Marinha Canadense quer comprar dois T-AOE da US Navy

USNS-Bridge-600x394 (1)Navios de abastecimento dos EUA forneceriam à Marinha Canadense maior capacidade operacional

NOTA DO PLANO BRASIL: Bem que essa notícia poderia ser uma compra de ocasião feita pela Marinha do Brasil (MB).

Defense Watch

Detalhes surgiram na semana passada sobre uma proposta de compra pela Royal Canadian Navy (RCN) – Marinha Real Canadense, de dois navios de abastecimento dos excedentes americanos.

A RCN está tentando comprar dois navios de abastecimento da Marinha dos EUA que estão para ser retirados de serviço, o USNS Bridge (T-AOE-10) e o USNS Rainier (T-AOE-7).

O relatório veio de CBC. Mas a proposta é uma das várias opções oferecidas pelos americanos. A Marinha dos EUA também estava se oferecendo para dedicar um navio de suprimentos eventualmente para a RCN.

Mas fontes disseram ao Defense Watch que a Marinha dos EUA não está muito propensa a vender depois que a RCN apresentou uma lista informando quando eram necessários esses navios de abastecimento.

O Canadá receber os navios excedentes dos EUA é questionável. Há aqueles na Marinha dos EUA que estão lutando para manter os navios USNS Bridge e USNS Rainer. O dinheiro para manter o USNS Bridge acaba em dias.USNS-Rainier-600x324 (1)

O navio está atualmente em status de operação reduzida. O USNS Rainier está na ativa, mas será colocado na mesma posição no ano que vem.

Ambos os navios permitiriam à RCN resolver a sua situação de reabastecimento, bem como contribuir com os EUA e forças-tarefa de coalizão de forma significativa. Os os navios possuem muita capacidade e são movidos por quatro turbinas a gás GE-LM 2500 com 105.000 hp, que consomem demais, uma das razões dos contadores dos EUA quererem se livrar deles. Os navios podem viajar a 26 nós, que é a velocidade para que eles possam manter-se com os porta-aviões dos EUA.

Mas como mencionado acima, se o Canadá vai adquirir estes navios, só o tempo dirá.

Assista ao vídeo feito pela Petty Officer Classe 3 Vanessa David a bordo de USS Nimitz com o USNS Rainier e veja a enorme capacidade destes navios.

Fotos: USNS Bridge (T-AOE-10) e o USNS Rainier (T-AOE-7)

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1o75Te8″ standard=”http://www.youtube.com/v/v68rohyWRec?fs=1″ vars=”ytid=v68rohyWRec&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5806″ /]

Fainas de Óleo Combustível e Cargas Leves em Alto Mar: USS Nimitz (CVN 68) & USNS Rainier (T-AOE 7)USNS-Rainier-T-AOE-7-600x448

Fonte: Defense Watch via Defesa Aérea & Naval (DAN)  

6 Comentários

  1. Este é o tipo de navio/função em que compras de ocasião são adequadas e bem vindas.

    Porém tenho minhas dúvidas se seria adequado e interessante para a MB, do ponto de vista da sua missão e dos custos operacionais, manter navios deste porte, com 49 mil toneladas de deslocamento…

    Comparando, o “Navio Tanque Almirante Gastão Motta” (G-23), tem 10.300 t de deslocamento a plena carga e o “NT Marajó” (G-27) possui 16.000 t a plena carga.

    Guardadas as diferenças de missão e a complexidade muito maior, o “NAE São Paulo” com 32.780 t de deslocamento máximo, já dá uma enorme despesa de manutenção…

    • Alvez80 me desculpe mas se nossos amados governantes parasem de desviar verbas tenho certeza de que verbas para a aquisição e manutenção de tais aparatos não ceria problema e os gastos com a copa esta ai para provar SE BEM QUE GOSTARIA DE VER O BRASIL CONSTRUINDO E NÃO COMPRANDO DE PRATELEIRA TAIS APARATOS e com a tecnologia de hoje a maquina seria bem superior pois é o que os americanos fazem substituem uma maquina com tecnologia do passado por tecnologia nova que fornece maior capascidade e menos custos de operação e manutenção NÃO SEI SE TU COMCORDAS COMIGO MAS UM MOTOR 2.O DE DEZ ANOS ATRAZ É FACILMENTE SUPERADO POR UM MOTOR 1.4 ATUAL HA NOSSO POVO TEM CAPASCIDADE PARA SUPERAR BASTA DAR A ELE O FERRAMENTAL CERTO QUE O RESTO ELE FAZ.

      • Falo da sempre necessária (em forças armadas de qualquer país…) otimização dos gastos, sem desperdícios…O que inclui escolher os equipamentos corretos e adequados para a missão da força armada (no caso, a MB), que cumpram a missão de forma eficiente e dentro da melhor relação de custo-beneficio possivel.

        Será que estes enormes navios cumprem estes requisitos? Só a própria MB para responder…

      • Alvez80 concordo a nossa MB é a mais apta a responder mas se ela for a favor desta maquina gostaria de ver nossa gente construindo tal aparato ao invez de comprar de fora.

    • Esse Navio Tanque é tão caro pra manter que nem o orçamento sem fundo da USN consegue dar conta, quem dirá o nosso. Se for pra fazer suicídio melhor comprar logo um Ninitz.

Comentários não permitidos.