Coreia do Norte admite existência de campos de concentração para ‘reformar’ cidadãos

PYONGYANG — A Coreia do Norte admitiu publicamente pela primeira vez a existência de campos de concentração para controlar e “reformar” cidadãos com linhas que diferem do regime de Kim Jong-un. Um oficial do Ministério do Exterior e representante de Pyongyang na ONU negou diante de jornalistas que o governo tenha campos de prisioneiros, mas centros “de trabalho para reformar” os detidos.

De acordo o oficial, esses locais de detenção são onde as pessoas “verificam a sua ideologia e refletem sobre seus atos imorais.” Até agora, essa foi a única resposta ao relatório elaborado há meses pela ONU com denúncias de execuções, desaparecimentos e tortura no país. O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidos constatou violações “sérias, generalizadas e sistemáticas” na Coreia do Norte e documentou a crueldade a que foram submetidos mais de 24 milhões de pessoas.

Para especialistas da ONU, o reconhecimento desses campos de concentração por parte do governo norte-coreano é um avanço na luta para acabar com a repressão do regime. Imagens capturadas por imagens de satélite confirmam a existência de grandes extensões de terra, conhecidas como “Zonas de Controle”, onde milhares de pessoas estariam presas por motivos políticos ou ideológicos. A maioria dos que entram, nunca conseguem sair,

Os campos de concentração na Coreia do Norte são uma das maiores mistérios do sistema repressivo da Coreia do Norte. Eles teriam sido criados nos anos 60 por Kim Il-sung, fundador da nação, expandido por seu filho Kim Jong-il e mantido por seu neto e atual líder, Kim Jong-un. No total, há 16 campos, seis deles dedicados exclusivamente a presos políticos. Especialistas estimam que há de 120 mil a 200 mil pessoas nesses locais.

Apesar da forte segurança, alguns prisioneiros arriscam suas vidas para escapar dos campos e, através de seus depoimentos, é possível conhecer algumas das atrocidades que lá ocorrem: todos os tipos de tortura física e psicológica, testes de armas químicas nos internos e trabalho forçado.

Fonte: O Globo

68 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Só quero vê os americanófilos criticando os norte coreanos por estes terem a sua versão de uma Guantánamo … 😉

    • lucena essa foi no baço dessa gente ,mas eles são hipócritas , e fingem não ver nenhuma semelhança entre um e o outro
      sera que tem uma vaguinha para esses adoradores da vaca sagrada passagem apenas de ida

      • Ba pé de cão.

        Como comparar Guantánamo com as dezenas de milhões de pessoas que os comunistas mataram.

        Se você pensasse antes de escrever.

      • deagol , você é muito mal em fazer contas

        quantos mortos no vietna , quantos no iraque , quantos na coreia
        foi pouco só coloquei alguns países e já ultrapassou em muito a sua comparação
        guantanamo além de ser um centro de tortura dos mais novos e recentes do mundo , é a prova viva da hipocrisia anglo sionista

        todos esses países que citei tiveram interferência yanke para entrar em guerra
        mas tem mais na africa na américa do sul e central na europa tem vários todos com interferência dos estados unidos em mortes dos mais variados tipos
        e olha que não estou nem citando os do oriente médio e africanos
        resumo você não é imparcial e tenta defender o indefensável ,
        resumo pega essas c=quantidade de mortes que você citou e multiplica por 100 mesmo assim os anglo sionistas tem mais sangue nas mãos do que seus números irão chegar ,pois de fome e com sua politica capitalista selvagem matou outros milhões de fome e sede e empobreceu países nos quatro cantos do mundo

      • o que temos que discutir aqui é qual o jeito que os anglosionistas mataram mais no mundo
        1 de fome
        2 fomentando as drogas
        3 vendendo armas
        4 fomentando a miséria
        5 fomentando o trafico humano
        6 depondo presidentes
        7 procurando armas de destruição em massa
        8 fomentando ditaduras contra supostos comunistas que na verdade eram apenas campesinos e lideres comunitários rsrs
        9 testando vírus ,doenças em população pobre e negra pelo globo
        10 com trangenicos cancerígenos
        11 cansei !!!!!!!!!!!
        pega essas ai e me diz de que jeito os estados unidos mais mataram no mundo
        pois SIM os estados unidos são o pais que mais tem sangue nas mãos
        agora temos que saber qual a forma que ele mais matou seres humanos no mundo sera que algum hipócrita consegue me responder .
        ta vendo deagogó quem mandou provocar rsrs
        # vai tentando deagogó !

      • Stalin e Mao tse tung

        Mataram qause 100 milhões o próprio povo.

        Conta ai de novo e quando chegar nesse número ai você me procura.

    • Então façamos assim helvecio, eu critico Guantánamo, e vc fala o que acha dos ‘campos de reformar cidadãos’ da Coreia do Norte.

      Guantánamo e uma aberração no que se refere ao direito internacional. Uma prisão ilegal, em um território ocupado de outro país, que nega o julgamento legal, o contraditório e o direito que deveria ser inviolavel de alto defesa.A comunidade internacional, e principalmente a patetica ONU, deveriam tomar posição firme contra aquela aberração.

      Agora nops diga você helvecio, qual sua opinião sobre as aberrações, que ocorrem no lixo comunista, que e o regime norte coreano?

      • por LUCENA
        .
        .
        Pulgento,você só falou o óbvio … rsrrs .. acabou de descobrir o fogo … hahahha …será que precisa você passar um temporada em uma penitenciária para dizer como é a vida de um penitenciário … ? …. hahahah … só você CP … hahahah
        .
        Prisão é prisão seja ela na Coreia do Norte ou no teu USA ( União dos Sionistas da América )…. hahahah..
        .
        Você acha que estou querendo relativizar tiranias aqui ? …Hahahha … quem gosta de dar cores ao demônio são pessoas que pensa assim como vocês americanófilos … hahahah … tirania é tirania, bandido é bandido, ditadura é ditadura … é simples … não complica senão vai que esquenta e o chifre derrete … hahahahah

      • “Prisão é prisão seja ela na Coreia do Norte ou no teu USA’


        Nuuuusss, má cruzes, eu poderia citar argumentos como julgamento legal, direito da defesa e contraditório, liberdade de opinião, mas depois desta parei com vc rsrsrs, vá se medicar

      • por LUCENA
        .
        .
        ( … ) eu poderia citar argumentos como julgamento legal, direito da defesa e contraditório, liberdade de opinião ( … )
        .
        .
        Então nos mostre pulguento a sua capacidade de fazer uma tese de direito neste caso ai de cima … hahahah … vai sê muito interessante … hahahah e mande uma cópia para a suprema corte dos USA … hahahah …. quem sabe eles irão achar muito interessante também … Hahhaah … esses americanófilos são realmente uns galhofas … ahahahah …

      • rsrsrsrsrsss… CP, pusestes mais uma no zóio do DETURPADO MORAL lucenático… esse precisa urgentemente de internação em Guantánamo… e em cela isolada… é um perigo para os demais internados… 🙂

      • KKKKKKKKK, dedo no olho nao vale.kkkkkkkk , o cara vai ter uma diarreia mental , essa sugestao foi demais pra ele,kkkkkkk , GANHEI O ANO COM ESTE DESAFIO ,kkkkk ( nao se faz isso com os menos favorecidos)

    • Sinico,”

      ….onde milhares de pessoas estariam presas por motivos políticos ou ideológicos.”é a mesma coisa que Gantanamo, ah tah.

    • Esse helvético é uma piada.

      Com parar Guantánamo com as dezenas de milhões de pessoas de seu próprio povo que as ditaduras comunistas assassinaram é uma das maiores asneiras que eu já vi nesse blog.

      Que comentário infeliz como sempre.

    • Mais uma analogia tergiversante do DETURPADO MORAL… só porque ele quer, comparando Guantánamo, que guarda a escória da humanidade, onde o deturpado deveria estar sendo recuperado, com as prisões dos COMUNISTAS que guardam pessoas que apenas tiveram a coragem de divergir de um REGIME AUTORITÁRIO e DITATORIAL… comparar esses dois mundos é ser CÍNICO e ESTELIONATÁRIO INTELECTUAL… para não ser mais enfático…

    • por LUCENA
      .
      .
      Hahahahahah … só fiz um singelo comentário sobre a Coreia do Norte e terminaram colocando a pobre da Cuba na história toda … Hahahahah … coita da Cuba …. Hahahahah … que loucura … Hahahahahhahahahah 😀 😀 😀 😀

  2. Eu gostaria muito ver o que teria a dizer a turma que furnica com Fidel, que torturou e matou alguns milhares, essa mesma turma que criou a comissão da mentira (ou meias verdades) para supostamente exclarecer as torturas e desaparecimento dos guerrilheiros derrotados, essa mesma turma que escreveu e assinou a piada do século, em se tratando de nossa diplomacia, a tal ‘Carta de Desagravo’ à Coréia do Norte ( essa foi de matar!).
    Mas, para falar a verdade, eu não gostaria de ver o que eles tem a dizer, não. A posição deles já está escrita em qualquer cartilha ou jornaleco sindical. A culpa é dos facistas, imperialistas e inimigos do povo. Ou seja, dos EUA. God bless the North Korean People, pelo menos até o dia em que ele resolver pensar diferente da colônia.

    • por LUCENA
      .
      .
      ( … ) Eu gostaria muito ver o que teria a dizer a turma que furnica com Fidel, que torturou e matou alguns milhares, ( … )
      .
      .
      Fidel como tirano que torturava e matava seu opositores, era mais um de tantos que existia e existe no Continente Americano, creio que ele era um auto-didata que fazia tortura sem que precisa-se frequentar a Escola das Américas no Panamá .. rsrsr ..com certeza W. Bush ( ex-presidente americano ) frequentara ali … hahahah…..
      .
      Uma pérola de ensino criado pela vaca-sagrada dos americanófilo … hahahha …tal instituição era um antro de formação a torturadores onde por ali, passou muitos milicos brasileiros e hoje, se esconde da verdade ou melhor, foge dela como o diabo foge da cruz … Hahahahah … ” QUEM NÃO DEVE NÃO TEM ” … há não ser, que tenha o rabo prezo com a mentira e/ou com o crime … 😉

      • Vc, com certeza, DETURPADO MORAL como é, acha que fidel não fez nada demais, e tem a petulância natural dos IMORAIS para criticar o país que criou o que hoje conhecemos como DEMOCRACIA MODERNA… mas como vc é um DETURPADO e um VIGARISTA INTELECTUAL, antiamericanista fajuto, não deixa de destilar suas idiotices que a ninguém que possua o mínimo de racionalidade convence… somente a seus alinhados ideológicos risíveis é que vc faz graça… patético…

    • Quantos foram mortos por Fidel, Melkor.
      Diga quantos e nos mostre a fonte.

      Dia desses, um reacionário ignorante resolveu discutir comigo, arguindo com o “Holodomor” (suposto genocídio acontecido na Ucrânia, que teria tido como instrumento a fome), evento que não é aceito em termos acadêmicos… Sabe como ele usou as cifras? Disse ele “(…) entre 2,5 e 10 milhões de mortos”; é tão fácil usar números, não? E leviano, pois não existe variação aceitável que seja quatro vezes superior ao índice mínimo!

      O pior é que perguntei se ele tinha nível superior, e ele disse que sim…
      Piada.

      Eu não trabalho com opinião, eu trabalho com dados. Opinião eu formo.
      😉

      • Então nos diga Ilya, já que você e muito “Lido” e cheio de fontes”
        Quantas pessoas foram mortas no Holomodor, e quantos foram os mortos nos porrões da ditadura dos castro em Cuba?
        Se você disser que ninguém, eu vou rir da da sua cara de novo.

        “Fuzilamos, e continuaremos a fuzilar”
        Ernesto Guevara.

      • Boa tarde Ilya;

        Obviamente as cifras são difíceis de serem colhidas uma vez que se trata de um regime comunista (empiricamente não apenar supressor de liberdade mas de informações também). Mas aqui vão algumas:

        • 3.820 pessoas fuziladas no Paredón segundo levantamento do projeto “Cuba Archive” (http://cubaarchive.org/) – cifra pequena pois os números partem de documentação escassa de Havana
        • Entre 15 e 17 mil segundo os autores do “Livro Negro do Comunismo”
        • 4.000 fuzilados até o ano de 1961 segundo o autor de “Cuba, Cronología, Cinco Siglos de Historia, Política y Cultura”, o historiador cubano Leopoldo Fornés-Bonavía
        • 5.000 fuzilados até o ano de 1970 segundo o historiador britânico Hugh Thomas, autor de “Cuba or The Pursuit of The Liberty”

        Como disse no início, difícil de saber a cifra correta por se tratar de um regime comunista… Mas é importante ressaltar que esses números acima dizem respeito unicamente ao “Paredón”… muitas outras mortes em prisões políticas ou de pessoas que tentaram fugir do regime engordariam bem essa conta…

        No mais: acho que a grande diferença entre Guantánamo e as prisões Norte Coreanas é que, no caso das Norte Coreanas, quem está sendo torturado é majoritariamente o próprio povo Norte Coreano… coisa que o Tio Sam não costuma fazer OK? Não que isso torne Guantánamo mais aceitável, mas é preciso chamar as coisas pelo que elas são:

        • Guantánamo = prisão militar (com ou sem tortura)
        • Campos Norte Coreanos = prisão política (ou “campos reformistas” para aqueles chegados a um regime totalitário e eufemismos)

        Abs!

      • Caro Ilya.
        Admiro sua intelectualidade e peço desculpas pelas ofensa que já lhe fiz.

        Mas sinceramente:
        “Eu não trabalho com opinião, eu trabalho com dados. Opinião eu formo”

        Acho que sua opinião é partidária ou tendenciosa.
        Amigo, não sou contra o socialismo de maneira nenhuma, mas sou contra as ditaduras violentas que os sustentam.

        A ditadura no Brasil, na qual minha família foi muito prejudicada, foi terrível, mas quem sabe uma ditadura de esquerda não teria sido muto mais sanguinária?

      • Lita de CRIANÇAS assassinadas pelo regime do pai de todos os socialistas brasileiros:

        MORTES DOCUMENTADAS: 94
        Fuzilamentos: 22
        Assassinatos extrajudiciais: 32
        Assassinatos em tentativa de fuga: 24
        Mortes por negligência médica na prisão: 1
        Mortes acidentais – tentativa de fuga: 3
        Insurgentes mortos em combate: 12
        MORTES NÃO IDENTIFICADAS EM TENTATIVA DE FUGA PELO MAR (“BALSEROS”): 10,926 – 12,916 (Estimativa)

        MENORES EXECUTADOS OU ASSASSINADOS POR TENTATIVA DE FUGA
        Owen Delgado Temprana, 15 anos.
        23/03/81, Villa Marista, Havana. ASSASSINADO. Agentes do Estado de Segurança Cubano invadiram a embaixada do Equador, na qual ele se refugiara junto com sua família. Levado ao Quartel-General do Estado de Segurança, foi espancado até a morte.
        Ioamis González Manzini. 16 anos.
        01/07/93. Praia de Cojímar, província de Havana. ASSASSINADO. Morto a tiros por guarda-fronteiras cubanas enquanto nadava rumo a um barco que fora a Cuba para resgatá-lo.
        Três crianças da família Lazo.
        1971. Mar do Caribe. ASSASSINADAS. Desapareceram no oceano após um barco da marinha cubana ter investido contra seu bote. Sua mãe foi devorada por tubarões.
        Angelo López Rabí. 15 anos.
        1971. Prisão Fortaleza de La Cabaña, Havana. FUZILADO junto com seu amigo Nelson Rodriguez (18 anos), após uma tentativa fracassada de seqüestrar um avião da Aviação Cubana para fugir de Cuba.
        Alexis E. Márquez Ríos. 6 anos.
        20/10/99. Águas Territoriais Cubanas, 12 quilômetros ao norte de Havana. ASSASSINADO. Afogou-se junto de sua mãe quando um barco da marinha cubana atacou e afundou o bote no qual tentava fugir de Cuba.
        Orlando Travieso Jr. 17 anos.
        03/91. Águas Territoriais Cubanas, norte de Havana. ASSASSINADO. Metralhado por membros da marinha cubana.
        Eusebio Silva. 17 anos.
        08/12/63. ASSASSINADO por autoridades cubanas enquanto tentava chegar à Base Naval dos Estados Unidos, em Guantánamo, para solicitar asilo político.
        Massacre do Rio Canímar. 07/06/80.
        Os quatro menores a seguir morreram afogados, junto com outros 52, quando a marinha cubana afundou a embarcação de excursão “XX Aniversário”, que havia sido seqüestrada:
        Lilliam González López, 3 anos;
        Marisol Martínez Aragonés, 17 anos;
        Osmany Rosales Valdés, 9 anos;
        Marisel San Juan Aragonés, 11 anos.
        Massacre do Rebocador, 13/07/94.
        Os menores a seguir morreram afogados, junto com outras 33 pessoas, quando um guarda costeiro cubano afundou o rebocador “13 de Março”, que havia sido seqüestrado:
        Ángel Abreu Ruiz. 3 anos;
        Yisel Borges Álvarez. 4 anos;
        Yausel Pérez Tacoronte. 11 anos;
        Juan Mario Gutiérrez García. 11 anos;
        Caridad Leyva Tacoronte. 4 anos;
        Yaser Perodin Almanza. 11 anos;
        Cyndy Rodríguez Fernández. 2 anos;
        José Nicole Anaya. 3 anos;
        Mayulis Méndez Tacoronte. 16 anos;
        Eliezer Suárez Plasencia. 11 anos;
        Yolindis Rodríguez Rivero. 2 anos;
        Helen Martínez Enríquez. 6 meses.
        OUTROS MENORES ASSASSINADOS OU EXECUTADOS
        Mario Alfonso. 16 anos.
        27/02/62, Havana. ASSASSINADO. Deparou-se com um miliciano a agredir um homem, e tentou impedi-lo. Quando outro miliciano pediu-lhe seu nome e endereço, e ele respondeu que vivia em Miami com seu pai, e então o miliciano sacou sua pistola e respondeu-lhe: “Seu verme revolucionário imundo, isto é o que você merece!” Disparou 8 tiros contra ele.
        Carlos R. Araujo Nuñes. 17 anos.
        28/01/94. Rua à frente do hotel “Inglaterra”, Havana. ASSASSINADO. Morto a tiros por um policial por não parar sua motocicleta quando este ordenou-lhe parar.
        Julio Báez. 15 anos.
        27/03/93, Esquina da Auxiliadora Maria com as Ruas Porvenir, Havana. ASSASSINADO. Morto a tiros por um coronel do Departamento do Interior de Cuba (MININT).
        Pedro Bermúdez. 16 anos.
        29/06/74, Santa Clara, Las Vilas. FUZILADO.
        Miguel Calderón Espín. 17 anos.
        26/04/91, Prisão “Kilo 7”, cidade de Camagüey. ASSASSINADO pelos guardas da prisão.
        Dois irmãos Cardona.
        09/12/61, Esmeralda, provícia de Camagüey. ASSASSINADOS. Mortos a tiros pela polícia revolucionária, a qual invadiu a sua casa, assassinando a sua família inteira.
        Ramón Díaz Yanez. 16 anos.
        08/07/62. Escola Yard, Escola Secundária de Baldor, Havana. ASSASSINADO pelo chefe da Juventude Comunista de Vedado, que o baleou à frente de seus colegas de classe, quando foi em socorro de uma estudante que estava sendo espancada pelo mesmo.
        Ditsan Diéguez Torres. 17 anos.
        03/08/92. Usina San Germán, Holguín. ASSASSINADO. Morto a tiros por um policial por furtar açúcar do armazém da usina.
        Julio Flores Díaz. 17 anos.
        Verão de 1995. Cela de punição na prisão de Valle Grande, El Morado, província de Havana. MORTO POR NEGLIGÊNCIA MÉDICA NA PRISÃO. Vomitando incessantemente, seu pedido de socorro foi ignorado. Ele foi encontrado morto em uma poça de vômito e sangue.
        Máximo Galán Zaldívar, 17 anos.
        20/01/79. Escritório do G-2 Estado de Segurança, em Guantánamo. Líder de um grupo jovem de fãs de Rock-and-Roll. ASSASSINADO na prisão por divergência ideológica.
        Mónica García. 15 anos.
        08/09/93. Reparto Poey, Havana. ASSASSINADA. Morta a tiros por um policial que atirou indiscriminadamente contra um grupo de jovens que o insultavam.
        Evelio G. Gil Diez Cabezas. 17 anos.
        04/12/59. Prisão Fortaleza de La Cabaña, Havana. FUZILADO.
        Armando Gonzáles Peraza. 14 anos.
        02/12/61. Provícia de Las Vilas. ASSASSINADO pela polícia, a qual afirma que ele cometeu suicídio.
        José Ramón Guit Cruz. 16 anos.
        03/71. Cidade de Camagüey. ASSASSINADO. Por grafitar seu apelido “Grafite”, ele foi preso sob falsas acusações de pichação anti-Castro. Sua prisão tornou-o radical, e logo ele começou a organizar protestos públicos contra o regime de Castro. Preso várias vezes, ele finalmente foi morto a tiros pela polícia. Seu funeral foi transformado em um grande protesto público, e o governo enviou tanques às ruas.
        Simón Heredia Ávarez. 13 anos.
        Verão de 1993. Ruas de Céspedes, Ciego de Ávila. ASSASSINADO. Morto a tiros pela polícia enquanto se queixava do desnecessário excesso de violência policial contra uma multidão de pessoas reunidas à frente de uma loja de alimentos do governo. Centenas de cidadãos protestaram contra o governo em seu funeral.
        Rigoberto Hernandez Estevez. 17 anos.
        09/03/61. Prisão Fortaleza de La Cabaña. Aluno deficiente mental de uma escola secundária; faxineiro do “Instituto de Educación Activa”, Havana. FUZILADO. Falsamente acusado de conspiração.
        Ramiro T. Javier. 5 anos.
        08/60, Cuneira, Guantánamo. ASSASSINADO pela polícia.
        Reynaldo Lopez. 17 anos.
        10/86. ASSASSINADO. Soldado cubano das Forças Armadas assassinado a tiros ao tentar deixar sua unidade militar sem autorização.
        Ismael Lourent Brunet. 17 anos.
        Lázaro R. Ordales 17 anos.
        Armando Piñero Garcia. 17 anos.
        23/02/63. Rua em frente ao hotel “Perla de Cuba”, Sacti-Spíritus, Las Villas. ASSASSINADOS. Eles faziam parte de um grupo de jovens que estava em frente ao hotel. Mortos a tiros por um miliciano revolucionário sem que houvesse provocação.
        René Martinez. 14 anos.
        13/06/68. Cidade de Matanzas. ASSASSINADO na prisão, morto a tiros por um miliciano de Castro.
        Leonardo Matas Pich. 16 anos.
        30/01/62. Prisão Juvenil em Guanajay, Pinar del Río. ASSASSINADO na prisão.
        Cristóforo Medina Fantoni. 17 anos.
        06/79. Campo de Concentração de Managuato para Desertores Militares, província de Camaguey. ASSASSINADO. Morto a tiros enquanto tentava escapar.
        Lázaro Morera Martínez. 16 anos.
        1993, Finca Desengaño, Aguica, província de Matanzas. ASSASSINADO. Morto pelo Chefe de Polícia de Aguica, quem indiscriminadamente atirou contra um grupo de jovens.
        Luis Pérez Antúnes. 17 anos.
        31/03/61, Prisão Fortaleza de La Cabaña. FUZILADO.
        Juan Manuel Pinto Menéndez. 16 anos.
        23/09/60. Ruas de Guanabacoa, Havana. ASSASSINADO pela polícia.
        Andrés Quintana Velázquez. 14 anos.
        28/05/93, Hospital Provincial de Matanzas. ASSASSINADO. Foi em socorro de seu padrasto, que estava sendo chutado por dois policiais. Morreu 3 dias depois que um deles o baleou.
        Ramón Rivero. 16 anos.
        13/10/65. Escritório do G-2 Segurança de Estado em Havana. ASSASSINADO na prisão pela Segurança de Estado.
        Elio Rodríguez. 13 anos.
        22/08/61, La Vibora, Havana. ASSASSINADO pela polícia, a qual alega que ele cometeu suicídio.
        Juan Rodríguez. 17 anos.
        Soldado das Forças Armadas cubanas. FUZILADO ao tentar abandonar seu posto para visitar sua mãe.
        Raúl Torres Pérez. 17 anos.
        03/06/62. Hospital da Universidade Calixto Garcia, Havana. ASSASSINADO. Desenvolveu câncer enquanto cumpria pena na prisão por razões políticas e não lhe foi dada assistência médica. Após finalmente ser transferido ao hospital, pediu permissão a seu guarda milícia para deixá-lo ir ao banheiro. Negada a permissão, mas incapaz de controlar sua vontade, ele tentou se levantar e andar. O miliciano agrediu-o com uma coronhada no rosto, arremessou-o ao chão e atirou nele.
        Calixto A. Valdés Mendoza. 17 anos.
        11/09/63. Prisão Fortaleza de La Cabaña. FUZILADO. Acusado de conspirar contra os poderes do Estado. Seu pai, Juan Valdés Terán, foi condenado a 25 anos de prisão no mesmo tribunal.
        Jorge Varas Bileves. 16 anos.
        04/04/62. Quartel-General do Estado de Segurança, Havana. ASSASSINADO na prisão. As autoridades cubanas alegam que ele cometeu suicídio.
        Manuel Vidal Argudín. 16 anos.
        07/09/60. Ruas de Havana. ASSASSINADO. Baleado na cabeça por um agente do Estado de Segurança por resistir à prisão. Ele estava desarmado.
        MENORES EXECUTADOS POR PARTICIPAREM DE INSURGÊNCIAS ANTI-CASTRO
        Combatentes rebeldes, na sua maioria agricultores, fuzilados:
        Felicito Acosta. 16 anos, 28-12-64.
        Rubén Acosta. 15 anos, 04-11-64.
        Juan Devora Blanco. 17 anos, 04-01-62.
        Lorenzo Clavijo Espino. 16 anos, 28-12-62.
        Justo García Jr. 16 anos, 22-07-64.
        Luis Gonzáles. 14 anos, 28-12-62.
        Carlos Machado. 15 anos, 08-07-63.
        Ramón Machado. 15 anos, 09-08-63.
        Efraín Manso Brizuelas. 16 anos, 1965.
        Lorentino Peláez Jr. 17 anos, 09-11-63.
        Emeterio Rodríguez García. 17 anos, 09-11-62.
        Antonio Ruíz Acosta. 14 anos, 31-09-61.
        Tito Sardiñas. 17 anos, 31-08-63
        (Executados por colaborarem com rebeldes anti-Castro)
        Jesús Carrillo. 16 anos, 05-11-63
        (Capturado e executado por milícias castristas)
        Fuzilados por se infiltrarem em Cuba:
        Adolfo Reyes de la Cruz. 17 anos, 12-10-60.
        Mario Rodríguez. 17 anos, 16-12-65.
        MENORES MORTOS EM COMBATE (INSURGENTES ANTI-CASTRO)
        Em sua maioria pequenos agricultores (camponeses)
        Guillermo Álvarez Sánchez. 17 anos.
        29/05/66. Infiltração.
        Alejandro Beliz. 17 anos. 1961.
        Rebelde de Escambray.
        Elias Borges. 17 anos.
        15/08/62. Rebelde de Escambray.
        Orlando Collazo. 17 anos.
        1962. Rebelde de Escambray.
        Raciel Guerra Gumarrón. 15 anos.
        1964, rebelde.
        Osmundo León Guerra. 14 anos.
        01/03/63. Rebelde de Escambray.
        Luis Montalvo. 17 anos.
        1963, Rebelde Escambray.
        José Adonis Peña Calzada. 17 anos.
        1961. Rebelde de Escambray.
        Miguel Pichs. 17 anos.
        1961. Rebelde de Escambray.
        Oscar F. Rodón Caminero. 16 anos.
        17/04/61, Invasão da Baía dos Porcos.
        Stalin Rovira Guerra. 17 anos.
        12/03/61. Rebelde de Escambray.
        Severino Ureta. 16 anos.
        1964, rebelde de Escambray.
        Luis Valdespino. 17 anos.
        1961, rebelde de Escambray.
        MENORES QUE MORRERAM TENTANDO FUGIR DE CUBA
        Maikel Fonseca. 16 anos.
        Alberto E. Vásquez. 17 anos.
        24/12/2000. Cadete do Exército Cubano. Faleceu como passageiro clandestino no compartimento de uma roda de um Boeing em um vôo Havana-Londres.
        Manuel Whitaker. 16 anos.
        1993. Morto por uma mina de superfície cubana enquanto tentava chegar à Base Naval dos Estados Unidos, em Guantánamo.

        fonte: http://www.CubaArchive.org

      • Lista de um site anticastrista, sem credibilidade alguma, que chega ao absurdo de incluir um idiota que entrou no compartimento do trem de pouse de um airliner…

        Pior é o idiota, que tenta chegar a nado em uma base norte – americana, explode em uma mina, que tem sua morte atribuída ao estado cubano. Ridículo.

        É por essas, e outras, que digo que todo coxinha é um burgúndio.

      • Que lógica interessante não é? Quer dizer que apenas pelo fato de ser anticastrista não tem credibilidade. Esse é o modo canino (apenas vê em preto-e-branco) peculiar a um perfeito esquerdista idiota latinoamericano como você. E ainda por cima caricato…..

        No mais, o que levou um jovem a arriscar-se no trem de pouso de uma aeronave e outro a tentar ir a nado até uma base americana? Certamente eles não estavam felizes na Ilha-prisão. Como se vê, burgúndios são os Petralhas….

      • Ucraniano paraguaio… vc deveria ser a última pessoa a se posicionar sobre essas verdades, pois, ao contrário dos descamisados intelectuais da esquerda que vomitaram logo acima, vc tem algum conhecimento dos fatos e, sendo assim, se torna pior que eles, pois o faz com dolo, eles por ignorância e burrice…

      • Blues, a tais pessoas se aplica a frase de Ovídio:

        Video meliora, proboque, deteriora sequor.

        Traduzindo: Vejo as coisas melhores, e concordo com elas, mas, sigo as piores.

    • Eles criam imbecilidades retoricas para tudo Melkor.

      Quando roubam, estão na verdade “re-distribuindo renda”

      Quando corrompem, estão na verdade “financiando a revolução”

      Quando matam, estão na verdade “eliminando a burguesia”

      Quando censuram estão na verdade “regulamentando a mídia’

      e assim por diante.

      • Capa preta, você é insidioso e covarde!
        Falso e canalha!
        Estivesse eu na sua frente, metia-lhe a mão na cara!

        Neste país quem promoveu a censura foram os militarfes e a direita política!
        É um fato histórico!

        Quem roubou e corrompeu neste país, e os dez maiores escândalos de corrupção assim o demonstram, foi a direita política, cujo montante, privataria inclusa, é maior do que 10 bilhões!

        Quem matou neste país, foi a direita política, que não satisfeita em matar e torturar, ainda fez a nação de capacho dos EUA!

      • “Estivesse eu na sua frente, metia-lhe a mão na cara!”
        _
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Para não dizer que não te daria chance tiuzinho, eu até deixaria vc bater primeiro.
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Amigo Capa Preta, dê um desconto! Tudo isso é medo da Tia Stella Wanda perder a eleição. Caso isso aconteça o “tiozinho”Ilya irá perder a bolsa que o permite ficar aqui vagabundando o dia inteiro e terá de ir fazer algo que talvez nunca tenha feito: trabalhar.

      • Você não conhece as cargas que sou capaz de tracionar.

        Faço 100 barras paralelas, 20 na série de abertura. Você, faz quantas?
        Só alimenta a barriga.

        Já moí gente com 1,90 e mais de 120 kg.

        Meto-lhe a porrada, se você, na minha frente, começar a distorcer a verdade e dar-se a insidiosidade.

      • AH COITADO… ele não sabe com quem tá se metendo… 🙂

        CP, pela nossa amizade, pegue leve com o idoso… 🙂

        Será que o velhinho do Ilya tem seguro de vida ???… plano de saúde, pelo menos ???… trágico, para ele… rsrsrsrsrssrrssrrsrsrsrssrss…

      • “Faço 100 barras paralelas, 20 na série de abertura. Você, faz quantas?
        Só alimenta a barriga.

        Já moí gente com 1,90 e mais de 120 kg.

        Meto-lhe a porrada, se você, na minha frente”
        ________________
        E eu sou formado em “corte e costura” e trabalho como paneleiro em uma cantina publica de SP, se acha que da procê tiu, cai dentro, que o que vc quiser, vai me achar querendo em dobro.
        😛 😛 😛

      • “Ilya Ehrenburg
        11 de outubro de 2014 at 1:37

        Capa preta, você é insidioso e covarde!
        Falso e canalha!
        Estivesse eu na sua frente, metia-lhe a mão na cara!”

        CAPA PRETA
        11 de outubro de 2014 at 12:37

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Para não dizer que não te daria chance tiuzinho, eu até deixaria vc bater primeiro.”

        issssooo ai ainda vai acabar em namoro..isso ai ainda vai acabar em putaria…vcs vão ver só.. o negocio começa assim… 😀

      • Caro Ilya, vou te dizer com quem vc acaba de se meter a besta:

        “Dobro o rodo e passo a régua em quem tentar me derrubar
        Homem que quer ver meu fim ta caçando sarna pra se coçar
        Pra nascer outro igual eu vai tempo eu sei que demora
        Porque quando Deus me fez ele jogou a receita fora

        Sou um caboclinho esperto e não tem nada que me dobra
        Já passei desodorante até no suvaco de cobra
        Cortei orelha de um sapo no fio do meu canivete
        Derrubei um avião com um estilingue e um chiclete

        Eu Enfrento onça no tapa e mato boi no pescoção
        Dou rasteira em serpente faço barba de leão
        Atravesso o mar no nado seguro raio na mão
        Eu Já desmatei cerrado com faca de cortar pão

        Botei “lagarta” pra cima no ar virou borboleta
        Os versos desse pagode so sai da minha caneta
        Eu vou falar a verdade pois mentira não adianta
        Pra poder cantar pagode tem que ter peito e muita garganta
        Pra fazer o que eu faço só Deus que está lá no céu
        Quem provar que eu to mentindo pra ele eu tiro o chapéu.”

        ESSE É MEU AMIGO CAPA PRETA… eita caboclinho maneiro, sô !!!… 🙂 🙂 🙂

        Tu tá ferrado, velhinho… 🙂

      • Não se iluda CAPA PRETA… essa corja contamina tudo… até o site está começando a ficar aparelhado por alguns simpatizantes dessa linha retrógrada ideológica que não aceita serem desmascarados… por mais que isso possa ser ruim para o pensamento livre, temos que aguenta-los, pois, diferentemente deles, não queremos calar a ninguém, antes desanca-los… eles, ao contrário querem a todos calar porque a verdade não está com eles… triste fim de Policarpo Quaresma… perseguido pela malta esquerdista que, como um cupim, corrói o mundo para se alimentar das obras dos outros…

      • mimimi… olha, meu velho, na sua idade a única coisa que vc não é capaz de fazer com o supino é levanta-lo… é mais provável que vc o guarde como vintage de uma época que já se fora… e o gurizão de 1,90 que tu moestes dever ter tido muito trabalho aloitando contigo no vestiário ensopado de óleo lubrificante… aiaiaiuiui… rsrsrsrssrsrsrsrsrs… 🙂

      • por LUCENA
        .
        .
        Não é na Cuba onde está Guantánamo onde a vaca-sagrada dos americanófilo faz lavagem cerebral nas cobaias humanas para mais tarde serem distribuir pelos quatro cantos do planeta, com o propósito de serem agentes da CIA para a ” revolução Jihagista ” à moda sionista … Hahahah …
        .
        Agora, volte para aquele blog que parece mais um canil de vira-lata, onde só tem americanoide, no qual você é adestrado e diz para todos lá, que o lucena falou que eles são uns bandos de inocentes e não sabem de nada …. Hahahah.. 😀

      • Caro Rogério.

        Quanto as prisões dos Castros confesso que não estudei o assunto, mas sobre as prisões soviéticas e Norte Coreanas da para se dizer que são crimes contra a humanidade.

        Mas admito, Guantánamo também é desumana, pois muitos dos prisioneiros aparentemente são inocentes.
        sou a favor do fim de Guantánamo, mas não podemos comparar com esses campos de concentração estabelecidos por ditaduras comunistas.
        Massacrar um suposto inimigo pode ser um erro, porém massacrar a própria população chega a ser uma monstruosidade.

        Se um dia as Coreias se unirem muita coisa vai ter que mudar no norte. Espero que haja uma união pacífica para o bem dos norte coreanos. Chega de mísseis nucleares e chega de escudos anti-mísseis.

        Mas duvido que os ditadores estejam dispostos a abir mão do poder por uma democracia de verdade.
        Paz para eles, e dane-se a indústria militar americana

      • A ilha prisão de Castro permite que uma vagabunda critique o governo local, enquanto isso Assange e Snowden vivem refugiados…

      • Snowden, ele era funcionário do governo que traiu, merece sim a prisão, a vagabunda é tão somente, mais uma cidadã explorada por um FDP vagabundo, que vive no luxo enquanto o país vive nos anos 50 do seculo passado!!! Se acham dono das pessoas.

      • Cidadã cuja conta bancária recebe 250.000 dólares anuais de uma empresa austríaca, denunciada como fachada da CIA.

      • rsrsrrsrsrsrss… e fidel permite que ela tenha acesso e gaste essa pequena fortuna… rsrsrsrsrsrssrsrs… como são úteis esses idiotas… 🙂

      • Largue de ser MENTIROSO, Ilya… vc sabe que Yoni Sanches é OPOSIÇÃO CONSENTIDA… só para idiotas úteis da sua lavra continuarem lambendo as botas do barbudo cubano… é o cúmulo da subserviência socialista burra… fazer o quê !!!???…

      • Quando você pensa que viu de tudo por aqui eis que o indigitado elemento se supera no quesito estelionato intelectual ao forçar a comparação entre Yoani Sanchez e Assange e Snowden. Para que não restem dúvidas vamos desmascarar de forma didática o estelionatário sedizente formador de opinião:

        – Yoani Sanchez é uma cidadã cubana. Assange além de Hacker é ladrão e Snowden era um funcionário do governo do EUA.

        – Enquanto cidadã cubana Yoani tem o direito assegurado pela Carta da ONU sobre os direitos do homem à liberdade de expressão, em que pese o regime ditatorial dos Castro. Assange furtou informação classificada do Governo dos EUA e a publicou sem submetê-la a qualquer critério de filtragem e Snowden divulgou segredos os quais estava obrigado a manter enquanto servidor público.

        – Ademais, tanto Assange quanto Snowden colaboram com um país (Rússia) hostil aos EUA.

      • Lacaio do povo ladrão de terras arenosas.
        Não trabalho para governo algum.
        Insidioso e covarde. Estivéssemos em um bar estarias com um gargalo na garganta!

    • Amigo Melkor, não se abale! O malfadado Ilya tenta defender o impossível ou seja, que Fidel Castro NÃO matou muitos opositores (Talvez o “paredón” seja uma invenção da CIA para desinformar), que os Irmãos Castro NÃO são ditadores e que Cuba NÃO é uma ilha presídio. Talvez os refugiados em botes improvisados, tentando chegar aos EUA desafiando os tubarões do Mar do Caribe, sejam alguma encenação de Hollywood, talvez dirigida por George Lucas ou Steve Spielberg….rs!

      Quanto ao autoconferido título de “formador de opinião”, pergunte a ela por que ele não se arrisca a formar opinião lá na Trilogia?…rs!

    • todos são bonzinhos..todo mundo é santinho e luta pela justiça, paz e liberdade..pronto..esta resolvida a discussão…rs..

  3. “Snowden, ele era funcionário do governo que traiu, merece sim a prisão”… Rogério, Snowden não traiu o Governo… ao contrário, DENUNCIOU O GOVERNO QUE TRAIU O POVO!

    Só admiro a coragem de um cara desses… em lugar dos “espertos” do sistema que se eximem da responsabilidade com a frase “NÃO SOU DEDO DURO!”… e continuam trabalhando a favor dos marginais!

    Quanto ao posto, só uma pergunta: KD os defensores da ordem mundial agora, com a OTAN e tudo o mais!?? Já fizeram maior auê por muito menos… será que isso aí não é motivo suficiente!?? Ou só vale quando é país “fraquinho e mal nutrido”!??

    • Mauro… Mauro… nessas questões o buraco é mais embaixo… nem vc nem o Tireless tem os fatos em mãos para dizer sem errar o que acontece de fato… acredito, na verdade, que ambos, Snowden e Assange fazem parte de um jogo maior não vislumbrado por nós do baixo clero… emitir opinião final sobre esse tema é agir sem precaução… acredito mais em um “cavalo de Tróia” que em traição, até porque não houve nenhum prejuízo para os EUA… só mimimi de esquerdopatas enchendo a bola deles como se fossem Joãos lutando com gigantes… a velha síndrome de Don Quixote… 🙂

  4. Vixe! A discussão descambou mesmo,

    Só pra fechar Ilya: sinta-se feliz por estar em um país onde você pode escrever o que bem entender na internet (mesmo que eu e muitos colegas achem um absurdo). Isso é democracia… é isso que não existe em Cuba;

    Abs

Comentários não permitidos.