Henry Kissinger planejou bombardear e minar Cuba em 1976

Kissinger na Casa Branca em 1971. / TOM BLAU (CORDON PRESS)

O secretário norte-americano de Estado Henry Kissinger esteve a ponto de desencadear um conflito de imprevisíveis consequências com a União Soviética em 1976 por causa das sempre tempestuosas relações com Cuba. Kissinger planejou naquele ano, durante o Governo do presidente Gerald R. Ford, minar e bombardear os portos da ilha e suas instalações militares em resposta à decisão de Fidel Castro de enviar tropas a Angola. O plano contemplava uma resposta militar soviética, o que teria levado a uma “guerra geral”. Por fim, o ataque, planejado para depois das eleições de 1976, não ocorreu, já que as urnas deram a vitória ao democrata Jimmy Carter.

O relato se apoia em documentos sigilosos divulgados nesta quarta-feira, incluídos no livro Back Channel to Cuba (o canal oculto em direção a Cuba), dos pesquisadores William M. Leogrande e Peter Kornbluh, que narra as negociações e contatos secretos entre Washington e Havana depois da revolução de 1959. O livro foi lançado nesta quarta-feira no Hotel Pierre, de Nova York, cenário de um dos muitos encontros nunca divulgados entre representantes de ambos os países.

Kissinger, em uma reunião realizada em 24 de março de 1976 com os principais assessores de segurança, entre os quais o futuro secretário da Defesa Donald Rumsfeld, comentou: “Se decidirmos atacar não podemos fracassar. Não podemos agir pela metade”. Kissinger se referia a outras ações encobertas promovidas pelos EUA para derrubar Castro, como a da Baía dos Porcos, em 1961. “Creio que vamos ter de triturar Castro”, disse Kissinger ao presidente Ford em um encontro na Casa Branca em 25 de fevereiro desse mesmo ano, segundo o memorando da reunião. “Mas não podemos fazer isso antes das eleições (presidenciais de 1976)”, acrescentou. “Estou de acordo”, respondeu Ford.

Atacar Cuba seria a última opção se outras medidas de pressão não conseguissem fazer com que Castro desistisse de intervir em outros países africanos depois de seu envolvimento para ajudar o Movimento Popular para a Libertação de Angola, de António Agostinho Neto, contra os ataques de grupos insurgentes apoiados pelos Estados Unidos e o regime racista da África do Sul. O plano ordenado por Kissinger contemplava também o envio de fuzileiros navais à base de Guantánamo para “esmagar” os cubanos.

Kissinger, que foi secretário de Estado de 1973 a 1977 e agora tem 91 anos, planejou o ataque para evitar que Washington ficasse com uma imagem de fraqueza por seus debates internos em razão da retirada da guerra do Vietnã. “Se se propaga pelo mundo a percepção de que estamos tão debilitados que nada podemos fazer com uma ilha de oito milhões de habitantes, então dentro de três ou quatro anos teremos uma crise real”, disse Kissinger na reunião de março com os conselheiros de segurança. O secretário de Estado estava também muito irritado pelos frustrados esforços de aproximação nesse mesmo ano, com reuniões secretas entre representantes de Washington e Havana no aeroporto La Guardia, de Nova York, e um encontro de três horas no citado Hotel Pierre, de Manhattan.

A possibilidade de que um ataque a Cuba provocasse um conflito armado com a Rússia também foi levada em conta. Segundo o plano, “uma nova crise cubana não conduziria a uma retirada soviética”. Por isso o documento advertia: “As circunstâncias que poderiam levar os Estados Unidos a uma operação militar contra Cuba têm de ser suficientemente graves para justificar medidas posteriores de preparação para uma guerra geral”. O livro tem um capítulo dedicado aos países que ajudaram a melhorar as relações entre Estados Unidos e Cuba. Entre eles, a Espanha é expressamente citada. Peter Kornbluh explicou a EL PAÍS como o “ditador Francisco Franco se ofereceu no início dos anos 60 para atuar como intermediário, e como os Estados Unidos requisitaram a ajuda da Espanha no final dessa década”.

O livro narra como o secretário de Estado Dean Rusk, seguindo ordens do presidente Lyndon B. Johnson, solicitou ao Governo espanhol que levasse uma mensagem “muito especial” a Castro, dadas as boas relações entre Madri e Havana. O Ministério de Relações Exteriores enviou a Cuba o diplomata Adolfo Martín-Gamero. A mediação não deu resultados, mas “foi um sério esforço para tentar acalmar Castro em um momento em que Che Guevara havia siso assassinado na Bolívia”, afirma Kornbluh. A mensagem especial era que, em virtude do ocorrido com Guevara, Cuba deveria distanciar-se da órbita soviética. Se Castro aceitasse, Washington estaria disposto a remover o embargo.

Em outro saboroso capítulo são detalhados os esforços de famosos personagens para melhorar as relações entre os dois países. Entre eles, o prêmio Nobel Gabriel García Márquez, que mediou a crise dos balseros, de 1994; o ex-presidente Carter e o ex-presidente da Coca Cola Paul Austin.

Fonte: El País

40 Comentários

  1. se não fosse cuba ,fidel e seu soldados até hoje existiria apartaide na africa e esse teria se evoluído para o continente africano inteiro

    mais uma prova que esses anglosionistas racistas sempre estiveram errados

    parabéns a cuba livre !!

      • me define ditadura ? pois os estados unidos fazem uma ditadura mundial e você acha que é livre pois vive numa democrecia,mas até sua internet foi grampeada deagogó .
        eles sabem até quando você vai no banheiro fazer o numero dois rsrs

      • “me define ditadura ?”

        Existe uma coisa chamada dicionário. Mas só funciona para quem é alfabetizado.

        E existe democracia sim. Quando votei nos corruptos do PT eles se elegerem e roubaram bastante.
        Já em Cuba quem fosse contra Fidel ia preso.

        Entende a diferença?

      • Ditadura é o que os estadunidenses planejaram e ajudaram os egoístas da direita a implantar no Brasil, com assalto aos cargos públicos, assassinato de oponentes, sequestro de filhos dos oponentes, desaparecimento dos corpos, tortura, roubo de recursos e empresas dos opositores, controle das empresas de comunicação e falência ou extermínio dos jornalistas e veículos de oposição.

        Um país comunista está em permanente ataque, seja por guerras, mercenários, ataques econômicos, boicotes, assassinatos de lideranças, etc.

        A implantação da democracia com liberdade para a direita fazer sua guerra suja de desinformação é o método empregado para destruir o sistema na União Soviética.

        Não deu certo na China porque o governo mostrou que lá a fórmula não teria espaço e os agentes estrangeiros e quem mais tentasse seriam eliminados.

      • A tá bom.
        O que aconteceu na União Soviética, China, Cuba e Camboja com o extermínio de milhões de pessoas que não estevam de acordo com o governo é o que mesmo?

    • Caiu a mascara hem Pé de Cão, defendendo ditadura militar cubana.
      Somente esta imagem, refuta toda argumentação socialista/comunista, bolivariana juntas
      http://mybelojardim.com/wp-content/uploads/2011/08/Cuban-boat-people.jpg

      E quem derrubou o Apartheid, na Africa do Sul, foi o acordo entre o partido do Mandela, com a fundação Rockfeler, um acordão por baixo dos panos, pelo direito de exploração dos diamantes (Curiosidade, isto foi inclusive citado no filme ,diamantes de sangue)

      E como o Apartheid se espalharia por todo continente africano, se a maioria dos paises da Africa, tem população predominante negra? Como seria por exemplo um Apartheid no Congo ou na Nigeria?

      • CAPA PRETA

        O pé de cão nem sabe o que está defendendo.
        .
        Em pouco tempo, quando Cuba começara se entender com EUA e passar para o lado deles, o pé de cão vai mudar o discurso e chamar os cubanos de “Fantoches traidores neo nazistas sionistas racistas”.

        Chega a dar pena.

      • Verdade amigo Deagol! Como bom viralata sarnento, o Pé de cão é especialista na arte de correr atrás do próprio rabo!

      • para que dicionário se a gente tem o deagogó ???piada

        deagogó você não definiu sua concepção de ditadura porque não sabe como se faz para defender um pais como os estados unidos que derruba governos financia grupos terroristas , financia guerra vírus te espiona pela internet e por ai vai , o que é ditadura deagogó ???
        voce e sua hipocrisia !!!
        sua defesa do que te perguntei é me falar que votou no PT ??? rsrs ridículo , votar no pt é problema sexual seu rsrs , ta arrependidinho rs se é que votou tenho la minhas duvidas prova ?? não !
        apenas um frustrado !! que tenta ganhar um debate ,
        deagogó e não fique feliz por ter conseguido apoio do sionista ou do capa preta que acha que o apartaid acabou por causa do filme que ele assistiu rsrs
        voce continua sem ganhar de ninguém !!!
        mas continua tentando .
        resumo quem defende os estados unidos não tem moral alguma para falar de CUBA LIVRE !! ENTENDEU alemão .

      • Ganhar de você fácil Pezito.

        Você defende qualquer coisa para contrariar os EUA e se esquece de escrever coisas que façam sentido.

        “ENTENDEU alemão”

        Depois a gente é que racista,né?

      • O pezíto é um exímio praticante da arte do FEBEAPÁ… rsrsrsrsrssrsrs… o duro vai ser ele entender a piada… 🙂

      • “Fantoches traidores neo nazistas sionistas racistas”… RSRSRSRSRSRSSRRS… e cubanos… RSRSRSRSRSRSRS… o pézito não é desse mundo… ele é uma pérola no colar da mediocridade… 🙂

      • Deagol, o que aconteceu no Camboja..Porque nao acrescentou o Laos e o Viet-Nam? Mais de 4.000.000 da populacao morreram devido o bombardeio indiscriminado realizados pelas Forcas Aerea yanque, uso de armas quimicas,napal politicas de esfoliagens, politica de terra arrasada. 2.000.000 morreram no Camboja devido o bombardeio aereo ianque que permitiu o avanco das tropas de Pol Pot. Nao se esqueca os EUA colocaram Pol Pot no poder,como contrapeso aos vietcongs, sabendo que eles tinha uma ideogia maoista radical de eliminar a populacao urbana do pais. Resultado mais uns 3.000.000 de mortos.E porque evitar mencionar Corea do Norte, onde o Generasl McArthur matou mais de !/3 da pupulacao coreana. Bom, nao podia esperar outra coisa de McArthur, um dos generais mais carniceiro da historia, que estava preparado para usar armas quimicas contra os proprios ingleses e canadenses, no seu RED WAR PLAN, PLANO DE GUERRA VERMELHO elaborado em 1930, quando os EUA via a Gran Bretanha como o principal pais inimigo que devia ser destruido. se McArthur estava preparado parfa massacrsr os ingleses e canadenses com bombardeios aereos e uso de armas quimicas, o que se pode esperar um japa, sino ou coreano. Para nao dizer que estou inventado esse Plano Vermelho, e so Google WAR PLAN RED, onde entre varios artigos escritos sobre o assunto, aparece no rodape de um artigo do Vikipedia War Plan Red o documento em PDF escrito pelo pessoal da marinha e exercito ianque sob a direcao do General McArthur: JOINT ESTIMATE OF THE SITUATION – RED AND TENTATIVE PLAN – REF SECURITY CLASSIFIED CORRESPONDENCE OF THE JOINT ARMY-NAVY BOARD. Para os brasileiros e o resto da America do Sul eistia o WAR PLAN PURPLE, Plano Rocho.Nao foi preciso usa-lo porque America do Sul, com pouca ecessoes se prostaram ao solo, como os antigos habitantes da Cananeia/israel se faziam diante dos faraos egipcios.

      • deagogó te chamar alemao para você é racismo ? mas que ridículo se você mesmo que falou que era alemao cidadão da europa ?? agora te chamar pelo que você já falou que era é racismo rsrs
        igualzinho o tiraleite hms que falou com sua própria boquinha que era sionista , não vejo porque não chamalos assim se vocês mesmos batem no peito e falam eu sou alemao e o outro fala eu sou sionista
        rsrs , segura o rojão agora ,
        quanto a sair atrás do próprio rabo só se for atras de um rabo sionista rs
        zoinho de pereba o seu ta guardado rsrs

      • e sobre vencer !!!!, para de se enganar deagogó vc nunca consegui nada comigo ,
        mentir para si mesmo é sempre a pior mentira ,
        sua tática e ficar penicando para moderação rsrs
        fraco pra caramba !!!
        vou lançar para o deagogó =
        # vai tentado !!!
        rsrs

      • Não adianta Sarnento, quanto mais asneiras você fala mais corre atrás do próprio rabo! E sim, o amigo Deagol sempra acaba contigo mas, como bom sarnento, você apanha e sai rosnando dizendo que venceu…hehehehehe

    • “mais uma prova que esses anglosionistas racistas sempre estiveram errados”

      – E haja você fazendo Pipi na cama com medo “duzsiúnista” heim Pezito! Você está para perder a orelha de tanto que a mamãe Pé de Cão puxa….rs!

      “parabéns a cuba livre !!”

      – Eis o que 12 anos de”educação inclusiva produzem: uma legião de analfabetos funcionais e zumbis ideológicos…

    • por LUCENA
      .
      .
      (…) Por fim, o ataque, planejado para depois das eleições de 1976, não ocorreu, já que as urnas deram a vitória ao democrata Jimmy Carter. (…)
      .
      .
      Hahahah pé de cão as ” maluketes” anti castristas adoram quem amaciem os egos caninos delas .. Hahahah … coitados quando tiram uma intenção que até hoje não aconteceu ficou só na vontade … OHH cotados … passaram a se apegar até em uma das inúmeros golpes baixos dos tio Sam que não deu certo …. que frustação .. Hahahah … até isso ! … tão mau mesmo … hahahah..

      • lucena não tiveram foi moral para tal ,CUBA representa para os latinos a resistência contra os interesses anglo sionistas
        por isso causa alergia a esses apátridas acostumados a louvar a vaca sagrada yanke
        ainda bem que essa turminha é minoria ridícula.
        o engraçado é que querem falar mau de cuba e esquece do rabo do rabudo dos estados unidos rsrs o derrota !!!

      • “Lucena não tiveram foi moral para tal ,CUBA representa para os latinos a resistência contra os interesses anglo sionistas”

        Não bastasse o discurso de viralata latrino, analfabeto funcional e zumbi ideológico, você ainda confessa que fez Pipi na cama com medo “Duzsiúnista” Sarnento?…rs!

  2. Esse tal do kissinger era na época um farsante, falava uma coisa e fazia outra, jogando uns contra os outros, mt hábil..até q um dia caiu a ficha e o planeta acordou p suas tramoias, o mundo se viu no seu tabuleiro de peões da geopolítica mundial. Então, o q se esperar de um canalha = a esse ?!?! Só um plano louco e doentio desses , q cada país decida o seu futuro e sua forma de governo e c qual país quer ter relações;basta de intervenções na AC/AS…Sds. 😉

  3. Operação Northwoods

    No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e apresentado ao presidente John F. Kennedy, que pessoalmente rejeitou, e foi posteriormente abandonado. Por muitos anos depois, a Operação Northwoods existiu como um rumor, mas foi finalmente revelada como sendo verdade quando os documentos ultra-secretos que descrevem o plano foram tornados públicos em 1997 como parte de um lançamento de papéis do governo relativos ao assassinato de Kennedy.

  4. Operação Mongoose

    No início dos anos 60, Cuba comunista se tornou um dos principais campos de batalha da Guerra Fria, e seu presidente Fidel Castro passou a ser considerado uma das figuras políticas mais perigosas do mundo. Após as primeiras tentativas de derrubar Fidel Castro falhou, a CIA instituiu a Operação Mongoose, que era uma guerra secreta de sabotagem e propaganda destinadas a eliminar o líder cubano do poder. A operação Mongoose tinha um alcance extremamente amplo, e incluia planos de ataques falsos sobre os exilados cubanos, fornecer armas a grupos de oposição, e destruir culturas de cana de açúcar de Cuba.
    Eles também incluiram várias tentativas de assassinar ou de desacreditar Castro na imprensa, cada um dos quais foi elaborado e mais ridículo do que o anterior. A Agência considerava, entre outras coisas, fornecer charuto envenenado a Fidel, plantando explosivos disfarçados como conchas em seus pontos favoritos de natação, e injetando-o com um produto químico mortal de uma agulha hipodérmica, disfarçado de caneta. Ainda mais estranhas eram as plantas para desacreditar Castro no olhar do público, que incluiu uma proposta para pulverizar um estúdio da TV com os alucinógenos antes de um dos discursos televisivos do líder, e mesmo em plantar produtos químicos em sua roupa que faria com que sua barba famosa caísse.
    O desastre da Operação Mongoose perto da Crise dos Mísseis Cubanos foi colocado em espera, e na sequência de um acordo entre Kennedy e os soviéticos, foi previamente abandonado.

  5. Invasão à Baía dos Porcos

    O maior absurdo da CIA, foi a invasão dos porcos em 1961. o programa foi um dos primeiros e mais ousados entre as tentativas de derrubar o comunista cubano Fidel Castro, mas também foi a mais desastrosa entre todas elas. Tudo começou em 1960, quando a CIA, sob a autorização do presidente, começou a planejar uma tentativa de derrubar o governo cubano. A fim de eliminar qualquer ligação com os E.U.A, o ataque foi efetuado com um exército de exilados cubanos treinados pela CIA. Após uma série de ataques aéreos de distração, em 17 de abril de 1961, um grupo de tropas anfíbio desembarcaram em uma praia na Baía dos Porcos e começou a descarregar mais de 1.300 guerrilheiros exílados. O plano era que eles se encontrassem com um pequeno grupo de pára-quedistas e abandonar a praia pouco depois da sua chegada, mas desde o início o seu plano foi um grande desastre.
    Para começar, a inteligência cubana já tinha conhecimento da invasão planejada, e isso significava que, quando as tropas desembarcaram foram imediatamente recebidas sob ataque. Para aumentar os problemas, o mau tempo, os recifes de coral, e os pântanos cubanos destruiram rapidamente a maioria dos seus equipamentos. Ao todo, cerca de 2.000 cubanos morreram durante a invasão, pouco mais de 100 membros do exército de exilados foram mortos em ação. Os 1.200 restantes foram capturados e presos, e alguns deles foram posteriormente executados sob as ordens de Castro. Mais de um ano depois, o resto foi liberado em troca de US$ 53 milhões em alimentos e medicamentos para o povo cubano. Os efeitos da Baía dos Porcos foram profundos. Vários oficiais americanos renunciaram por envolvimento no mesmo, e muitos têm creditado o aumento da resistência do governo cubano e incentivado uma desconfiança grave da política externa americana nos anos que se seguiram.

    • Graças a ODIN estas tentativas de reconquistar a pocilga cuba. nao obteve sucesso ,se houvesse . nao teriamos motivos para fazer piadas ,kkkkkkk,cuba segue firme como um exemplo a ser evitado , pelos racionionais ,logicamente !

      • Cuba é a piada do século… bom para nós e exemplo da merda que se faz a um país com o socialismo atávico… se eu fosse socialista (Deus me livre dessa desgraça…) teria vergonha de citar o regime cubano como algo que um dia existiu na face do planeta… faria de tudo para que esquecessem essa excrescência de governo ditatorial que envergonha a América latina toda…

  6. Kissinger que mandou usar armas quimicas no Viet-Nam, com o preterxto de conter o avanco comunista, quando na verdade a briga era para o controle do comercio de heroina, hoje com um movimento financeiro avaliado em mais de tres trilhoes de dolares por ano. A mesma justificacao para a guerra no Afeganistao.. E o dinheiro produzido pelo trafico de narcotico que mantem os grandes bancos de Londres e Wall Street ainda em operacao. De outra forma teriam entrado em bancarrota na crise de 2008.

  7. Me impressiona que alguns participantes sequer fiquem constrangidos com o apoio que dão as aventuras yankes num país soberano, na maior cara de pau. Baseado na opção de seu povo por um socialismo que só aconteceu motivado por nacionalistas cansados de ver seu pais ser vilipendiado, desrespeitado, quintal dos yankes. Que usavam aquelas paragens como um grande prostibulo, um local para se dessestressarem de sua religiosidade presbiteriana. Falem sério é injustificavel as injunções feitas pelos yankes que escolheram seu sistema de governo, parabéns por isso, mas não justifica querer impô-lo a outros países apenas para se beneficiarem com a invasão que seu poder financeiro propicia aos corruptos que se escondem na democracia para entregar sua patria enquanto garantem tranquilidade economica apenas para os seus.
    Acredito que aquilo que faz mal ao povo não se sustenta, e ainda que a toda hora os conservadores falem em ditadura Cubana, algo incompreensível já que naquele pais funciona um colegiado que elege seu lider, mesmo que muitos não gostem do lideres escolhidos, os irmãos Castro são apenas os evidentes, existem outros que fazem o regime. E impressiona que uma ilha, debaixo de toda pressão de um país do porte financeiro dos EUA, vizinho da ilha, se mantem integro em suas convicções. Isso demonstra, apesar da ignorancia de muitos que compram a abjeção vendida pelos yankes, que para esse país manter sua cultura, e sua dignidade e questão de sobrevivencia.

    • Julio.

      Socialismo é uma coisa ditadura é outra bem diferente.

      Em cuba o cidadão pode ser preso apenas por discutir com um turista. E não todos que se mantém integros às convicções do governo, muita gente quer sair de lá e os que protestam sempre sofreram severas repressões e abusos por parte do governo de Fidel.

      • O juju é um socialista atávico… ele só enxerga através da sua lente vermelha… por isso tudo que é socialista lhe parece normal…

      • Meu caro Deagol, vá lá que seja, mas o ponto da matéria é outro, não está se discutindo o regime Cubano, ditadura ou não, o que está na pauta é o fato dos States se arvorarem em senhor dos destinos desse povo, a ponto de pretender bombardeá-lo e minar seu território, tentaram inclusive com a invasão da baia dos porcos, rechaçado pelo Cubanos num ato de desamor a pátria, rsrsrrs. Alem dos mais meu caro Deagol, você deve saber que antes dessa “ditadura” havia outra só que a anterior capitaneado pelos States, a do Fulgêncio Batista. portanto a moral aí não é por libertar de ditaduras, mas permanecer a ditadura conveniente, como ocorre hoje no mundo. Fosse Cuba o que os States queriam seriam outra Porto Rico, a diferença é que lá existem patriotas, meu caro, gente sua identidade e sua cultura. Aqui no Brasil, não fosse gente como esses cubanos já tinha gente orgulhosa de emprestar a irmã ou quem sabe a própria mãe para os yankes passarem a vara, como costumam fazer mundo afora, sem qualquer consequência real . Ficariam felizes por receberem uma verdinhas, quem sabe de repente um irmão meio sangue yanke não seria um orgulho para alguns sujeitos desclassificados apresentarem como sinal de sua evolução. E a proposito meu caro, isso não é para vc, mas o sujeito sabe que é dele, principalmente, que me refiro. Sds. .

      • Meu caro Deagol, como lhe respeito apesar de termos, evidentemente, visão diversa da situação, inclusive acredito ser fragil seu exemplo, por que em qualquer pais minimamente civilizado onde um turista sentir-se de alguma forma agredido ou mesmo prejudicado poderá recorrer as autoridades locais, o exemplo que expõe e de uma carencia muito grande para, por isso, definir o país como ditadura. Mas vá lá que eu aceitasse como sendo, a matéria é a meu ver bastante clara no sentido de demonstrar a prepotencia de um estado violador, que tem seu regime chamado “democratico” ,porque há controversias, mas parabens para eles, mas isso não deveria significar para mim a intromissão em assuntos internos de países soberanos, como tentaram em Cuba e fazem em qualquer país que possua uma elite canalha e venal, que se vendem para garantir-se e aos seus por causa de uma conjuntura internacional que tem possibilitado no decorrer dos anos beneficios economicos bastante direcionados ao país dos yankes.
        E não esqueça meu caro, antes desse regime havia outra a de Fulgencio Batista que permitiu aos americanos toda sorte de licenciosidades no periodo que dominou a ilha, tendo sido reconhecida como local para os yankes leberarem todas as suas fantasias por conta de uma religiosidade predominantemente presbiteriana e repressora, como sabemos, e, por isso, essaera uma ditadura apoiada pelos yankes, que não fazem cerimonia em apoiar e até incentivar golpes e ditaduras mundo afora, sempre que seus interesses falarem mais alto e isso não é ser anti americano é antes de tudo observação, sem idolatrismo servil. Sds.

    • Kissinger e um subproduto imbecil de uma epoca retardada, chamada guerra fria, assim como Kruschev e os próprios irmãos Castro, juntamente com o assassino do Ernestinho Guevara, que governam com mão de ferro, a decadente Cuba durante “democráticos 50 anos” mandam em tudo, inclusive no tal colegiado que vc se refere.

      No mais, esta imagem sozinha, refuta toda besteria socialista, bolivariana, revolucionária, ou seja la do que o marxismo tosco se transvista.
      http://mybelojardim.com/wp-content/uploads/2011/08/Cuban-boat-people.jpg

  8. FARC E A COCAINA. Qualquer que seja o valor do comercio de cacaina empreendido pela FARC, nao e nada comparado com o valorlor desse comercio realizado pela CIA e Pentagono. Este e avaliado em mais de $3.000.0000.000.000, isto mesmo Tres trilhoes de dolares.. Robert Parry, um jornalista credenciado, com ligacoers fortes com o pesoal da CIA e do Pentagono, comentou o recente aparecimento na internet, de material secreto agora desclassificado da CIA, se congratulando por terem sido capazes de comprar o silencio da midia em 1996, quando o jornalista GARY WEBB revelou, na verdade ressuscitou porque o assunto foi enterrado, na epoca do escandalo CONTRA na administracao do presidentge Reagan. Cia envolvida no trafico de cocaina e contrabando de armas na Nicaragua. O assunto havia sido enterrado, mas como disse GARY WEBB retomou o assunto publicando uma serie de artigos,DARK ALLIANCE, (google ). Web foi eventualmente assassinado, mas a CIA decidiu amordascar a midia, e consegiu faze-lo com sucesso. Dai ela se autocongratularem. Esse material agora esta na internet “”CIA PUBLIC AFFAIRS AND THE DRUG CONSPIRACY STORY” Robert Parry, comenta esse documento, que pode ser lido no http://www.globalresearch.ca THE CIA MEDIA CONTRA-COCAINE COVER-UP.Segundo Mr Parry, o Departamento de Relacoes Publicas da CIA trabalhou com um grupo de jornalistas dos principais meios de comunicao, para executar uma campanha de defamacaso contra GARY WEBB, que resultou primeiro na destruicao de sua carreira jornalistica e depois no seu eventual assassinato. E a CIA se congratularam nessa vitoria.

Comentários não permitidos.