSS um inimogo perigoso.Rosevelt queria destruir o imperio britanico, por isso o MI6 o assassinou/

      • correcao: Onde escrevi “Dizia que Uniao Sovietica era um pais socialista”, leia-se: NEM MESMO STALIN DIZIA QUE UNIAO SOVIETICA ERA UM PAis COMUNISTA. DIZIA QUE URSS ERA UM PAIS SOCIUALISTA……entao nao um pais comunista na decada de 1930 e 40 para combater o nazismo….leia-se “…ENTAO NAO EXISTIA UM PAIS COMUNISTA NA DECADSA DE 1930 E 40 PARA COMBATER O NAZISMO.

  4. apoio seu comentario capa preta!!!
    tao aproveitando a oportunidade pra acaba com os curdos!!! que sao o lado fraco!!! e indesejado na regiao na turquia e iraque

  5. O engraçado é que governo dos EUA condena centenas de prisioneiro a morte todo ano e ninguém fala nada. Quando a justiça Iraniana condena uma pessoa a morte, os jornais ocidentais fazem um barulho danada. Mas quando os EUA fazem isso usando injeção letal ou cadeira elétrica para executar os condenados a imprensa não faz nada de barulho.

    Os EUA e seus aliados fizeram merda em criar um monstro e agora querem atrair o Irã a entrar na briga para combater o monstro que os EUA criaram. Além disso ,estão tentando atribuir ao Irã o massacre dos Curdos por não entrar em guerra contra esse grupo….

    È justiça de cada país. Tem que respeitar.

  6. Parei de ler os comentários na coluna, quando um sábio proferiu que xiitas e sunitas se matam há 5.000 anos…
    O Islã nasceu no século VI !

    A internet está cheia, povoada, de ignorantes, pessoas que nada sabem. O engraçado, todavia, é que os rompantes sempre possuem apoiadores… Motivo pelo qual eu gargalho as pampas!

    E segue o barco…

    • A origem do Islã remonta à Arábia Saudita do século VII. O Islã é, portanto, a mais nova das grandes religiões do mundo. O profeta Maomé introduziu o islamismo em 610 DC, mas e sabido que as guerras tribais, que formaram o que conhecemos da divisão entre xiitas, e sunitas, e bem anterior aos fatos proferidos por Maomé, desde os assirios versus os persas, e se intensificaram com a morte do profeta,que por não ter deixado claro quem o sucederia na liderança religiosa, acirrou a luta tribal, que deu origem as vertentes sunita e xiita. .Vá estudar Tiuzinho,nunca e tarde. você nada tomando muita Vodka paraguaia batizada ultimamente, tem delirado muito.

      • Parabéns Capa, provou que sabe tudo de islamismo.rsrsrsrs, mas é cruel com vacilos que podem acontecer na hora de identificar o século na relação com a data. Realmente quem afirmou que xiitas e sunitas se matam a 5000 anos deve ter razão, baseado na sua defesa agressiva dessa patacada.

      • Pois vou repetir para você Julinho, as tribos que compõem hoje Sunitas e Xiitas, se matam há mais de 5000 mil anos sim. A questão religiosa veio bem depois, a questão religiosa, e o que interessa na verdade, mas sim etnica, e não, Arabes não tem todos a mesma origem Etnicas, assim como africanos também não..

      • Con permiso de adentrar aun que no soy convidado mas yo voy comentar a mi modo este assunto. capa preta diz “A origem do islan remonta a Arabia Saudista do seculo VII” Dersculpa-me, mas vc esta repetindo o que os religiosos mulssumanos vem dizendo desde o seculo IX. Nao tem base historicas para confirmar isto Os modernos estudos criticos do Koran, e por moderno eu digo estudos iniciados no seculo XIX, poe em duvida a historicidade narrada no
        Koran. Este ja nao e aceito pelos especialistaS, COMUM TEXTO PURO, SEM INTERFERENCIA, SEM DIFERENTES REDACOES ETC. esse livro nao foirevelado para ninguem. Tudo que se diz sobre a vida do profeta Maome foi escrita entre os anos 850 e 900 da era crista, isto e 4 a 5 geracoes apos a suposta vida e morte de Maome. Portanto, uma biografia inventada, baseadas em lendas, nao necessariamente relacionadsa com a vida de um individuo em particular. Tambem ja nao e mais acerita prlos especialistas, que o mulssumanismo surgiu na Araia Saudista. Tudo indiqa que surgiu na Palestina, Siria, ou Mesopotania, atual Iraque. Aquela aerea na epoca, no seculo V, VI e VII fazia parte do Imperio Bizantino. Mas este, sentindo ameacado na suas fronteiras com Europa e na area hoje ocupada pela Russia, Georgia, se viu forcada abandonar o Oriente Medio. Mas como no sul desta aerea existia o Imperio Iraniano, os gregos bizantinos, passou usar os beduinos da areas como tropas para defender essa area contra os persas. Com o tempo os beduinos, foram se organizando e eventualmente formou-se um estado. O ponto inicial, e que esses beduinos se localizavam nao em volta de Meca, como diz a historiografia religiosa mulssumana, , mas na regiao da Grande Siria. isto e Siria, Libano e Palestina. Houve ate um chefe tribal, com o nome de Maome, que sendo com comandante, consegiu impor dominio sobre outros chefes BEDUINOS, E HOJE AINDA EXISTE RELIQUIAS COM SEU NOME.Mas este chefe nao era o suposto profeta, mas e provavel que ele formou om prototipo, para a biografia do futuro profeta. Primeiro se formou o estado arabe, lentamente entre os seculos V,VI e VII. Depois que este se tornou poderoso, e passou conquistar seus vizinhos, sentiu-se a necessidade de criar uma religiao.O imperio Arabe veio primeiro. Seus supremos, reuniram os intelectuais para criar a religiao, que foi baseada nas seitas judia crista que existia na area. Dai a linguagem do Koran, ser um arabe litferario, que nunca foi falado pela populacao, enquanto o grego dos envengelhos no original, foi o grego popular falado nas provincias romanasd..Mas convem sa;lientar que o cristianismo que era praticado nao e o cristianismo moderno, e anterior ao Concilio de Nicena. E o cristianismo praticado na Siria, Nestorianos e tambem aqueles remanescente do movimento messianismo radical judaico que surgiu na Palestina em torno, no comeco da nossa era, que levou a guerra entre os juideus e os romanos. Refiro-me aos albionistas, seguidores de Joao Batista, Tiago, o irmao de Cristo, adversario de Saulo, ou Paulo. Para os interessados em uma leitura mais critica sobre o assunto, aqui vai muma pequena bibliografia em ingles, ainda que a maioria desses livros foram originalmente publicados em alemao.GUNTER LULLING: A Challenge to Islam Reformation, discute hinos cristaos que se encontra no Qoram, mas Lulling mostra que eles originalmente foram escritos em Aramaico ou Siriaco, a lingua falada naquela regiao nessa epoca.KARE-HEINS OHUG: Early Islam, A critical reconstruction based in contemporary sources. YEHUDA D NEVO & JUDITH KORAN: CROSSROAD OF ISLAM: The Origins of the Arabe Religion and the Arabe State.CHRISTOPHER LEXENBERG: The Syro-Aramaic Reading of the Koran: A contribution to the Decoding of the Language of the Koran. e IBN WARRAQ, que editou uma serie de livros sobre assunto, traduzindo muitos especialistas alemaes e franceses que fizersam estudos filologicos, historicos, exegetico do texto do Koran e da historiografia Arabe.Os livros sao : THE QUEST FOR THE HISTORICAL MOHAMMAD; WHICH KORAN, (Existe varios Korans que se diz ser o verdadeiro) THE ORIGINS OF THE KORAN, KORAN ALLUSION: Te Biblical Qumraian and pre-islamic backgroiund of the Koran, E finalmente o livro de IBN Warraq, VIRGIN? WHAT VIRGINS?, que traduz alguns textos de Lexenberg, que mostra que os escritores e interpretes do Koran, nao tinham muito dominio do aramaico, e traduziram uvas por virgem.Em consequencia, esses trerroristas mulssumanos que suicidam-se pensando numa eternidade com mulheres virgens, na verdade vao comer uvas para eternidades.

  7. Ilya Ehrenburg
    15 de outubro de 2014 at 0:17

    E SO APOIEI O COMENTARIO EM GERAL. SOBRE A GUERRA ENTRE ELES!!!
    E NAO OS 5000 MIL ANOS SE OU NAO ESSA ORIGEM, D!!!

  8. Respeito a opinião de todos e pelo que percebi vejo que todos estão corretos o fato é simples a criação se virou contra o criador e no meio desta história um aproveitador esperto não menos sanguinario pois com sua astucia deixa que seus inimigos se matem para apos agir e enfrentar um só e com a vantagem de pegalo cansado da luta anterior enquanto ele se fortalece este Khamenei não é burro joga os seus inimigos um contra o outro PESSOAL CONCORDANDO COMIGO OU NÃO ESTE CARA É UM JOGADOR SAFADO MAS UM BAITA JOGADOR.

Comentários não permitidos.