Carga tributária mata indústria de defesa, afirma executivo de vendas da Avibras

avibrasastros2Companhia brasileira de desenvolvimento de tecnologias e produtos de Defesa participou do seminário da Fiesp para a Escola de Guerra Naval

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp, 29/04/2014

A carga tributária que incide sobre os produtos de Defesa fabricados no Brasil pode chegar a 54%, segundo o Marco Aurélio Rodrigues de Almeida, executivo de vendas da Avibras, tradicional companhia brasileira que desenvolve tecnologias e produtos para o setor, sobretudo para a Força Aérea Brasileira.

“A carga tributária realmente mata os nossos produtos. Estamos atuantes em Brasília com o intuito de fazer com que, cada vez mais, esse processo de estratégia e de produto seja incorporado de forma que empresas da base industrial de defesa possam competir com o mercado externo em pé de igualdade”, afirmou Almeida.

De acordo com o executivo, as Forças Armadas do país conseguem comprar sistemas e produtos de defesa sem imposto, enquanto a carga para os componentes fabricados no Brasil pode chegar a 54%, “se falarmos de IMCS, IPI, PIS, Cofins e outros”.

Almeida participou de uma apresentação do Departamento da Indústria de Defesa, o Comdefesa, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para alunos da Escola de Guerra Naval.

Durante o encontro, representantes de empresas que atendem às Forças Armadas brasileiras com serviços de tecnologias e com produtos como mísseis, aeronaves e sistemas de rastreamento apresentaram oportunidades do setor e novos projetos que estão em andamento.

O gerente comercial da Atech, empresa do grupo Embraer que desenvolve tecnologias de Defesa, Vinicius Augusto Meng, apresentou alguns projetos da companhia para a Marinha Brasileira.

Segundo Meng, 52% dos contratos da Atech é com a Marinha. “Nós queremos ser parceiros estratégicos da Marinha porque a gente tende a assegurar a soberania e garantir soluções tecnológicas de ponta e classe mundial”, concluiu.

Foto: Marco Aurélio, executivo de Vendas da Avibras: “Carga tributária mata produtos de Defesa”. Helcio Nagamine/Fiesp

Fonte: FIESP  

19 Comentários

  1. Concordo plenamente! Mas além disso (a carga tributária na área defesa/guerra é alta mesmo… nem poderia ser diferente!) o maior problema são os sanguessugas que não fazem nada, mas querem um pedaço do seu “bolo”!

    E haja sanguessuga!

    • “a carga tributária na área defesa/guerra é alta mesmo… nem poderia ser diferente!”… poderia nos explicar porque a carga tributária tem que ser tão alta a ponto de inviabilizar projetos nacionais em favorecimento de estrangeiros ???…

      • por LUCENA
        .
        .
        SITES RECEBEM DENÚNCIAS DE PRECONCEITOS CONTRA NORDESTINOS NA WEB
        .
        Os criadores do site criaram uma campanha contra as publicações preconceituosas. A página recebe cópia das postagens e apresenta dicas de como fazer a denúncia diretamente ao Ministério Público Federal.
        .
        (*) fonte : http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/10/preconceito-contra-nordestinos-nas-redes-podem-ser-denunciados-em-site
        .
        .
        ( … )Caso a pessoa não queira se identificar ao fazer a denúncia, é possível utilizar o site da OnG SafernetBrasil, que trabalha pela defesa dos direitos humanos.
        .
        Em parceria com o próprio Ministério Público Federal, o site http://www.denuncie.org.br recebe, de forma anônima, denúncias de discriminação, preconceito ou incitação ao crime na web e os encaminha aos órgãos públicos competentes. ( … )
        .
        .*******************
        .
        OBS.
        .
        .
        Também esse site serve para denunciar os preconceituosos contra negros .

      • Mais um instrumento da esquerda para insuflar a luta de classes que sem ela a esquerda não sobreviveria… como um abutre, vive da carniça que sobra dos embates sociais criados por ela mesma… adoram jogar mulher contra homem (guerra de gêneros), filho contra pais (guerra de gerações), pretos contra brancos (guerra racial), empregados contra patrões (guerra trabalhista), pobre contra rico (guerra de classes) e por ai vai somente para ganhar dividendos políticos e simpatia perante os idiotas úteis que governam… não se iludam… eles não defendem NINGUÉM, antes, como advogados em causa própria, defendem somente seus próprios interesses… outro dia perguntaram a Maria do Rosário, ministra dos direitos humanos, quem ela defenderia naquele caso dos menores que trucidaram um homossexual em SP… ela simplesmente se esquivou… não quis condenar os menores, porque são menores e não porque tivessem razão, bem como não quis defende-los, com medo da pressão dos grupos LGBTs… ou seja… não defendem minorias coisa nenhuma, antes defende o direito de estar em uma posição de PODER… somente o PODER lhes interessa, não a composição de conflitos… ou seja, PURA HIPOCRISIA TRAVESTIDA DE BONDADE… há idiotas que compram essa fábula… dar ouvidos a essa gente é vestir o chapéu de burro e se fantasiar de papagaio de pirata… falam demais mas não sabem o que estão dizendo… 🙂

      • Mauro, aguardo sua resposta… é que atravessaram minha pergunta… fazer o que… esquerdistas não possuem a mais comezinha educação… também, são filhos de chocadeira… rsrsrsrsrsrsrs… saudações…

      • Foi mal… só vi agora… também achei esquisito… podiam ter sugerido isso para um post específico! ???

        Nossos políticos e lobistas são famintos por $$$ e a maneira mais fácil de conseguir isso é criando impostos…

        Se um produto vende muito, um imposto pequeno ainda assim gera muito dividendo, mas no caso de armamento, onde até o número de unidades é relativamente pequeno, certamente eles vão tentar morder mais por unidade…

        Já os produtos militares, que de fato demoram e muito para serem desenvolvidos, têm blindagem menor contra a corrupção… assim que a coisa “vinga”… já tem gente pra kct querendo uma fatia, ou querendo que outro ganhe pelo mesmo motivo!

        Como o Brasil é especialista em criar impostos, eles vão para toda a cadeia produtiva, e muitas vezes passam até despercebidos.

        Aquele aumento da passagem que o povo do Rio conseguiu evitar, foi incorporado logo depois como taxa para recarga do Riocard… ninguém comentou, ninguém soube… de repente, tava lá!

        Acredito que só se criando uma lei específica e taxando o produto como de “interesse estratégico para o Brasil” poderíamos “blindá-los” (ao menos um pouco) contra toda essa cadeia de impostos absurdos!

        Produtos de “alto valor”… quero morder mais… veja iPhone, PlayStation, etc!

        É interessante lembrarmos que na época colonial o “pau” comeu por causa do “quinto”, e hoje pagamos até, quase, ou em torno de, 40% de tudo que ganhamos, como imposto!

        É mais ou menos por aí!

    • VERDADE… com o que se paga de impostos por um VW gol no Brasil se compra Audi, Mercedez e BMW nos EUA… uma vergonha para esse governo que nos ROUBA… a PETROBRAS que o diga…

  2. A ganância do governo é burra. Se os produtos nacionais são caros vendem menos lá fora e torna os produtos importados mais atraentes no BRASIL. Se arrecada menos com exportações e mandamos dinheiro pra fora com importações.
    Se a lógica inversa prevalecesse, cobrando até 10% de imposto nos produtos nacionais, atrairia empresas ao país substituindo importações. Oneraria menos o produtor nacional tornando-o competitivo. Daí se arrecada menos sobre mais, se importa, mandamos menos dinheiro para fora compensando o desconto no imposto e criamos um parque industrial variado onde muitas novas empresas podem surgir aproveitando a demanda das outras. Provavelmente a arrecadação superaria a atual pelo aumento da economia e da oferta da empregos. Ganhar no montante ao invés de matar a indústria com taxas. Como na China.

  3. Insano. Há alguma explicação para isso, à luz da razão? A única que me ocorre seria a materialização de uma política destinada a nos manter de joelhos e indefesos. Trata-se, sem dúvida, de uma política suicida, muito provavelmente orquestrada do lado de fora de nossas fronteiras e seguida pelos lacaios daqui. Tenho boas esperanças com uma futura candidatura de Bolsonaro….

  4. Mas a grande carga tributaria eh necessaria para bancar os pacotes de bondades do GF, sem esta carga extrema,nao existiria bolsa famigerada , mais(cuba)medicos ,aquisiçoes de açoes de empresas de telecomunicaçoes e de frigorificos ,kkkkkkk

  5. O parasitismo do estado inchado gigantista, suga forças da sociedade, em todos os sentidos mesmo.
    Mas na area de defesa, educação/pesquisa e inovação tecnológica, e suicidio nacionalista mesmo.
    Produtos nestas areas, deveriam serem completamente insentos de tributação

  6. por LUCENA
    .
    .
    Esse é o mantra dos empresários malandro brasileiro, vão ao BNDES busca dinheiro barato ( juros de mercado internacional ) muitos dão golpes em não pagar como muitos bancos brasileiros algumas empresas mídia que devem ao BNDES e depois vão reclamar do governo pelos imposto, com a desocupa para não serem chamados de velhacos.
    .
    A questão central eles ão falam, é o retorno desses imposto em serviços público que é péssimo.
    .
    O imposto pagos no Brasil se retorna-se em serviços de boa qualidade, seria mais bem pagos e valeria à pena; basta vê o caso da Suécia, tem um imposto que para os padrões brasileiro é altíssimo más,ele mostra-se na excelência eficiência de serviço público de boa qualidade, ou seja, se vê o retorno desses impostos em serviços de boa qualidade.
    .
    Parece que essa turminha psdebistas se “esqueceram” que essa carga tributária de ser alta e mal utilizada é um mal que existia até no governo do americanófilo FHC e que alás, as indústria brasileira durante o governo do FHC, foi muito esquecida pela política monetarista que visava mais fortalecer os bancos do que as indústrias,parece que a AVIBRÁS, duranta o governo do FHC; deveria ser muito boa a sua receita de investimento daquele governo . 😉
    .
    Para muito capitalistas da velha guarda, onde muitos industriais investiram no segmento bancário como fora o caso do grupo Silvo Santos ( Panamericano ) que quebrou e do grupo Votorantin , querem desfazer do seu banco agora, parece que já não dão muito lucro sem produzir como era no tempo do americanófilo FHC, onde a malandragem sem trabalhar, ganhava mais dinheiro especulando no sistema financeiro com juros altíssimo do que produzindo bens e serviços, com ocorreu nos EUA e na Europa e que embora com aquele exemplos mau sucedidos, os ” sem-noção ” como se pode vê ( ….rsrsr … ) querem que seja praticado aqui também. 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      PRESIDENTE DA UNE CRITICA ECONOMISTA TUCANO E DEFENDE EDUCAÇÃO PÚBLICA.
      .
      Apesar dos esforços do governo federal em ampliar o acesso à educação superior nos últimos 12 anos, um dos assessores econômicos do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, defende a privatização das universidades públicas brasileiras.
      .
      (*) fonte : http://www.vermelho.org.br/noticia/250956-1
      .
      .
      (…) Durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu o fim das universidades públicas no Brasil. À época, o então ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, não descartou acatar a ideia da organização internacional. (… )

  7. Povo brasileiro paga carga tributária altíssima em tudo, não só na defesa, mas geral também. Mesmo com carga tributária cara, a população não recebe nada em troca. Só sabemos que pagamos, porém não sabemos que o governo faz com esses dinheiros. O serviços essenciais continuam piorando a cada ano. Entra governo e sai governo e nada muda.

    Todo ano o governo bate recordes de arrecadação, mas a educação , saúde e segurança continuam piorando..

  8. Eu sou a favor de desonerar td a indústria de defesa , de remédios e dar aos FAs 3,5% do PIB p às mesmas comprarem material Bélico, eu ñ disse pagamento de pessoal..E `há cada 5 anos, fazer uma análise de cada indústria, e ver o q ela está dando de bom em ekipa/ p às n FAs, aí ele continuaria isenta. de forma seletiva. Essa isenção seria acompanhada por vários deputados/senadores e especialistas das FAs e fora dela, e td isso p ontem.Sds. 😀

Comentários não permitidos.