SAAB Grintek Defense já produz antenas, sistemas eletrônicos de apoio e contra medidas eletrônicas para Gripen E

Ivan Plavetz

A subsidiária sul-africana SAAB Grintek Defense (SGD) está produzindo as primeiras peças correspondentes às antenas e módulos de micro-ondas dos sistemas eletrônicos de apoio (ESM- Electronic Support Measures) e contramedidas eletrônicas (ECM- Electronic Countermeasures) para o futuro avião de combate multifuncional SAAB Gripen E, também conhecido como Gripen NG.

Não foram divulgadas informações adicionais sobre o assunto, entretanto, parece provável que o Gripen E incorporará um novo modelo de sistema de múltiplos sensores de alerta (MSWS- Multi-Sensor Warning System) desenvolvido na África do Sul e produzido pela companhia.

A SAAB tem fornecido indícios de que outros contratos envolvendo o Gripen E poderão ser firmados com empresas daquele país, possibilidade que dependerá dos rumos dos programas industriais planejados para o novo avião de combate, e responsabilidades que deverão ser transferidas ao Brasil a partir da assinatura do contrato.

Subsidiária SAAB Grintek Defense produzirá componentes para o Gripen E.  (Imagem: SAAB)

O Gripen E foi encomendado pela Suécia e logo deverá ocorrer a assinatura do contrato que confirma a aquisição do modelo para reaparelhamento da aviação de combate da FAB.

Fonte: Tecnologia & Defessa

3 Comentários

  1. Olha o rapazinho tunado aí. O caça é com certeza bom mas precisamos de um vetor mais potente e pesado para missões de longo alcance e maior persistência em combate. Nosso país tem dimensões continentais e se faz necessário um caça de longo alcance mesmos que seja poucas unidades para se formar no mínimo 2 esquadrões.
    Primeiro vamos de Gripen e depois e rezar para que nossa classe política preste atenção na soberania nacional.

Comentários não permitidos.