Após invasão da Casa Branca, veja outros escândalos do Serviço Secreto

Credito: Reuters
Invasão da Casa Branca não foi único escândalo do Serviço de Segurança dos EUA

Após a invasão da Casa Branca por um veterano da Guerra do Iraque, a diretora do Serviço Secreto americano não resistiu à pressão e resolveu se demitir. Mas esse não foi o único caso recente de falha do Serviço Secreto.

“Foi o caso que transbordou o copo e levou à renúncia da diretora, mas está longe de ser o único escândalo que afetou o Serviço Secreto nos últimos anos”, diz o correspondente da BBC Mundo em Washington, Thomas Sparrow.

Julia Pierson deixou o cargo porque “acreditava que era melhor para o órgão ao qual dedicou sua carreira”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

A diretora, que chegou ao cargo em março de 2013, está no centro de uma polêmica desde 19 de setembro, quando foi revelado que Ómar Gonzalez, de 42 anos, escalou a cerca da Casa Branca, deixou pra trás oficiais enquanto corria pelo gramado e entrou na mansão por uma porta pouco segura e sem alarme.

Leia mais em: Invasão de Casa Branca derruba chefe do serviço secreto dos EUA

Na quarta-feira, Gonzalez, que carregava uma faca no momento do incidente, se declarou inocente das acusações contra ele, entre elas a de invadir propriedade restrita com uma arma mortal.

Membros do Congresso tinham pedido o afastamento de Pierson depois que, em depoimento no comitê de supervisão da Câmara dos Deputados, na terça-feira, ela admitiu a responsabilidade pelo ocorrido e reconheceu falhas no planejamento de segurança.

O acesso de Gonzalez a um lugar tido como um dos mais seguros do mundo e a resposta tardia dos agentes de segurança foram vistos como um constrangimento para o Serviço Secreto, cuja responsabilidade de maior visibilidade é a proteção do presidente americano e de sua família.

O Serviço Secreto investiga crimes financeiros e cuida da segurança física de dignatários do país e de visitantes. Ele faz parte da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

Relembre outras quatro falhas do Serviço Secreto americano que tiveram grande repercussão:

Obama com homem armado no elevador

Enquanto eram discutidas as implicações do caso de Ómar Gonzalez, foi revelado que no dia 16 de setembro o presidente Barack Obama esteve em um elevador com um empregado de uma empresa de segurança armado e com um histórico de agressão.

Esta falha, que ocorreu durante a visita de Obama aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, violou o protocolo de segurança que determina que apenas membros do Serviço Secreto podem portar armas de fogo na presença do presidente.

Segundo o Washington Post, a arma foi encontrada depois que o Serviço Secreto abordou o homem por ter gravado um vídeo no elevador.

Credito: AP
Pierson foi pressionada a deixar cargo após repetidas falhas

“Essa pessoa estava a um metro do presidente com uma arma”, disse o deputado Jason Chaffetz, de Utah, que preside uma subcomissão da Câmara dos Deputados que supervisiona o Serviço Secreto.

Outro deputado, o republicano Michael McCaul, pediu uma revisão do órgão e disse que “este último episódio se soma à crescente lista de fracassos de uma agência repleta de desafios operacionais, questões culturais e dificuldades na hora de prestar relatos”.

Prostitutas em Cartagena

Dois anos atrás, durante a Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia, 11 funcionários do Serviço Secreto foram suspensos após serem acusados de tentar levar prostitutas para o hotel.

O fato causou comoção pública e pôs em dúvida a eficiência do órgão federal.

O chefe do Estado-Maior Conjunto do Exército dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, disse na época que ele estava “envergonhado” com o incidente, que acabou se tornando um dos principais assuntos da cobertura do evento: “Decepcionamos o chefe, pois ninguém está falando sobre o que aconteceu na Colômbia além deste incidente.”

Dois anos depois, em março de 2014, três oficiais responsáveis por detalhes de segurança de Obama foram suspensos após passarem a noite bebendo em Amsterdã, na Holanda, na véspera da chegada do presidente.

Sete tiros na Casa BrancaCredito: AP

Em novembro de 2011, um homem estacionou seu carro ao sul da Casa Branca e começou a atirar contra o edifício com um rifle semiautomático.

Pelo menos sete balas atingiram a residência presidencial. Obama e sua mulher, Michelle, não estavam no local, mas a filha mais nova deles, Sasha, estava.

Segundo o The Washington Post, os supervisores do Serviço Secreto só perceberam que os tiros haviam atingido a Casa Branca quatro dias depois, quando um funcionário descobriu um pedaço de vidro quebrado e cimento.

“O episódio expôs problemas em vários níveis do Serviço Secreto e provou que uma organização que tem sido vista como uma força de elite, de patriotas dedicados e altamente qualificados, capazes de levar uma bala para o bem do país, nem sempre está a altura de suas funções”, escreveu o jornal.

Dois penetras em jantar de gala

Reprodução no Facebook mostra penetra em jantar na Casa Branca

Dois anos antes, em novembro de 2009, um casal conseguiu entrar de penetra no primeiro jantar de Estado oferecido pela Casa Branca após a posse de Obama, em homenagem ao primeiro-ministro indiano Manmohan Singh.

Tareq e Michaele Salahi não foram convidados para o jantar de gala, mas conseguiram passar por verificações de segurança, entrar no recinto e até cumprimentar o presidente, para em seguida postar todas as imagens no Facebook.

O Serviço Secreto suspendeu três agentes por causa do incidente e o então diretor do órgão, Mark Sullivan, descreveu-o como uma “aberração”.

“Em nossa opinião, um erro foi cometido”, disse ele. “Em nossa linha de trabalho, não podemos permitir erros.”

Fonte: BBC Brasil

10 Comentários

  1. Se esse blog fosse qualquer outro canal de imprensa nós poderíamos ler a notícia assim:
    – Racismo no cerviço secreto da Casa Branca.
    – Preconceito cresce nos EUA e nem o presidente escapa.
    – Agentes brancos não cumprem seu dever de cuidar do presidente negro.
    – Obama: Pô, ninguém fazia isso com o Bush.

    • por LUCENA
      .
      .
      Além do karaokê da Monica Lewinsk com o Bil Clinton o rei do baseado .. 😉
      .
      .
      Se isso fosse aqui,tinha gente dando chilique, más como é na Casa Branca onde o contribuinte americano e muitos americanófilos acham que ali é i lugar mais seguro e sério do planeta ….ai (….) 😉

    • Mas eu acho que no fundo, no fundo, tem é alguém querendo pegar o lugar dessa ex-diretora. Acredito que tudo tenha sido intensional. Imagina como um cara entraria no mesmo elevador do presidente sem estar disfarçado talvez de agente. O próprio Obama talvez se recusa-se a entrar no elevador.

    • “ninguem fazia isso com o Bush?

      “ninguem fazia isso com o Bush” Ninguem? Google: Historian Webster Tarpley analyses Bush’s behaviour on 9/11, que pode ser lido no http://www.topinfopost.com, com o titulo EXCLUSIVE ANALYSIS, Historian Webster Tarpley…ou ser visto no http://www.youtube.com tambem com o titulo Historian webster Tarpley analyses Bush’s behaviour on 9/11. E 11 minutos so.

  2. Li ontem um jornalista dizendo que o servico secreto deixou propositalmente uma porta aberta na Casa Branca, esperando talvez, um “louco” a penetrasse, e mandasse Pai Tomas pra outro lugar.

  3. até o pânico consegue invadir festa na casa branca rsrs
    mas falando serio aposto que não era diferente na época do buchs ,o que acontece que não era divulgado
    imagina os mocorongos que estão controlando as ogivas nucleares americanas
    e aquele caso do comandante naval americano yanke que estava alcoolizado
    e aquele outro que foi trocado pois estava conduzindo o navio diferente do que era para ser feito
    e aquele outro na russia que também começou a provocar e acabou sendo trocado
    vários casos ,mas aqui temos uma turminha que acha que quem nasce la é super homem ,deuses rsrs vai ser puxa saco assim só la em holiwood

  4. pesssoaaalll…é tudo planejado..esquematizado por eles mesmos…é tudo circo e espetáculo..parte de um amplo, extensivo e metódico programa de convencimento para disseminar, incutir e instalar o medo e o caos nas mentes e nos corações do povo estadunidense ….é tudo estratagema para disseminar e instalar o medo nos corações e mentes da população estadunidense para que consigam apoios e avais dela…para objetivos ou interesses escusos como foi na invasão do Iraque e como esta sendo na cobiçada invasão do Iran..filmes como a serie Transformers são todos trabalhados nisso…o 11 de setembro foi um ataque de falsa bandeira para justificar e dar a largada das movimentações desta gente pelo oriente médio para conquistar e garantir suas demandas/suprimentos de petróleo…são os maiores consumidores de petróleo de mundo…daqui a poucas décadas as reservas já estarão chegando a níveis críticos….que não passarão mais a dar conta da demanda mundial….isto sem falar das potencias emergentes mais avidas como a China que já disputam com esta gente as reservas pelo o mundo..todo o sangue que foi e é derramado no oriente médio é para isto..macabramente apenas para isso…garantir suas demandas e suprimentos de petróleo….

  5. Parece que não é só por estas bandas que o apadrinhamento e fisiologismo se sobrepõem à competência de certos serviços federais….
    Abraços,

Comentários não permitidos.