Vietnã reforça laços militares com EUA

Secretário de Estado dos EUA John Kerry (à direita) e o vietnamita Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros Pham Binh Minh (à esquerda) no Departamento de Estado em Washington no dia 02 de Outubro.

A administração norte-americana anunciou o cancelamento do embargo ao fornecimento de armas ao Vietnã. Hanói tenciona comprar armas aos EUA, anunciou o vice-premiê, ministro das Relações Exteriores vietnamita, Pham Binh Minh, realçando que a China não deverá se preocupar muito com isso por não se tratar de uma aliança político-militar.

O referido embargo vigorara há já 40 anos, apesar de as partes serem parceiros econômicos reais.

O alto responsável da Casa Branca informara que Washington tinha planos de abolir a proibição sobre o fornecimento de armas ao Vietnã para “ajudá-lo na disputa territorial com a China no mar da China Meridional”. Em primeiro lugar, os EUA planejam vender aviões de reconhecimento P-3 Orion, capazes de efetuar monitoramento de submarinos e navios chineses.

Tal intenção foi tornada pública propositadamente, considera o politólogo, Andrei Sidorov:

“A disponibilidade de comprar armas norte-americanas é um grande lance diplomático, ilustrando quem é um parceiro real em que se poderá confiar no caso de agravamento da tensão nas relações com a China. A China tem sido vulnerável às ações empreendidas por países vizinhos no sentido de estreitarem relações com os EUA, criando assim um perímetro de contenção de ambições chinesas. O processo se iniciou há mais de um ano, embora a China tenha sido “um parceiro importante dos EUA”. Os norte-americanos enviaram para a Singapura umas lanchas de guarda costeira e criaram uma base de fuzileiros navais na Austrália”.

O desejo do Vietnã de reforçar suas posições no mar à custa dos EUA é compreensível. Hanói está conduzindo uma política versátil, escolhendo parceiros e aliados a seu “bel-prazer”, partindo de compromissos concretos. Ao mesmo tempo, isso constitui uma parte integrante de um grande jogo político que se realiza naquela região, sustenta Dmitri Mosyakov, do Instituto de Estudos Orientais:

“Está sendo travado um jogo político intenso à volta do mar da China Meridional e do mar da China Oriental. A situação se mantém complicada visto que qualquer declaração é capaz de adquirir novos contornos e um determinado significado interno. Como se fosse um sinal de aviso numa prolongada jogada político-militar”.

Não se deve sobrestimar o papel de Washington e Hanói na esfera militar, considera o vice-secretário de Estado dos EUA, Daniel Russell, responsável pela vertente asiática do Pacífico. “Não creio que o Vietnã esteja pronto a trocar suas relações de longa data com a China, assinaladas, às vezes, por duros conflitos, por “relações exclusivas” com os EUA”, disse.

Enquanto isso, Washington, aproveitando as controvérsias entre Pequim e Hanói, está jogando sua partida, visando o reforço da sua presença na região. Não é por acaso que após o agudizar da disputa territorial entre a China e o Vietnã por causa da plataforma de perfuração chinesa no mar da China Meridional, os militares dos EUA declararam que os navios dos EUA irão visitar frequentemente os portos vietnamitas. Claro que o possível levantamento do embargo não é um gesto de boa vontade da parte de Washington. É, antes, um modo de consolidar a “alavanca vietnamita” para fazer frente à influência da China nessa região.

 Fonte: Voz da Rússia

 

10 Comentários

  1. Xiiiiiiiiiiiiii, os produtos russos so vendem aonde ha embargos americanos ,falta de grana ou quando os yankes temem por roubos intelectuais de seus produtos , havendo vontade REAL de venda os produtos russos ficam pra segundo plano ,isso ta ocorrendo na India e o xororoh russo esta geral , chega dar pena dos caras !

  2. os estados unidos e sua politica externa ,esta ridícula , acreditar que o vietina aquele que foi massacrado por bombas incendiarias vai ser cooptado a ser massa de manobra apenas recebendo produtos militares yankes??
    os vietnan são é bem espertos vao buscar tecnologia da russia dos estados unidos e eu não duvido que muita dessa tecnologia militar não vai parar na própria china com quem os vietcongns tem uma caminhada longa e ideológica
    resumo estados unidos para fazer sua politica externa esta se achando muito mais esperto que todos no mundo ,ai que mora o perigo !

  3. O jogo tá ficando complexos os EUA estão abrindo várias frentes de combate e isso não é nada sábio de se fazer.Leste europeu(Rússia) , oriente médio(Irã) e Ásia (China) os EUA estão brigando com adversários de peso e provavelmente a Europa vai medrar e deixar o tio san sozinho.A sorte é que a China tem adversários de peso como o Japão e Índia e uma enxurrada de pequenos países com os quais tem disputas territoriais, acho que a Rússia deixaria a China se o bicho pegasse na Ásia, pois a Rússia tem um extenso território pouco povoado, enquanto a China tem 1 Bilhão de almas para espalhar pelo mundo.

  4. por LUCENA
    .
    .
    Ué …. os vietnamitas não são os ” feios comunistas comedores de criancinhas ” … ? … 😉
    .
    .
    Síndrome de Estocolmo será ? .. hahahahah …a pergunta é, quem desses dois padece dessa doênça … Hahahah…. depois que os americanos saíram de lá escorraçados pelos homens das florestas, pulando à janela por desespero e voltam anos depois com sorrisos amarelos … é …. realmente esse mundo … hahahah… 😉

    • “Ué …. os vietnamitas não são os ” feios comunistas comedores de criancinhas ” … ? … 😉
      .
      .
      Síndrome de Estocolmo será ? .. hahahahah …a pergunta é, quem desses dois padece dessa doênça … Hahahah…. depois que os americanos saíram de lá escorraçados pelos homens das florestas, pulando à janela por desespero e voltam anos depois com sorrisos amarelos … é …. realmente esse mundo … hahahah”

      A anatomia de um comentário imbecil,proferida por um notorio imbecil. Como se vê o nosso ilustre Pastel de vento, em sua limitada visão dos fatos, típica da cegueira ideológica que todo esquerdista usa, não sabe que chineses e vietnamitas são inimigos históricos, que inclusive foram a guerra em 1979. Imagino também que a viseira esquerdalha impeça a nossa iguaria de feira de perceber o recrudescimento das disputas por mar territorial entre China e Vietnã, e que os vietnamitas estão aproveitando-se para aproximar-se dos EUA. E os EUA certamente aproveitarão para cercar ainda mais a China.

      Daqui a pouco o Pastel de vento vai falar de sionistas, sinal de que fez Pipi na cama….kkkkk

      • por LUCENA
        .
        .
        Você e a sua nova mania de pipi na cama … hahahah …isso tem cara de rejeição afetiva … hahahah …é natural se duvidar anda dormindo de luz acessa comedo do bicho papão debaixo da cama … é filhinho do papai é … ahahah..

  5. As voltas que o mundo dá, especialmente quando estimuladas pelos crescentes expansionismo e agressividade chineses. Interessante é que o próprio John Kerry é um veterano do conflito no Vietnã, tendo sido comandante de um Swift Boat em patrulha pelos rios vietnamitas. Não duvido que em um futuro talvez próximo os EUA voltem a ocupar as bases militares em Da Nang e na Baía de Cam Rahn

  6. “Mais um capaxo Asiatico’
    Outro recalcado perdendo a chance de ficar calado…
    agora chamar os vietnamitas de “sionistas nazistas racistas”

    Mais um que vai preferir armamento americano ao russo!
    Pensei que compravam dos russos pela qualidade, mas na verdade era pq viviam sob embargo americano.
    Se não fosse os embargos americanos contra países comunistas como a china a indústria russa não seria metade do que é. Agradeça ao tio sam.

    Vão comprar armas americanas pq são melhores.

Comentários não permitidos.