Israelense MTC Industries and Research apresenta ‘inteligência’ para morteiros e foguetes não guiados

Ivan Plavetz

A israelense MTC Industries and Research, empresa de alta tecnologia desenvolvedora e fabricante de sistemas para o mercado aeroespacial e de Defesa, apresentará durante a mostra internacional AUSA 2014, evento que acontecerá entre os dias 13 e 15 próximos em Washington, Estados Unidos, as Unidades Únicas de Direcionamento de Morteiros e Foguetes, identificadas também pela sigla CAS (Canard Actuaction Steering). São dispositivos que reúnem habilidades de engajamento inteligente de alvos ao mesmo tempo que reduzem os efeitos colaterais dessas armas.

De acordo com a MTC, a avançada solução desenvolvida pela companhia oferece entre outras características o total controle de morteiros e foguetes não guiados enquanto esses vetores estejam voando contra o alvo. Os dispositivos são parte de um projeto piloto, com base no qual a MTC está desenvolvendo vários tipos de unidades de direcionamento capazes de ajustar ou de guiar morteiros e foguetes contra alvos mesmo em condições meteorológicas adversas.

A empresa também destaca que essas capacidades, incluindo a precisão do sistema, reduz significativamente os efeitos colaterais, como por exemplo, injúrias nas populações civis posicionadas nas vizinhanças do objetivos. As unidades de direcionamento possibilitam também redução da quantidade de morteiros disparados em até 70% para neutralizar um determinado alvo, representando uma considerável economia.

Basicamente esses sistemas são controlados por quatro motores elétricos DC tipo brushless, os quais movimentam de forma independente quatro aletas aerodinâmicas dobráveis, sendo que essas últimas assumem a posição recolhida e distendida por meio de um sistema específico. Os comandos para movimentar cada uma das aletas que controlam o voo são fornecidos por um computador embarcado no CAS, um sensor calcula continuamente a posição que as aletas devem assumir e um giroscópio integrado mede a rotação do dispositivo induzindo as correções necessárias.

Yechiel Cohen, presidente e fundador da MTC, avalia que morteiros e foguetes não guiados possuem uma grande desvantagem, ou seja, eles não são precisos e possuem grande potencial para causar efeitos colaterais importantes, como por exmeplo, atingir pessoas não envolvidas nos combates e danos em estruturas sem interesse militar. Com o objetivo de oferecer uma solução que reduza ao máximo esses óbices, a MTC desenvolveu o sistema dando aos morteiros e foguetes habilidades de alcançar com precisão seus alvos, reitera Cohen.

Fonte: Tecnologia & Defesa

5 Comentários

  1. Todas as armas que diminuem os efeitos colaterais são bem vindas, sejam elas a SDB ou artilharia guiada por GPS. Facilitam a logística e eliminam o inimigo com precisão.
    Bom para os civis

  2. Logo teremos os infantes de sempre preconizando sua estultices contras usionistas bobos e feios e blablablablabla… 🙂

    Eles não possuem outro discurso… bem que podiam deixar de preguiça e visitar o bunker petralha para buscar novos discursos, que esses já estão bem gastos… 🙂

  3. por LUCENA
    .
    .
    Mais uma tecnologia bélica israelita que tem garantias de boa qualidade,um produto que fora testado exaustivamente nos seus bancos de prova e passado com louvor ! 😉
    .
    E por fala em produto israelita de boa qualidade e de bancos de prova …
    .
    .
    *****************
    .

    ATRITOS ENTRE OBAMA E NETANYAHU SE AGRAVAM
    .
    Os desentendimentos entre os dois líderes datam do início do primeiro mandato do presidente americano.
    Empolgado com as mudanças prometidas em sua campanha eleitoral, Obama quiz reunir palestinos e israelenses para negociarem a paz.
    .
    (*) fonte : http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/10/atritos-entre-obama-e-netanyahu-se.html
    .
    .
    (…) Purificação étnica é Israel quem faz, expulsando palestinos da “Área C da Cisjordânia, onde se localizam os assentamentos. De ano para ano a população palestina dessa região diminui sensivelmente.
    .
    Diante do desafio de Netanyahu, Obama reagiu à altura,através do porta-voz Josh Earnest: “O fato é que, quando se trata de valores americanos, são os valores americanos que emprestam a Israel inabalável apoio. São os valores americanos que nos levam a lutar e garantir recursos para assegurar a segurança de Israel de modo sensível.” (…)

    • Até os russos tentaram comprar UAVs de israel, já que nessa área os russos estão muito atrás. Israel também ensina os russos a fazerem ECMs

Comentários não permitidos.