Defesa & Geopolítica

Israelense MTC Industries and Research apresenta ‘inteligência’ para morteiros e foguetes não guiados

Posted by

Ivan Plavetz

A israelense MTC Industries and Research, empresa de alta tecnologia desenvolvedora e fabricante de sistemas para o mercado aeroespacial e de Defesa, apresentará durante a mostra internacional AUSA 2014, evento que acontecerá entre os dias 13 e 15 próximos em Washington, Estados Unidos, as Unidades Únicas de Direcionamento de Morteiros e Foguetes, identificadas também pela sigla CAS (Canard Actuaction Steering). São dispositivos que reúnem habilidades de engajamento inteligente de alvos ao mesmo tempo que reduzem os efeitos colaterais dessas armas.

De acordo com a MTC, a avançada solução desenvolvida pela companhia oferece entre outras características o total controle de morteiros e foguetes não guiados enquanto esses vetores estejam voando contra o alvo. Os dispositivos são parte de um projeto piloto, com base no qual a MTC está desenvolvendo vários tipos de unidades de direcionamento capazes de ajustar ou de guiar morteiros e foguetes contra alvos mesmo em condições meteorológicas adversas.

A empresa também destaca que essas capacidades, incluindo a precisão do sistema, reduz significativamente os efeitos colaterais, como por exemplo, injúrias nas populações civis posicionadas nas vizinhanças do objetivos. As unidades de direcionamento possibilitam também redução da quantidade de morteiros disparados em até 70% para neutralizar um determinado alvo, representando uma considerável economia.

Basicamente esses sistemas são controlados por quatro motores elétricos DC tipo brushless, os quais movimentam de forma independente quatro aletas aerodinâmicas dobráveis, sendo que essas últimas assumem a posição recolhida e distendida por meio de um sistema específico. Os comandos para movimentar cada uma das aletas que controlam o voo são fornecidos por um computador embarcado no CAS, um sensor calcula continuamente a posição que as aletas devem assumir e um giroscópio integrado mede a rotação do dispositivo induzindo as correções necessárias.

Yechiel Cohen, presidente e fundador da MTC, avalia que morteiros e foguetes não guiados possuem uma grande desvantagem, ou seja, eles não são precisos e possuem grande potencial para causar efeitos colaterais importantes, como por exmeplo, atingir pessoas não envolvidas nos combates e danos em estruturas sem interesse militar. Com o objetivo de oferecer uma solução que reduza ao máximo esses óbices, a MTC desenvolveu o sistema dando aos morteiros e foguetes habilidades de alcançar com precisão seus alvos, reitera Cohen.

Fonte: Tecnologia & Defesa

5 Comments

shared on wplocker.com